Apple “despede” a Samsung de fornecedor de processadores A10

68 Comentários

Apple está a despedir a Samsung, poderá ser um adeus até sempre. De acordo com um novo relatório, a TSMC será a única empresa fornecedora dos processadores A10 que irão equipar o iPhone 7.

Este poderá ser um duro golpe nas contas da empresa sul-coreana. Lembramos que cerca de 70% do último processador do iPhone foi produzido pela Samsung.

pplware_iphone7_a10


De acordo com o jornal coreano The Electronic Times, a empresa de Taiwan que fabrica semicondutores irá produzir cada SoC A10 que a Apple colocará no próximo iPhone 7 e será também quem produzirá os das gerações seguintes.

Supostamente, a TSMC ganhou o contrato à Samsung por ser a primeira empresa a reduzir o seu processo de 10 nanómetros que fez aumentar o desempenho, a diminuir os custos de fabrico e, por conseguinte, a sua eficiência melhora o desempenho da bateria. Esta realidade foi mostrada no actual A9 da TSMC que equipa o iPhone 6S e iPhone 6S Plus.

pplware_iphone7_a10_02

Se este rumor for verdadeiro, é um salto enorme para a TSMC. Isto porque conta-se que a Samsung foi quem produziu cerca de 70% dos A9, mas como é óbvio, as relações da Apple com a empresa sul-coreana foram sendo minadas pela ambição da Samsung em ter os seus smartphones como objectivo primordial. Depois há as velhas questões das patentes que a Apple não esqueceu, ainda no final do ano passado, um acórdão judicial dava a conhecer que a Samsung concordava pagar à Apple os 548 milhões de dólares que a empresa de Cupertino exigia, no caso da violação das patentes.

Segundo o The Electronic Times, a TSMC irá agora entrar em produção total para colocar em Junho próximo o A10 pronto a ser montado no novo iPhone, o que deixa os prazos apertados, tendo em conta que o lançamento previsto do iPhone 7 será já em Setembro. Será apertado, mas a Apple tem mais que oleados os processos.

 

Reuters

Comentários

68

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel
    Miguel

    lol o empregado a despedir o patrao 🙂

    Antes dos morangos na tvi, antes do iphone, antes do sporting campeao ja a samsung produzia material.

    1. Avatar de JBM
      JBM

      Se a Samsung é o “patrão” como é que desde há 2 anos que não consegue ser o único “patrão”? Incompetência como patrão? E se é o patrão porque é que faz o que os outros mandam?

      1. Avatar de Pllz
        Pllz

        Se conseguisses ver além da Apple e conseguir distinguir um conglomerado de uma empresa minúscula em comparação ganhavas mais. Agora volta lá para o altar do Apple.

        1. Avatar de JBM
          JBM

          O que é que a Samsung ser um conglomerado tem a ver com o assunto? Isso altera os SoCs da Apple, os contractos envolvidos na sua produção, e o facto de a Samsung não ser a única a empresa a produzir os SoCs da Apple?
          Se a Apple é uma empresa minúscula, então a Samsung Electronics é também minúscula.

        2. Avatar de Daniel
          Daniel

          A6 – Samsung
          A7 – Samsung
          A8 – TSMC
          A9 – TSMC + Samsung
          A10 ??

          Já agora, a Samsung Electronics fabrica quer os telemóveis como a linha Galaxy e Note, quer chips para outras marcas. É portanto a mesma empresa

        3. Avatar de Renato
          Renato

          Samsung Electronics: $50.8mM de receita e $4.4mM de lucro.

          Apple: $75.9mM de receita e $18.4mM de lucro.

          Samsung é grande no país dos pequenitos.

          A Apple já fazia computadores originais, a Samsung andava a copiar electrónica japonesa porque o governo corrupto baniu a importação de bens japoneses!

          1. Avatar de Mylittlelife
            Mylittlelife

            Esqueces-te dum pormenor:
            – a Samsung pode ter menos lucro mas é uma empresa muito mais forte, porque ao produzir tantos produtos, se alguns falharem os outros mantém a empresa
            – se o iPhone falhar -a grande mina de ovos de ouro da Apple, a Apple leva um golpe fortíssimo e fica em jogo se nao reagir rápido. Basta ver outros grandes que dependiam quase só dum negócio (Nokia, Blackberry, etc) e quando lhes falhou o único produto forte, foram ao charco.

            A Samsung produz (além de eletrodomésticos) SoC, LCD, AMOLED, Flash, etc etc. Veja-se a SONY que uma divisao está num caos mas a Playstation mantém o balanco.

          2. Avatar de JBM
            JBM

            Mylittlelife,
            Deves achar que o resto dos produtos da Apple não dão dinheiro ou lucros. Têm tantas receitas quanto toda a Google, por isso não compares com a Nokia ou a Blackberry

  2. Avatar de night
    night

    depois das guerras sobre as patentes e tal, a samsung já deveria ter acabado tudo com a apple a mais tempo

    1. Avatar de LG
      LG

      Acredita… ambos queriam o divórcio mais cedo possível… Mas o dinheiro fala mais alto..

  3. Avatar de Rui C.
    Rui C.

    Mais uma facadinha nas contas da Samsung.
    🙂

    1. Avatar de Eu
      Eu

      Até parece que a APPLE anda a vender à brava LOOOOL

      1. Avatar de Renato
        Renato

        Até parece que desde o S4 que a Samsung não lança flop atrás de flop!

        Enquanto a Apple tem apresentado sempre resultados positivos.

      2. Avatar de Bruno Tavares
        Bruno Tavares

        Jovem, a Apple vendeu mais em 2015 do que o valor que Portugal teve de pedir emprestado à Troika!
        Assusta não assusta?

    2. Avatar de Boss
      Boss

      Será mais uma machadada…

  4. Avatar de Hugo
    Hugo

    Cada vez mais empolgado com o novo iPhone muito provavelmente irei trocar o meu 5 por este 🙂

    1. Avatar de Miguel Ramos
      Miguel Ramos

      E mais “empulgado” irás ficar quando tiveres de trocar o botão “home” e te pedirem 300 paus por um novo ou então arriscas-te a ir ao “chenês” e ficares com ele bloqueado!

      1. Avatar de Daniel Pinto
        Daniel Pinto

        Não sei onde foste buscar os 300€… Tive de trocar o ecrã do meu 6S Plus e trocaram tudo (ecrã, camera, botão, etc) e paguei 160€

  5. Avatar de David Ramos
    David Ramos

    Despede? Lol

    1. Avatar de Mark
      Mark

      Será que vai ter direito a subsidio de desemprego?

    2. Avatar de Nexus4
      Nexus4

      não é só essa gafe. é como a “por conseguinte”. não souberam conjugar o verbo na palavra consequência…

  6. Avatar de HB
    HB

    Entretanto a Apple já pagou isto?:
    “A Apple perdeu uma acção judicial contra a Universidade de Wisconsin e terá de pagar uma indemnização de 862 milhões de dólares (760 milhões de euros). A universidade reclamava que a tecnologia de um microchip tinha sido usada pela Apple sem permissão.”

    1. Avatar de JBM
      JBM

      A Apple nunca foi condenada a pagar essa quantidade de dinheiro, foram 234 milhões, sendo que a Apple recorreu da decisão.

      1. Avatar de Mylittlelife
        Mylittlelife

        Deves trabalhar para o departamento jurídico da Apple só pode 🙂

        1. Avatar de JBM
          JBM

          A Google é no departamento jurídico da Apple?

    2. Avatar de Renato
      Renato

      Estás com azar, tens de ler em sítios mais fidedignos.

  7. Avatar de Boss
    Boss

    Mexer em equipa vencedora… vamos ver se vai perder mais a Samsung ou a Apple.

    1. Avatar de JBM
      JBM

      Já se vê há 2 anos que os processadores da Apple não perderam nada na mudança.

    2. Avatar de Renato
      Renato

      O iPhone 6 também foi exclusivo TSMC, a Samsung não fez falta nenhuma.

      A TSMC está a ganhar contratos á brava. A Samsung não vai aguentar.

    3. Avatar de Boss
      Boss

      E “por alguma razão” para o iPhone 6S a Samsung já voltou a fornecer. E “por alguma razão” o novo iPad vai vir sem force touch.
      A Apple não fabrica nada, portanto está condicionada à partida, ou paga aos melhores para fabricar por si, independentemente de rivalidades e guerrinhas, ou arrisca-se a ficar com produtos de qualidade inferior ou sem produtos de todo; se Jobs optaria pela primeira opção, já Tim é capaz de optar pela segunda, a ver vamos…

      1. Avatar de JBM
        JBM

        Porque há sempre evolução nos processos de fabrico e a Apple tem usado nos últimos anos sempre os processos + avançados disponíveis, chegando a fazer investimentos adiantados nos fornecedores. O facto é que já se demonstrou que a Apple consegue ter outros fornecedores que não a Samsung para os seus processadores – por algumas semanas houve até quem achava que os A9 da Samsung eram piores do que os da TSMC.

        O que é que o force touch tem a ver com o assunto? Será que achas que é a Samsung produz algum componente capaz disso?

        1. Avatar de Boss
          Boss

          O que tem a ver é que há poucos com a capacidade de produção em quantidade e qualidade como a Samsung. “Será que achas” que o “todo poderoso” ipad Pro tem o “revolucionário, indispensável” force touch?

          1. Avatar de JBM
            JBM

            Estranhamente foi a falta de capacidade de produção da Samsung que levou a Apple a aumentar o peso da TSMC na produção do A9 face ao plano inicial. Estranhamente é a TSMC quem produz + SoC para dispositivos móveis. Estranhamente não foram os A9 da TSMC que levantaram dúvidas em termos de qualidade.
            Quanto ao ecrã do iPad Pro, como é que a Samsung iria produzir uma tecnologia que não tem? O + engraçado é que a Samsung até será um dos fornecedores do ecrã do iPad Pro; se bem que para ser honesto o Force Touch nem sequer tem nada a ver com o LCD, mas quase de certeza que achavas que sim.

          2. Avatar de Boss
            Boss

            Queres comparar a Samsung Eletronics com uma empresa 10x menor? Quanto ás dúvidas de qualidade foram dissipadas pela Apple, ou será que “quase de certeza” não sabias disso?
            Não tem a tecnologia, mas se tivesse não haveria problemas na capacidade de produção à escala necessária; se o LCD não tem nada a ver com o Force Touch (cuja tecnologia não me interessa minimamente pela sua inerente inutilidade) para que falaste nele?
            Eu não tenho a certeza é de uma coisa, como sempre… no meio de tanto paleio, discordas da capacidade superior da Samsung enquanto fabricante de componentes?

          3. Avatar de JBM
            JBM

            Boss,
            estás a gozar, só pode. O tamanho da Samsung Electronics nada te diz sobre a sua capacidade de produção de SoCs e qualidade, ou será que me vais dizer que a Samsung é melhor que a Intel na produção de processadores por ser ser 4x maior? Que o ramo de semicondutores é como fabricar pão ou tijolos, tudo a mesma coisa? lol
            Se digo que houve dúvidas por algumas semanas e não afirmo que um é melhor que o outro, para bom entendedor… mas eu explico-te a implicação: ninguém tem dúvidas sobre a qualidade dos processadores A9 fornecidos pela TSMC.
            Os dados estão à vista de todos sobre a capacidade instalada no fabrico de processadores, a TSMC é maior que a Samsung. Não confundas a produção de outros componentes como capacidade instalada, pois muitos são produzidos com tecnologia + antiga e com outros métodos.
            Force Touch, simplesmente ridículo o que dizes. Se a Samsung depende da Synaptics para ter “capacitive Touch…” e ao que parece do equivalente ao “3D Touch” no futuro, como é que seria a Samsung a andar a produzir uma coisa dessas? Outra vez a teoria do pão e tijolos para resolver o assunto?

  8. Avatar de jesus jones
    jesus jones

    Traidores essa Apple faz tudo por a calada

  9. Avatar de BIKES
    BIKES

    um iphone com coração de Samsung????? um iphone que vai adotar écrans amoled fabricadas pelas Samsung?? afinal o que é filosoficamente e ontologicamente um iphone???? 🙂 🙂 🙂

    1. Avatar de suoer bikes
      suoer bikes

      ehehehehehe

    2. Avatar de JBM
      JBM

      afinal o que é que fumas?

    3. Avatar de MAC
      MAC

      A tua professora da primária não te ensinou que no caso de dois advérbios de modo juntos só ao segundo é que se acrescenta” -mente”: filosófica e ontologicamente, menino Bikes!

    4. Avatar de Renato
      Renato

      Coitadinho… deve ser triste a Samsung “imprimir” os processadores do iPhone, os mais rápidos do mercado, e não os poder usar nos seus telemóveis…

    5. Avatar de Boss
      Boss

      Metes o dedo na ferida e eles queixam-se logo 😀

      1. Avatar de JBM
        JBM

        e que ferida é essa? Deves achar que a Samsung desenha o processador ou que é o principal fornecedor de componentes do iPhone.

        1. Avatar de Boss
          Boss

          A Ferrari desenha e a Kia produz SÓ o motor… a Kia não desenha nem fornece a maioria dos componentes… Não haveria problema, certo?

          1. Avatar de JBM
            JBM

            E onde é que há problemas no SoC do iPhone?
            Quem te ouvir fica com a impressão que acreditas que a Samsung é a única capaz de produzir bem.

          2. Avatar de Boss
            Boss

            E a Kia (só) produz motores com problemas? Quem te ouvir fica com a impressão que só a Ferrari é que sabe produzir motores. Fazemos assim, em vez da Kia, se não gostas, pomos a Lamborghini a equipar os motores dos próximos carros da Ferrari? Que tal assim? Sucesso garantido para esses modelos?

          3. Avatar de JBM
            JBM

            Não sou eu quem anda a discutir Ferrari, Kia, Lamborghini ou carros. Mas pronto, o que te interessa é a confusão.
            Quem é que achas que tem produzido os processadores da AMD, Nvidia, Qualcomm, etc? As próprias? Contratarem o mesmo fabricante torna os seus produtos iguais? Ou o teu problema é com a Apple?

  10. Avatar de MLopes
    MLopes

    o importante desta notícia, a confirmar-se, está nos progressos da TSMC. o facto de Apple poder vir a abandonar a Samsung como fornecedor é uma mera curiosidade e não há nada de estranho ou de “traição” ou de seja o que fôr. só os patetas dos consumidores assumem guerrinhas ideológicas e de “camisola” como se a sua vida ou a sua honra dependesse de um eletrodoméstico. as empresas focam-se no números, nos dividendos que pagam aos seus acionistas e na forma (e quantidade) como remuneram os seus gestores. são negócios, só negócios. (talvez possa existir uma pequena questão emocional mas se o negócio não compensar ninguém se suicida comercialmente).
    mas até isto deu origem às guerrinhas iPhone/Outros. tanta m… por umas porcarias de uns eletrodomésticos sem importância alguma…

    1. Avatar de Vítor M.

      Não é nada assim, esquece lá isso. Sabemos que no passado a Apple já tirou a Samsung do fornecimento de outros componentes, da parte do ecrã por exemplo. Isto porque arranjou substitutos que garantissem a totalidade das encomendas. Sabíamos também que só não tirou tudo da Samsung porque no mundo não havia quem conseguisse produzir na totalidade os milhões que a empresa de Cupertino necessitava e por isso ainda trabalhava com a Samsung.

      Vimos, de várias notícias ano passado, que no último processador a empresa já conseguiu cerca de 30% do fornecimento dos processadores fora da Samsung, que antes tinha a totalidade do fornecimento, que foi perdendo até agora ao ponto da Apple retirar (segundo a notícia da Reuters) a totalidade do fornecimento. Cuidado com o segredo industrial 😉

      1. Avatar de Boss
        Boss

        Também foi a reuters que noticiou problemas no fornecimento de ecrãs para o iPhone 6. O tamanho e a experiência da Samsung não são fáceis de igualar.

        1. Avatar de JBM
          JBM

          A Samsung não é fornecedor do ecrã do iPhone há vários anos, e o problema não foi com a produção do LCD mas mudanças de última hora nas especificações do “backlight”.

          1. Avatar de Boss
            Boss

            O problema foi que nem todos têm a capacidade de produção da Samsung. A LG, por exemplo, fica bem atrás. Talvez seja altura da Apple investir na produção própria.

          2. Avatar de JBM
            JBM

            agora já inventas coisas que não sucederam?
            O problema reportado na altura foram mudanças nas especificações do backlight em “cima da hora”, não problemas na capacidade de produção dos fornecedores da Apple

          3. Avatar de Mylittlelife
            Mylittlelife

            JBM, quem perde é a Apple. Perde os melhores LCD, perde a tecnologia AMOLED com baixos consumos, perde ecras flexíveis, etc etc.

            Se vires que gastas quase 1000€ e recebes uma tecnologia velha de LCD e com baixa resolucao, uma camara ultrapassada por vários modelos mais baratos e no modelo pequeno nem sequer tem optimizacao optica, e ver quanto custa o modelo de 16 Gb (16?????? isso têm os tablets chineses de <100€…)

            Mas ninguém é obrigado a nada

          4. Avatar de Boss
            Boss

            Vou-te contar um segredo, para conseguir produzir mais depressa (necessário após as “mudanças de última hora”), é preciso capacidade de produção, ou se tem ou não se tem, quem a Apple escolheu não teve.

          5. Avatar de JBM
            JBM

            Mylittlelife,
            os melhores LCDs? Considerando que os ecrãs dos iPhones têm sido considerados os melhores LCDs…
            Tecnologia OLED não existe só na Samsung. A LG tem feito um grande investimento e com bons resultados, fornecendo já ecrãs OLED para a Apple.
            O resto do que dizes não passa de hipérbole.

        2. Avatar de JBM
          JBM

          Boss, vou te contar outro segredo, a capacidade de produção é planeada e contratada com antecedência com um período inicial de produção antes do lançamento dum novo produto. Se o período inicial é afectado por mudanças nas especificações a culpa não é da capacidade de produção, nem será fácil arranjar + linhas de produção para compensar, quer seja Samsung, LG, etc, etc. Ou achas que a Samsung tem fábricas paradas à espera de imprevistos dum cliente?
          E por último, continuas a teimar com uma coisa que nada teve a ver com a produção de LCDs

          1. Avatar de Boss
            Boss

            Sim, as linhas de produção não podem ser alteradas, nem por causa de um cliente importante como a Apple, claro. É preciso é que haja linhas de produção, quantas mais, melhor.
            A produção de LCDs e de processadores são coisas que não têm nada a ver, nadinha!

          2. Avatar de JBM
            JBM

            uau,
            incrível como continuas a querer ignorar que a produção de backlight não tem nada a ver com a produção do LCD.
            Mudanças na linha de produção não se fazem em menos de 1 mês e têm custos e impacto na relação com outros clientes.

            Mas para que fiquemos esclarecidos. TSMC é maior do que a Samsung na produção de processadores. A produção de LCDs da LG Display é de dimensão semelhante à da Samsung Display.

          3. Avatar de Boss
            Boss

            Os clientes são todos iguais e a produção desses componentes é comparavel… é mais semelhante á produção de pão… ou de tijolos… entendido!

          4. Avatar de JBM
            JBM

            Boss,
            se defendes que os clientes são todos iguais então defendes que o tratamento das suas encomendas seria igual, a Samsung não andaria a trocar prioridades de fornecimento dum momento para o outro.
            A produção de componentes não é igual, há várias tecnologias de ecrãs no mercado, sem falar que dentro da mesma tecnologia há especificações diferentes.

    2. Avatar de pedro
      pedro

      muito bem escrito…aí está toda a verdade!

  11. Avatar de Serato
    Serato

    Isso são pinners para a Samsung.
    Ganha mais a divisão militar que a Apple toda junta

    1. Avatar de JBM
      JBM

      lol
      sabes sequer quanto é que ganha a divisão militar da Samsung?

      1. Avatar de Serato
        1. Avatar de JBM
          JBM

          boa tentativa!
          a divisão militar da Samsung (Samsung Techwin) tinha em 2013-2014 receitas na casa dos 3 mil milhões de dólares ($3 billion), até que foi vendida a outro conglomerado (Hanwha), em conjunto com outras divisões + pequenas (Samsung Thales, etc).

      2. Avatar de Miguel Porto
        Miguel Porto

        Sabe.
        Mas se ele te dissesse depois tinha de te matar.