Mãe descobre que foto do filho é usada… como meme

234 Comentários

De facto, a Internet é um mundo onde a liberdade ainda tem sido o prato do dia. É bastante fácil utilizarmos qualquer conteúdo e usá-lo para qualquer fim.

Que o diga Alice-Ann Meyer que descobriu que a fotografia do filho Jameson, portador da síndrome Pfeiffer, está a ser utilizada nas redes sociais… como meme!

Jameson_redessociais


É muito complicado dizer, com precisão, onde começa e onde acaba a liberdade que temos na Internet. Por vezes surgem histórias que nos fazem pensar e chegar à conclusão de que, neste mundo interactivo, parece que tudo vale para ter uns likes, umas visualizações, ganhar seguidores, etc.

A história que divulgámos hoje é, de facto, bastante delicada e triste uma vez que Alice-Ann Meyer, mãe do pequeno Jameson, descobriu que a fotografia do filho estava a ser utilizada como meme nas redes sociais.

Do not take my photo to degrade my child… His name is Jameson. He is very real.

Meme: imagem/vídeo utilizados para se inserirem textos/palavras, relacionadas com situações de humor e, muitas vezes, de cariz pejorativo.

Jam01
Jameson ao colo da mãe Alice-Ann

No seu site, designado JamesonJourney, a mãe vai partilhando as histórias do filho que é portador da síndrome Pfeiffer, caracterizada por anomalias nos ossos do crânio, afectando a aparência. Foi aí que, hán cerca de um ano, partilhou uma fotografia de Jameson (a imagem inicial deste artigo) que rapidamente se começou a espalhar pela Internet, em forma de meme com conteúdos de humor e pejorativos, em que a criança era comparada a um cão da raça pug.

Foi igualmente no site que desabafou acerca desta descoberta, implorando para que a fotografia do seu filho não fosse partilhada na Internet.

Now that sweet picture has resurfaced and is circulating around the internet. Except, that the photo has been altered. Someone, somewhere, decided for who knows what reason, to take that picture and create a meme comparing my son to a pug. What compels a person to do such a thing I will never understand. There is no way for me to know who did this, but for every post and share of this meme I will do everything in my power to get it taken down.

jam02

No entanto, Alice-Ann tem recebido inúmeras mensagens de apoio de internautas que também denunciaram os memes partilhados, pedindo ainda que as pessoas continuem a denunciar para que consiga limpar a imagem negativa criada à volta da fotografia do seu filho.

So, to everyone that “LOL’d”, shared, and posted that meme, let me start by introducing you to the child you find so funny. His name is Jameson. He is very real, and he was born with Pfeiffer syndrome.

Esta situação faz-nos questionar:

Vale mesmo tudo na Internet para nos rirmos alguns segundos?
Justifica-se que, para o belo prazer de terceiros, uma mãe se sinta magoada e revoltada ao ver imagens do seu filho partilhada de forma pejorativa?

Fica a reflexão também para pensarmos naqueles casos em que imagens de crianças são usadas, sobretudo no Facebook, com textos como “Por cada compartilhamento, o Facebook doará 5$ para o tratamento”.

Comentários

234

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de eu tambem
    eu tambem

    Eu vejo a questão ao contrário… porque raio se lembrou a mãe de expor o filho na internet?

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Leste o artigo? Ela criou um site onde conta a história da criança e partilha o modo como viver com um filho com esta síndrome. A Internet é sobretudo um espaço de partilha, e o facto de ela ter partilhado a imagem do filho nunca pode ser justificação, atenuante ou desculpa para o que aconteceu.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Mas ela podia contar a história na mesma sem por a foto do filho!!!

        1. Avatar de Marisa Pinto

          Mas optou por pôr. Continua a não ser justificação.

          Imagina que alguém pegava numa fotografia tua, que está na Internet, e fazia o mesmo.

          A culpa não era tua… a má intenção e o ‘crime’ não foi a teu.

          1. Avatar de Dark Spider
            Dark Spider

            Lamento, mas a partir do momento que se colocar uma foto na internet publicamente esta pode ser usada por outrem, caso contrário as celebridades já tinham retirado todos os memes que os deixam ficar mal, por exemplo aquela foto da Beyoncé num concerto com uma cara horrível. A liberdade de expressão tende inevitavelmente para vários lados independentemente de se gostar ou não é indiferente o lado emocional caso contrário qualquer um poderia alegar motivos desta ordem para criar a maior censura com participação popular directa já vista no Mundo. Assim, se se partilha algo publicamente há o direito de ser louvado, criticado, ridicularizado e etc, não há meio termo ou perde-se a liberdade de expressão.

          2. Avatar de Tiago Santos
            Tiago Santos

            Percebo o ponto de vista, mas não concordo!

            Je suis Charlie!

          3. Avatar de Johnny
            Johnny

            Optou por pôr, então não têm do que se queixar, volto a dizer as pessoas é que se mostram publicamente e depois queixam-se que as fotos andam por ai em memes, forums etc.. pudera! Querem publicar uma foto que não seja partilhada ou posta em outro sitio é complicado, e está mais que claro que isso é impossível parar ou prever algo similhante a isto

            Neste caso a culpa é da Mãe, e sim é mesmo dela!
            Quem autorizou a publicação da mesma foi a própria, agora ela quer o quê? que os memes desapareçam? Missão impossível..

            O que entra na Net, dificilmente de lá sai.. sejam mais responsáveis, poderia fazer um artigo sem foto, não quis.. agora paciencia, too late.

          4. Avatar de Marisa Pinto

            Já refutei essa opinião mais acima noutros comentários.

          5. Avatar de Sousa
            Sousa

            É um risco que ela quis, se calhar pensou que só acontecia ao outros.

            E que a situação sirva de exemplo a todos os que postam fotos e vídeos em sites e/ou redes sociais.

          6. Avatar de Marisa Pinto

            @Tiago Santos

            Era melhor se fossem todos Je Suis respeitador do outro!

            Isso do charlie é para inglês ver. Para mim contam as atitudes e não ‘correntes’ desse género.

          7. Avatar de Vlad
            Vlad

            @Tiago Santos
            Sabes que liberdade não te dó o direito de invadires a liberdade de terceiros. A liberdade também tem como base o bom senso. Ora usar um foto que não nos pertence de maneira que denegrida a pessoa contida nesta quebra estas duas regras básicas.

          8. Avatar de luis
            luis

            Marisa, mas que raio. No país dela não mas cá por terras lusas é proibibo colocar fotos de menores na net 😛

            Se ela não se queria sujeitar não colocava lá a foto…

          9. Avatar de filipers
            filipers

            “A minha liberdade acaba quando começa a do outro”
            Ao ponto ridículo em que isto chegou…a culpa é da mãe?! Isso é a mesma coisa que um gajo violar uma rapariga e as pessoas dizerem que a culpa é da miúda que “estava a pedi-las” só por usar uma mini-saia….É de louvar a atitude da mãe, que apesar da situação difícil que tem em casa, procura ajudar os outros dando o exemplo do seu filho! Nada justifica o que os outros fizeram.

          10. Avatar de miguel
            miguel

            Infelizmente a internet é uma anarquia…

          11. Avatar de Marisa Pinto

            Dark Spider

            Basicamente defendes que, assim que metes uma fotografia de alguém na Internet, os outros têm direito a que a pessoa seja comparada a um cão como humilhação apenas para se rirem.

            Faz sentido… NOT.

        2. Avatar de JC
          JC

          E porque é que as pessoas são más???

          1. Avatar de ppl
            ppl

            @JC,

            Porque são pessoas e não animais!

          2. Avatar de CJ
            CJ

            Top comment!

          3. Avatar de Rui Miguel
            Rui Miguel

            Falta de mimo meu caro JC, falta de mimo é o que torna as pessoas más…

          4. Avatar de dsa
            dsa

            #ppl

            que porcaria de distinguir os animais das pessoas, eu falo por mim, EU SOU ANIMAL.
            Agora se dizes “animal”, estás a dar outro sentido à frase. Mas, nós, pessoas, SOMOS ANIMAIS!

          5. Avatar de José
            José

            As pessoas são más porque são animais e porque provavelmente essa é uma característica que foi vital algures durante a nossa evolução, como qualquer animal somos capazes de praticar o mal, mas no caso do ser humano, pode fazê-lo de uma forma muito mais extrema do que qualquer outro animal, tal como pode praticar o bem de uma forma muito mais extrema.
            No caso em concreto só tenho a dizer que para internauta mediano “pimenta no cú dos outros é refresco”. Qualquer pessoa tem liberdade de publicar o que quiser na internet, e qualquer um terá a liberdade de utilizar essa informação da forma como bem entender desde que não se sobreponha à liberdade de terceiros, o que não foi o caso.

        3. Avatar de Daniel
          Daniel

          Sim, mas a dificuldade de outros pais em encontrar respostas pode ser ultrapassada apenas com uma foto! Quem tem dúvidas dos sentimentos envolvidos, se um dia tiver a infelicidade de um filho, um neto, ou outro grau familiar com problemas semelhantes certamente se irá lembrar de questionar o que acabou de escrever….

        4. Avatar de MLopes
          MLopes

          poder, podia mas não seria, óbviamante, a mesma coisa (não estou a brincar).
          a posição de que uma mãe nesta situação é co-responsável ou que “é um risco” (no sentido pejorativo de que também é responsável) é fruto de uma perversão de personalidade grave.
          nada justifica a desumanidade do que foi feito. nada! nem sequer atenua essa desumanidade! tivesse a mãe colocado uma foto ou milhares, boas ou más, lindas ou feias, como síndrome ou sem síndrome.
          tal posição seria o mesmo que justificar a pedofilia ou atenuar a culpa da mesma com a existência de crianças em espaços públicos…
          Portugal é um país onde este tipo de mentalidade parece ainda querer vingar. há umas décadas um acordão no algarve considerava circunstância atenuante num crime de violação o facto de a vítima se “deslocar em trajes reduzidos em plena coutada do macho latino”…pelos vistos esta mentalidade retorcida ainda existe…
          (Rui este comentário não significa que tenhas defendido esta posição, apenas o aproveitei)

        5. Avatar de Ciro Espítama
          Ciro Espítama

          Da mesma maneira que alguma rapariga deveria deixar de usar uma roupa que lhe apetecesse para não correr o risco de ser violada? É indecente culpar as vítimas por causa de comportamentos abusivos de energúmenos.

      2. Avatar de Darth
        Darth

        E precisa de meter la fotos? Texto basta

        1. Avatar de Nuno Fernandes
          Nuno Fernandes

          Ao contar a historia do seu filho, a forma de dar a conhecer melhor esta doença é por expor um imagem da mesma. A Imagem do seu proprio filho atesta a veracidade da historia que expoe na net e pode dessa forma ter a “sorte” de alguem ficar com vontade (e recursos) de ajudar. É simples…. nada de complexo perceber o motivo de esta mae ter feito o que fez.

        2. Avatar de Bruno M.
          Bruno M.

          Não… o texto não basta. Para alertar, um simples texto não basta!!

          E mesmo assim, nada justifica fazer algo semelhante!!

          Além do mais, vendo certos comentários pela internet, se vê a educação e os valores (ou falta destes) das pessoas…

        3. Avatar de Pedro Silva
          Pedro Silva

          Seguindo esse raciocínio, para que servem os memes. o texto não basta? As imagens servem para dar enfase ao que se quer transmitir.

        4. Avatar de Mylittlelife
          Mylittlelife

          Não percebo o vosso ponto de vista: é óbvio que a Marisa Pinto tem razão, a mãe tem todo o direito de por fotos, quem não tem direito são os idiotas que usam fotos de discapacitados, doentes, etc para gozo.

          Quem usa estas fotos para brincadeiras só pode ser um palhaço.

          1. Avatar de Paulo Lisboa
            Paulo Lisboa

            Isso é tudo verdade, mas tambem é verdade que existem pessoas mal educadas e mal intencionadas na net. E ela tem de contar com isso, e só por isso não devia ter posto a foto do míudo na net.

        5. Avatar de RATM
          RATM

          Já ouviu a expressão que uma imagem vale por mil palavras??Nough Said!
          Deus não permita que tal situação aconteça a algum parente teu!Respeito!!

          1. Avatar de Joao Magalhães
            Joao Magalhães

            Sim, Deus que permita só a outros como o caso desta senhora, mas não a um parente dele, Deus permite a uns e a outros não, deve atirar a moeda ao ar.

        6. Avatar de ahcatano
          ahcatano

          E é proibido?
          Existem mulheres muito atractivas pelas ruas, devemos todos agarra las para ter actividades sexuais?

        7. Avatar de Rodas
          Rodas

          Uma imagem vale por mil palavras.

    2. Avatar de Albino
      Albino

      Por essa ordem de ideias teríamos uma internet sem imagens, uma vez que qualquer imagem pode ser aproveitada para a “chacota”.

      Concordarias na utilização de uma dessas fotos que existem por aí de apoio ao combate do cancro da mama, por exemplo, para publicitar sites porno, sado,… ou criar memes?

      Parece-me que a mente humana é que anda bastante deturpada!

      1. Avatar de YaBa
        YaBa

        Pois anda, mas como não podemos fazer grande coisa sobre isso a não ser punir os responsáveis, há que prevenir 😉

    3. Avatar de Limonada
      Limonada

      exatamente. Estava a espera de quê? santos? A gente muito básica. E que utilizam a internet mesmo para as coisas mais pessoais e privadas, a mãe é que precisa de “educação” como estar na internet e ou nas redes sociais.

      1. Avatar de Cristiano Quintela
        Cristiano Quintela

        Esse tipo de mentalidade é de gente que justifica mulher sendo estuprada porque estava usando roupas curtas na rua.

        1. Avatar de pedro
          pedro

          muito bom! 🙂

        2. Avatar de Ciro Espítama
          Ciro Espítama

          E disse tudo!

      2. Avatar de JanukoMaluko
        JanukoMaluko

        Tens que pôr menos alcool na limonada

  2. Avatar de Paulo Alves
    Paulo Alves

    Também fica a chamada de atenção para o cuidado que se deve ter ao partilhar na internet… Depois de partilhar, a liberdade fica “Liberta”…e infelizmente há e haverá sempre quem use e abuse

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Pois e é nesse sentido que eu acho que ainda existe pouca legislação…

      1. Avatar de Sousa
        Sousa

        Posso estar errado, mas em Portugal, a legislação proíbe a postagem/publicação de imagens de menores especialmente em redes sociais.

        1. Avatar de Marisa Pinto

          Disse que existia pouca. Mas o meu point não vai para a publicação mas sim para a humilhação 🙂 Quem humilha é que deve ser punido.

          1. Avatar de nuno
            nuno

            plenamente de acordo consigo sra. Marisa pinto porque não se criam essas ferramentas para rastreio de ip em casos de abusos de direitos de imagem se fosse um político se calhar era logo criada

          2. Avatar de lucas
            lucas

            O que é certeza é que a mae nao teve o devido cuidado e deve ser punida por expor o seu filho sem a sua autorizacao. Sim ele é menor mas um dia mais tarde ele teoreticamente pode processar a mae em tribunal que nao devia ter exposto o seu filho assim na net. Há maes que nunca o deviam ter sido.

      2. Avatar de Wilson Santos
        Wilson Santos

        A legislação existe.
        Lei da protecção dos direitos de autor pode ser aplicada neste caso.
        w*w.spautores.pt/ – neste caso é para Portugal mas creio que nos outros países seja em muito idêntico ao que por cá se pratica.
        Nota: Sei bem o quanto é difícil (perto de impossível) aplicar a “lei” mas que existe, existe.

    2. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      Falta é a educação na internet. As pessoas julgam que é tudo deles, pois se está lá é para usar e abusar.

  3. Avatar de Rui
    Rui

    E que tal não por fotos do filho nas redes sociais ?

    1. Avatar de Rafael
      Rafael

      O site em questão não é uma rede social.
      Se fosse, estava de pleno acordo contigo.

      1. Avatar de Miguel Madeira
        Miguel Madeira

        E, para o que interessa, qual é exatamente a diferença entre por numa rede social e por noutro sitio qualquer da internet?

        Se alguma coisa, até será menos perigoso por numa rede social, em que pelo menos há a expetativa que seja vista sobretudo pelos nossos “amigos”, enquanto um site “clássico” é para ser visto por toda a gente.

        1. Avatar de dsa
          dsa

          Não é bem assim, não é a mesma coisa em dizer “a notícia x foi publicada no JN e essa mesma notícia foi publicada no facebook”, tu próprio(a) pensas logo em coisas diferentes, pois as redes sociais estão uma porcaria, para não dizer outra coisa. (Apesar dos jornais fazerem publicidades nas redes sociais, mas isso é outra cena. E eu estou a falar mesmo de jornais em papel, pois online e fisico existe uma diferença brutal na forma como a notícia está desenvolvida)

          Obvio que no final de tudo, a notícia está na internet, quer seja aqui ou ali, simplesmente a senhora pos num site, como forma do seu site ser encontrado através de uma pesquisa sobre aquela doença, porque se ela quissese divulgar, ai sim, um facebook era a melhor coisa.

    2. Avatar de Paulo Lisboa
      Paulo Lisboa

      Nunca ponho fotos de crianças na net por questões de segurança.

      1. Avatar de Marisa Pinto

        Isso é o mesmo que dizer ‘não usem mini saia para não serem violadas’…

        1. Avatar de YaBa
          YaBa

          No meu entender, chama-se prevenção. Se eu não quero ser assaltado, se calhar deixar a porta aberta ou objectos de valor visíveis é má ideia não acha Marisa ?

          Isso da mini saia é um assunto completamente diferente, mas se quer entrar por essa via, dizem as estatísticas e relatos de violadores, que dão preferência a vítimas com roupas “fáceis” de tirar, rasgar ou despir. Queres comparar o tempo de levantar uma saia ao tempo de tirar uns jeans justinhos?

          1. Avatar de Marisa Pinto

            Prevenção? Então não saias à rua para não seres atropelado. Não comas para não te engasnares… por favor, isso são raciocínios ao lado, peço desculpa mas isso não tem lógica. Tu tens essa imagem no teu nome, eu uso-a para te denegrir e a culpa é tua por a teres colocado? Basicamente não faz sentido 🙂

          2. Avatar de YaBa
            YaBa

            É, foi algo que pensei durante algum tempo, usar um avatar ou uma foto que pode ou pode não ser real. Ponderei os prós e contras e fiz o upload.
            Não mistures as coisas nem leves ao extremo.
            Claro que há risco em tudo o que se faz, mas às vezes é tentar abusar da sorte.
            Vou pegar no teu exemplo.
            Saio à rua, ando pelo passeio, há uma probabilidade de ser atropelado, é verdade, mas a necessidade de chegar ao local, por essa rua é maior que o risco.
            Mesma situação, mas vou pelo meio da estrada, ou a saltar entre passeios, talvez ao pé coxinho e a fazer o pino na estrada, já estou a abusar, correcto ?
            É que nem tem comparação possível, não podes enfiar tudo no mesmo saco.

          3. Avatar de Cristiano Quintela
            Cristiano Quintela

            O assunto não é diferente não, culpa-se a vítima de qualquer forma ao criar um “motivo plausível” do por que o fato aconteceu.

        2. Avatar de YaBa
          YaBa

          Respondi a esse argumento sem nexo e não aparece o comentário?
          Interessante…

          1. Avatar de Marisa Pinto

            Sem nexo para ti porque não o entendes. Foi aprovado mas lá está já estás a adoptar uma posturs que não me interessa por isso fico-me por aqui. Dou esta discussão por concluida.

        3. Avatar de YaBa
          YaBa

          Só porque não gosto de deixar assuntos a meio, até volto a repetir o argumento, não vai sair exactamente da mesma forma, mas pode ser que assim passe no filtro dos comentários.

          Sim, prevenção, e esse exemplo não serve por ser absurdamente exagerado. Mas vamos lá alinhar:
          Eu vou na rua, pelo passeio, e chego ao meu destino. Claro que posso ter um azar e ser atropelado, é um risco, mas a necessidade de chegar ao destino sobrepõe-se ao risco.
          Agora, eu vou na rua, aos saltos, ao pé coxinho, pelo meio da estrada, a alternar entre vias. Se calhar já estou a abusar da sorte não? Tenho mais probabilidades de ser atropelado.

          Era só aí que queria chegar.

          1. Avatar de Marisa Pinto

            Os comentários sem que respeitam as regras passam sempre na moderação.

            Exagerado para ti, completamente lógico para mim.

            O exemplo que tu deste realmente não consigo encaixar e comparar com o do post.

            Resto de bom dia,
            Cumps,

        4. Avatar de Paulo Lisboa
          Paulo Lisboa

          «Isso é o mesmo que dizer ‘não usem mini saia para não serem violadas»
          Faço-lhe esta pergunta: A Sr.ª se for jovem bonita e atraente seria capaz de andar de mini-saia de noite numa zona isolada, cheia de marginais e de rufias, onde há crime e sem polícia? Até pode ser capaz, mas o risco é enorme. É aí que eu quero chegar.

          1. Avatar de Marisa Pinto

            Clçaro que seria, isso dá o direito a ser violada? Estás a trocar as coisas, esses raciocínios são perigosos porque colocam a culpa em quem não a tem. O crime não é meu, o crime é de quem o comete.

          2. Avatar de YaBa
            YaBa

            Paulo, vamos colocar outro exemplo à Marisa.

            Oferecemos-lhe um colar de ouro, um iPhone de última geração, roupas finas, e uma passagem para o Rio de Janeiro.

            Marisa, lá no Rio, vais usar tudo o que disse acima no meio de uma favela?

            Têm o direito de te roubar? NÃO. Estás mais sujeita? CLARO.

    3. Avatar de Sara
      Sara

      Sim, e que tal ficarmos todos limitados nos nossos actos e vontades só porque existem idiotas e criminosos por aí? Afinal quem é que está a agir de forma incorrecta?

    4. Avatar de Renman
      Renman

      Tens fotos tuas na net?

  4. Avatar de Rafael
    Rafael

    E que tal a sociedade respeitar as pessoas diferentes?

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Isso resolveria tantos problemas… 🙂

    2. Avatar de YaBa
      YaBa

      E que tal deixarmos todos a porta aberta de casa e os ladrões terem consciência que roubar é feio? 🙂 🙂 🙂 🙂

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        E que tal eu pegar na tua foto e fazer um meme?

        1. Avatar de YaBa
          YaBa

          E que tal cresceres e deixares os memes? Podes aprender tanta coisa na net e preocupas-te com isso?

        2. Avatar de YaBa
          YaBa

          É um risco como outro qualquer, estou tão sujeito a tu fazeres um meme meu como tu estás sujeito a sofrer as consequências legais e físicas disso. Your call 🙂

          1. Avatar de Marisa Pinto

            Então nesse caso de quem é a culpa? Dele.

          2. Avatar de YaBa
            YaBa

            Minha por disponibilizar (repara na alteração)
            Dele por fazer, ou ameaçar fazer.
            Todas as acções têm consequências, cada um arca com as suas.

  5. Avatar de HP
    HP

    A malta que diz que não deve por a foto da criança na internet também dirá que as vítimas de violência doméstica “estavam a pedi-las”?

    Aconselho-vos a ler o significado da palavra libertinagem.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Pois, também penso dessa forma..

    2. Avatar de Tiago Neves
      Tiago Neves

      Dá sempre para os dois lados HP… como já respondi ao comentário anterior da Marisa: um turista vai para as favelas no rio com iPhones e dinheiro… é assaltado, deixa de ser crime? Não! Claro que foi vitima de roubo, mas não deixa de ser um pouco ingénuo da parte dele ter ido para lá com esses bens materiais…

      Achar que a internet (ou a sociedade em geral) será algum dia um sítio bonito e cor de rosa onde todos se respeitarão parece-me simplesmente utópico. Nesse sentido é de bom senso que as pessoas tenham isso em consideração no seu uso… Da mesma forma que devem temos essas mesmas convenções em atenção quando nos relacionamos uns com os outros

      1. Avatar de Mylittlelife
        Mylittlelife

        Eu sou livre de colocar Fotos, ainda mais se é para mostrar um caso como este.

        O problema é a libertinagem e o gozar com assuntos alheios que nao é punida.

        Exemplo: se uma rapariga obesa vai na rua (espaco público) tu podes -legalmente- tirar Foto e publicar numa rede social porque -legalmente- a Foto foi tirada num espaco público e a rapariga nao tem que autorizar. MAS se colocas essa Foto denegrindo a rapariga, chamando nomes, gozando com ela, etc, aí estás a cometer um delito. O problema é que provavelmente nao será punido.

        Moralmente é condenável.

    3. Avatar de Joao Magalhães
      Joao Magalhães

      Claro que não deve, pois sabe o que pode e vai acontecer. Também podes ir para um bairro de ciganos à meia noite mas já sabes o que vai acontecer, depois não te queixes a dizer que realmente eles é que fizeram o mal e não tu, mas se sabes que eles te vão fazer mal, não metes lá os pés. Nada a ver com o ” estavam a pedi-las”, ela sabia que existe milhares de pessoas que se aproveitam da situação, não devia ter facilitado a colocar as fotos

  6. Avatar de Miguel
    Miguel

    É triste, mas agora só tem duas opções:

    – Não ligar;
    – Não partilhar mais nada.

    É o mesmo que acontece a quem tem mediatismo, isto é, publicam de tudo e fazem troça de tudo.
    Se se lembrarem de censurar as fotos deste caso, também o é valido para a religião, politica, desporto, etc.

    Vamos também censurar as imagens de paródia a jesus? E imagens politicas onde se vê ditadores a cair de escadas e coisas do género, já não podem ser censuradas? O ideal é não partilhar se não está preparada para ser criticada.

  7. Avatar de Phil
    Phil

    Era só o que faltava legislar e proibir ainda mais na internet… Quanto mais se legislar e proibir, pior é para a liberdade individual, além de tal não evitar que sejam praticados crimes ou infracções… Já não chega os sites bloqueados por DNS ou os servidores confiscados por governos?

    A partir do momento em que esta senhora mete fotos do filho na internet, por mais nobres que sejam as suas intenções, ela deixa de ter controlo sobre o uso da foto…

    Mania parva que as pessoas têm de proibir o que não gostam… Se não gostam, paciência, cresçam e deixem de ser criancinhas mimadas…

    1. Avatar de Marisa Pinto

      “A partir do momento em que esta senhora mete fotos do filho na internet, por mais nobres que sejam as suas intenções, ela deixa de ter controlo sobre o uso da foto…”

      É, infelizmente, uma realidade…mas reforço que deveria haver mais legislação :/

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        A lei não impede que um criminoso pegue numa pistola e ande aos tiros… pode dificultar o acesso mas não impede. Para além disso, como já foi referido a lei criminaliza a violência doméstica, mas não a impede… pois a legislação são apenas letras num papel.

        O importante é entender que todas as ações têm as suas consequências e tanto pode ser com esta criança como são outras tantas por esse mundo fora que se fazem memes.

        1. Avatar de Marisa Pinto

          Sim claro, ninguém falou em impedir, isso vem da liberdadde da acção de cada um, mas que deve ser punida nestes casos.

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            E os recursos para andar a averiguar e punir? E se o prevaricador for de país estrangeiro não consegues punir e perdes recursos…

            As questões da legislação são bonitas… no papel mas não são solução.

          2. Avatar de Marisa Pinto

            Isso são questões hipotéticas… não é nenhuma regra 🙂 Então para ti o que é a solução?

          3. Avatar de Miguel
            Miguel

            Tem duas opções:

            – Não partilhar mais nada.
            – Não Ligar e viver com isso, quanto mais importância der, pior é.

            Legislar, ira melhorar em que sentido?
            Eu enquanto cidadão, iria ficar chateado ao saber que os meus impostos estão a ser gastos para investigar casos em que alguém se sente ofendido. Hoje é uma mãe com um filho deficiente, amanhã é a igreja e imagens de jesus…

            Se quer estar na internet tem que saber estar na internet e saber lidar com as consequências.

          4. Avatar de Marisa Pinto

            Hm… discordo disso.

            Isso é um raciocínio muito básico para a complexidade do nosso cérebro.. como pensantes devemos questionar e arranjar soluções e não ‘acomodar’ ou ‘aceitar’.

            Então se vives num bairro problemático, apenas tens que aceitar que, de vez em quando, te possam roubar… é mais ou menos isso…

        2. Avatar de Phil
          Phil

          +1 a lei por si só não serve para evitar seja o que for…

          Mais, é perigoso legislar sobre costumes e atitudes. E isso é uma prática comum nos regimes ditatoriais (ou semelhantes): proibir falar mal do estado ou da religião, obrigatoriedade de seguir uma norma de comportamentos considerados como politicamente correctos, etc..

          Legislar sobre comportamentos na internet é em tudo semelhante, é forçar as pessoas a seguir um padrão de comportamentos decidido por terceiros.

          Então agora é proibido gozar ou fazer humor com uma foto de uma criança? O que virá a seguir? Não se pode gozar com a religião? Com os políticos? Se proibirmos algo que fere a susceptibilidade de alguém, mais tarde ou mais cedo tudo é proibido…

          1. Avatar de Marisa Pinto

            “Então agora é proibido gozar ou fazer humor com uma foto de uma criança?”

            O que dizer…?

          2. Avatar de Mark
            Mark

            Ou seja qualquer um pode fazer o que quiser que ninguém tem nada haver com isso? Isso quer dizer que se alguém quiser pode-se sentar ao pé de ti e da tua família e começar a ofender e gozar com todos e está tudo bem?

            Ou agarrar em fotos vossas e fazer umas montagens porreiras que ainda convidas o pessoal para beber uns copos e rirem-se todos juntos das fotos?

          3. Avatar de Zé

            E são estes os moralistas de hoje. Acham-se no direito de gozar com tudo e com todos. Mas se fossem eles os gozados ou os filhos deles já ficariam todos ofendidos. Que gente mais sem noção que por aqui anda!

        3. Avatar de Joaquim
          Joaquim

          Epá parece que o culpado é a mãe do miúdo e não a gente de m…. que não hesita em aproveitar-se da desgraça alheia, vivemos mesmo num mundo cão, onde o certo e o errado já não contam.

          1. Avatar de Joao Magalhães
            Joao Magalhães

            Claro que é a culpada, sabe que o mundo é assim e coloca a foto na mesma.

          2. Avatar de Marisa Pinto

            @João, é exactamente por estarmos sempre a apontra o dedo às pessoas correctas, como forma de justificar as acções das incorrectas que o mundo andas como anda… Pensem nisso.

    2. Avatar de Manuel Monteiro
      Manuel Monteiro

      “A partir do momento em que esta senhora mete fotos do filho na internet, por mais nobres que sejam as suas intenções, ela deixa de ter controlo sobre o uso da foto”
      Comentário de quem nunca passou por uma situação como está a passar esta mãe/familia. Que nunca na vida venha a passar… Respeitem estas pessoas que tem a coragem de divulgar as suas experiências com filhos nestas e noutras situações, pois teem ajudado muitos pais com filhos nas mesmas condições.

      1. Avatar de Sergio J
        Sergio J

        Se calhar as mesma pessoas não tem qualquer pudor em pegar no foto de uma pessoa qualquer e fazerem a maior das brincadeiras. Mas ir para o centro de uma cidade tirar uma foto ao calhas a uma pessoa e fazer as mesmas coisas já não seria bem assim. Por um lado vêm que há uma pessoa por trás da foto, por outro, lá está… se a foto está na internet, podemos fazer o que queremos.

        A liberdade na internet é igual à liberdade no mundo real. A diferença é que na internet o acesso à informação é mais fácil. Mas as regras de educação e deveres são as mesmas.

        A humanidade ainda não ganhou a maturidade com a intenet. Abriu-se uma falsa sensação de liberdade, em que tudo vale.

      2. Avatar de Paulo Lisboa
        Paulo Lisboa

        Por melhor que sejam as intenções desta mãe, ela aprendeu à sua própria custa, a irresponsabilidade de colocar a foto de uma criança na net.

        1. Avatar de Marisa Pinto

          A resposta é a mesma ao comentário acima…

          1. Avatar de Paulo Lisboa
            Paulo Lisboa

            Tem de contar que nem todas as pessoas são boas ou civilizadas. A sr.ª tem de viver com isso e isso não pode ser mudado. A partir daqui o risco é seu.

          2. Avatar de Marisa Pinto

            Correcto mas isso não coloca a culpa em mim. É aí que a sua lógica falha 🙂

            PS: Percebi à 1ª, escusa de mandar 100 comentários iguais eheh

          3. Avatar de Paulo Lisboa
            Paulo Lisboa

            Não estou a dizer que a culpa é sua, são antes as circunstâncias que são assim. Para sua segurança não deve é ter esses comportamentos. As recomendações não são só minhas, são também da Polícia.

      3. Avatar de Anabela Costa
        Anabela Costa

        eu não censuro a atitude desta Mãe, quando ela apenas queria dar a conhecer aos outros uma imagem real da doença do filho. Por norma todos os pais querem que os seus filhos sejam os mais bonitos e perfeitos e aí sim colocam essas fotos na internet e ninguém “goza” com eles. Infelizmente existem tantas crianças diferentes, que não tem a beleza fisica que os pais desejariam, muitas vezes provocado por malformações genéticas, mas são nossos filhos na mesma. Eu perdi um filho bébé, com uma doença genética, e AGRADEÇO aos pais que colocaram fotos dos seus filhos na internet, pois foi dessa forma que eu tive a imagem real da doença, que me ajudaram a aceitar a partida do David e fazer o luto, pois nessas imagens vi qual seria o desenvolvimento da doença e o sofrimento que lhe provocaria enquanto estivesse entre nós.
        Por Favor não julguem nem condenem esta MÃE, e sim as pessoas são muito más e gostam de se divertir com o sofrimento das outras pessoas

    3. Avatar de Diogo
      Diogo

      E a senhora que apenas defende a imagem do filho que não o pode fazer é que é mimada? Mas aqueles que querem fazer o que lhes apetece refugiados atrás de um qualquer monitor não o são. É pena é não ser com uma foto sua que logo viamos quem era o mimado

  8. Avatar de Afonso
    Afonso

    E depois existe o efeito straisend. Tentar lutar pode ser pior que deixar cair no esquecimento.
    Compreendo o lado da mãe, mas a internet é isto mesmo, para o bem e para o mal.
    Cedo ou tarde o meme do miúdo cairá no esquecimento… Excepto se a mãe alimentar uma “batalha”, perdida à partida.

  9. Avatar de FP
    FP

    É claro que neste caso devia existir um bocado de bom senso para quem partilhou essa fotografia como meme.
    Todavia, tudo que é publicado na internet fica disponível a todos e com a liberdade que lhe quiserem dar. As pessoas devem ter o máximo de cuidado ao publicar dados sobre a sua vida, quer em redes sociais, chats, blogs, etc etc. Hoje em dia saber o que determinada pessoa fez ou vai fazer não é muito difícil, porque basta dar uma vista de olhos numa qualquer rede social para ver a quantidade de informação disponível.

  10. Avatar de Rafael
    Rafael

    A opção não é bloquear ou legislar é substituir a educação e respeito. Defendo que podemos brincar com tudo mas tem de haver bom senso!

  11. Avatar de Joao Esteves
    Joao Esteves

    Depois de ver os comentários, pergunto-me se em vez de se estar a transformar a mãe em culpada, não deveriamos de estar a condenar o acto do aproveitamento indevido da imagem por parte de alguém com pouca sensibilidade.
    Como disse o Rafael e eu subscrevo, devemos ter bom senso e pensar que independentemente da fotografia, ou desenho, seja lá o que for, por trás estão pessoas reais.

      1. Avatar de Carlos Pereira
        Carlos Pereira

        Eu também fico triste e sentido com o uso dado à fotografia. Mas Marisa, você escreve num blog de tecnologia e fala em “legislação”?? Mas você vive em que mundo?

        Peço de antemão desculpa e perdoe-me o desabafo mas efectivamente ou gosta de “postar coisas bonitas e líricas” ou então é simplesmente falta de noção daquilo que fala.

        Leio muitos dos seus textos e opiniões todos as temos mas:

        1º Que “legislação” aplicaria neste caso?
        – Multar, citar, encarcerar o primeiro indivíduo que abusou da fotografia?
        E como o faria? Rastreio de IP?Metadados?

        2º A legislação já existe e efectivamente, proíbe e/ou condena, quem deliberadamente disponibiliza conteúdos na internet. Sejam eles piratas, violações de contratos/direitos de autor ou imagens de crianças.
        Portanto, seguindo o seu raciocínio, o da “legislação”, a culpa, infelizmente, reside na mãe que ignora as repercussões que a sua “postagem” pode ter.

        Sabe, quando eu andava na escola, certo verão, tive uma infelicidade que me deixou com parte da cara desfigurada (o que felizmente conseguiu ser debelado ao fim de vários anos de cirurgias, não totalmente, mas o suficiente para sair da depressão que tomou conta de mim). Certo dia, ao vir da minha escola, um grupo de jovens adultos interpelou-me no seguinte modo “Oh cara de aterro, feioso, devias tar proibido de sair de casa”. Mantive-me sereno e apenas ao chegar a casa, comecei copiosamente a chorar. Não percebia o porquê de alguém ser tão mau. Mas nunca na vida me passou pela cabeça “legislar” essa falta de sensatez/empatia/simpatia.

        Passados tantos anos, continuo a pensar o mesmo. Tinha levado uma lambada e o caso ficava resolvido.

        Percebe agora, porque a sua visão, a sua opinião, é de uma ignorância atroz?
        Perdoe-me, eu também sou ignorante em várias coisas que fazem parte deste mundo em constante evolução, mas peço-lhe uma simples coisa.

        Pense antes de escrever. Foi uma coisa que o meu pai me ensinou muito pequeno e que ainda hoje guardo comigo.

        É que dizer coisas bonitas dá um bom ar… mas sabe o que ainda é melhor? Saber do que se fala.

        Cumprimentos e por favor, não me leve a mal. Como todas as opiniões, cada um tem a sua. Certas vezes, erramos mais do que acertamos e isso é uma inevitabilidade que só não alcança aqueles que pensam ser “gigantes”.

        Obrigado.

        1. Avatar de Vítor M.

          Carlos Pereira, vai-me desculpar mas o Carlos está a misturar tudo e não sei bem qual a intenção. Então então quando diz uma barbaridade destas deixa-me perplexo “Mas Marisa, você escreve num blog de tecnologia e fala em “legislação”?? Mas você vive em que mundo?”

          O Carlos vive onde? É que legislação cabe em todo o lado meu amigo. A Marisa tem razão no que diz e o mal é certas pessoas pensarem que lá por estar por trás de um ecrã são intocável, mas não são…. garanto-lhe Carlos, por conhecimento, porque sei do que falo (já são 20 anos no online e muitos factos testemunhados) certos comentadores de certos comentários nalguns assuntos de carácter prioritário para as autoridades deste país já receberam em casa os agentes da autoridade, fique o amigo a perceber que não há anónimos se o caso for de importância ou se a lei tiver de ser cumprida.

          A Marisa não errou, ela está correcta na sua abordagem. Pena que do alto aos mais baixo elo da corrente que faz cumprir a lei, por vezes pense como o Carlos.

          Perdoe-me se não corroboro a sua opinião, mas cada um tem a sua, verdade?

  12. Avatar de JJ
    JJ

    Logicamente que quem usou esta imagem para esses fins, foi triste e com falta de ética.

    Mas, de forma geral, todos devem ter em mente que ao por uma coisa na net (texto, imagens, etc…) essa coisa passa a estar no “mundo” e praticamente será impossível apaga-la/que ela desapareça completamente.

    Não culpando a mãe, que não faz sentido, tambem existe diversas fotos q

    1. Avatar de Paulo Lisboa
      Paulo Lisboa

      É óbvio que a mãe é a principal culpada. Se não pusesse a foto do míudo na net, nada disto tinha acontecido.

      1. Avatar de Marisa Pinto

        “Se não usasses mini saia não eras violada”

        Só para entenderes melhor o teu raciocínio…

        1. Avatar de Paulo Lisboa
          Paulo Lisboa

          Faço-o esta pergunta: A Sr.º se for jovem bonita e atraente seria capaz de andar de noite numa zona isolada, cheia de marginais e rufias, onde há crime e sem polícia? Até pode ser capaz, mas o risco é enorme. É aí que eu quero chegar.

        2. Avatar de Paulo Lisboa
          Paulo Lisboa

          «Claro que seria, isso dá o direito a ser violada? Estás a trocar as coisas, esses raciocínios são perigosos porque colocam a culpa em quem não a tem. O crime não é meu, o crime é de quem o comete.»

          Não dá. Nem estou a trocar as coisas, nem estou a pôr a culpa em si. Aliás se isso acontecesse, e os criminosos fossem presos, eles é que seriam julgados e punidos como culpados. Nunca a sr.ª! Quanto ao resto existe uma coisa que se chamava prevenção e que é recomendada até pela polícia e outra que se chama bom senso.

      2. Avatar de Renman
        Renman

        Gostei do comentário….

        Podes só deixar ai os contacto da tua mãe? Preciso de falar com ele para lhe explicar que é ela a culpado pelas “porcarias” que dizes na internet.

        Afinal se não fosse ela, não tinhas nascido e nada do que dizes alguma vez veria a luz do sol.

        1. Avatar de Paulo Lisboa
          Paulo Lisboa

          Aceito que não concorde comigo. O que não aceito é que me dirija uma mensagem num tom é baixo e reles. Se quer contra-argumentar faço-o de modo educado.

  13. Avatar de Filipe Teixeira
    Filipe Teixeira

    Digam o que disserem, o miúdo parece bué fofo. Não consigo entender a potencial piada de um meme dele.

    1. Avatar de Sousa
      Sousa

      Pessoalmente achei algumas parecenças ao Stewie Griffin (Family Guy). Achei querido.

  14. Avatar de jp
    jp

    Não se pode colocar uma foto na internet como ela hoje em dia é e esperar que as pessoas tenham bom senso. Simplesmente há pessoas para tudo. Eu se calhar até partilhei ou até me ri sem pensar muito no assunto ou porque estava drogado ou bêbedo e na altura pareceu-me um inseto em vez de uma criança… Pá… Partilhar é com os nossos amigos e chegados se não queremos exposição. Eu só partilho coisas com as quais estou perfeitamente à vontade. Se eu quiser partilhar que sou drogado é porque me estou nas tinhas com aquilo que outros pensam. Agora com gente que mata animais só por gozo por aí à solta eu não ponho fotos da minha filha seja ela doente ou não…

  15. Avatar de João de Sousa e Silva
    João de Sousa e Silva

    Há pessoas que fazem coisas horríveis e mereciam ficar sozinhas com a sua consciência.

  16. Avatar de João
    João

    Pessoas que postam a sua vida na internet e depois queixam-se
    Claro que é triste gozar com a situação mas porra, tomar alguma cautela não faz mal a ninguém.

    Se eu deixar o telemóvel em cima do banco do jardim ali todo bonitinho e à vista de todos, é claro que mais cedo ou mais tarde alguém o que levar.
    Claro que o culpado “é só e apenas” o ladrão.

    Param de expor a vida nas redes sociais e vão evitar estes problemas.

    1. Avatar de Paulo Lisboa
      Paulo Lisboa

      Tenho exactamente a mesma postura.

    2. Avatar de Sara
      Sara

      Então vamos evitar o crime e a estupidez tirando liberdade às pessoas de bem?

      1. Avatar de Paulo Lisboa
        Paulo Lisboa

        Não é isso. «Quem anda à chuva molha-se». Não concordo quem deu mau uso à fotografia, Mas temos sempre de contar que essa hipótese existe, porque há pessoas mal intencionadas em toda a parte.

  17. Avatar de kekes
    kekes

    Vou expressar a minha opinião.
    Acho que uma mãe não devia expor o filho desta forma ao mundo. Okay, pode, mas é um menor, não se deveria poder expor um menor assim como assim. Não é nenhum crime, nem deve ser julgada por isso, mas sabendo o problema que o filho tem é logico pensar que na internet, um mundo sem rostos, as pessoas sejam animalescas, basta ver por vezes os comentarios aqui no pplware, há imensas pessoas que não têm o minimo respeito com quer que seja, pois simplesmente não mostram a cara e não falam cara a cara. Eu ponho a minha foto nos comentarios pois dou a cara pelo que digo, seja correcto ou não, dou a cara.
    Agora estamos a culpar quem usa isto como meme. Não sei bem a historia por detras do meme, mas na internet a referencia a fonte original das fotos perde-se. Eu estudo medicina e ao ver a cara do menino vejo logo que tem um sindrome, tem todas as caracteristicas. Uma pessoa normal pensa – “é feio”. Não tirando a culpa a ninguem, sejamos honestos, como já referi a internet não tem rostos, ninguem sabe quem es, não conheces a criança de lado nenhum, dá-te completamente igual, chamar “feio” não doi e não terá repercurssões, e não sabes a historia por detrás da foto. Usas isso para os teus fins.

    Animos à familia, mas que sirva como reflexão a todos, não nos expomos demasiado sem pensar em repercurssões, apenas para chamar à atenção?

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Não é preciso ser medico ou estudante de medicina para ver que a criança tem uma deficiencia ,ou até o caso daquela rapariga apelidada de a mais feia do mundo ,só quem for muito anormal é que não percebe que as feições dela também são devido a uma doença .

      1. Avatar de kekes
        kekes

        Lamento dizer mas há muita falta de conciencia por parte das pessoas. Já vi pessoas ridicularizarem um sd. de Down, adultos, e ficarem supreendidos por ser un sd. de Down quando chamados atenção.
        Além que há que ser consciente que quem faz uso deste tipo de coisas são jovens e mesmo crianças, que infelizmente não são muitas vezes concientes do mal que estão a fazer, “é na net, não faz mal”.

    2. Avatar de Sara
      Sara

      Sinceramente..
      Não é preciso ser médico, há coisas que são evidentes!

      Depois, quem está mal não é quem publica fotos, é quem as usa para fins obscuros.
      Vamos punir as pessoas de partilharem histórias, imagens, fotos? Quem está correcto é que é limitado nas suas acções?
      Quer dizer, agora uma mãe é mais criticada por colocar uma foto do filho na net do que o anormal que a usa para ridicularizar? Vamos evitar o crime e a estupidez tirando liberdade às pessoas?

      1. Avatar de kekes
        kekes

        A mãe é libre de fazer o que quizer, mas ao expor um menor na internet, que é pior que o velho oeste, já se sabe que há amormais que vão causar danos. Um meio sem caras atrai a parte mais animalesca do ser humano. Muitos só fazem mal para causar dor as pessoas involvidas.
        Apesar de estar solidario com a mãe, sou da opinião que não se deve expor os menores na rede, há demasiados loucos nesse mundo para tal exposição de um menor.
        Não estou a dizer que a culpa é da mãe, mas sim, há uma sobreexposição.

      2. Avatar de Cecília
        Cecília

        Claro que quem partilha a sua história é sempre no sentido positivo, quer seja, por exemplo, para alertar casos de violência, abuso sexual, doenças, etc.
        O que está mal é que, infelizmente, há sempre alguém que se torna estúpido na sua vida e não tem compreensão para analisar estas situações e aprender com elas.
        A estupidez não tem limites e vimos isso todos os dias, dizem que é da natureza humana e ao longo da História são inúmeros os exemplos da estupidez.
        Penso, até, que algo está danificado no cérebro dessas pessoas que lhes inibe o discernimento entre o bom e o mau e portanto também essa estupidez para mim é uma doença da qual nem elas têm consciência da mesma.

  18. Avatar de Nuno
    Nuno

    Muito aqui foi dito para além do conteúdo da noticia.

    Eu cá, sou muito reservado na informação que coloco online, no entanto, compreendo e respeito a posição/decisão da mãe.

    A pergunta que deve ser feita, e dirigida aos que se refugiam no anonimato e nessa obvia cobardia que a internet permite;

    Teriam vocês a coragem de junto de uma mãe ou de uma criança fazerem o que em pleno anonimato fazem?

    Temos de ser dignos em presença e no anonimato!

  19. Avatar de CC
    CC

    Para quando a proibição dos pais ou alguém publicar fotos de menores?
    Esta questão das redes sociais, só deveria ser para maiores de idade e os pais e / outros penalizados quando publicam fotos dos seus filhos, porque pelo facto de serem menores não podem dar autorização dessa publicação. Isso sim é um abuso publicar alguma coisa de alguém sem a sua autorização.
    Fico demasiado triste quando vejo publicadas, nas redes sociais, fotos de crianças. Quando forem adultos eles que decidam se querem ver a sua imagem e a sua vida publicada na internet.

    1. Avatar de Paulo Lisboa
      Paulo Lisboa

      Na mouche!

    2. Avatar de Helder
      Helder

      Concordo.
      E preparem-se os pais de hoje (principalmente os norte americanos) para verem alguns filhos amanhã maiores de idade a convidarem-nos para as barras dos tribunais porque muitas dessas fotos/vídeos com as suas imagens enquanto menores geraram polémica e/ou muito dinheiro.

  20. Avatar de alex2009
    alex2009

    Fazer o quê, há pessoas que sofrem de “síndrome da estupidez humana” e como não passam de uns patetinhas alegres que não sabem o que custa a vida, vão vivendo assim aparentando serem felizes. Mal sabem o que a vida tem preparada para eles, vai ser de rir.

  21. Avatar de Benchmark do Surface Book
    Benchmark do Surface Book

    É uma mulher muito bonita, diga-se de passagem.

  22. Avatar de Luis
    Luis

    Há uns tempos também publicaram a foto de uma rapariga como sendo a mais feia do mundo ,mas desconheciam é que ela também sofre de uma doença que a impede de acumular gordura no corpo entre outros problemas .
    A falta de civismo,pobreza de espirito ,debilidade mental de alguns indivíduos é que dá origem a estas situações.È normal que a mãe mete-se a foto do filho numa pagina a falar sobre a doença ,o que é aberrante é haver individuos a usarem a imagem da criança como memes.

  23. Avatar de Amsil
    Amsil

    Não consigo perceber como podem haver pessoas que se riam com a deficiência de uma pessoa, que seja ela criança ou adulta!

  24. Avatar de Brasão SS
    Brasão SS

    Quanto mais vou conhecendo certas e determinadas “personalidades” (pessoas) mais consideração e amor tenho pelos animais! Palavras de alguém famoso ( não sou eu).
    Respondendo objetivamente às duas questões colocadas no fim do artigo…
    Não! Não vale tudo para nos rirmos por uns segundos! Não evoquem a liberdade de expressão, pois a partir do momento em que a falta de respeito pela dignidade dos outros, bem como humilhação pública, principalmente com pessoas que não têm culpa de serem como são, isso não justifica nada que atente contra o respeito e dignidade de qualquer ser. Nem que seja de um animal, quanto mais um humano!
    Aqueles que dizem que não tem mal, coloquem-se no lugar da mãe, ou no lugar do filho! Lembrem-se que um dia poderão estar na mesma situação!
    Gostavam que vós fizessem o mesmo?
    Não façam aos outros, o que não gostariam que vos fizessem!
    🙁

    1. Avatar de RATM
      RATM

      Muito bom,só corrigia a última frase:faz aos outros como gostarias que te fizessem a ti!

      1. Avatar de pedro
        pedro

        Hummm. O primeiro imperativo categórico de Kant.
        Näo é para todos. Muito bem.

  25. Avatar de Helder
    Helder

    Os pais desta criança não deveriam em primeiro lugar ter colocado a imagem do filho na internet.

    Os pais devem zelar pelos interesses do filho – esta pobre criança ali mal tem idade para opinar sobre o que quer comer, muito menos se defender sozinha hoje nem amanhã.

    O advento internet tem dado espaço para muitos “abusos” – alguns, por parte dos pais mesmo no tratamento da imagem dos seus filhos. Os filhos não são propriedade, têm direitos e o direito sobre a sua imagem é quase sempre violado cada vez que um pai coloca uma foto na internet. Não é por neste caso específico ser uma criança com deficiência que a mãe pode decidir (sem pensar profundamente sobre o assunto) colocar a imagem do filho na internet – por melhor intenção que a mãe tenha – essa imagem nem é sua em primeiro lugar, tem de medir muito bem o que faz com ela.

    A EXISTIR uma vítima nesta história (a parte que conhecemos neste artigo) esta será sempre, e exclusivamente, o Jameson.

    Por acaso a foto do Jameson deu – por enquanto e tanto quanto se sabe – um meme e alguns riem-se e divertem-se pela foto, não pela condição real do Jameson. Mais preocupante e triste é se pensarmos nos malucos, criminosos, trogloditas, que colecionam e distribuem fotos destas para as suas taras, rapidamente temos de concluir que o melhor HOJE para os menores é NÃO colocar fotos deles abertamente na internet – as crianças amanhã agradecem-nos.

    E já agora – se em vez de meme a foto fosse parar à capa da revista Time? Ou do Charlie Hebdo?

  26. Avatar de AS
    AS

    Ela queria partilhar . . . Guess what . . . Toda a gente partilhou! No entanto, não com a conotação que ela desejaria. E isso é que motivou esta posição. Agora toma uma posição pública acerca do tema, o que torna o caso viral, e consegue atingir o primeiro objectivo.

    Wake up people . . .

  27. Avatar de Diogo
    Diogo

    Eu nem sequer encontro esse meme, vai vendo o quão “famoso” é.

  28. Avatar de Humberto
    Humberto

    Não dá para fechar os comentários Marisa? Uma pessoa lê a notícia, fica irritada, vem aos comentários e apetece mandar meia dúzia dar uma volta ao bilhar grande…
    A sério, como é que a culpa alguma vez é da mãe? Como é que deve ser esta a ter cuidado?? A internet pode ter muitos cantos horríveis, mas também ela tem um potencial para coisas incríveis!! Uma mãe que procura apoio, e partilha uma história de coragem sobre enfrentar uma doença complicada, devia ser vir como inspiração para todos nós, e não andar aqui a julgar o que se coloca na net.
    Anw… Os utilizadores que defendem a não existência de legislação de modo a controlar o conteúdo e utilizadores, estão eles próprios a censurar a informação da internet, pois medo (!) de partilhar é pior do que controlo sobe partilhas.

  29. Avatar de Sara
    Sara

    Acho impressionante, chocante até, como é que há gente que condena quem publica uma foto.
    Eu sei que tem que se ter cuidado, que há gente que exagera, que expõe em demasia. Mesmo assim, quem está bem é quem rouba fotos e ridiculariza?!!
    Quer dizer, vamos todos esconder-nos, a nós, aos filhos, aos pais, etc, porque há idiotas na net? Nós é que estamos mal?

    Só moralistas a dizer que os outros não têm nada que partilhar fotos. Até enjoa tanta gente cheia de razão. ACORDEM! Quem está mal é quem as usa criminosamente ou para ridicularizar.

    1. Avatar de kekes
      kekes

      Desculpa lá mas estas a ser mal educada. Se tanta gente opina o mesmo deve ser porque têm algo de razão não?
      Cada um é libre de opinar o que quizer. Ele é um menor, tive a dar uma vista de olhos no tal blog, e há uma exposição brutal da criança!!! Há temas que deviam ficar entre portas de casa, não sou contra o blog mas há demasiadas fotos, mesmo da criança em situações delicadas.
      Pelo que vejo gostas de expor-te nas redes sociais, assim como o podes fazer e não te direi nada, tens de aceitar que eu posso opinar o que me apetece, pois tambem gozo dessa liberdade. A liberdade de opinião não é só para alguns.

    2. Avatar de Bruno M.
      Bruno M.

      Mas o pior de tudo é que esses mesmos moralistas são ou foram os primeiros a expor o filho/sobrinho/primo na internet!!

  30. Avatar de jcvfx
    jcvfx

    A foto foi colocada na internet junto com a história dolorosa e pessoal da doença da criança.
    A foto, ainda para mais nesta circunstância, é um documento pessoal, excepto se houver autorização explicita de divulgação. Divulgar a foto sem autorização explicita é um crime.
    Veja-se o caso do jogo de consola ou de PC, que usa indevidamente a imagem de Jonas Savimbi. A família do morto tem um processo contra os autores do jogo pedindo indemnização por uso indevido de imagem privada.
    Se fosse a família da criança, metia todos os autores dos tais “memes” na justiça (N advogados fariam isto de borla) e com as indemnizações daria para investigação médica e ajudar nos encargos com a criança.

      1. Avatar de Paulo Lisboa
        Paulo Lisboa

        «Faço-o esta pergunta: A Sr.º se for jovem bonita e atraente seria capaz de andar de noite numa zona isolada, cheia de marginais e rufias, onde há crime e sem polícia? Até pode ser capaz, mas o risco é enorme. É aí que eu quero chegar.»

        Tudo isso é verdade, mas será quase impossível descobrir o autor da «graça». Por isso cuidados e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém.

        1. Avatar de Marisa Pinto

          Mas aí estás a pressupor que não me sei defender e esse já é outro campo eheh 🙂

          1. Avatar de Paulo Lisboa
            Paulo Lisboa

            Pois estou. Mas está bem! Eu faço-lhe a pergunta de outro modo. De noite deixa a porta de sua casa aberta ou fechada? Se fosse por mim podia deixa-la aberta que eu não ia lá, mas se a deixar aberta, tal situação pode ser aproveitada por gente mal intencionada para rouba-la ou fazer-lhe algo ainda pior. É aqui que eu quero chegar.

          2. Avatar de Marisa Pinto

            E a culpa é minha? É isso que o Paulo não está a entender. “Ah é tua por deixares a porta aberta”, não… não é, não fui eu quem cometeu o crime.
            Seria se eu deixasse a porta aberta já com a intenção de ser roubada.

          3. Avatar de Paulo Lisboa
            Paulo Lisboa

            «E a culpa é minha? É isso que o Paulo não está a entender. “Ah é tua por deixares a porta aberta”, não… não é, não fui eu quem cometeu o crime.
            Seria se eu deixasse a porta aberta já com a intenção de ser roubada.»

            O principal culpado é o ladrão obviamente, culpado de um crime. A sr.ª será quanto muito culpada de ter uma atitude irresponsável e desleixada, que embora não seja crime,será sempre censurável pela percepção social comum.

  31. Avatar de Rodas
    Rodas

    Sinceramente, choca-me a quantidade de comentários a dizer que a mãe é que não devia ter posto a fotografia e ao fazê-lo sujeitou-se. Isso é o mesmo que defender que uma pessoa ao sair à rua sujeita-se a ser gozada e injuriada e não tem nada que se queixar porque se mostrou.
    O que está em causa aqui não é o uso não autorizado da fotografia, o que está em causa é o tipo de uso que a fotografia teve que foi, pejorativo e isso é de lamentar profundamente. Certamente que esta mãe não se importaria que a fotografia fosse usada para chamar a atenção sobre a doença que a criança padece e tem todo o direito de se indignar e pedir ajuda a todos para que este “meme” se dilua.
    Atenção, a mãe quando colocou a fotografia no seu blog fez num contexto especifico e explicado, quem a usurpou é que desrespeitou a criança e a mãe. E não tem dois dedos de testa.

  32. Avatar de Helder
    Helder

    Os pais desta criança não deveriam em primeiro lugar ter colocado a imagem do filho na internet.

    Os pais devem zelar pelos interesses do filho – esta pobre criança ali mal tem idade para opinar sobre o que quer comer, muito menos se defender sozinha hoje nem amanhã.

    O advento internet tem dado espaço para muitos “abusos” – alguns, por parte dos pais mesmo no tratamento da imagem dos seus filhos. Os filhos não são propriedade, têm direitos e o direito sobre a sua imagem é quase sempre violado cada vez que um pai coloca uma foto na internet. Não é por neste caso específico ser uma criança com deficiência que a mãe pode decidir (sem pensar profundamente sobre o assunto) colocar a imagem do filho na internet – por melhor intenção que a mãe tenha – essa imagem nem é sua em primeiro lugar, tem de medir muito bem o que faz com ela.

    A EXISTIR uma vítima nesta história (a parte que conhecemos neste artigo) esta será sempre, e exclusivamente, o Jameson.

    Por acaso a foto do Jameson deu – por enquanto e tanto quanto se sabe – um meme e alguns riem-se e divertem-se pela foto, não pela condição real do Jameson. Mais preocupante e triste é se pensarmos nos malucos, criminosos, trogloditas, que colecionam e distribuem fotos destas para as suas taras, rapidamente temos de concluir que o melhor HOJE para os menores é NÃO colocar fotos deles abertamente na internet – as crianças amanhã agradecem-nos.

    E já agora – se em vez de meme a foto fosse parar à capa da revista Time? Ou do Charlie Hebdo?

  33. Avatar de Mota
    Mota

    E depois existem revoluções tipo 25 de Abril para estas personagens não entenderem o significado de liberdade.
    “Não devia partilhar fotos”. É óbvio que devia! Se está a contar a história do filho é normal que se faça isto. A mãe do menino não coloca as fotos para este fim.

    Critiquem as pessoas, não a mãe.

    Eu tbm tenho liberdade de fazer tudo o que me apetecer, mas não faço. Existe ética e moral.

  34. Avatar de Serato
    Serato

    Bem vindo à Internet…..

  35. Avatar de Daniel
    Daniel

    Eu fico admirado é de se espantarem por a foto ter virado meme ou por haver alguém a usar a foto para gozar ou para se rir um pouco.

    A mãe do miúdo não conhece a internet? Estava à espera de quê? Óbvio que não é moralmente decente o que aconteceu mas não era nada que não se estivesse à espera ao colocar conteúdo na internet

    1. Avatar de Bkz
      Bkz

      Tal e qual…

      Assim que públicas algo online… Esse algo é do mundo.
      Quem fez o meme devia arrepender-se, eu próprio nunca o faria. Mas a internet é assim… Toda a gente pode aceder a tudo e fazer o que entende. Ainda por cima numa situação tão sensível como esta em questão é muito pior quando a foto é usada para esses fins de brejeirice…
      Não se lembram da história das fotos das raparigas em bikini que foram editadas e publicadas em sites porno de 3a categoria!? Foi tudo menos para o que era suposto, mas tudo pode acontecer (Reitero… Não concordo com esses actos).

      Agora levando o caso para a vida real… Essa mãe certamente que não deixa o filho na rua sem supervisão preocupada com o que lhe possa acontecer ou preocupada com pedófilos e ou bullies que se aproveitem da criança. Na internet… Não há supervisão e isso é um pau de dois bicos…

      Se houvesse supervisão na internet não ia haver pirataria, não ia haver privacidade, não ia haver liberdade de expressão em muitos países e não ia haver coisas dessas…
      Condeno bastante o acto em si mas hoje em dia com tanta informação também foi um erro a pessoa publicar a foto da criança por muito boas intenções que tenha… A internet é o reflexo do mundo real…

    2. Avatar de Marisa Pinto

      À espera? Como assim? Isso definifivamente não me faz sentido… Esse é o argumento usado para culpar a mulher de violência soméstica ou a mulher que é violada ‘era como se estivesse a pedi-las’ por favor…

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Nada disso, parece-me que vocês esperam que todas as pessoas vão ver aquilo se vão sensibilizadas.

        A maior parte sim, mas há sempre gente que usa aquilo para se divertir, neste caso foi apenas humor, ninguém prejudicou directamente o miúdo, eu próprio quando me vi o meme achei bastante engraçado, serei má pessoa por causa disso?

        A mãe ao colocar as fotos na internet sabia o risco que corria, na minha opinião não foi nada do que não se veja todos os dias e se o objectivo da mãe era dar a conhecer a doença e os problemas que dela advêm conseguiu, provavelmente graças ao tão criticado meme pois este é que lhe levou a ser viral e a espalhar-se pela internet.

        Agora se for inteligente e souber lidar com o que está a acontecer poderá muito bem ter mais ajuda para a doença do filho e para quem passa pelo mesmo problema.

    3. Avatar de Bruno M.
      Bruno M.

      E as mulheres são violadas porque andam de mini-saia e estão a pedir para se-lo!!

      Enfim….

      mentalidades estúpidas é o que é…

  36. Avatar de asdfsdf
    asdfsdf

    Há muito tempo que as pessoas perderam a noção do que é o mundo da web e o control das suas vidas, existe sempre um conceito base desde o inicio deste mundo paralelo quando é algo colocado na rede o control sobre esse conteúdo é logo perdido. A web sofreu muitas mutações a primeira pagina web dizia “…objetivo de dar acesso universal a um grande universo de documentos” e quando se dá acesso a sua vida num mundo em que as pessoas são apenas IPs e em que as intenções de um minoria é o uso indevido da tal.
    O mal vai sempre existir as pessoas não deviam facilitar o ladrão a entrar na sua casa, colocando o ultimo carro comprado a ultima bolsa adquirida, o foto da sua casa a foto da sua ultima viagem….
    As redes sociais vieram tornar as pessoas viciadas e sedentas de partinha da sua vida como da vidas das outras, e iniciou-se uma nova era da web não a partilha de conteúdos mas partilha de vidas, para quem como eu viveu a “criar web” logo ficou claro a web vai ser sempre a barreira entre real e o virtual, onde as pessoas vestem novas identidades e sente-se poderosas para criticar e praticar o mal . As pessoas hoje em dia não tem a minima ideias dos perigos da web e quando digo que não tem é porque nunca vão imaginar o perigo que correm.
    Marisa Pinto – Concordo com a tua posição em parte, para vermos bem as coisas coisas ás vezes temos que deixar as emoções e a nossa verdade absoluta de lado e ver a situação de fora, o criminosa, o malvado, o invejoso vai sempre existir mas não devemos facilitar a vida deles, sim nenhuma mãe deve expor o filho na web a web não é um antigo album de fotos, a web não é a nossa casa, as pessoas não devem partilhar a sua vida por deixa de ser privada para ser a vida de todos na web e todos aqui tem o poder da critica, a partir do momento em que se partinha a vida na web termina a sua privacidade.
    A web é um mundo só entra nele quem quer e sai quem ele não mais lhe interessa !
    {01000100 01001011}

  37. Avatar de Mr. Cebolas
    Mr. Cebolas

    Só não entendo qual a necessidade dela de partilhar a vida do filho com desconhecidos. O que dizem de pessoas fazerem piadas só por alguns likes aplica-se ao inverso.
    Lembro-me de há uns anos ter visto uma campanha de sensibilização na televisão que dizia que o que se mete na internet deixa de nos pertencer e passa a ser de todos. É completamente verdade. Mas hoje em dia é muito bonito e aceitável expor a vida pessoal na internet e quem não o faz é anti-social. Uma mentalidade criada para encher os bolsos dos donos de motores de busca e de redes sociais. Depois a culpa é sempre dos outros quando dá asneira.
    A internet sempre foi assim e sempre será. Se se sujeitam, depois não se queixem.

  38. Avatar de LDiogo
    LDiogo

    Mas alguém hoje em dia se admira de uma coisa destas??ainda ontem aparece um video no facebook de duas crianças à porrada ou melhor, uma a agredir literalmente a outra, e não teriam mais de 4 anos, os adultos primeiro filmaram, tiraram fotos e só depois é que uma das pessoas mais velhas presentes intervém mas, viu-se nitidamente que primeiro estava a filmar ou fotografar.O lixo da humanidade chegou a este ponto, não há legislação que evite a estupidez humana, a senhora quis dar o seu testemunho com fotos, neste momento isso tornou-se perigoso, assim como são perigosas as fotos inocentes que muita gente continua a insistir em partilhar das suas criancinhas e depois vão parar a sites menos recomendáveis, e criarem legislação que proíbe a partilha de fotos de menores??? Não seria esse também o caminho????

  39. Avatar de Rafael
    Rafael

    Mesut Özil és tu?

    1. Avatar de Bkz
      Bkz

      Congratulations Sir. You are a true troll…

      E conseguiste por toda a gente contra ti em 3… 2… 1…

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      *partiste a notícia…

  40. Avatar de Paulo Augusto
    Paulo Augusto

    Ironicamente as pessoas que estão aqui a criticar quem usou a foto e defender o miúdo e a mãe, são as mesmas que gritaram ‘je suis Charlie’

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Ironicamente não és bom para estatística 🙂

      1. Avatar de Brasão SS
        Brasão SS

        Mesmo Marisa! Definitivamente!

    2. Avatar de pedrostrik
      pedrostrik

      bruxo e agora só sabem trollar e insistir na palavra proibição, para mim basta, devia ser como a revolução na educação da França nos anos 60 : É proibido proibir.
      O uso da foto da criança é de mau gosto? É.
      A publicação inocente na net de fotos das crianças (pelos próprios pais) é ingénua? É.
      Todos os média informam ao caos e as inseguranças que a net chegou e de inúmeros casos graves de burlas e crimes associados sem fim à vista pela net fora? Sim.
      Vivam com a internet como ela é caso contrário não a usem. Ao contrário de alguns nerds , ninguém precisa da net para viver, para que levar a mesma tanto a sério?

  41. Avatar de Pedro
    Pedro

    Pelos comentários aqui apresentados, a média de idade mental daqui da malta dever ser uns 3 ou 4 anos.
    Haja inteligência….ou falta dela.

  42. Avatar de George Orwell
    George Orwell

    Se tivéssemos apenas em consideração o percurso até à utilização da foto como meme é óbvio que ambos concorreram para o resultado. De facto, sem a participação da mãe, a foto não seria utilizada para aquela lamentável finalidade.

    Mas não está em causa o percurso. A questão de fundo é saber se alguém cometeu alguma ilicitude merecedora de censura. Entre licitude e ilicitude vai uma diferença relevante.

    O que a mãe fez é lícito. O mesmo não se pode dizer de quem, fora do contexto em que foi publicada e SEM AUTORIZAÇÃO, utilizou abusivamente a foto para aqueles fins, o que o faz incorrer numa manifesta violação dos direitos de personalidade do menor.

    A mãe pode continuar a usar a liberdade de publicar a foto no contexto adequado sem que possa ser censurada, da mesma forma que qualquer um de nós pode deixar a porta aberta par ir ver o correio o que não significa que qualquer pessoa fique por esse facto autorizada a entrar.

  43. Avatar de Hernandez
    Hernandez

    Cara Marisa Pinto, só quero fazer uma critica, não ao seu artigo, e por isso dou-lhe parabéns, mas ao tempo precioso que perdeu a responder a alguns comentários, não pelo teor, mas pela imaturidade de quem os escreveu. Se fosse um familiar, talvez algumas cabecitas funcionassem diferente. Parabéns Marisa e obrigado

    1. Avatar de Marisa Pinto

      🙂 Eu tenho a ideia que nunca é tempo perdido, pois espero que as pessoas também pensem de uma forma mais lógica.

      Obrigada eu!! 🙂

  44. Avatar de .
    .

    Acabem logo com o facebook a pior praga que existiu no século 21

  45. Avatar de Paulo Jorge
    Paulo Jorge

    E assim vai o nosso mundo…. de tudo o que se disse por aqui, só retenho um comentário do José: “pimenta no cú dos outros é refresco”.

  46. Avatar de Nuno José Almeida
    Nuno José Almeida

    Estou a ver tanta gente a fugir ao cerne da questão. A questão é a má educação que se tem na Internet. É como na estrada. Na Internet temos comportamentos que não teríamos no “mundo real”. Bloguistas, comentadores, etc, todos temos comportamentos como se quem estivesse do outro lado não fosse humano, fossem máquinas sem sentimentos.

  47. Avatar de Zefra
    Zefra

    Vivemos num momento da nossa historia em que falamos de liberdade sem realmente sabermos o que realmente é liberdade. O que muitos de nos pretendem dizer é viva a anarquia e a libertinagem. Uma coisa é criticarmos quem nos tira a liberdade outra é criticar quem usa a libertinagem e a devassa da vida das outras pessoas. Mas para falar a verdade hoje andamos a por-nos a jeito para muita coisa. Basta mostrar fotos das ferias, festas e sei la mais que (muitas vezes feira das vaidades), outras apenas partilhar uma mera opinião… e depois tudo serve de carne para canhão. Saber usar a internet é sobretudo saber respeitar. Obviamente que somos livres de pensar e agir. Mas até onde vai a nossa tão amada liberdade?

  48. Avatar de max
    max

    É impressionante a quantidade comentários tristes que li aqui. Felizmente não são todos, mas de um modo geral o que entendi da maior parte dos comentários foi algo do tipo: Não posso ter um telemóvel topo de gama e usar na rua porque posso ser assaltado. Não posso andar a passear num bairro social porque posso ser espancado, não posso colocar fotos dos meus filhos na net porque podem ser usadas por pessoas maldosas. Então se eu for assaltado sou culpado, se for espancado sou culpado, se usar fotos dos meus filhos na net sou culpado, ou seja meti-me a jeito. Então deduzo que as pessoas não tem liberdade para fazer seja o que for porque essa liberdade pode lhes ser tirada por pessoas com más intenções (que tem liberdade para o fazer), mas a culpa é minha se tal acontecer porque eu é provoquei a situação! Bravo! Grandes mentalidades!

      1. Avatar de Helder
        Helder

        “não posso colocar fotos dos meus filhos”
        Com a diferença que no caso dos filhos, os filhos não são propriedade. Têm direitos. As fotos não são SUAS para colocar na NET em primeiro lugar.

        1. Avatar de Marisa Pinto

          ok, se isso te faz tanta confusão, vamos trocar o ser fotografia do filho pela tua fotografia. Metes a TUA fotografia na Net e alguém a guarda e cria um meme a comparar-te com um cão.

        2. Avatar de max
          max

          Tem direitos sim, estou de acordo, mas o que é que isso tem a ver? Mas agradeço que releia o texto que escrevi para ver se percebe bem e vai ver que não tem nada a ver com a seu comentário, cujo está tão bem decorado com palavras em maiúsculas.

    1. Avatar de Brasão SS
      Brasão SS

      @max
      TOP!

  49. Avatar de carlos
    carlos

    é muito triste, mas ao mesmo tempo revelador da educação que têm as pessoas, ler estes comentários!

    há otários/as que acham normal que vos violem a mãe porque “toda a gente sabe que o mundo é perigoso, quem sai à rua arrisca-se e depois não se queixe!” esta geração de putos sem o mínimo de decência nem noção do certo ou do errado…
    “ah se eu deixar o telefone no banco do jardim claro que o levam”… não deviam levar, há formas de ser correcto em vez de ser chico-esperto e todos seriam mais felizes.

    hoje vocês mostraram mais uma vez que a estupidez humana não tem limites 🙁

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Continuo a achar que vocês vivem todos num mundo ilusório. “esta geração de putos sem o mínimo de decência nem noção do certo ou do errado”? Só agora é que isto acontece? Isto sempre se passou, a internet apenas veio intensificar isto e espalhar de um modo global. Há quem saiba jogar com isto a seu favor e o contrário.

      Eu vi o meme e achei bastante engraçado e não me sinto mal com isso, ri-me do humor que estava presente, não da doença e do problema que afecta a criança. Li os comentários, fui ler sobre a doença e acabei por ir parar ao site da senhora que li e provavelmente muita gente também o fez.

      Nunca teria tido o impacto que teve se alguém não pegasse na foto e a espalhasse pela internet, foi da maneira que foi, não foi bullying nem andaram a gozar directamente com a família. Se a mãe for inteligente consegue agora bastante apoio não só para ela como para os demais com o mesmo problema.

      1. Avatar de Marisa Pinto

        Ok Daniel, mas por não te sentires mal com isso não significa que outras não sintam, e que isso de facto não tenha afectado a mãe. Foi bullying uma vez que o compararram a um cão… oh Daniel, imagina isso a acontecer a alguém significativo para ti… decerto que tens crianças na família, imagina isso a ser viral de um familiar ter comparado a um cão.

  50. Avatar de André Fernandes
    André Fernandes

    Se calhar esta ideia já foi transmitida. Pensando bem no assunto a senhora não fez nada de mal em expor o filho como expôs, acho que é uma atitude que pode ajudar outras mães que passam pelo mesmo e até mesmo uma forma demonstrar o carinho publicamente que tem pelo filho. As fotos não são comprometedoras, são simples, não são alusivas a local nem nada de mal com elas. Ela ficar ofendida por o filho ser alvo de comédia, faz sentido. Também eu ficaria se fizessem com uma foto minha ou dos meus filhos, saudáveis ou não, mas é humor, também é uma questão de se deixar ir. Ninguém está a fazer bullying com o filho nem nada directo. Fazemos pior aos nossos politicos e outras figuras públicas e ninguém fica escandalizado. Até mesmo com o uso do meme, se ela conseguir atingir um público alvo que leva a que a doença seja prevenida, detectada a qualquer outra metodologia que é usado em doenças idênticas ou condições semelhantes.

  51. Avatar de Ruuben
    Ruuben

    A historia é sempre a mesma, partilham as coisas e depois vêm se queixar. É como digo sempre, partilha quem quer, a internet é um mundo livre e está-se sujeito a essas coisa. Mais tolo é quem ainda partilha tudo e mais alguma coisa. Bem vindos ao mundo das redes sociais e so partilha quem quer e depois não se venham queixar.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Não foi uma rede social, e não… ninguém deveria estar ‘sujeito’ a nada disto.

    2. Avatar de max
      max

      Comentário mesmo muito baixo. É pena existir esse tipo de pensamentos. A internet é livre sim, mas a liberdade de cada um acaba onde começa a do outro e quando isso não é respeitado, dá sempre porcaria!

  52. Avatar de pedro
    pedro

    A vossa liberdade terminam onde os meus sentimentos começam. É basicamente isto.

  53. Avatar de Não Interessa
    Não Interessa

    É pá para alguém conseguir pegar na foto e criar esta confusão toda, é porque a foto tinha de estar na Internet, logo a culpa é de quem a publicou em primeiro lugar.
    De facto é lamentável terem feito da foto um meme, mas “Foi igualmente no site que desabafou acerca desta descoberta, implorando para que a fotografia do seu filho não fosse partilhada na Internet.”, por favor quem é que partilhou primeiro?!
    Infelizmente as pessoas esquecem-se de que o que está na Internet é publico e as pessoas fazem o que bem entendem com o que é publico.

  54. Avatar de jesuispacharlie
    jesuispacharlie

    A todos os “je suis charlie” e apologistas da gozação e falta de respeito para com os envolvidos deixo a seguinte pergunta: “Se fosse com os vossos filhos também concordavam?”, nem coloco o facto de o míudo sofrer de uma doença rara….

    1. Avatar de YaBa
      YaBa

      Tu não percebes pois não?
      Se fossem os meus filhos: Não estavam sequer na net!
      Andam à chuva, molham-se e ainda se queixam porque chove? haja paciência.

      1. Avatar de jesuispacharli
        jesuispacharli

        Vais à rua levas dois pares de estalos só porque alguém lhe apeteceu, a culpa é tua porque devias ter ficado em casa!

        1. Avatar de YaBa
          YaBa

          Causa, efeito.
          Todos estamos sujeitos a inúmeros fenómenos, da natureza, da estupidez humana, mas olha para isso é que servem as consequências.
          Sim, posso levar o par de estalos, mas sim, posso retribuir na mesma moeda ou pior. Portanto, cada um lida à sua forma.

          1. Avatar de Marisa Pinto

            Estar sujeito é diferente de ser responsável… misturas conceitos e depois tens raciocínios errados.

          2. Avatar de YaBa
            YaBa

            Misturei onde? É que nesse ponto estamos de acordo. A mãe publicou, ficou sujeita. Agora não se queixe, quando muito, pode levar o responsável às autoridades.

            (Cobri este tópico noutro comentário, mas isto continua a fazer refresh e nada de comentário, time throttle talvez?)

      2. Avatar de Marisa Pinto

        YaBa, é demasiado difícil conversar contigo, tens ideias fixas, exiges também demasiada atenção aos teus problemas (enviar consecutivos emails sobre comentários…), eu também as tenho, só que acho que o teu raciocício não é, d etodo, o mais correcto, estás a apontar o dedo para um lado que não é onde reside a culpa.

        Resto de um bom dia…

        1. Avatar de YaBa
          YaBa

          São questão distintas Marisa. Vamos por partes.
          Obrigado pelo elogio, sim, gosto de pensar pela minha cabeça e não ir em modas nem em trends de redes sociais. Digo-te isto, sendo uma pessoa que era completamente contra a liberalização das drogas leves e agora estou do outro lado. Sabes porquê? Sim, tenho ideias fixas, mas aceito as ideias de terceiros se tiverem um bom argumento, ou provas dadas, ou uma boa capacidade de demonstrar que estou errado.
          Não, não exijo atenção, mas se há uma secção de comentários, é para funcionar justamente. Mais depressa entra um comentário de um troll que comentários onde há apenas uma troca de ideias. Ainda agora mesmo tive de fazer copy+paste por duas vezes, o comentário não entra, não dá erro, nada, a página limita-se a fazer refresh e o comentário desaparece.
          São mesmo duas questões distintas, problemas técnicos e a discussão do tema.
          O mail incidiu mais sobre a primeira e pelo que tenho lido, não sou o único utilizador insatisfeito com o sistema de comentários.
          Acredito que tenham milhares e milhares de comentários para validar, mas imagina que vens a um site meu, vês dezenas de comentários aprovados recentes e o teu, com 12h ainda a aguardar?
          De qualquer forma, passando à frente questões técnicas, sobre o tema da discussão, cada um lida com os seus filhos à sua maneira, uns protegem demasiado, outros começam logo a colocar fotos da barriga (de grávida) logo desde inicio.
          Como já disseram aí acima, na internet há de tudo, literalmente (rule 34).
          Qualquer post, comentário, artigo, foto, video está sujeito à maldade das pessoas. Também está mais que visto que nem sempre é fácil acusar legalmente o responsável. E, obviamente, também está mais que visto que há coisas que não deviam passar pela net sequer (ver caso The Fapening).
          Por muito liberal que queiras ser, e estás no teu direito, nem todos funcionam nem se regem pelas mesmas regras e moralidade. Por isso referi o bom senso anteriormente.
          Se fores ao Brasil ou a Angola, levas as jóias todas contigo? Ou vais usá-las se tiveres de passar numa favela?
          Poderás dizer que lá por estares a usares jóias não estás directamente a pedir que sejas roubada, sim, é um facto. Mas voltando ao ponto acima, bom senso, há demasiada gente ruim no mundo, não podemos fazer grande coisa sobre isso, portanto, eh pá, se calhar, não custa nada deixar as jóias em casa pois não? e evitar umas chatices.
          Agora troca as jóias pelas fotos do teu filho e concluímos aqui a discussão.
          Cumprimentos.

  55. Avatar de Ney Vigas
    Ney Vigas

    Causa me espanto a falta de respeito entre as pessoas! Não consigo ver a menor graça por causa da aparência de outra. Uma coisa é vc rir de alguém por uma situação cômica, outra bem diferente é vc rir da pessoa, principalmente quando é vísivel uma anomalia orgânica/fisiológica (ou ainda acham engraçado uma criança com sindrome de Down ou siamesas).
    A mãe, ao colocar a foto e a história do filho, gostaria que outras pessoas pudessem identificar entre os seus se alguem teria/tem esta doença e deste modo dar um norte de como tratar esta criança, com a inclusão social e tratamento médico.
    Aqui no Brasil, estamos com inúmeras ocorrências de microcefália, algumas mulheres têm abandonado seus filhos, alguns esposos abandonado suas mulheres…tudo isso por causa da ignorância e medo da ridicularização de alguns membros da sociedade. Ainda continua engraçado???
    Falo isso pois sou professor e vejo o aspecto contumaz do bullying, inicia-se sutilmente com uma piada sobre a aparência, normalmente já esteriotipada pelo seio familiar, seguindo por níveis inimagináveis de desrespeito. Ainda continua engraçado?
    Ja trabalhei em academias de musculação com crianças com Down, conseguia perceber nelas o respeito por todos e a consideração.
    Por favor, pensem na formação dos seus filhos, quando, fores lhes ensinar que o diferente deve ser ridicularizado, mesmo que não ensinem isso, eles vão reproduzir, pois isso é o correto para eles, se os pais fazem é pq está certo!
    Obs.: Eu não sou Charlie de modo algum! Não se ridiculariza a coisa mais arraigada no ser humano, pois ao fazer tal exposição, vc pode arrancar a única coisa que o fazia permanecer tentando difundir o amor.

  56. Avatar de Jesus
    Jesus

    Boas noites.Na minha opinião, todos têm razão. mas para viver a minha vida prefiro a companhia de uns à de outros.Sobretudo quando alguém diz: Pára. NÃO tem a ver com nossos direitos, mas com Ouvir os nossos semelhantes.(semelhantes e não iguais). Há demasiadas leis, e vontade de menos de atender a pedidos simples. PÁRA, NÃO Quero, NÃO FAÇAM.Que eu saiba, em Portugal andar nú não é crime. Mas temos de nos vestir se isso chocar alguém. Pessoas sábias têm cuidado, pessoas educadas obedecem, adultos diferenciam uma coisa da outra.

  57. Avatar de Jorge
    Jorge

    Artigo muito interessante, sem nenhum meme para exemplificar, brutal, merecia o meme to pheteven

  58. Avatar de JanukoMaluko
    JanukoMaluko

    Li a noticia e li todos os comentários… e tenho medo!
    À maioria das pessoas devia ser retirada a possibilidade de acederem à internet e assim, talvez… TALVEZ… se recuperasse um pouco do conceito de liberdade.
    A falta de internet (ou a privação ao acesso à mesma) possivelmente também dotaria alguns mentecarpos de algum civismo e valores intrínsecos a um ser humano…
    A maioria dos comentadores daqui, vivem numa era em que assumiram que o google sabe mais que qualquer pessoa no mundo e tomam por aí os seus ensinamentos e por eles regem a sua vida e a sua atitude e postura…

    Triste futuro o nosso se a bateria acaba!
    https://www.youtube.com/watch?v=aHN6AViJAvI

  59. Avatar de Diniska
    Diniska

    03 FEV 2016
    O Windows Phone está a morrer e a concorrência a ver = 239 COMENTÁRIOS
    04 FEV 2016
    Mãe descobre que foto do filho é usada… como meme = 230 COMENTÁRIOS
    231 com o meu.
    As noticias (informação) valem o que valem.
    Sejam felizes e aproveitem a vida enquanto cá andam.

    1. Avatar de Vítor M.

      Comparação sem qualquer sentido 🙂 coisas diferentes, publico alvo diferente.

  60. Avatar de Lee
    Lee

    hoje em dia..nesse mundo virtual repleto de gente retardada..qualquer coisa viriliza, vira meme ♂2ra esse bando de pessoas que se acham engraçadinhas…eh cada coisa mais patetica do que outra. Essa eh a nova geraçao, a geraçaos dos introspectivos que nao conseguem se relacionar no mundo real..bando de vadios malditos

  61. Avatar de Teresa
    Teresa

    Estas discussões são ridículas sobre do culpa e não culpa , o ato de partilha e publicação de fotos sem autorização está previsto e é ilícito desde, pelo menos, década de 60, em Portugal, no Código Civil. Ela pode por a imagem na internet, se alguém quiser reproduzir tem que ter autorização. E por amor de Deus, isto tem a ver com direitos de imagem e não ” liberdade de expressão” mas alguém foi proibido de expressar uma opinião /censura??!! O problema é não se recorrer mais vezes ao tribunais, por causa das custas dos processos.
    Artigo 79.º
    (Direito à imagem)

    1. O retrato de uma pessoa não pode ser exposto, reproduzido ou lançado no comércio sem o consentimento dela; depois da morte da pessoa retratada, a autorização compete às pessoas designadas no n.º 2 do artigo 71.º, segundo a ordem nele indicada.
    2. Não é necessário o consentimento da pessoa retratada quando assim o justifiquem a sua notoriedade, o cargo que desempenhe, exigências de polícia ou de justiça, finalidades científicas, didácticas ou culturais, ou quando a reprodução da imagem vier enquadrada na de lugares públicos, ou na de factos de interesse público ou que hajam decorrido publicamente.
    3. O retrato não pode, porém, ser reproduzido, exposto ou lançado no comércio, se do facto resultar prejuízo para a honra, reputação ou simples decoro da pessoa retratada.