Zoho – O Office Online para o Ubuntu

22 Comentários

A integração dos nossos Desktops em serviços da “nuvem” (cloud computing), é a cada dia que passa uma realidade. Desta forma, os serviços/aplicações deixam de estar presentes na nossa máquina, passando a estar disponibilizados online (na  “cloud”). Um dos exemplos mais vulgares deste novo paradigma é o Ubuntu One ou mesmo o Google Docs, que nos permitem criar/guardar documentos/informação online.

Hoje apresentamos o Zoho Webservice (um serviço idêntico aos anteriormente referidos) e a integração com o Ubuntu Linux.

zoho_2

O Zoho é uma suite online para criação/edição dos mais diversos tipos de documentos. Há relativamente pouco tempo, Jamie Bennett, programador da Canonical apresentou o Zoho Webservice que é um frontend para o serviço Zoho.

Uma das grandes vantagens do Zoho comparativamente ao Google Docs é a não necessidade do utilizador efectuar algum tipo de autenticação.

Funcionalidades do Zoho Webservice  para o Ubuntu:

  • Abrir, ler, editar e guardar anexos dos ficheiros
  • Abrir, ler, editar e guardar documentos locais
  • Executar aplicações da suite Zoho:  Writer, Word, etc

Para a próxima versão do Ubuntu (Lucid Lynx), estão previstas novas funcionalidades.

Como instalar no Ubuntu

A instalação do Zoho Webservice é muito simples, sendo apenas necessário abrir o terminal e inserir o seguinte comando:

sudo apt-get install webservice-office-zoho

Após instalado o Zoho, para executar basta ir ao Menu, escolher Office e depois excolher a aplicação pretendida (Zoho Word Processor,Zoho Presentation, Zoho Spreadsheet)

zoho_3

Segue um exemplo do Zoho Webservice Spreadsheet

zoho_5

Webservice Word Processor

zoho_6

Este tipo de serviços são sem duvida uma excelente alternativa às aplicações de Desktop, disponibilizando (neste momento) todas as funcionalidades existentes em outras ferramentas do tipo. Como já referido, o utilizador não necessita de credenciais de acesso sendo o serviço de utilização gratuito.

Homepage: Zoho

Homepage: Zoho WebService

Partilhar:
Tags:

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de PedroWare
    1. Avatar de racoq

      se fores leitor assiduo do Pplware, saberás que ele n tem preço 😉

      1. Avatar de Alque
        Alque

        Pois não.
        Artigos que valem 0

        1. Avatar de LOL!
          LOL!

          Ahaha! Bem visto! À quantidade de erros ortográficos e frases sem sentido, mais valia meter um link para a wikipedia e para a homepage, muitas vezes.

          1. Avatar de Vítor M.

            Dor de cotovelo deve ser difícil de suportar não 😀 no teu site, que te lembro que tens um erro logo no teu nome, não se escreve com minúsculas. E depois tens pouca inteligência, é que nós vemos os IP’s e tu e o parvo de cima são os mesmos…lololo

            hehehe, estes tipos são mesmo divertidos… é uma dor de corno… heheheh

            Vá vão lá agora lavar os dentes e as mãos, está na hora de ir dormir.

          2. Avatar de racoq

            Apanhado. Mais valia estares parado… 😀

          3. Avatar de ZiLOG
            ZiLOG

            Continua lentinho e vais de carrinho!

          4. Avatar de Gerardo
            Gerardo

            Eu não acredito que este cromo inventa utilizadores só para mandar abaixo. A dor de corno é mesmo fdd…

            “Maior que a fama do pplware só a vossa(tua) inveja”

    2. Avatar de Lycanthrope
      Lycanthrope

      LOOL. Site engraçado esse. Espera até me sair o prémio máximo do Euromilhões que eu compro isto… de momento só tenho 20 milhões… em dinheiro de monópolio, a correr bem lol.

      Quanto ao post, que extensões é que permite? Doc? Docx? É exportável?

      Cumps

      1. Avatar de Prism
        Prism

        Se tem o Open Office permite os dois standards: odt e doc (para texto). Docx não sei se a versão actual do open office já suporta, é uma questão de ver, mas eles começaram a trabalhar nisso assim que o standard foi aceite, em meados de 2008. Cheguei a ler a documentação do suporte para isso no open office e ia muito avançado, há coisa de meio ano…

        Mas ninguém precisa de docx… Aliás, ninguém precisa de doc e ponto final, odf é muito melhor. O que faz as pessoas precisar de doc é a mesma miséria que faz as pessoas precisar de fumar e de se embubadar aos sábados à noite na tasca do tone.

        1. Avatar de Lycanthrope
          Lycanthrope

          Obrigado. Gostei especialmente da tua última frase :P.

          Mas só para que saibas, o Openofice já suporta o docx e xlsx… pode é haver os probs de desformatação.

          Cumps

        2. Avatar de lmx
          lmx

          por isso mesmo e tendo em conta que o ofice aceita odt, deixei de usar formatos microsoft que é o mesmo que dizer da treta, um formato que para a sua especificação contém 10000 paginas…esquece la isso.O odf contém para ai umas mil e será no maximo, é um formato muito mais refinado com a metadata e ser compactada em zip, não será portanto de espantar que um ficheiro em odf ocupe, muito, muito menos espaço que o mesmo ficheiro em doc, docx xpto.
          alis o formato da ms não foi aprovado normalmente como standard a ms teve que infiltrar e pagar umas belas quantias para la conseguir comprar a aprovação pelo organismo iso.Foi uma coisa muito badalada acho que tão cedo não me esqueço da vergonha que eu teria sentido caso usase esses formatos , pois veem me á memoria, toneladas de “tinta escrita” em paginas da net sobre essas “proezas” a la Microsoft.
          cmps

    3. Avatar de Pedro A.
      Pedro A.

      Baseado nesse site? Se procurares por http://www.pplware.com já só vale 524.430,39€ e se procurares por http://www.sapo.pt vale 16,59 milhões €.
      Concluindo pplware.sapo.pt vale mais do que http://www.sapo.pt... E eu sou o Pai Natal!!!

      1. Avatar de Vítor M.

        Ó esqueçam lá isso. O pplware.com vale muito para mim, pelo menos para mim sei que vale muito. Para os restantes cada um que fale por si.

        Logo e como não o pretendo vender, o importante é que haja pelo menos mais um, além de mim que dê valor ao site. Isso faz com que já valha a pena estar até de madrugada a escrever e a testar, faz com que valha a pena ler muito, faz com que valha a pena trocar ideias e trocar opiniões com quem sabe mais do que eu… entre muitas outras coisas boas que o site tem permitido.

        Agora se num site vale mais ou menos… não é coisa que nos deva fazer perder tempo 😀

  2. Avatar de Rui
    Rui

    Zoho

    Joojoo

    Não gosto do Zoho, muito fraco. Pode até estar melhor.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Uma perda de tempo.

  3. Avatar de sorry osource
    sorry osource

    Já usei todos, online-office e open-office e devo dizer acho o ms-office sempre melhor.

    eles inventaram o office! não há volta a dar…

    1. Avatar de Guilherme de Sousa
      Guilherme de Sousa
    2. Avatar de lmx
      lmx

      tens a certeza que foi a microsoft que inventou o conjunto de aplicações de escritorio?faz um search na net e ve bem…

      cmps

    3. Avatar de chicosoft

      Inventaram o office??? ja oviste falar no Lotus??? pois é antigo demais… lolol

  4. Avatar de mmick
    mmick

    OFFTOPIC: Pessoal, estou com um problema:
    http://img138.imageshack.us/img138/3179/nodprob.png
    Basicamente o NOD32 detecta este trojan (a firewall do windows nao nem o ADAWARE) mas nao o apaga!
    1) está de X em X minutos a aparecer uma janela a dizer que impediu o acesso!!!
    2) o Windows 7 nao consegue fazer updates! (como se tivesse um proxy…mas nao encontro nada no sistema!)

    Já fiz reset ao Internet Explorer, aos DNS, nao tenho proxys nem nada disso…e continua a nao funcionar e o trojan também! Alguém tem uma soluçao??? (que nao envolva reinstalar o Windows…)

  5. Avatar de lmx
    lmx

    sim ubuntu, tirando isso so mesmo vendo onde ele esta a unha digo eu, pois é normal que ele esteja a tentar aceder a net é essa a função dele enviar dados teus para a net.
    desliga a net, tenta ver onde ele está e depois apaga-o, mas acredito que ao reeniciares a maquina ele…esteja la outra vez lol, windows é uma dor de caebça…desculpa o desabafo.
    o karspersky talvez tome conta disso, mas….
    o meu conselho é que não andes a “escarafunchar” muito em ficheiros de sistema pois ainda acabas com isso metido nesses ficheiros e ai é o cabo dos trabalhos, se ainda não estiver…!
    estes artistas que fazem virus…são mesmo decadentes.
    boa sorte