Google prefere Android para rival do iPad

24 Comentários

Não caiu de facto como uma surpresa, mas depois de a Google entrar no mercado de fabricantes de smartphones com o Nexus One, como competidor do iPhone, era de esperar que se preparasse também para enfrentar o mais recente produto da Apple, o iPad. Como o leitor se recorda, já havíamos avançado aqui com mockups de contribuidores do Chromium OS, sobre o que poderia ser uma experiência tablet da Google, mas existem agora novidades mais “palpáveis”!

null

Segundo uma fonte do New York Times, Eric E. Schimdt CEO da Google, revelou a uns amigos numa festa privada em Los Angeles, de um novo dispositivo que iria correr exclusivamente Android. A fonte advém curiosamente de alguns desses amigos, que são conhecedores do projecto mas estão impedidos de revelar pormenores públicos devido ao alto sigilo deste projecto da Google.

Além desta informação o diário, conseguiu obter das referidas fontes o autor do maior motor de busca da internet, tem estado a trabalhar a todo o vapor, desenvolvendo esforços junto de vários parceiros e editores de conteúdos, para explorar mecanismos de disponibilização de livros em formato electrónico, revistas e outros conteúdos para um formato tablet.

A ideia da Google será neste momento aproveitar o factor “wow” que o iPad está e irá ter nos próximos tempos junto de potencias consumidores de conteúdos, não dando muita margem de manobra e distanciamento de mercado ao novo produto da Apple. Esta decisão da Google adoptar o Android em detrimento do Chrome OS, revela-se como muito mais lógica, se tivermos em consideração a larga variedade de aplicações presentes no Android Market.

Fica assim clarificada a estratégia da Google em apostar, a curto médio prazo, numa plataforma que a cada dia que passa se está a tornar mais madura e reservar um futuro mais distante para o Chrome OS. Não deixamos de nos questionar se de algum modo, no caso de se verificar que o Android tem grande aceitação nesta nova plataforma, isto não poderá de alguma forma por em perigo ou mesmo canibalizar uma aposta mais séria no Chrome OS.

Artigos relacionados:

Partilhar:
Tags:

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de José Santos
    José Santos

    “(…) presentes no Google Market. ”

    Android Market* ?

    Cumps !

  2. Avatar de bigkax
    bigkax

    Se o google usa-se o chrome OS seria um tablet de treta como o joojoo, ao usar android aumenta as possibilidades do aparelho podendo assim competir, não se pode competir se um produto só faz parte do que o concorrente directo faz.

    1. Avatar de mmick
      mmick

      “se o google USASSE” (úsásse) vs. “Este ano usa-se umas cores diferentes” (úsâ (pausa) se).
      (espero que nao te ofendas, é só mesmo para o pessoal ir-se corrigindo como -se me acontecer a mim- espero que outros me corrijam)

      1. Avatar de Tiago Dias
        Tiago Dias

        Já agora… “Este ano usam-se (no plural) umas cores diferentes”

        😛

        cumps

        1. Avatar de LOL!
          LOL!

          Não são as cores que se usam! É “usa-se” sim senhor. É como “serve-se almoços” e não “servem-se” almoços. Não são os almoços que se servem a si próprios!

          Ou você também “comem bolos”?

          1. Avatar de zpnoto

            E esta!… Os almoços servem-se, sim senhor, e as cores usam-se, ou usam-se cores, claro… E os bolos comem-se ou se comem (nunca *os bolos se come*!). Cabe lá em qualquer cabeça as cores usa-se. A menos que tenha outra explicação, a que deu não convence…

          2. Avatar de Ecchin
            Ecchin

            As cores usam-se.
            A gente usa-se cores.

            Contextos ligeiramente diferentes, atenção.

      2. Avatar de -_-'
        -_-‘

        É mais fácil meter na negativa e ver se continua pegado ou não.

    2. Avatar de Focus
      Focus

      E pq é que dizes que o “joojoo” é da treta?

  3. Avatar de Hugo
    Hugo

    “depois de a Google entrar no mercado de fabricantes de smartphones com o Nexus One”

    Até onde eu sei o Nexus One não é fabricado pela Google, ele apenas leva a marca. No quesito hardware, todo trabalho é feito pela HTC.

    1. Avatar de mmick
      mmick

      Para todos os efeitos é a Google que o faz e dá suporte. MUITOS fabricantes usam essa estratégia e se fores ao supermercado vês que vários aquecedores, LCDs (de baixa gama), etc sao fabricados por empresas chinesas de “marca branca” e que depois as empresas colocam o seu logotipo.
      Outro exemplo é a Huawei que fabrica telemóveis “customizados” para vários operadores e, para todos efeitos, o telemóvel é da outra marca.

    2. Avatar de Vítor M.

      Neste caso e como foi um telefone desenhado pela Google, será uma “criação” Google com label HTC.

      Assim, faz sentido dizer que a Google entrou no mercado como “fabricante”.

      No caso de outros telefones, onde apenas “disponibilizou” o sistema operativo, não terá o mesmo “peso” e nessa situação é que não é “fabricante”.

  4. Avatar de mmick
    mmick

    Eu acho que o conceito de Tablet tem MUITO MUITO MUITO futuro mas nao da maneira como o iPAD 1 / Apple o estao a fazer que basicamente é uma consola de jogos/multimédia com capacidade para uns livros.
    A mim parece-me que os Tablet vao ter futuro SE funcionarem (pelo menos em grande parte) como um PC (com Office, a poderem imprimir por USB ou Bluetooth, webcam, Flash, HTML5, saída para monitor ou TV, etc). Poucos (da classe média que é o grosso) vao dispender de 500-700€ por um tablet com as limitaçoes -já amplamente discutidas- do iPad.
    Pessoalmente queria um “iPAD” mas que me permitisse substituir em viagens o meu Laptop: poder fazer videoconferencias, colocar uma pen ou cartao de memória (sem mais adaptadores ou mais cabos) e ler/gravar lá os meus documentos/backup de fotos da câmara, ler os meus backups em divx / rmvb, etc.
    O mais curioso é que posso fazer tudo isso com o meu Smartphone SAMSUNG i8910:
    – tem 8Gb internos, logo posso tirar o microSD da câmara e colocar nele e backup para 8Gb
    – lê divx com legendas .SRT e ficheiros .RMVB
    – tem TV-OUT -posso ligar à TV grande do hotel-
    – há teclado e rato por bluetooth
    – lê ficheiros Office e PDF

    A única limitaçao é mesmo nao ter os jogos do calibre do iPAD nem tem um ecra (para navegaçao “touchscreen”) grande.

    Espero bem que a GOOGLE lance um Tablet Android num futuro próximo MAS com uma selecçao de JOGOS, LIVROS e APPS beeeem superior (a nível qualitativo) ao que há nos telemóveis…

    1. Avatar de Silver-Eye
      Silver-Eye

      Bem a tua descricao de tablet parece mesmo a nocao de “ADAM” da Notion Ink.. Se corresponder as expectativas..promete!

  5. Avatar de Alexx
    Alexx

    Ok, tudo bem, está na hora da chuva de tablets. O Google deverá é repensar na estratégia de negócio, pois está visto que apesar das mais valias que os equipamentos podem ter … isso não chega (Nexus dixit). Neste campo, a Apple é perita em levar o pessoal a morder-lhe na maçã 😀

    1. Avatar de mmick
      mmick

      A Apple é perita unica e exclusivamente a partir da App Store + APIs decentes + €€€ para qualquer um que faça uma App.
      O iPhone/iPad se fosse 100% igual ao que sao hoje mas a App Store + APIs de acesso ao hardware 3D nao existissem esses aparelhos serviam de pisa-papéis!
      Do mesmo modo que se houvesse um telemóvel estilo HTC HD2, Nexus One, Samsung i8910 que conseguisse (nem que fosse por emulaçao) funcionar com a App Store e suas aplicaçoes vendia como bolos quentes!!!
      O sucesso da Apple (nos telemóveis) é a sua App Store + SDKs muito bons. O incrível é ainda NENHUMA marca grande (NOKIA, SAMSUNG, GOOGLE/HTC) ter providenciado SDKs + APIs decentes de acesso a hardware 3D mesmo tendo Snapdragons e OMAP3 à disposiçao…

  6. Avatar de BrunoG
    BrunoG

    Uma tablet por 200 euros com android, multitouch e wifi venderia biliões e tornar-se-ia tão comum como um jornal debaixo do braço, o que levaria a um enorme crescimento de hotspots e a uma sociedade mais informada e evoluída.

    Por 500€ ou mais não passa de um gadget caro para mostrar status.

  7. Avatar de Pois...
    Pois…

    pois…que venham rapidamente novos tablets, o ipad é caso para dizer que a nivel de utilidade comum tem pouca, um dispositivo que não tem uma entrada USB, que não abre aplicações baseadas em flash é caso para dizer que é uma inutilidade cara apenas para exibir como objecto de pseudo status da treta…os tablets a meu ver deverão ter a utilidade de um netbook, um computador capaz de executar todas as tarefas mais comuns e de facil transporte a um preço baixo…a mim não me interessa se o flash ou as entradas usb têm ou não os dias contados o que me interessa é que no presente são essenciais e imprescindíveis…

    1. Avatar de mmick
      mmick

      a única coisa ultrapassada é o que a Apple não quer meter, então passa a algo que não se usa, ou não presta, etc. A solução é simples no flash: incluem e activa quem quer, se acham que consome muito colocam o plugin a usar só 20% do cpu e mesmo lento…dá. Quanto ao resto não comento, o iPAD é assim e compra/paga quem quer. Eu vou comprar um que seja no mínimo um “portátil”, ou seja, possa substituir o meu na maioria das funções. Para brinquedo compro um iPOD ou um netbook com sistema ION.

  8. Avatar de texasflood
    texasflood

    Eu acho que muita gente está a fazer confusão com a história dos tablets, muito por causa do lançamento do iPad. Os tablets já existem há bastante tempo, não é novidade para ninguém, no inicio com alguns preços proibitivos, mas há cerca de dois ou três anos, as coisas mudaram um pouco. Portanto tablets, com as funcionalidades de um PC portátil, não é novidade para ninguém. O que a Apple pretende com o seu iPad, é algo inovador, e eu acho que em parte faz sentido a ideia deles. De certeza que cerca de 80% das pessoas que usam o computador, é para ler emails, ver videos, usar a internet, redes sociais, gerir uma agenda, criar documentos (word ou excel) etc. A Apple, está a olhar para esse nicho de mercado e muito bem. O SO tem que ser fácil de usar, intuitivo, e é para ai que caminhamos. A maior parte das pessoas não sabe navegar na net, não sabe instalar programas, não tem grandes noções de informática, e isso é bem verdade, e todos conhecemos gente assim. Independenetemente das guerras de qual é o melhor ou não, eu acho que o que for mais simples de utilizar é que vai ter sucesso. E isso é notório em relação ao iPad, quer gostem ou não. Basta olhar para os números das vendas. Em relação às criticas que fazem ao iPad, com o tempo vão ver que deixam de fazer sentido, nós vamos utilizar a tencologia de forma diferente, e o iPad está a abrir uma porta para o futuro. Espero que a Google faça o mesmo com o seu equipamento, porque assim todos nós só temos a ganhar. Uma das questões que algumas pessoas levantam sobre a porta de USB para transferir ficheiros, na minha opinião isso não será o futuro. Os documentos vão passar a estar na Internet, alojados algures, com a possibilidade de serem partilhados ou mesmo alterados por diversas pessoas. A Google também pensa assim, com o seu Google Docs.

  9. Avatar de Tagus
    Tagus

    Então mas esta coisa de Tablet não era uma grande treta porque não era nem peixe nem carne? Ou seja, não era um telemovel nem era um portatil, era um indeciso. Ouvi muitos a dizerem isso e até circulam alguns desenhos na internet a gozarem com isso. No entanto, parece que a Apple mexeu com a concorrência, que também está decidida a criar um Tablet, a Win7 já disse q ia fazer e agora a Google tb vai fazer. Afinal o Tablet não é assim tão mal, e pelos vistos vai mesmo começar haver muitos a circularem pela rua.

    1. Avatar de Tagus
      Tagus

      a Win7 = Microsoft lol

  10. Avatar de Ryan
    Ryan

    A solução para quem não gosta do ipad e das manias ou ser cool da Apple é comprar um bom netbook. Vão ver que podem ligar quase tudo ao netbook. Por acaso seria das coisas que me agradaria imenso comprar se por acaso tivesse de viajar com frequencia ou se tivesse dinheiro para me deslocar em viagens aos fins de semana. Como nao preciso não compro.

  11. Avatar de Gamma
    Gamma

    Off topic:
    uma sugestao: Google Wave
    era muito bom um poste sobre esse tema.