Vendas do iPad Pro ultrapassaram as do Surface Pro

104 Comentários

A chegada do iPad Pro veio trazer a Apple para um novo mercado dos tablets onde a concorrência já tinha uma presença forte. O embate não foi directo, em parte por culpa da Apple, mas tudo parece agora ter mudado.

De acordo com a IDC, a Apple poderá ter ultrapassado a Microsoft e o seu Surface, com as vendas do iPad Pro.

iPad Pro Surface Pro 1

Depois de ter apresentado há poucos dias as suas previsões de vendas para o mercado dos smartphones, surgiu agora com números similares relativos ao mercado dos tablets.

Os dados apresentados contrariam a opinião geral que viu o arranque das vendas do iPad Pro arrancarem de forma muito lenta, não apenas por ser um conceito novo mas também pela falta de acessórios, que entretanto surgiram.

No embate com a sua concorrência directa, o iPad Pro acabou por conseguir ganhar o seu ritmo e ultrapassar a oferta da Microsoft, o Surface Pro 4. Segundo a IDC e referindo-se ao último trimestre, o iPad Pro vendeu 2 milhões de unidades ao passo que o Surface vendeu 1,6 milhões de unidades, tendo a  maioria deles sido o modelo Pro e não o Surface 3, o modelo mais fraco.

Marca 4º Trim 15 – Vendas 4º Trim 15 – Quota mercado 4º Trim 14 – Vendas 4º Trim 14 – Quota mercado Crescimento Ano-a-Ano
1. Apple 16,1 24,5% 21,4 28,1% -24,8%
2. Samsung 9,0 13,7% 11,0 14,4% -18,1%
3. Amazon 5,2 7,9% 1,9 2,5% 175,7%
4. Lenovo 3,2 4,8% 3,7 4,8% -13,5%
5. Huawei 2,2 3,4% 1,0 1,3% 124,6%
Outros 30,2 45,8% 37,4 49,0% -19,2%
Total 65,9 100.0% 76.4 100.0% -13.7%

O mercado tem estado a contrair-se e as marcas de referência estão a decrescer nas vendas, com duas excepções, que conseguiram absorver grande parte das perdas da concorrência. Apenas a Amazon e a Huawei conseguiram crescer, com valores positivos e bem superiores a 100% face ao mesmo período do ano passado.

iPad Pro Surface Pro 2

Mesmo com a diferença de vendas que a IDC está a apontar, o Surface Pro teve um crescimento muito positivo no mercado, como foi reportado pela Microsoft.

Os 26% de crescimento de vendas mostram que este tipo de equipamentos estão cada vez mais a ser usados para substituir os computadores portáteis, algo que as marcas previram desde o seu lançamento.

IDC

Comentários

104

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Renato
    Renato

    Claro! Um nem é carne nem é peixe, o outro é um tablet verdadeiro.

    Um é feito para correr as aplicações do futuro, o outro ainda corre aplicações do MS-DOS.

    Os geeks passam-se todos com isto, mas também eles esquecem-se que não são eles que efectivamente compram Surfaces!

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Nem é carne nem é peixe? Sabe o que é um híbrido?
      O Surface têm a vantagem de correr todas as aplicações que a plataforma windows oferece, enquanto o Ipad Pro vai estar sempre limitado nas funcionalidade do iOS, mesmo que as aplicações do iOS fossem muito boas, estariam sempre limitadas em termos de funcionalidades, mesmo se comprara-mos com o MacOS !
      Aplicações do futuro, essa é boa!

      1. Avatar de Andr8
        Andr8

        As aplicações para Windows não valem um chavelho!

        Que é que interessam!?

        1. Avatar de Diogo
          Diogo

          Não valem um chavalho? Fala um utilizador Windows de certeza e que nunca usou um ipad na vida… É engraçado, não valem um chavalho mas a plataforma Windows é a mais usada em todo o mundo… Ou será que és daqueles “geeks” que não sabe que o surface corre qualquer aplicação para windows e pensa que corre apenas as do windows “phone?

        2. Avatar de Mark
          Mark

          Por isso é que ninguém utiliza windows

        3. Avatar de ppfoasld.1
          ppfoasld.1

          o motivo do windows ser o SO mais usado no mundo , é porque as aplicações não valem um chavelho 😀

          espero que nao estejas a confundir as apps, com o software desktop que tambem corrre no surface 🙂

        4. Avatar de Balearic Soul
          Balearic Soul

          Meu caro, no caso do Surface não estamos a falar de APPs móveis de ‘brincar’. Estamos a falar de software a serio, software x86 (.exe). O Surface tem a vantagem de correr esse software e as tais APPs de brincar. 😉

      2. Avatar de Douglas Ferreira
        Douglas Ferreira

        Quais limitações você vê no Mac OS? Pergunto isso pois uso Mac OS X desde 2008 e faço tudo que preciso sem sofrimento.

        1. Avatar de Ricardo
          Ricardo

          Douglas estava a fazer uma comparação entre o iOS e o MacOS, o iPad Pro corre aplicações do iOS, onde estariam sempre limitadas em termos de funcionalidades no iPad Pro em relação ao MacOS e ao Windows , ou seja, uma pessoa que use o iPad Pro, nunca ira ter as mesmas funcionalidades e desempenho que ia ter num macbook ou num surface!

          1. Avatar de JBM
            JBM

            Uma pessoa no Windows também não irá ter as mesmas funcionalidades dum iPad. Será assim tão difícil de entender que quer um quer outro tem as suas vantagens, mas que é o iPad que oferece a melhor experiência tablet?

      3. Avatar de MarioM
        MarioM

        Os Surfaces são tão bons que se me dessem um colocava-o logo no OLX.

  2. Avatar de Boss
    Boss

    É isto que fez a Apple subir tão alto e que agora a vai fazer cair… as pessoas estão-se a aperceber que “o rei vai n_u”.

  3. Avatar de Boss
    Boss

    É o fanatismo cego, que fez a Apple subir tão alto, vendendo qualquer porcaria com o simbolo da maçã e que agora a vai fazer cair, nem as coisas boas que tem se vão safar, com ou sem maçã.

    1. Avatar de Xinuo
      Xinuo

      O que se vê nestes posts sobre produtos Microsot é uma turba de fanboys da Microsoft a se lamuriar porquê os produtos não vendem, a por a culpa no mercado por não comprá-los. LOL.

      São fanáticos também, cegos.

      Você vem com esse palavreado pois antes os fanboys se vangloriavam pelo Surface Pro ser superior, entretanto o produto da Apple está começando a virar o jogo em termos de venda.

      Ficam defendendo uma empresa monopolista, que joga sujo e foi punida em diversos mercados. Micosoft não é bom para o mercado, não é bom para os parceiros, pois processou, ou ameaçou, diversos parceiros com patentes. Quem quer trabalhar com um “parceiro” assim?

      Não é bom para o consumidor ter uma empresa assim como opção, esperemos que tanto a Apple, quanto a Google, e outras. Consigam derrubar esse monstro que é a Microsoft, que ainda é um monopólio na área de informática e é bom que fique longe da área “mobile”.

      Espero que o mercado, seja por quais motivos for, continue rejeitando esses produtos da Micosoft.

      A Micosoft já deu o que tinha que dar. Rei morto, rei posto.

  4. Avatar de PSN
    PSN

    A Microsoft pensa que engana as pessoas com PC’s disfarçados de tablets!

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      Melhor elogio, que ouvi, relativo as Surface PRO

      1. Avatar de jaime
        jaime

        Surface Pro 1 … Serve de Tablet .. Laptop .. e quando ligado a um monitor externo+hub USB+ Rato e teclado: é um Desktop.
        Tem apenas duas desvantagens: Duração da bateria e aquecimento.. Mas para um primeiro modelo , já da para ver a maquina que é ..
        Portanto não é um pc disfarçado de Tablet .. é um tablet/laptop/desktop disfarçado de Tablet.
        Até dá para ‘brincar’ com linux se estiverem fartos de windows..

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          ” Mas para um primeiro modelo” pensava que já vai no 4.

          1. Avatar de jaime
            jaime

            Surface pro 1 .. que é o que conheço e uso diariamente. Os outros não posso falar mas pressuponho que estejam muito melhores 🙂

    2. Avatar de César
      César

      É, a mim não me enganam, não me enganam com esse PC que é tão fácil de transportar como um tablet e que corre aplicações da store e programas de PC e que é mais rápido que qualquer tablet, a mim não 😀

    3. Avatar de Mark
      Mark

      Mas essa é a grande vantagem do Surface, ser um PC em formato Tablet.

      1. Avatar de PSN
        PSN

        Ou seja… mais do mesmo…

        1. Avatar de mendes
          mendes

          Ridículo, vender gato por lebre é o que faz a Apple com o iPad. Comparar um aparelho que se diz pró e que nem uma aplicação de produtividade corre e tem hardware ao nível de um HTC é mesmo de “profissional. Enfim. Não há um iPad que corra uma PivoTable do Excell ou que faça gráficos sobre dados de produção… que permita usar o photoshop ou qualquer outra aplicação que permita programar ou instalar uma base de dados OpenSource. Também não corre software de facturação ou de gestão de informação ou outra qualquer ferramenta de profissional a não ser o email. Não dá para anexar um ficheiro a um email e não dá para muita outra coisa. É Apple e é bonito mas é uma espécie de agenda electrónica ou caderno de notas caro e na realidade é apenas um meio de ir à net com ecrã grande e que cobra ao cliente balurdios se este quiser instalar aplicações que permitem usar o mesmo como um Surface. Dizer que o Surface é um engano ou um pc disfarçado de tablet ou “mais do mesmo” ou até mesmo embuste é a melhor coisa que podem dizer do mesmo. É um tablet assente em tecnologia intel até i7 com mais ram e tanto disco que a maioria dos MacBook Pro que custam o mesmo ou mais. Tem as características de um tablet pois pesa mais ou menos o mesmo, faz coisas que só agora o iPad começa a fazer com “Stylus” que se apressou a integrar por ver que o Surface tem também uma e é efetivamente uma ferramenta de produção. Querem uma coisa para ostentar e mostrar a maça e o vosso poder financeiro às prestações, fiquem com os vossos monos que daqui a dois anos já não recebem atualizações. Querem um computador topo de gama disfarçado de tablet para não andar com mais do que dois equipamentos (pc+tablet) ao mesmo tempo a ganhar escolioses, escolham o Surface. Este quando for para usar no escritório não precisam de andar a transferir dados ou subscrever contas de cloud ou a pesquisar no Google formas de passar dados do iPad para o Macbook… caso precisem, podem usa-lo como se fosse um PC no escritório com teclado e rato ligado à sua entrada USB (igual à que o IPAD não tem) e saída hdmi para o monitor.
          Apple = Gastar Dinheiro. Até no Macbook uma simples ficha para monitor tem de se comprar por 70€. enfim manias

          1. Avatar de Jsp
            Jsp

            Isso é que é comentar em grande xD

          2. Avatar de Brasão SS
            Brasão SS

            Só te pergunto uma coisa. Algum dia tiveste um produto da Apple?
            Pelo teu comentário, nota-se que percebes mesmo do assunto!
            Lol

          3. Avatar de Miguel
            Miguel

            Estas a utilizar argumentos racionais em alguém que não tem nada de racional…

          4. Avatar de Andr8
            Andr8

            “tem hardware ao nível de um HTC”
            Que HTC? O iPad tem hardware superior ao SP4!

            “que corra uma PivoTable do Excell”
            https://itunes.apple.com/us/app/microsoft-excel/id586683407?mt=8

            “que faça gráficos sobre dados de produção”
            https://itunes.apple.com/en/app/numbers/id361304891?mt=8

            “que permita usar o photoshop”
            https://itunes.apple.com/us/app/adobe-photoshop-fix-retouch/id1033713849?mt=8

            “permita programar”
            https://itunes.apple.com/en/app/pythonista/id528579881?mt=8

            ” instalar uma base de dados”
            https://itunes.apple.com/us/app/filemaker-go-14/id981268415?mt=8

            “não corre software de facturação”
            https://itunes.apple.com/pt/app/tapinvoice-faturacao-para/id384349738?mt=8

            “gestão de informação”
            https://itunes.apple.com/us/app/microsoft-dynamics-crm/id678800460?mt=8

            “ou outra qualquer ferramenta de profissional”
            https://www-03.ibm.com/press/us/en/pressrelease/48482.wss

            “Não dá para anexar um ficheiro a um email”
            MUITO, muito errado! Aliás, no Windows é que não dá!
            http://www.imore.com/how-add-email-attachments-mail-iphone-and-ipad

            “e que cobra ao cliente balurdios se este quiser instalar aplicações”
            São mais baratas que para Windows!

            Falam sem saber! Depois admiram-se, e vêm refilar para os fórums!

          5. Avatar de mendes
            mendes

            André8, faz a conta da listinha que colocaste ali. No surface é de borla pois podes instalar n software open source de qualidade e não barrado pela apple.
            Nem no macbook a pivottable sobre mais de 5 mil linhas anda a 100% que fará no iPad…
            Gráficos de produção: Neste ponto ficavas em grande se dissesses Microstrategy Mobile…Please….. Impossível não deve ser, mas deves dar umas voltas porreiras para por outros idênticos a trabalhar… not plug&play como se espera em 2016.
            Photoshopfix? realy? isso deixa-te contente? Para os meninos grandes, o Photoshop chama-se mastercollection… e começa no 5, dizer photoshop é mera força de expressão, e mesmo assim comparares o fix ao photoshop “normal” que tenho num surface… end of comment here 🙂
            Programar com o description? Aqui comecei a perder a fé em ti. Eu queria era usar o netbeans, o visualstudio, google developer tool, instalar o xampp ou lampp, e eclipe entre outros, todos que andam a rolar no meu surface… FREE;
            Como deste o exemplo do filemaker para bases de dados, eu espero que este comment te possa clarificar o que são verdadeiras bases de dados e os seus gestores… aqueles que correm no surface que não vale nada:
            MongDB, MariaMaria, Mysql, SQL da Micro, coisa grandiosas tipo, que deixem brincar com dados à grande IVE, SPARK, IMPALA, KAFKA; ETL tools like IBM Information Server or INFORMATICA; CDC TOOLS; MSFT SSAS; QlikView; Microstrategy; PowerBI; Tableau… e a lista continua… toda no Surface. Poderia estar aqui a debater questões infindáveis do teu post, mas isto de escrever cansa.

            Brasão, não me esqueci de ti. Tenho um Macbookpro 15 retina comprado há meio ano, o segundo de uma geração de macs, mas para ser 100% franco, uso o fusion para correr apps do windows e linux que são “bem boas” abraço

          6. Avatar de PSN
            PSN

            O André já respondeu por mim…

            Claramente que não tens nenhum produto iOS, não sabes utilizar, mais valia estares calado!

            Muita, mas muita gente já desligou dos PCs e Macs!

          7. Avatar de alex
            alex

            comprei um cabo hdmi mini thunderbolt 10 euros doutra marca nao e necessario ser apple.. mas se esse ipad pro tivesse um i5 e corre-se mac os ai seria alternativa a um laptop

          8. Avatar de MarioM
            MarioM

            No Dia em que o Surface não arranque por causa do windows ter pifado e precises de tirar dados do disco com urgencia estás desgraçado e vais perceber a diferença entre um Portatil e uma tablet

          9. Avatar de Artur
            Artur

            2 coisas: existem backups e existem clouds (ex. Onedrive)

          10. Avatar de Brasão SS
            Brasão SS

            Bem visto MarioM
            Pelo menos no iPad tens o icloud que automaticamente guarda todos dos dados das apps, documentos, fotos, vídeos, savegames, etc…
            Quando o surface tiver um serviço que funcione tal e qual o icloud, então era a cereja no tipo do bolo. Mas o iOS não pifa como o Windows, e mesmo que pife, reastauras, backup do icloud…e como fica como antes!
            Já no surface se o Windows vai a vida não é tão simples resolver como se pensa, e dados pessoais…já era!

          11. Avatar de Brasão SS
            Brasão SS

            @mendes!!! 😀
            Ainda bem que não te esquecestes de mim! “my bro” lol
            Então queres me dizer que tens um MacBook Pro retina com meio ano, ainda por cima uma segunda compra, e usas o Photoshop para “meninos grandes” MasterCollection num surface! Lol
            Partiste-me todo com essa! Sabes que há para OSX certo? Mesmo que tenhas investido forte na MasterCollection para Windows, ao menos podias usar no Mac via BootCamp, com Windows no Mac, para mim faz mais sentido trabalhar num Mac, Photoshop e afins num “ecrãzito” seja surface ou iPad pro, lol… 😉 fez-me rir, mas ok, gostos são gostos e não se discutem!
            Quanto a programar num surface, ainda aceito, é perfeitamente aceitável, mas mais uma vez, bootcamp, e problema resolvido, mesmo se fizeres questão de SÓ usar Windows. Mas programar em OSX também há excelentes ferramentas. Mas não me apetece fazer uma listinha, dá muito trabalho a escrever. 😉 Já agora que falaste no eclipse, ainda usas eclipse? Já me parece um pouco ultrapassado não? Creio que a própria Google terminou o suporte para o ADT. Que tal usares o Android Studio! 😀
            Estou a brincar! 😉 Mencionaste outras boas ferramentas developing.

            http://developer.android.com/tools/help/adt.html

            Base de dados! Usas isso tudo num surface? Ah Homem! Assim é que é, espremer a máquina até ao tutano.
            De certeza que não usas tudo, percebo que queiras dizer que tudo isso é possível num surface, e não num iPad pro.
            Mendes, há uma coisa que muita gente não percebe, o iPad pro tem um público alvo e nicho. Mercado corporativo, que se destina a fazer um trabalho em específico que use apps dedicadas para esse mesmo trabalho, não tem como objetivo ser um “PC” para tudo e mais alguma coisa (pelo menos nesta fase, no futuro veremos, é possível…) Porque achas que a Apple tem parcerias com a IBM, Oracle, Adobe, etc? Com o intuito de fazerem apps dedicadas para esse mercado específico sem grandes complicações para as empresas, e quem lá trabalha! Simples!
            Um surface é uma boa opção, sem dúvida, mas e as apps dedicadas? Pois… Queres pôr o pessoal a trabalhar com programas complexos, quando se pode ser mais produtivo e eficiente com apps feitas de propósito para certos trabalhos? Percebes? Acredito que essa ideia posta em prática nos surface, (apps dedicadas) seria a melhor coisa que a Microsoft faria. Era bom!
            E tudo o que mencionaste de graça, sem pagares um cêntimo? Meu pirata! MasterCollection de graça? Só mesmo via torrent. Lol. Tou a gozar também! 😀
            Agora para terminar, porque também me parti a rir quando escreveste que usavas o fusion no Mac, para correr apps Windows e Linux, não achas mais prático usar o surface para experimentares apps do Windows?
            E que tal instalares uma distribuição Linux no Surface pro? Era mais giro e prático não?
            Aquele abraço, amigalhaço!
            😉

        2. Avatar de Mark
          Mark

          Mas quem compra o Surface sabe que aquilo é um PC.

          Agora o iPad Pro é vendido como sendo muito superior mais produtivo e com muito mais funcionalidades só porque tem 1 ecrã maior e um processador mais rápido.

          Isso era como dizer que um Macbook Pro é faz muito mais que um Macbook com porque o processador é melhor e o ecrã é maior. Um pode demorar mais tempo em algumas tarefas, mas fazem os 2 a mesma coisa.

          1. Avatar de Wistfultale
            Wistfultale

            Quero ver-te a gravar/compor música num MacBook então…pois!…

          2. Avatar de Vlad
            Vlad

            @Wistfultale
            Não me digas que não é possível.

          3. Avatar de Mark
            Mark

            E nao dá para fazer porque?

      2. Avatar de JBM
        JBM

        em formato tablet mas sem grande software para esse formato.

        1. Avatar de Mark
          Mark

          Sinceramente prefiro andar com 1 Surface na mala que ter que andar com um iPad e um Macbook.

          Sai mais barato e é muito mais prático.

          1. Avatar de JBM
            JBM

            O que queres dizer é que não terás grande utilidade para a parte de tablet.
            Quanto a prático, tudo depende para o que é utilizado e como é utilizado, e isso depende das aplicações e do seu interface.

          2. Avatar de Mark
            Mark

            Pode não ser perfeito mas é muito mais versátil.
            Pelo menos a mim não acho muito prático ter que andar 2 dispositivos atrás e ter que andar a fazer metade das coisas num e metade das coisas noutro.

          3. Avatar de PSN
            PSN

            E quem é que faz isso?

            Enfim!

          4. Avatar de JBM
            JBM

            Versátil, prático… é incrível como atiras com essas palavras tentando ignorar que isso depende do uso, e como tal das aplicações que as pessoas querem e têm para usar.

          5. Avatar de JBM
            JBM

            Versátil, prático… é incrível como atiras com essas palavras tentando ignorar que isso depende do uso, e como tal das aplicações que as pessoas querem e têm para usar.

    4. Avatar de jaime
      jaime

      Surface Pro 1 … Serve de Tablet .. Laptop .. e quando ligado a um monitor externo+hub USB+ Rato e teclado: é um Desktop.
      Tem apenas duas desvantagens: Duração da bateria e aquecimento.. Mas para um primeiro modelo que funciona mais como desktop que outra coisa, já da para ver a maquina que é ..
      Portanto não é um pc disfarçado de Tablet .. é um tablet/laptop/desktop disfarçado de Tablet.
      Até dá para ‘brincar’ com linux se estiverem fartos de windows..

      1. Avatar de Andr8
        Andr8

        O meu MacBook Pro faz isso, e não tem problemas de duração de bateria ou aquecimento!

        1. Avatar de mendes
          mendes

          um mackbook é um pc que não se depara do seu teclado… estamos a falar do surface vs ipad… keep your concentration.

          1. Avatar de PSN
            PSN

            Que é que interessa separar do teclado, se depois continuas a precisar do rato e teclado para tudo?

          2. Avatar de Mylittlelife
            Mylittlelife

            PSN:
            para usares o SP como tablet só precisas de dedos, podes navegar, ler, escrever e-mail, ler RSS, ver fotos e filmes. Queres trabalhar, ligas o teclado e rato. Noutros tablet…ligas um teclado e fazes de conta que trabalhas.

            Digo mais: trabalho melhor no tablet de 200€ Android da minha cara metade, com um teclado + rato bluetooth, do que trabalhava (ou para todos os efeitos, do que fazia) no iPad 9.7″ Retina que tinha. Apercebi-me passado 1 ano que nao fazia nada com o iPad que nao fosse ler uns livros e visitar umas páginas ou jogar uns jogos.

          3. Avatar de jaime
            jaime

            PSN .. o surface que tenho nem tem teclado da microsftas tem. xD
            Só preciso da caneta e do teclado virtual.
            Plus … por exemplo na univ, é so chegar a uma sala que tenha pc’s e ligar os periféricos que la estão e deixar o terminal/torre que la esta quietinho e sem uso. Com a vantagem de ter uma área de trabalho de dois monitores 🙂
            O que anda comigo?! O surface, fonte de alimentação e um mini hub usb .. et voila .. Desktop em qualquer lado.

        2. Avatar de Paulo
          Paulo

          E até dá para instalar o Windows também.

        3. Avatar de jaime
          jaime

          Se faz isso tudo também faz de tablet .. brutal.
          Nesse campo o meu zenbook tb faz isto tudo. É pena que esteja a funcionar como pisa papeis 90% do tempo.

  5. Avatar de Mylittlelife
    Mylittlelife

    Eu comprei um Surface Pro 3 e não podia estar melhor servido, a única troca que penso é mesmo para o 4 com processador i7 e gráfica íris ou para o Book.

    Tens um bom pc, funciona tudo 5 estrelas, a cover do 4 (que serve no 3) está super bem conseguida e o ecrã dos melhores que já vi.

    E como Tablet? Podes desenhar, ler, navegar. E jogos? Se posso ter um Tablet com Rise of the tomb raider e GTA V em 720p (com o Pro 4 e i7) e jogar com um Gamepad da Logitech, vou penar com jogos de criança num iPad e a bater num ecrã ??? Deves estar a brincar …

    Um iPad Pro so se for para o show off nos EUA, de resto a nível de produtividade (e agora jogos de Desktop no Surface pro 4) não há melhor que um Tablet Windows. Mas óbvio que um Tablet Windows não é para meninos, e os papás com dinheiro a mais e para o show off vão muito melhor servidos com um iPad Pro que com um Surface.

    Em todo o caso cada um que compre o que gosta. Eu estou muito bem servido com a gama Surface Pro. E tem imensos updates específicos de Firmware e controladores, quase todos os meses recebo novos. E zero stress até hoje …

    Quanto ao barulho da ventoinha, só se nota um zumbido baixo se estiver em renderização 3D. No 4 nem isso Lol

  6. Avatar de comumconsumidor
    comumconsumidor

    Tudo que tenha o simbolo de uma maçã de metal num dispositivo, esse mesmo dispositivo acaba por ser vendido, aliás bem vendido….que lavagem cerebral que esta empresa fez à maioria dos consumidores. Uma nova espécie de monopólio foi criada…

    1. Avatar de Renato
      Renato

      Isso da lavagem cerebral é a Microsoft, só pode, a dizer que o SB é 2x mais rápido que o MBP ou que o SP vai substituir os MBA’s…

      Vê-se.…

  7. Avatar de Bruno
    Bruno

    Bom dia. Nesta temática dos tablets, lançava vos um desafio de fazerem o vosso top de tablets. Top 7/8 polegadas, top 10 polegadas e top mais de 10. Confesso que ando interessado num tablet grande, mais que 10.o idéal seria os 12 mas o mercado, daquilo que tenho visto, não anda muito movimentado neste campo.

    Bruno

  8. Avatar de daiquiri
    daiquiri

    Claro.
    1) Não tem tanto tempo no mercado
    2) o iPad é considerado mais um brinquedo que o Surface Pro
    3) Dar/ter um iPad parece cool. Surface ainda não

    1. Avatar de PSN
      PSN

      Aí essas são as desculpas? LOL!

      O iPad tem menos tempo de mercado? Essa é linda! Teve menos tempo à venda, e vendeu mais!

      Isso são razões era para o SP4 vender mais!

    2. Avatar de Mylittlelife
      Mylittlelife

      Sem dúvida. Eu tenho um Surface Pro 3 e já estive a brincar com um iPad Pro a ver do que era capaz, e sinceramente o iPad Pro parece-me um tabuleiro com um ecra dum iPad “standard” ampliado.

      Com um Surface Pro 3 (e em especial o Pro 4 i7 com gráfica Iris -quase- ao nível da gráfica Nvidia 940M GDDR 5 do Book) tens um PC + Tablet, com o qual tens:’
      – um PC de sempre em que funciona TUDO (CAD, apps de programacao, 3D, Windows Office, impressoras, scanner, etc etc) e com rato + teclado
      – um Tablet para ler, navegar, jogar joguinhos de “Tablet” no ecra
      – como se já nao fosse suficiente, nas versoes mais potentes podes jogar perfeitamente o GTA V e o Rise of the Tomb Raider.

      Com um iPad Pro a produtividade é super mega limitada: o Office nao é o de Windows, a impressao/scanner sao super limitados, os jogos sao……. de iPad/tablet/miúdos.

      Mas é óbvio que o iPad Pro vende mais: é um produto para a miudagem jogar sem puxar pelos neurónios, é um produto “fashion” da Apple que dá imagem e até parece que dá para fazer alguma coisa de útil -o que é sempre bom para convencer a esposa-.

      Eu só trocaria o meu Surface Pro 3 por um Pro 4 i7 ou pelo Book com Nvidia. Mas gostos sao gostos.

      1. Avatar de Renato
        Renato

        Tanta, mas tanta inveja!

    3. Avatar de JBM
      JBM

      estás a esquecer que é o iPad que tem as aplicações para ser um verdadeiro Tablet.

      1. Avatar de Rafael
        Rafael

        estas a esquecer que o ipad para produtividade não tem nada

        1. Avatar de JBM
          JBM

          Não tem nada? Quer dizer que aplicações tipo Office não são de produtividade, quer dizer que as milhares de aplicações de produção multimedia não são de produtividade? Ou as aplicações desenvolvidas para o mercado empresarial fora da loja? Aplicações da IBM?

          1. Avatar de Mylittlelife
            Mylittlelife

            O que são Apps para Tablet? No ciclo da Microsoft tens para email, rss, web, kodi, desenho, ler pdf e ebook. O queres mais para Tablet?

            A app da RTP? Apps de cada empresa sem interesse nenhum quando muitas tem versões web 5 estrelas?

            Eu quando tinha iPad usava para cada site a sua versão, com vários megas de tamanho, para descobrir que fazia o mesmo na versão web e não usava o espaço da App! Basta ver que Apps de e-mail, Facebook, etc se fores ao safari o site detecta iOS e abre-te umas versão web adaptada que faz o mesmo ou quase que a App!

            É preferível 1000 euros por Tablet que é um PC a sério, que dar 1000 euros por um brinquedo para brincar nas Apps.

          2. Avatar de JBM
            JBM

            Mylittlelife,
            Mas leste sequer o que escrevi? Por acaso falei em apps para ler pdfs, kodi, etc? Parece que há muito que desconheces na oferta para iPad, até deves desconhecer que há muitas aplicações empresariais fora da loja.
            O formato tablet depende dum interface que não requeira que a pessoa ande meia volta a sentar-te para usar um rato e um teclado, requer um interface que não seja minúsculo.

          3. Avatar de Mylittlelife
            Mylittlelife

            JBM: não compares aplicações de produtividade do mundo OSX e Windows com o magrinho iOS, é como trazer facas para uma luta de pistolas …

            Quanto a aplicações fora da loja, só vês iPad 9.7″ e a maior parte são antigos (iPad 2 ou 3), e entre gastar 400 euros num iPad fino e leve ou 500+ num Surface 3 ou 1000+ num Surface Pro … ok ja sabes a resposta.

            Daí que continuo a dizer: um iPad é um iphone maior e complementa em casa; um Surface Pro é um PC e um Tablet de adultos e empresários; o iPad Pro…um produto desnecessário.

          4. Avatar de Rafael
            Rafael

            Kodi, ler pdfs..isso é produtividade? Para programar não serve, ediçao videos tambem não… O meu ponto é, para brincar serve agora, quando se compra para trabalhar é o maior desperdicio de dinheiro

          5. Avatar de Mylittlelife
            Mylittlelife

            Rafael, um Surface Pro 3 ou 4 com um i5 ou i7 e 8 ou 16 GB RAM (ou mesmo 4 GB) não serve para programar ou editar vídeos porque??? Queres ver que o meu é especial? Lol no meu dá perfeito e não soluça, nem com isso nem com Apps de CAD e afins.

            Óbvio que isto se queres tudo isso num ambiente portátil, porque como é lógico um Desktop ou servidor saem muito melhor em preço/potência … mas até gostava de ouvir o argumento.

          6. Avatar de JBM
            JBM

            Mylittlelife,
            continuas a teimar que a única forma de produtividade implica o uso de teclado e “rato” em programas de Windows ou OS X, querendo ignorar as vantagens do tipo de interacção dum tablet, com interface optimizado.
            Também não me parece que tenhas sequer entendido ou saibas o que são aplicações fora da loja.

      2. Avatar de mendes
        mendes

        Estás enganado. O iPad não tem nada, queres tens de ir comprar à lojinha as apps que o permitem usar como ferramenta produtiva. Na empresa onde trabalho deram aos administradores iPads para as reuniões…. quando queriam usar para além de “clientes de email transportáveis” pediram Apps e quando começavam a gastar centenas de euros… mudaram de ideia e foram para o Surfaces…. a empresa chama-se Vodafone Portugal

        1. Avatar de JBM
          JBM

          E no Windows as aplicações de produtividade são todas de graça?
          A Apple já tem há bastante tempo uma forma de vender aplicações a empresas em volume, com descontos, embora não em Portugal

          1. Avatar de Mark
            Mark

            No windows as aplicações de produtividade são tão de graça como no OSX.

          2. Avatar de JBM
            JBM

            diz isso ao mendes que é quem vem com a conversa dos gastos com aplicações no iOS.

          3. Avatar de Renato
            Renato

            Achas? A empresa dele é a casa dele!

          4. Avatar de mendes
            mendes

            Meninos (Mark, JBM & Renato) não se insistam com as vossas fantasias pseudóinformáticas. O Eclipse é de borla e é usado em produção, o netbeans também tal como o visulastudio em milhões de empresas unicelulares. Será que rolam no iPad? Vocês lembram-me políticos, cheios de argumentos bacocos e ocos. Importa mais a marca do que podem fazer com elas. isto é ser demagogo.

          5. Avatar de João MS
            João MS

            Não é que sejam de graça mas as licenças já as têm para Windows logo não as têm de comprar enquanto que para OSX sim. Além disso não se pode comprar uma ferramenta para Windows com uma app para ios. As apps para ios são “amostras” da aplicação para Windows e melhor exemplo disto é o photoshop.

          6. Avatar de JBM
            JBM

            mendes ,
            tem piada essa do demagogo, tendo em conta que estou a falar de aplicações optimizadas para certos objectivos e interacção – Tablet.
            Tu é que achas que a única maneira de ser produtivo se resume a usar software desenhado para o paradigma do desktop; isso sim é ser demagogo, não ter noção que há formas de melhorar a eficiência de determinados trabalhos. Nem toda a gente é programador, etc, etc, muitos têm trabalhos/tarefas em que o iPad é uma mais valia pelo seu interface e aplicações disponíveis, sendo que no Windows a maioria das aplicações foram pensadas para outra realidade

          7. Avatar de JBM
            JBM

            João MS,
            licenças para + uma máquina também custam dinheiro. De modo que as questões monetárias com aplicações variam de caso para caso, não servem de argumento generalizado.
            Quando puderes interagir bem com toda e qualquer aplicação no Windows só com os dedos, avisa!

        2. Avatar de PSN
          PSN

          A tua empresa? LOL! Enfim!

  9. Avatar de Wistfultale
    Wistfultale

    O iPad é mesmo excelente. Então o Software… WOW! brutal!!

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Sim é brutal… mas se não for comparado com o Surface 🙂

      1. Avatar de PSN
        PSN

        Sim, o Internet Explorer é muita bom! /s

        1. Avatar de Mylittlelife
          Mylittlelife

          Estás mesmo actualizado …

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            LOL Deixa-o pensar que sim.

        2. Avatar de ppfoasld.1
          ppfoasld.1

          que homem das cavernas 😀

  10. Avatar de jesus jones
    jesus jones

    Haja propaganda

  11. Avatar de Manuel
    Manuel

    A verdade é que o iPad Pro não é nada pro, mas o Surface nem é “burra nem besta”, penso que ainda não foi encontrada a forma funcional para este segmento. Para mim o iPad é melhor, não me faz confusão ter iPad e Mac e detesto dedadas no ecra, mas não serve a todos…

    1. Avatar de Mark
      Mark

      Isso são gostos e cada um é livre de escolher aquilo que mais gosta.
      Eu pessoalmente prefiro o Surface porque não preciso de andar com iPad e Mac atrás.
      E ao contrario do iPad no Surface pode-se trabalhar sem o Touch e assim acabam-se as dedadas 😀 Pode não ser perfeito mas é muito mais versátil

  12. Avatar de Luis
    Luis

    São equipamentos diferentes para usos diferentes, ambos são bons, não compreendo as guerrilhas criadas nestes fóruns.

    1. Avatar de PSN
      PSN

      Não foram criadas nestes fóruns.

      A Microsoft é que não se cala com os produtos Apple nos seus eventos.

      Já na Apple, podes correr os eventos mais recentes, e não vês nenhuma referencia à Microsoft, sem ser boa.

        1. Avatar de Renato
          Renato

          Há mais fanboys MS ou Google que Apple, mas para aí 50 para 1!

          Aparentemente os fanboys Apple compram, os fanboys MS queixam-se que os fanboys Apple não compraram Microsoft!

        2. Avatar de o gajo
          o gajo

          fanboy ou não, falou verdade oh zé

  13. Avatar de BG
    BG

    Não é uma grande surpresa, era espectável que fosse acontecer rapidamente.

  14. Avatar de Mus
    Mus

    O Surface até tira um óptimo café expresso e o iPad coze um bolinhos magníficos…
    São a Nona Maravilha do Mundo, a seguir ao Nokia 3310.

  15. Avatar de Rui C.
    Rui C.

    Qual era a duvida?
    Só estava mesmo há espera das vendas.
    Já tinha afirmado à pelo menos 4 meses atrás que o ipad Pro ia dar coça no Surface sem qualquer esforço.

    🙂

  16. Avatar de M
    M

    Eu é que “gosto” destas previsões tendenciosas que só servem para manipular o mercado. À uns meses, todos os estudos davam o iPad Pro como uma má aposta da apple – por razões óbvias – não passa de um ipad enorme, com uma caneta, e um preço ainda mais exagerado do que os seus irmãos pequenos. Agora vem dizer que afinal estão a vender a todo o vapor, e que até ja passaram a frente da concorrencia… isto já parecem aquelas propagandas ridiculas que são inventadas num certo país asiático só para o império continuar forte.

    1. Avatar de Mylittlelife
      Mylittlelife

      Opa, em países em que a fachada é importante (EUA, agora China, etc) um produto associado a $$$ vende de qualquer maneira, seja útil ou nao. A Apple tem produtos em que o HW e SW sao de topo, mas se fazem sentido ou sao melhor que a concorrencia é outra conversa.

      Eu como já nao sou nenhum miúdo mudei de iPad para Surface Pro e já penso vender o meu Laptop + Surface Pro 3 para comprar um Surface Pro 4 i7 ou um S.Book, já que o conceito de ambos, a qualidade e a potencia estao no ponto (só o preco é que nao).

      Sem dúvida que equaciono ainda o futuro MBP (que virá de certo bem mais magro, com Skylake e potencialmente gráfica NVIDIA), e daí esperar a ver o que vem, mas concerteza nao irei para a Apple porque o MBP nao terá ecrä táctil nem posso usar como tablet/desenho, e daí que se o preco for parecido, para isso vou para um SB/SP4.

    2. Avatar de JBM
      JBM

      previsões? Isto não é uma previsão, é um estudo periódico das vendas do mercado de tablets dos 3 meses anteriores. Tem uma margem de erro associada, mas é baseado em dados de venda recolhidos, e sabendo-se que a Apple vende muito, mesmo muito + tablets do que a Microsoft, não parece dizer nada de estranho. Nem é o único a apontar para valores deste género.

  17. Avatar de sakura
    sakura

    e qual é a diferença entre 1 (ipad pro) e um Android pRO de 50 Euros?
    a loja ….. lol………

    surface não é um tablet é um hibrido………

  18. Avatar de Filipe Silva
    Filipe Silva

    Pois deve ter ultrapassado deve………

  19. Avatar de Ricardo Fernandes
    Ricardo Fernandes

    Do que me parece, estas comparações só podem ser feitas, a ser justas, quando o ipad Pro tiver um modo OSX também, como em tempos foi falado, infelizmente, só em boato!
    Imaginem a maturidade do tablet com aplicações para tablet (IOS) e quando colocado o teclado ou dockstation, um MACbook com OSX… acho que ai seria interessante.
    Quanto às funcionalidades, vai muito do destino que temos para os equipamentos. Se formos para coisas especificas, tanto a microsoft como a apple têm os seus trunfos. Na industria musical, foto e video, há que admitir que a Apple dá as suas cartas! Já para ferramentas de produtividade e afins, a microsoft é capaz de sair a ganhar..
    Os comentários e estas guerras Microsoft e Apple é que nunca dão em resultado produtivo ou partilha de conhecimento que valha a pena. Ainda bem que existem as duas, permitem escolher 😉 quem estiver indeciso.. que compre um equipamento de cada.. eu cá… não me importava.. tivesse eu € para isso ehe 😉
    Abraços!

  20. Avatar de Tulio
    Tulio

    Logo se vê que o Surface Phone será um fracasso