Polícia holandesa usa águias para abater drones ilegais

39 Comentários

Há um caso curioso do desaparecimento da arma que foi criada para abater os drones, recorrendo a radiofrequências que permitiam controlar o drone até este aterrar. Esta arma simplesmente desapareceu do mercado.

Mas o mercado é fértil nas novidades e para o “mal dos drones intrusos” a polícia holandesa está a treinar águias para abater drones ilegais.

águias para abater drones ilegais


A Polícia Holandesa anunciou hoje uma parceria com a empresa dinamarquesa Guard From Above, especializada no treino de aves de rapina.

 

Águias para abater drones?

Esta cooperação, segundo o comunicado, pretende colocar no terreno águias treinadas para abater os drones ilegais.

https://www.youtube.com/watch?v=HifO-ebmE1s

 

Há espaços onde está convencionado que os drones não podem voar. As empresas certificadas de fabrico e comercialização destes dispositivos são obrigadas a colocar restrições, no firmware de navegação dos drones, que os impedem de voar em zonas não permitidas. Contudo, floresce não só o aparecimento de marcas de drones desenvolvidos à margem desta convenção mas também firmware colocado em substituição do original nos dispositivos voadores. As autoridades têm assim de tomar determinadas medidas para abater estes objectos voadores.

águias para abater drones ilegais

As águias têm a capacidade de se deslocar de forma rápida sobre o drone, agarrá-lo em pleno voo e trazê-lo para terra com relativa facilidade. Seria uma forma de tornar alguns locais livres de drones bem como agir como acção dissuasiva. O treino não é difícil e as águias conseguem facilmente perceber o que lhes é pedido.

Métodos ancestrais para combater métodos tecnológicos modernos.

 

Spetrum

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ZarkBit
    ZarkBit

    ok…. elas não ficam com as patas em mau estado por causa das pás?

    Alguém que me ilumine sff

    1. Avatar de dsadasd
      dsadasd

      Elas nao atacam onde se encontram as ventoinhas, elas analisam o objeto e veem o melhor sítio para atacar, obvio que depois de agarra o drone, as ventoinhas ainda trabalham a nascer que ela logo a seguir, as parta (Ventoinhas). Mas não te preocupes, elas são super resistentes.

      Ve isto para te “iluminares” https://www.youtube.com/watch?v=Th_uRfq2ahY

      1. Avatar de dsadasd
        dsadasd

        “as ventoinhas ainda trabalham quando ela agarra, a menos que ela parta as ventoinhas logo a seguir”*

      2. Avatar de alexmv
        alexmv

        Esse drone é de brincar.. Põe um drone a sério e vais ver para onde vai a águia.. Isto é simplesmente uma estupidez.. Antes de mandarem para lá a águia o “treinador” que já por às mãos nas hélices a ver se não vai mudar de ideia..

        Também podes ir ao YouTube, se não estou em erro num concerto do Henrique Iglesias, ele armado em esperto foi tentar agarrar um drone que estava a filmar.. Vê o que lhe aconteceu..

      3. Avatar de xi7
        xi7

        tenho um walkera furious 320, tipo drone racer/circuito…. chega a 120km/h ia ser divertido correr contra ele. com oculos entao seria show !! ia parar no youtube facil, star wars. Ja essa imagem aparece o Phantom que sao para videografista… sao lentos seria bem facil a aguia apertar o botao desligar simplesmente…

      4. Avatar de alexmv
    2. Avatar de David Oliveira
      David Oliveira

      No artigo de referência, essa questão é abordada: “In nature, birds of prey often overpower large and dangerous prey. Their talons have scales, which protect them, naturally, from their victims’ bites. Of course, we are continuously investigating any extra possible protective measures we can take in order to protect our birds.
      The Dutch National Police has asked the Dutch Organization for Applied Scientifi c Research (TNO) to research the possible impact on the birds’ claws. The results are not yet known. We are working closely with the Dutch National Police on the development of our services”

      1. Avatar de MáqueGáiver
        MáqueGáiver

        O tempo que levaste a fazer “copiar colar” (no teu caso copy paste) pesquisavas durante 5 segundos e ias chegar á conclusão que vao morrer algumas aguias até desistirem desta ideia, a net está cheia de acidentes bastante graves com quadcopteros, mesmo daqueles mais acessíveis.

    3. Avatar de Hugo
      Hugo

      eu tenho uma replica do drone que está no video, e sei que a ventoinha não magoa, pára ao contacto com alguma coisa, ou seja, tem muita rotação, mas não tem força que chegue para magoar. Não tenho a certeza se todos os drones são assim.

    4. Avatar de manuela antunes
      manuela antunes

      Estão a ser treinadas. Atacam por baixo. E, não é por acaso que o “Glorioso” já tem uma ave dessas.

    5. Avatar de Marco
      Marco

      Tive a mesma dúvida, mas depois de consultar outros sites noticiosos, aparentemente a visão das águias consegue ver claramente os rotores e acertam sempre no centro do drone.
      No fundo a visão mais apurada das aves consegue captar o drone como se fosse outra ave.
      Parece díficil para nós mas para as aves trata-se apenas de mais uma “ave”, o trino depois consiste em trazer o drone e segurar o memso de uma forma que não as magoe.

    6. Avatar de Francisco
      Francisco

      Vão de com sapatos de protecção individual com biqueira de aço.

  2. Avatar de AlexX
    AlexX

    Não entendo porquê, tratando-se da polícia, não usam antes tele-comandos que “tomassem conta” do drone. O drone não é como um pato que vai em voo de cruzeiro e não vê o predador que vem de cima, tem um utilizador que certo vai ver a águia e tentar salvar o drone como puder e com isso muitas águias podem sair seriamente magoadas pelas hélices. Que ideia mais ridícula…

    1. Avatar de JJ
      JJ

      A águias voam mais depressa que a maioria dos drones.

      Alem disso, muitas vez o utilizador estar a guiar o drone pela cam que o mesmo tem, e não a olhar para o céu, logo se uma águia agarrar o drone, na maioria dos casos o utilizador só repara que algo não esta bem, quando vê um movimento estranho na cam e olha para o drone/céu.

  3. Avatar de Cristiano
    Cristiano

    Quero ver isto a funcionar com um drone equipado com motores tipo Vortex 2300kv e hélices de carbono.
    Ridículo submeterem os animais a este tipo de coisas.
    Um motor destes em 75% da potência máxima, é capaz de cortar um pulso humano.

  4. Avatar de Jota
    Jota

    Tenho dúvidas que o “utilizador” consiga ver a águia antes dela atacar.
    Um exemplo dessa destreza são as próprias presas naturais das águias e afins. Normalmente estão mais atentas do que o “utilizador” que está a prestar mais atenção ao drone do que ao espaço em volta.

  5. Avatar de MLopes
    MLopes

    a saga continua! continuamos a prejudicar e maltratar animais inocentes e indefesos!!! ideia idiota!

  6. Avatar de jesus jones
    jesus jones

    Aqui em portugal tem umas águias que fazem pior

  7. Avatar de Daniel
    Daniel

    Creio que devem utilizar umas luvas de malha de aço nas patas ( luvas adaptadas deixando só as unhas de fora…) ao estilo das luvas de aço que usam os talhantes,lol

  8. Avatar de UNK
    UNK

    As aves de rapina são de fato capazes de derrubar um drone. Mas, há que ter em conta que os drones não são todos do mesmo tamanho e com hélices de plástico. Há drones com hélices de madeira e de carbono, que poderão ferir ou até mesmo cortar facilmente a ave.

  9. Avatar de Dinamo Faísca
    Dinamo Faísca

    O problema está nas arbitragens…que circo de bestialidade!

  10. Avatar de Cristiano Alves
    Cristiano Alves

    Eu gostava de saber porque é que os meus comentários nunca são aprovados…
    Digam lá o que é que isto tem escrito que vá contra vocês ou o vosso blog!

    Quero ver isto a funcionar com um drone equipado com motores tipo Vortex 2300kv e hélices de carbono.
    Vale a tudo eincluindo submeterem os animais a este tipo de coisas.
    Um motor destes em 75% da potência máxima, é capaz de cortar um pulso humano.

    1. Avatar de Vítor M.

      Calma Cristiano, tem calma. Os comentários apenas estão em moderação porque o sistema anti-spam assim compreendeu isso, pela enorme afluência em determinado momento. Calma, sejam pacíficos e tranquilos 😉

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        manda-lhe uma aguia que isso passa…:) 😉

      2. Avatar de Cristiano
        Cristiano

        Então mas outros utilizadores comentaram aqui depois de mim, esses não são abrangidos pelo “elevado fluxo”
        Se escrevi desta vez isto foi porque já não é a primeira vez que tenho comentários sem qualquer tipo de problema que não são aprovados, varias pessoas a comentar e os meus comentários todos para moderação…
        E isto so acontece depois de eu de eu ter feito um comentário menos positivo mas CONSTRUTIVO a um artigo vosso.

        1. Avatar de Vítor M.

          Certo. Tem a ver com as regras da própria ferramenta. Do teu IP, etc.. não é nada contra ti 😀 até os nossos editores ficam, por vezes, lá retidos.

  11. Avatar de MaqueGaiver
    MaqueGaiver

    Acho que vai ser inevitável as aguias ficarem lesionadas, existem quadcopteros que arrancam dedos, cortam músculos e tendões.

  12. Avatar de Ricardo Ferreira
    Ricardo Ferreira

    O PAN holandês já veio exigir aumento do salário mínimo para as águias… e melhores condições de trabalho.. nomeadamente luvas/meias para proteção das unhas (devido às hélices dos drones), capacetes com capacidade para visão noturna e para arma para as águias graduadas. Para estas últimas estão também a ser negociadas condições especiais na idade da reforma, dado o desgaste e o risco da atividade. Por cá, o governo liderado pelo barrote queimado pondera um projeto idêntico mas com gaivotas.

  13. Avatar de Zéi
    Zéi

    A águia é um drone de primeira geração !

  14. Avatar de FightThePower
    FightThePower

    Se fosse holandes arranjava um teaser para desmontar e colocar no drone, na maior parte da cobertura.

    Aguia assada para o jantar. A menos que a velocidade de queda terminal do bicho seja muito elevada.
    Nesse caso papas para o pequeno almoço.

  15. Avatar de Marcelo Santos
    Marcelo Santos

    Estava aqui a pensar com meus botões: Com relação aos possíveis traumas às águias poderia-se “blindar-lhes” as patas, algo como as armaduras que se usavam em épocas medievais.
    Eurico o presbítero que o diga. :o)

    1. Avatar de Ricardo Ferreira
      Ricardo Ferreira

      O PAN holandês já veio exigir aumento do salário mínimo para as águias… e melhores condições de trabalho.. nomeadamente luvas/meias para proteção das unhas (devido às hélices dos drones), capacetes com capacidade para visão noturna e para arma para as águias graduadas. Para estas últimas estão também a ser negociadas condições especiais na idade da reforma, dado o desgaste e o risco da atividade. Por cá, o governo liderado pelo barrote queimado pondera um projeto idêntico mas com gaivotas.

  16. Avatar de Miaggy
    Miaggy

    é mais pacífico do que abater a tiro os drones xD parece bem, desde que os animais não sejam magoados.

  17. Avatar de FightThePower
    FightThePower

    É so meter um circuito de um teaser no drone.
    Aguia assada pro jantar, ou se cair a pique de mt alto, papas para o pequeno almoço.

  18. Avatar de Rui Silva
    Rui Silva

    Ja alguém ouviu falar das armas EMP? ElctroMagnectic Pulse. Era a coisa mais simples. Ponham os jovens da Holanda, nas faculdades a estudar. E para isso que servem as Faculdades. Desenvolver projectos. E nao precisam de nada disto. Deixem as Aguias viver. E ja agora, os Dragoes tambem….

  19. Avatar de Pedro
    Pedro

    Como é que a águia sabe quais são os drones legais e os ilegais ?

  20. Avatar de Tico
    Tico

    fds, era só pegar numa caçadeira.

  21. Avatar de pedro
    pedro

    acho muito bem!!!! se estão a voar em locais onde não é permitido ….. qualquer dia isto é um grande BigBrother ….

  22. Avatar de Jonas
    Jonas

    Drones com armas… uma solução para um problema cria outro problema para soluçao…