Elastix – O servidor VoIP para todos

44 Comentários

Já pensou ter uma central telefónica IP em casa, montada num simples PC?

O VoIP (voz sobre IP), é uma das tecnologias amplamente utilizada nos dias de hoje, permitindo aos utilizadores estabelecerem chamadas telefónicas através da Internet, usando para isso a rede IP. Além disso, existe total interoperabilidade com os sistemas telefónicos convencionais. As vantagens imediatas da utilização do VoIP prendem-se com a redução de custos, o que é sempre uma “vantagem” interessante. Depois de termos apresentado o TrixBox, vamos hoje conhecer o Elastix.

elastix_1

Há relativamente 1 ano, criei um servidor VoIP, recorrendo ao software Elastix. Actualmente esse servidor ainda funciona as mil maravilhas e tem características de uma verdadeira central telefónica.

Com o aumento significativo da largura de banda, os utilizadores possuem nos dias de hoje ligações estáveis e rápidas, que suportam qualquer serviço deste tipo. Porque não montar um central telefónica IP num PC lá em casa?

Para quem não conhece, o Elastix é um software que integra as melhores ferramentas disponíveis para PBXs baseados em Asterisk, com uma interface intuitiva e muito fácil de utilizar.

elastix_3

Possui o seu próprio conjunto de funcionalidades e permitir a criação de módulos para melhorar os pacotes software de código aberto disponíveis para a telefonia.

Principais características/funcionalidades do elastix:

  • Suporte para vídeo chamadas.
  • Suporte para Virtualização, possibilita correr em múltiplas máquinas virtuais sobre a mesma máquina.
  • Interface Web para o utilizador.
  • “Fax e e-mail” para faxes de entrada. Também se pode enviar algum documento digital a um número de fax através de una impressora virtual.
  • Interface para taxação
  • Configuração gráfica de parâmetros da rede.
  • Relatórios de utilização dos recursos.
  • Opções para reiniciar/desligar remotamente.
  • Relatórios de chamadas de entrada/saída e utilização dos canais.
  • Módulo de Voicemail integrado.
  • Interface Web para Voicemail.
  • Módulo integrado com painel de Operador.
  • Módulos incluídos SugarCRM e Calling Card.
  • Secção de download e acessórios mais utilizados.
  • Interface de ajuda integrado.
  • Servidor de mensagens instantâneas (Openfire) integrado.
  • Suporte multi-idioma. Os idiomas suportados são:
    • Inglês, Espanhol, Russo, Coreano, Grego, Chinês, Polaco, Alemão, Francês, Romeno, Esloveno, Português, Dinamarquês, Italiano
  • Servidor de correio electrónico integrado incluindo suporte multi-domínio.
  • Interface Web para e-mail.

Alguns Screenshots

Adicionar uma extensão

O processo de adicionar uma extensão interna é bastante simples:

elastix_2

Gestão das extensões

O administrador do sistema tem a possibilidade de verificar a qualquer momento as chamadas que estão a ser estabelecidas

elastix_5

Monitorização

A monitorização é parte importante de qualquer sistema. Uma vez que as chamadas podem envolver custos, é importante que possuir todas as informações para uma determinada chamada (taxação – billing).

elastix_4

Informação do sistema

O elastix permite-nos ainda visualizar as informações do próprio sistema (ex. utilização do CPU, memória RAM, etc)

elastix_6

Relatórios de utilização

Assim com num sistema legacy, o elastix permite de forma muito simples produzir relatórios de utilização (CDR), por utilizador, por períodos de tempos, etc

elastix_7

FAX

O elastix suporta ainda o standard T.38 permitindo FAX sobre VoIP

elastix_8

SugarCRM

No caso de uma empresa, o módulo SugarCRM permite a gestão de contactos (CRM – Customer Relationship Management). É um sistema integrado de gestão com foco na relação com o cliente.

elastix_9

Esta é sem duvida uma boa solução para quem pretende ter uma central telefónica IP baseada em Asterisk e a custo zero.

Fica prometido para breve, um artigo sobre a instalação do elastix.

Homepage: Elastix

Partilhar:
Tags:

Comentários

44

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Hélio Moreira
    Hélio Moreira

    Parece ser muito interessante. Vou instalar no meu servidor lá de casa:D

    Cumps

  2. Avatar de Goniyx
    Goniyx

    Essa tecnologia VoiP vai acabar com as empresas que só sugam o dinheiro do povo!!!

  3. Avatar de Leonardo
    Leonardo

    o programa é free? e dá para instalar em qualquer pc e fazer chamadas e essas cenas a borla?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      @Leonardo
      o elastix não é propriamente uma aplicação…imagine numa central telefónica tradicional.O elastix é como se fosse uma central telefónica digital.

      PP

      1. Avatar de Leonardo
        Leonardo

        mas como dá para por um “servidor” em casa, pensei que fosse uma aplciação, pergunto a mesma coisa que o ” a “, dá para fazer chamadas locais e moveis?

        1. Avatar de johnito
          johnito

          Dá, mas tens que te ligar a um servidor VOIP (http://www.euroiax.com/), este é um serviço pago, no entanto muito mais barato que os tarifários que temos, no entanto existem alguns servidores grátis como é o caso do: http://www.voipbuster.com/pt/index.html.
          Podes sempre criar um servidor particular (tipo Skype) em que todos os utilizadores (registados) falam entre si a custo zero (desde que tenham um acesso á internet).

  4. Avatar de a
    a

    Com isto dá para fazer chamadas a borla (rede fixa ou móvel) ?

    1. Avatar de Hugo Cura

      Esta aplicação, para poder estabelecer chamadas VoIP, terá de recorrer a uma (ou várias) conta VoIP. Se por exemplo usares conta VoIP SAPO, sim, é à borla para fixos.

      Não esquecer que para usar telefones reais (e não simplesmente um PC) é necessário hardware com interface FXO ou gateway SIP.

  5. Avatar de Killy
    Killy

    Não é necessário ter uma placa de primario ou algo parecido para fazer chamadas para a rede fixa por ex.?

    1. Avatar de ms-pt
      ms-pt

      para fazer a chamada sai por voip->fixo…

      ou sip para landline…

      agora para receber atraves de rdis ou analogica, ai sim, precisas de uma placa com isso… e tera de ser compativel com o programa…

      isto ainda ta muito cru para uso empresarial… o que eles usam é IPBricks e afins.. que no fundo, vai dar ao mesmo custo no fim do ano…

      (trabalho nessa area)

      agora quase todas as centrais novas sao baseadas em PC com linux e software do genero e os custos já estao mais resumidos… e a nivel de estabilidade é superior…

      1. Avatar de johnito
        johnito

        Eu não concordo que esteja muito cru a nível empresarial, aliás já utilizo na empresa há uns 4 anos e funciona muito bem, para alguns países as chamadas são de melhor qualidade relativamente á rede fixa, e tb mais baratas.

  6. Avatar de BrunoG
    BrunoG

    Precisava de fazer uma chamada para um tipo no estrangeiro, sabem de alguma maneira de a fazer à borla?

    Com este programa não dá não é?

  7. Avatar de chicosoft

    Uma pergunta de alguem que não percebe nada disso…

    E telefones?
    é possivel comprar?
    são baratos?

    a ideia era ter telefones IP pela casa(wifi de preferência), e sempre que quisermos fazer telefonemas era so usar o telefone, nadas de telefones usb etc…

    1. Avatar de chicosoft

      Na realidade é mais que uma pergunta…

      Já agora, como interligo esse servidor Voip com a linha telefónica analógica que possuo?

    2. Avatar de Hugo Cura

      Telefone IP? Não seria mais barato e simples ter um simples telefone analógico wireless? Esses sim, são baratos.

      Para interligar a linha analógica com o servidor VoIP é preciso uma interface FXO ou gateway SIP, como disse acima.

      Tenho aqui um router VoIP (que até está a ganhar pó, encostado), Linksys SPA3102, que é compatível com este tipo de softwares.
      Tenho também um Fritz Box 7170 que também tem FXO e SIP… não tenho a certeza se é compatível, mas desconfio que sim. Lá para as férias do verão testo 😛

      1. Avatar de chicosoft

        Para fazermos a coisa fazemos por cima…

        Já estava aqui a ver no Ebay telefones Cisco

        Então basta ter essa tal interface FXO, e o computador conseguirá sair pela linha analogica a meu pedido?
        Onde se arranja disso(atenção que não percebo nada da coisa, posso estar a dizer alguma bacorada).

        Como ligo o telefone analógico wireless a esse PC servidor?

        1. Avatar de Hugo Cura

          O router VoIP (ou dispositivo com FXO) liga por ethernet (RJ45) ao PC. O telefone liga ao router por RJ11. Nada mais simples…

        2. Avatar de Hugo Cura

          Não respondi quanto ao “o computador conseguirá sair pela linha analogica a meu pedido”.

          Caso queiras uma simples rede doméstica com VoIP que seja capaz de também receber chamadas da PSTN (linha fixa), não é preciso um software capaz de gerir quase um call-center 😀
          Por norma, um router com FXO tem, no próprio firmware, capacidades para fazer isso. Os meus, que mencionei acima, fazem-no na perfeição.

          Também em ambos existe possibilidade de configurar um plano de marcação, ou seja, consoante o número marcado, a chamada pode seguir por uma das contas VoIP ou pela PSTN.

          No caso do SPA3102, requer mais conhecimentos e perícia para configurá-lo ao pormenor. Já o FritzBox 7170 é muito mais user-friendly, com meia dúzia de cliques está feito, e com melhores resutados 🙂

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Ola.

            Estou a realizar um projecto em VoIP, sou estudante. Gostava de trocar consigo algumas impressoes sobre VoIP e o spa3201.

            Cumprimentos

            Hugo

          2. Avatar de Hugo Cura

            Já vendi o meu SPA3102 há uns meses uma vez que o FritzBox o pôs de lado.
            Ainda assim, diz qual a dúvida que tento ajudar-te.

            Usa o fórum e contacta-me por PM.

        3. Avatar de coiso
          coiso

          Cisco… não te metas nisso… vais perder horas e horas a configurar essa porcaria, e muda tudo de telefone para telefone – vais ter de andar a editar ficheiro a ficheiro de configuração, criar um tftp… dass. Polycom são uma marca a evitar – parece que foram feitos nos anos 70 – são um pesadelo para administração! precisas de reboots a cada alteraçãozinha. Recomendo que procures snoms – no ebay és capaz de arranjar a bom preço e os snoms tanto podem ser dos mais baratos (40€) como dos mais caros (800€) que têm um state-of-art web UI… Já pra não falar da documentação k eles têm na sua própria wiki – podes pô-los quase a tirar cafés! :p

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Um telefone barato com suporte para SIP ronda os 100 euros. No entanto podes recorrer sempre a um softphone, por exemplo o Xlite

  8. Avatar de rui
    rui

    Este software é espectacular. Mudei há cerca de 3 meses na minha empresa para um sistema deste tipo em regime experimental e a redução das despesas com as comunicações é espantosa. A nível de funcionamento nada a dizer e as funcionalidade são muito vastas. Recomendo.

    A nível caseiro, penso que o único senão é o consumo de energia já que o PC onde funciona a central tem de estar sempre ligado.

    1. Avatar de coiso
      coiso

      usa um terminal! pra uso em casa chega pois não vais ter muitas chamadas em simultâneo, e acabas por gastar entre 8 e 11W… o mesmo k um router 😉 Usa um cartão de memoria pra por o SO e apps, e tem em atenção os codecs k usas, pois uns puxam mais pelo HW que outros… tenta o g711 k é muito lightweight, mas se tiveres probs de estabilidade de linha, podes tentar o g729, ou até mesmo o gsm.

      Good luck!

  9. Avatar de Manuel Mimoso
    Manuel Mimoso

    Uso desde o inicio de 2009 e é muito bom, destaco o sistema de fax, o billing e o cdr report.
    funciona muito bem com primários e tem algum stress com configurações de fax que metam PAP’S pelo meio.

    funciona bem com 12voip.

  10. Avatar de coiso
    coiso

    O elastix não traz nada de novo além de um interface web mais agradável que o trixbox… essas distros não têm nada de novo… isso basicamente é adicionar um web ui bonito ao apache… o resto é o mesmo > asterisk core + FreePBX. 🙂

    Atenção que é o FreePBX que faz o interface com o asterisk sendo todas as macros e comandos são executados/criados através do freepbx. O elastix apenas troca o logo da webpage – além do asterisk e freepbx, o resto são módulos… pra mim o elastix não tem muito assunto a não ser pra linux dummies, pois é muito fácil de instalar não tem grande suporte a actualizações… Nothing like plain centOS running the asterisk core and added features/modules on top 😉

  11. Avatar de mane
    mane

    software para comunicação a partir de pcs de uma vlan (windows e linux) o que recomendam???

    Cumps

  12. Avatar de Apaxe
    Apaxe

    Instalei o Elastix numa maquina virtual e quando tento aceder via Web não estou conseguindo efectuar login?? Tento o login do ROOT mas não funciona??!!

    Qual é o login inicial?

    1. Avatar de Anderson Gouveia

      Estimado Apaxe,

      Quando realiazou a instalação foi solicitado uma password root, caso tenha feito por uma VMWARE segue algumas dicas.

      Entrada inicial no linux via linha de comando no VMWARE

      Para utilizar a interface web:

      Username: root
      Password: palosanto

      1. Avatar de Apaxe
        Apaxe

        Anderson Gouveia obrigado pela ajuda.

        O login que me indicou também não funciona.
        Encontrei na internet um website que indica os logins por defeito do Elastix:

        http://www.anderson.com.pt/quais-sao-passwords-por-defeito-elastix.html

        1. Avatar de Anderson Gouveia

          Este é o meu Blog.
          Mesmo assim espero ter ajudado.
          Um abraço.
          Anderson Gouveia

          1. Avatar de Apaxe
            Apaxe

            Então parabéns pelo Blog 🙂

            O login que funcionou foi este:
            Username: admin
            Password: palosanto

  13. Avatar de José Carlos
    José Carlos

    Para fazer chamada para fora da empresa ja testei, atraves do voipbuster, agora como é que testam o caminho contrario? quais arranjam ddis para testar? ja faziam um tutorial sobre a materia, acho que é algo interessante para pequenas e medias empresas que nao tem grande capital para apostar no communication center da Cisco.
    ab

    1. Avatar de coiso
      coiso

      isso é o principal prob do voip… terminação de nrs nas chamadas inbound…

      em portugal isso so passou a haver depois da entrada do projecto rcts da fccn, onde aí a PTprime criou a globalphone.

      Agora podes ter a tua central asterisk, com um trunk à globalphone, e pronto… ficas so com um acesso basico para backup – convém se usares FAX ou TPAs!
      Esta é a melhor implementação de voip se não quiseres ter chatices na qualidade voz e estabilidade de ligação, uma vez k esses voipbuster, voipcheap, etc são uma valente m*rda e não se percebe nada nas chamadas – testa mais de uma chamada e vês. já o 3gnt e euroiax por exemplo são um pouco melhores, mas se queres uma seamless transition, e terminação de numeros tens de ir pra globalphone.
      ab

  14. Avatar de João Soares
    João Soares

    Bom dia, eu estou a fazer um trabalho para a escola e gostaria muito de saber a versão deste software, se me pode-sem ajudar agradecia muito

    1. Avatar de Anderson Gouveia

      Estimado João Soares,

      Seguem endereços para realizar os respectivos donwloads, para além de um link para uma breve discrição em português dos produto.

      Distribuição Elastix

      * Última estável:
      Elastix 1.6 ISO (32 bits)
      http://sourceforge.net/projects/elastix/files/Elastix%20PBX%20Appliance%20Software/1.6/Elastix-1.6.0-i386-bin-29Oct2009.iso/download

      Elastix 1.6 ISO (64 bits)
      http://sourceforge.net/projects/elastix/files/Elastix%20PBX%20Appliance%20Software/1.6/Elastix-1.6.0-x86_64-bin-29oct2009.iso/download

      Documentação

      Manual de Utilizador

      Manual de Utilizador em Português
      http://sourceforge.net/projects/elastix/files/Tutorials_Docs_Manuals/User%20Manual%20Portuguese/Elasitx_User_Manual_Portuguese_0.9-alpha.pdf/download

      Espero ter ajudado.
      Saudações.

      Anderson Gouveia

  15. Avatar de Diogo
    Diogo

    Boas, questiono se este produto pode ser usado para utilizar a linha do meu telefone convencional como sendo a linha exterior da centrel elastix.
    http://www.consumiveis-online.com/artigo.aspx?ID=11445

    1. Avatar de Anderson
      Anderson

      Para isso terá que possuir placas ( Ex. FXS, FXO, BRI ou E1/PRI ), depende o que realmente quer fazer.

      Ex. PT -> Elastix -> Telefones analógicos ou IPs

      Existem muitos cenários, poder realizar o download do manual Elastix em: http://www.elastix.org/en/product-information/manuals-books.html

  16. Avatar de xispate
    xispate

    Boas. Alguém conhece placa GSM compativel com Elastix. Preciso de criar um GSM Gateway.

  17. Avatar de Jonh
    Jonh

    Olá a todos,
    Tendo uma empresa de informática, posso instalar o CentosOS e o Elastix numa outra empresa e cobrar por isso. Ou seja, posso comercializar esse produto como sendo meu?
    Obrigado

  18. Avatar de Filipe Chivela
    Filipe Chivela

    Jãoo Pedro por favor gostava de criar um calll center….sou novato ….no uso da tecnologia VOIP ….Poderias suger-me um materia lque seria de Ajuda?

    Agradeceria bastante!!!!

  19. Avatar de valdeir
    valdeir

    Eu gostaria de aprender a mexer no elastix e gostaria de saber se eu posso instlar em uma maquina sem precisar ter uma placa fxo para pc, para eu fazer um laboratorio apenas para ligar via smartphone.