Microsoft Edge pode estar a guardar dados da navegação anónima

33 Comentários

O novo browser da Microsoft, o Edge, veio com o Windows 10 e faz parte das muitas novidades que este novo sistema operativo apresentou.

Não é ainda um browser completo, mas caminha nesse sentido, com novidades constantes. Mas uma avaliação feita por um analista de segurança mostrou que o modo InPrivate do Edge afinal não é assim tão privado!

edge_1

O modo de navegação privada pressupõe que não existam registos dos sites visitados ou da informação consultada no computador onde foi usado. Este modo garante a privacidade necessária aos utilizadores sem, no entanto, anonimizar o acesso.

Uma análise feita por um especialista de segurança revelou que afinal o Edge não respeita estes pressupostos e guarda a informação que lhe é servida no modo InPrivado.

Segundo este analista, toda a informação está a ser guardada no mesmo local onde os dados das navegações são armazenados, sendo assim possível a qualquer um aceder às navegações anteriores de qualquer utilizador.

Na verdade, esses dados não estão registados no histórico e acessíveis pelo browser, mas qualquer um pode explorar os ficheiros certos e obter essa informação sem qualquer esforço.

edge_2

O problema, segundo o investigador que descobriu este comportamento, está no local onde os dados são guardados, o ficheiro WebCache. Estes tem dentro a informação referente não apenas ao modo InPrivado, mas também às navegações normais. Em concreto tudo fica registado na tabela Container_n, que pode ser facilmente acedida e a informação retirada.

Este não é um problema de segurança que comprometa os dados do utilizador, mas compromete a privacidade das suas navegações num modo que se esperava ser privado e que não fosse registado.

A Microsoft já reconheceu o problema e garantiu que está a trabalhar no sentido de o resolver e tornar o modo InPrivado realmente privado.

Este não é um problema novo nos browsers, tendo sido já detectado antes no Firefox, Chrome, Safari e Internet Explorer. É simples aos programadores deixarem sempre esquecido em qualquer parte do disco informação, mas a falha agora descoberta é óbvia demais!

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    1. Avatar de Alvaro Costa
      Alvaro Costa

      Muito sinceramente, a copiar que se copiem as coisas bem feitas! O sistema de atualizações da Apple é de longe o melhor pois garante que as últimas 4 gerações de dispositivos têm disponível a última versão do sistema operativo. É sabido que a geração mais antiga dessas 4 será a mais penalizada em termos de performance mas pelo menos têm disponível a última versão do sistema operativo!
      PS: Sou utilizador muito orgulhoso da plataforma Windows (desde as versões Pocket PC), e não penso mudar, mas não tenho palas nos olhos!

  1. Avatar de bruno
    bruno

    Eu prefiro o internet explorer do que o edje

    O edje não é o único que faz isto
    Os navegadores tem de guardar algum cache para carregar a página mesmo em privado.

    Isto também é mesmo só para crititar a Microsoft.

    1. Avatar de naoliveira
      naoliveira

      Mas o objectivo do modo anónimo é apagar essa cache quando saimos do browser.

  2. Avatar de tilt
    tilt

    Pouco me importa , não gosto logo não uso, Firefox de longe o meu preferido. No principio usei o Netscape Navigator , Mozilla e seguinte Firefox, já para não falar de outros, mas os 3 foram sempre os meus preferidos.

    1. Avatar de ppfoasld.1
      ppfoasld.1

      que comentário tão relevante ao artigo 🙂 parabéns

      1. Avatar de tilt
        tilt

        @ppfoasld.1 , Não entendeste ainda que os browsers da MS nunca foram perfeitos , têm sempre algo escondido e este não trás nada de novo nesse aspeto. Eu disse aquilo que penso e o valor que lhe dou e tu acabaste por não acrescentar nada. Afinal qual o comentário menos relevante? 🙂

        1. Avatar de Artur
          Artur

          “Têm sempre algo escondido e este não trás [traz] nada de novo”. Onde te baseias? E se fores a pesquisar pelo Pplware hás-de ver que não há nuito tempo apareceu um problema deste com o chrome e o safari.

          1. Avatar de tilt
            tilt

            Eu nem falei em Chrome ou Safari , volta a ler o meu post, que eu saiba só falei em Firefox, não confunda que ainda não é de noite.

    2. Avatar de sa
      sa

      Quais três? Mozilla e Firefox são dois browsers?

      1. Avatar de rand
        rand

        Antes de existir o Firefox existia a “mozilla suite” cujo browser se chamava “Navigator”.

      2. Avatar de Alucard
        Alucard

        O Mozilla foi um browser feito pela Mozilla antes do Firefox existir. Ainda me lembro de o ter como navegador pré-definido numa distribuição de Linux por volta de 2001, 2002. Era baseado no código do Netscape.

        Boa oportunidade que perdeste para estar calado.

        https://en.wikipedia.org/wiki/Mozilla_Application_Suite

  3. Avatar de Blue Screen of Death
    Blue Screen of Death

    Mais um caso que só vem confirmar o ciclo Bom/Mau da Microsoft:

    Windows 3.11 = Bom
    Windows 95 = Mau
    Windows 98 = Bom
    Windows ME = Mau
    Windows XP = Bom
    Windows Vista = Mau
    Windows 7 = Bom
    Windows 8 = Mau
    Windows 8.1 = Bom
    Windows 10 = Mau

    Windows 10 = LIXO TÓXICO, só resta esperar que o próximo seja Bom…

    1. Avatar de Alvaro Costa
      Alvaro Costa

      O artigo é sobre o browser e tu vens com sistemas operativos??

    2. Avatar de Zaark
      Zaark

      Saves que a notícia é acerca de um browser, não de um sistema operativo, right?

      1. Avatar de Blue Screen of Death
        Blue Screen of Death

        O Browser edge é EXCLUSIVO e INTEGRADO no Windows 10!!!!
        Ou alguém usa o edge com o Windows 7 ou 8.1????
        Se sim – diz lá como…

        1. Avatar de JVC
          JVC

          Mas criticar um sistema operativo baseado no browser é obra. Acho o 10 muito bom e sempre critiquei os windows…

          1. Avatar de Blue Screen of Death
            Blue Screen of Death

            Não… não critico apenas o browser…
            Neste caso critico “O BROWSER” que é o que está em causa no artigo.

    3. Avatar de Taximetro
      Taximetro

      Adoro essa lógica….

    4. Avatar de dani
      dani

      Não vai haver proximo

      1. Avatar de Flávio Ferreira
        Flávio Ferreira

        +1

      2. Avatar de Blue Screen of Death
        Blue Screen of Death

        Isso é o que a Microsoft diz agora (2015/2016)!

        …um sistema operativo como um serviço? – copiando a estratégia da Apple com o OS X. Um SO multiplataformas?

        Hummm – daqui a meia-dúzia de anos – veremos…

    5. Avatar de kabuki
      kabuki

      Rapaz, o que andas a fumar? Seja o que for deve estar estragado.
      Consideras o Windows 8 e 8.1 sistemas operativos diferentes?

      1. Avatar de Blue Screen of Death
        Blue Screen of Death

        Tu é que deverias questionar o que tens na cabeça… confundes Service Packs com Sistemas Operativos!

        O Windows 8.1 é um Sistema Operativo DIFERENTE e INDEPENDENTE do Windows 8.0!!!!

        “O Windows 8.1 (cujo nome de código é Windows Blue) é um sistema operativo posterior ao Windows 8 (da série Windows, desenvolvida pela empresa americana Microsoft), que foi anunciado no dia 14 de maio de 2013. A sua versão final foi lançada e disponibilizada para consumidores e para o público em geral em 17 de outubro de 2013.”

        “…o Windows 8, a partir do anúncio oficial do Windows 8.1, passou a ser referenciado como Windows “8.0”.

        In Wikipedia

        1. Avatar de Alucard
          Alucard

          De qualquer maneira, não entendo como é podes achar que o Windows 8 é mau e o 8.1 já é bom. São quase a mesma coisa, as alterações foram mínimas.

          Só para que conste, eu não gostei nem do 8 nem do 8.1.

          1. Avatar de Blue Screen of Death
            Blue Screen of Death

            O Windows 8.1 não traz nada de surpreendente ou inovador, mas é uma evolução significativa em relação ao Windows 8. Na verdade, a versão beta do Windows 8.1 fazia a versão final do Windows 8 parecer um sistema operativo inacabado.
            As inúmeras pequenas novidades, quando combinadas, fazem uma diferença enorme na experiência do utilizador: está muito mais prático e intuitivo.

            Mas é só a minha opinião – e a de muitos outros…

      2. Avatar de tiago
        tiago

        Eu tb quero fumar disso… ehehehheh

  4. Avatar de Alucard
    Alucard

    Microsoft e privacidade são termos difíceis de conciliar nos dias que correm. Eu gosto do Edge, mas mesmo antes desta notícia, nunca me passou pela cabeça fazer coisas mais privadas ou que mexam com acesso a dados sensíveis nele. Nem confio nele para guardar a palavra-passe do e-mail. Para isso tenho o Firefox. A Mozilla é a minha marca de confiança.

    Microsoft, Google, Apple actualmente são marcas de “desconfiança”.

  5. Avatar de Luis Ribeiro
    Luis Ribeiro

    Meu caro Pedro Simões, no próximo texto sobre estas e outras questões escreva sempre como estivesse a falar para totós, eu humildemente assumo que sou um totó nestas coisas e que não consigo chegar ao ficheiro que menciona. Por favor faça esse esforço.

  6. Avatar de marco lopes
    marco lopes

    Veem, os senhores estão a trabalhar, e o windows 10 Mobile? esses devêm estar de férias.! Ou baixa médica, com tantos problemas e afinações que continuam a corrigir, o desgaste e grande, mas pronto vamos esperar pode ser que quando sair ainda esteja dentro da validade, pode acontecer sair primeiro o windows 11 Mobile.

    1. Avatar de Mark
      Mark

      Para já W10 mobile (e com actualizações regulares) só está disponível na Serie x50. Os dispositivos mais antigos isso já não se sabe quando mas as ultimas versões do Insider já estão suficiente boas para utilização diária, pelo menos até agora não tenho tido nenhum problema.

  7. Avatar de marco lopes
    marco lopes

    Se não gostasse tanto do meu 930, mudava outra vez para a concorrência, coitados dos senhores da Nokia, a quem se venderam, Bill volta que estás perdoado, so uma folgazinha na reforma para limpeza na casa.