Como funciona uma tomada inteligente Wi-Fi

35 Comentários

Está cada vez mais popular o conceito de termos uma “casa inteligente”. Como tal, um dos primeiros recursos a tomarmos conta é o gasto energético. Podemos fazer uma gestão por muitos lados, mas o que ligamos às tomadas é, só por so, um ponto fulcral.

Há no mercado muitas tomadas que nos permitem gerir o que lá é ligado. Podemos remotamente ligar e desligar o a tomada, podemos saber o consumo energético, potencial requerida e muito mais informações. Hoje mostramos um exemplo. A TP-LINK, lançou a HS100, uma tomada inteligente Wi-Fi que permite aos utilizadores controlarem remotamente os seus equipamentos.

tomada tp-link


Também poderá ligar/desligar facilmente o aquecimento, as luzes, a máquina do café logo de manhã enquanto ainda está na cama ou qualquer outro dispositivo através da aplicação gratuita Kasa, disponível para smartphone e tablet.

Esta tomada inteligente da TP-LINK pode também ser programada para ligar/desligar equipamentos a uma determinada hora, como as luzes exteriores à meia-noite, os aquecedores uma hora antes de chegar a casa, ou o sistema de vigilância quando sair.

A HS100 tem ainda a capacidade de ligar e desligar equipamentos eléctricos em horas diferentes do dia criando a imagem de que estão pessoas em casa, uma funcionalidade especialmente útil durante as férias ou períodos de maior ausência.

tomada tp-link

Moderna, elegante e muito simples, esta tomada inteligente integra-se na perfeição em qualquer ambiente e decoração. Os detentores do Amazon Echo (vendido separadamente) podem inclusive controlar os equipamentos ligados a esta tomada inteligente através de comandos de voz.

A aplicação gratuita Kasa está disponível para os sistemas operativos Android (4.1 e superior) ou iOS (iOS 8 e superior).

tomada tp-link

O modelo HS110 integra todas as funcionalidades anteriores e oferece ainda um sistema de monitorização energética que analisa o consumo de energia de um equipamento em tempo real e revela o histórico de consumo energético desse mesmo dispositivo.

Preço das tomadas

As tomadas inteligentes HS100 e HS110 estão actualmente disponíveis no mercado nacional por um preço de venda ao público recomendado de 39,90 euros e 49,90 euros, respectivamente. Em breve o Pplware apresentará uma análise a estas tomadas.

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luis Gonçalves
    Luis Gonçalves

    Bem melhor o meu Raspberry PI com mais tomadas, sensor de temperatura, segurança reforçada, com um preço por tomada muito menor.

    1. Avatar de Ivan
      Ivan

      E também consegue obter o consumo energético por tomada? Se sim, também estaria interessado num projeto igual. Cumps.

      1. Avatar de Luis Gonçalves
        Luis Gonçalves

        Aí entra o sensor de temperatura. Para aquecimento, melhor que saber o consumo é poder controlá-lo.

        1. Avatar de Jorge Santos
          Jorge Santos

          Para aquecimento … hmmm … apesar de interessante tem, noção que o Ivan falou em medir o consumo energético? É que são coisas totalmente diferentes.

          1. Avatar de Luis Gonçalves
            Luis Gonçalves

            Que interessa medir o consumo energético se não puderes controlá-lo ? Com o sensor de temperatura podes, antes de o ligar consultar se a(s) acomodação(ões) necessitam de aquecimento. Podes ainda faze-lo de forma automática, desligando ou ligando quando necessário. Podes ainda prevenir temperaturas mais extremas, de modo a que entre em funcionamento intercalado, diminuindo o tempo posterior necessário ao aumento exponencial da temperatura. E para isso que o utilizo. Haverá outros com outras necessidades.

  2. Avatar de Pedro Ferreira
    Pedro Ferreira

    Interessante, para quando a venda em Portugal?

    1. Avatar de CapitanObvious
      CapitanObvious

      lojas NIPOSOM já está à venda…

  3. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    Tenho uma tomada destas mas da marca D-Link e dá muito jeito para controlar o aquecimento…

  4. Avatar de Rui Silva
    Rui Silva

    isso, isso. nao tarda nada esta a maquina de cafe a tirar cafes as 04:00, ou a luz do candeeiro decidiu acender ao meio-dia…..

  5. Avatar de Magelan
    Magelan

    Boas, onde pode ser comporado em Portugal?

  6. Avatar de Blueparty
    Blueparty

    A Amazon echo pode ser comprada a algum revendedor cá em Portugal? Uma artigo desse preço não pretendo que tenha os problemas da alfândega…

    1. Avatar de Blueparty
      Blueparty

      ou existirá alguma alternativa a este dispositivo,com essas funções?

  7. Avatar de g0tH1c.X
    g0tH1c.X

    Suporta IFTTT? Se sim…vai já para a minha lista de “To-Buy”…:)

  8. Avatar de R o B
    R o B

    Muito caro para tão pouco, raspberry pi com pimatic, emissor 433Mhz e conjunto de três tomadas receptoras DI-O mais baratas que estas aqui apresentadas permite controlar muito mais. Para que quer pagar pronto a usar é um bom equipamento.

    1. Avatar de Mario
      Mario

      Mas esse não dá para controlar os consumos…?

  9. Avatar de Daniel
    Daniel

    Boas, Alguem sabe se neste tipo de tomadas, só pode ser ligado um equipamento, ou pode mesmo ser ligado uma extensão com (TV, box tv, consola) para que possa ser totalmente desligado durante o tempo necessário? Ou será muito equipamento para uma tomada só?
    Cumpts

    1. Avatar de CapitanObvious
      CapitanObvious

      Sim, pelas especificações pode-se ligar extensões ou qualquer outro equipamento com limite maximo de 16A.. que é o consumo maximo numa tomada normal…

  10. Avatar de Ricardo Moura
    Ricardo Moura

    Isto começa a roçar o ridiclo. Hà coisas que não vale a pena complicar. Estou a ver o filme, chega o nosso grupo de amigos para jantar a casa, para impressioares, está tudo às escuras e dizes “esperem um pouco, acendo já a luz” entretanto estás sem bateria no Android e por isso não consegues aceder à App para aceder à tomada e por sua vez acender a luz, quando finalmente consegues ligar o Android para aceder à App e aceder à tomada, reparas que ela fica uns 5 segundos e derrepente, “A Applicação TP-Link tomada inteligente parou”, bem voltas a tentar e lá consegues acender a luz. Olhas para os teus amigos orgulhosamente e reparas que eles já há estão há 5 minutos a curtir o jantar enquanto tu ainda estás a tentar acender uma lampada inteligente que fez de ti, o unico burro no final das contas.

    1. Avatar de guezt
      guezt

      Concordo, começa a roçar o ridículo.

    2. Avatar de Senhor G
      Senhor G

      Oi, ficar sem bateria é sempre uma chatice. Em todo o caso penso que nesta altura quase toda a gente que tem usado smartphones nos ultimos anos tem pelo menos 1 velho numa gaveta que não está a ter uso. Esse smartphone suplente pode estar ligado e carregado algures na sala e pode funcionar para controlar IOT, a TV, e outras funcionalidades do genero, em alternative ao smarphone principal.
      Em todo o caso com o advento das IOT, Sonos e tal, provavelmente acaba por ser necessário de facto ter um smartphone estacionário em casa que possa ser utilizado de forma “publica” pela familia e até por vizitas ocasionalmente se necessario, e assim manter a privacidade do nosso smartphone pessoal. Vale a pena pensar nisto.

    3. Avatar de Summit
      Summit

      ahahaha nem mais! xD Cada vez inventam mais material no sense, só mesmo para alimentar o consumismo.

    4. Avatar de António
      António

      Discordo. Eu tenho uma para o cilindro de forma a poder controlar as horas a que liga e ligar no trabalho quando prevejo que vou precisar dele. Não tem nada de ridículo.

  11. Avatar de Sócrates
    Sócrates

    Já há tomadas deste tipo à venda no Lidl.

  12. Avatar de Ricardo Almeida
    Ricardo Almeida

    Tenho uma Belkin WeMo Switch há algum tempo e funciona muito bem.

  13. Avatar de Andre Santos
    Andre Santos

    Comprei um WeMo Insight switch por 59.99€ e agora há este HS110 por menos 10€ 🙁

    E nem estou mt contente com a app da WeMo que não permite ver os logs dos consumos energéticos

  14. Avatar de Pedro
    Pedro

    Qual o consumo deste aparelho?

  15. Avatar de teixeira
    teixeira

    pessoal vamos a por ordem na casa… a tomada e muito útil pois ajuda a controlar qualquer aparelho( estando nos em casa ou fora de casa) que nao ultrapasse os 16A, agora se querem impressionar os seus amigos vão ter de gastar mais dinheiro num sistema de domotica.. e ai sim … mas não fazes isso com 35€.

  16. Avatar de Jose lourenco
    Jose lourenco

    Espectacular…faço votos para que volte ao lidle….

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Há outras marcas com preços muito acessiveis e que funcionam muito bem: ente 10 e 20 €. Refiro-me a Broadlink por exemplo. Já tenho umas quantas em casa e uso para programar o aquecimento no inverno como para proteger o ferro de engomar.

      1. Avatar de JorgeM
        JorgeM

        Olá, boa noite.
        Compraste onde?

        1. Avatar de Paulo
          Paulo

          Banggood, mas também tens no Aliexpress ou Gearbest. Em tomada europeia, comprei em promoção a 14€, mas costuma estar nos 18-20€

  17. Avatar de Miguel
    Miguel

    Bastante útil no entanto, seria interessante falarem também da opção da Broadlink por metade do preço e com as mesmas funcionalidades. Utilizo várias e nunca tive qualquer problema. Permitem ainda criar “cenas” como por exemplo “cinema” configurando certas luzes para apagarem ou acenderem apenas com um clique etc….
    http://www.gearbest.com/living-appliances/pp_363532.html

  18. Avatar de Francisco
    Francisco

    bom dia. comprei a TP-Link hS110 e instalei-a. Tudo bem….ou quase. No telemovel aparece o aparelho, conta o tempo, mas não conta qualquer consumo de energia. Alguem me pode ajudar ? Está a escapar-me algum pormenor ?

  19. Avatar de Francisco
    Francisco

    E já agora, se bem percebi, o objectivo destas tomadas é a avaliação do consumo electrico feito pelo aparelho que a ela estiver ligado (frigorifico, tv, etc ) e não o facto de poder fazer on/off atraves dos telemovel. percebi bem ?