Cuidado, o WhatsApp vai enviar os seus dados para o Facebook

54 Comentários

Desde que o Facebook comprou o WhatsApp, há dois anos, que estes dois serviços se têm mantidos separados e independentes um do outro.

Mas esta separação pode ter os dias contados, com uma alteração que está a chegar na mais recente versão. Os dados dos utilizadores do WhatsApp vão passar a ser enviados para o Facebook.

whatsApp_1

A actual versão beta do WhatsApp está a ser testada por um conjunto alargado de utilizadores, para que sejam descobertas falhas e que depois sejam corrigidas.

Mas para além destes testes, alguns utilizadores têm estado a avaliar o código que está presente e algumas descobertas interessantes têm sido feitas.

A mais relevante que foi descoberta mostra que o Facebook poderá estar a preparar-se para mudar as regras do jogo com o WhatsApp e passar a recolher a informação dos utilizadores do WhatsApp. Esta novidade surgiu e está presente de forma não directa nesta versão do WhatsApp, mas tudo indica que de futuro irá estar activa.

Não está claro quais os dados que vão ser disponibilizados para o Facebook, mas a informação presente garante que se destina a melhorar a utilização deste serviço. Provavelmente irá ser partilhada a lista de contactos e outra informação geral do utilizador.

whatsApp_2

Para já a opção de autorização de partilha de dados com o Facebook está desabilitada, mas é provável que no futuro passe a estar activa por omissão. É no entanto importante que o Facebook tenha disponível a possibilidade de desactivar esta partilha.

Esta novidade foi descoberta pelo programador Javier Santos, que recorrendo a alguns comandos conseguiu activar a nova opção. Estes comandos foram partilhados para que todos os que têm esta versão de testes instalada a possam activar.

Esta mudança das regras do WhatsApp segue a mesma linha de muitas outras que o Facebook já aplicou antes. A recolha destes dados vai alimentar ainda mais o Facebook e assim permitir conhecer melhor os utilizadores deste serviço.

Comentários

54

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ZarkBit
    ZarkBit

    Já era de esperar…

  2. Avatar de pph
    pph

    “mas a informação presente garante que se destina a melhorar a utilização deste serviço”

    Melhorar o que? Sao uns comicos.

  3. Avatar de migas
    migas

    Uso o Viber.

  4. Avatar de Zaark
    Zaark

    Se nem o Messenger tem a opção mais básica de todas – o Log Out -, não estou a ver esta opção a ser disponibilizada como “opcional”. O Facebook vive das informações pessoais: quantas mais, melhor.

  5. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    O messenger é anos luz melhor que o whatsapp

  6. Avatar de Ivan
    Ivan

    Não tenho fb 🙂

  7. Avatar de Neok
    Neok

    Lol, então aquele pessoal que tem problemas com a privacidade com o windows 10? Já não podem usar cenas Google, como o android por ex, também não podem usar o facebook e agora também já não podem usar isto? É mauzito…

    1. Avatar de Joao 2348
      Joao 2348

      Pode sempre usar outros programas para comunicar-se com outros. Gosto particularmente do Threema, que não implica a partilha obrigatória de e-mail e telefone com a empresa (embora possa melhorar a experiência para encontrar outras pessoas que também o usem e estejam nos seus contactos)… mas não dá para fazer chamadas, apenas mensagens de voz.

  8. Avatar de Roberto
    Roberto

    Se não precisar ter os 2 , eu detono o face

  9. Avatar de Marileide
    Marileide

    E quem já desativou o face a muito tempo? Vai continuar usando o zap?.

  10. Avatar de Roque
    Roque

    Mas não, vamos poder utilizar os dois separados?

  11. Avatar de Adamastor
    Adamastor

    eu tenho e uso whatsapp mas não tenho conta facebook, como é que passo para o facebook se só é usado o meu numero de tlm?

  12. Avatar de andre
    andre

    lol loosers!!! “melhorar a utilização deste serviço” é o tanas, em outras palavras, melhora a recolha infame de dados (que dados especificamente? Eles explicam? lol). Já lá vão 3 anos que deixei de usar esses “serviços”

    1. Avatar de Jsp
      Jsp

      Usas o que em alternativa?
      Também nao acho muita piada a recolha de informação do whatapp

      Comprimentos

      1. Avatar de Lucas
        Lucas

        Signal e Telegram sao boas alternativas.

      2. Avatar de andre
        andre

        Não tenho/uso muitas alternativas Telegram ou skype . Não é que sejam mais “confiáveis” mas estão ainda fora do “scope” do Facebook e seu Mark. Repara no que aconteceu nas políticas de privacidade do Instagram (outra bela treta). Se fores ver bem nem o facebook podemos chamar “rede social” na integra. Trabalho com IT e gosto ainda muito das velhas comunicações tradicionais, CTT, tlm ou vou mesmo ter com quem quero falar se possivel.

        1. Avatar de Jorge
          Jorge

          cria o MEGActt, onde envias filmes em cartões SD pelos ctt

    2. Avatar de Summit
      Summit

      O que usas para chat no telemóvel?

      1. Avatar de Fernando
        Fernando

        Uso o VIBER. Super completo e já muita gente na europa o utiliza.

  13. Avatar de neok
    neok

    A nossa privacidade deve ser defendida. Mas agora pergunto, o pessoal que não usa e se recusa a usar o WIn10 por causa disso, usa os serviços Google (Android incluido), usa Facebook? agora tb o WhatsApp? ao menos sejam coerentes…

    1. Avatar de Lucas
      Lucas

      Eu uso o Manjaro Linux no meu PC, no telemovel tenho o Cyanogenmod sem aplicacoes da Google nem Google Play. O Appstore que uso no meu telemovel é o F-Droid só com aplicacos Open-Source.

      1. Avatar de Emerson
        Emerson

        OK, e se precisar abrir algum programa .EXE(executável ) do windows, no caso de milhares de jogos, como vai fazer ?

        1. Avatar de Jorge
          Jorge

          wine, quem tem linux tem o terminal com muitos comandos para jogar

  14. Avatar de Luiz
    Luiz

    Eu não gostei nada disso

  15. Avatar de Washington
    Washington

    Não gostei . mas seria melhor se ajustar o watssap para ficar igual ou até melhor que menssager.

  16. Avatar de transcendez
    transcendez

    Não existem alternativas menos más?

    1. Avatar de Joao 2348
      Joao 2348

      Gosto do Threema, mas não faz chamadas de voz… embora dê para enviar mensagens de voz.
      Cobram uma vez pela APP, e depois ganham dinheiro porque cobram a quem quiser usar a API (empresas tipo bancos) para enviar mensagens para os seus utilizadores (que tem de subscrever tais serviços para receber as ditas mensagens, que podem ser coisas como avisos de saldo, códigos para entrar no site, avisos de promoções, etc.).

  17. Avatar de tavares
    tavares

    A partir do momento que o Face adquiriu o Whats,não se poderia esperar outra coisa!! O negócio deles é a recolha de dados e informações para depois vender!!Quem não gosta…não instala o programa! Tal como eu…

  18. Avatar de Mário Jorge
    Mário Jorge

    Estou tranquilo!
    Não tenho facebook.
    Não uso o WhatsApp, e nem nunca o usei.
    E para finalizar, não uso e nem usarei o Windows 10, devido a abusar na privacidade, a abusar no meter-se no que não lhe compete, as opções dos seus utilizadores!

    1. Avatar de Summit
      Summit

      Fia-te na virgem, o Windows 7 também espia, daí a malta usar o DWS_Lite.

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        espia a onde? nas comunicações netbios com os equipamentos da rede?

  19. Avatar de Bruno
    Bruno

    Nada a se preocupar, que informação que o whatsapp que o facebook já não tem ?

    1. Avatar de Joao 2348
      Joao 2348

      Mensagens, chamadas, e contactos que o utilizador possa não ter partilhado anteriormente (exemplo: não instalar a aplicação deles (facebook)no seu smartphone/ tablet).

  20. Avatar de Claudia
    Claudia

    Não gostei, deixa como está …

  21. Avatar de Davi
    Davi

    Migrando para o telegran.. Já nao uso o Facebook por falta de privacidade..

  22. Avatar de Miguel G.
    Miguel G.

    Para já é garantido que está a partilhar o número de telefone.
    Eu utilizo WhatsApp há pouquíssimo tempo e nunca disponibilizei o meu número ao facebook, nem mesmo a nível privado, nem nunca fiz qualquer acesso mobile ao facebook quer através de aplicações quer através da versão browser, no entanto esta manhã recebi uma sms a indicar-me o código de confirmação do facebook, sem ter solicitado o que quer que seja.

  23. Avatar de Jose Benedito de FARIAS
    Jose Benedito de FARIAS

    Para quando você vai mandar wastisaPP para Facebook. Com.br

  24. Avatar de D.SILVA
    D.SILVA

    Vou me arrancar, antes que seja tarde D+ e todos saberão que eu não uso óculos escuros que não tenho dinheiro nos bancos suíço e muito menos opiniões formadas sobre está febre mundial, chamada, internet.

  25. Avatar de Sinai
    Sinai

    Nossa acho isso uma palhaçada pq não deixa do geito que tá watssap é mil vezes melhor que o facebook

  26. Avatar de Pires
    Pires

    Infelizmente um velho ditado, diga com quem andas e direi quem és! Q o WhatsApp não pertencia ao facebook não se tinha tantos comentários como se ouve hj, até bloqueado por 24 horas foi devido um não dado pelo facebook, ou seja de tanto mecher vai acabar ficando uma porcaria e só falta o FBI ter acesso aos dados dos usuários, hj não fico só vinculado ao WhatsApp, uso com frequência o Telegram , muito bom e igual só WhatsApp, aconselho experimentar vão gostar vocês vão ver.

  27. Avatar de Sama
    Sama

    Já me ajudou a,descobrir podres deeu companheiro o compartilhamento de fotos do watz para o face. Haja, peguei ele no flagra
    .

  28. Avatar de Jp
    Jp

    Controle total está é a ideia. O mundo caminha pra um governo único e tofdos devem ser monitorados sob alegação de segurança, simples assim isso é bíblico.

  29. Avatar de Jp
    Jp

    Controle total está é a ideia. O mundo caminha pra um governo único e tofdos devem ser monitorados sob alegação de segurança, simples assim isso é bíblico.

  30. Avatar de Jands@gmail
    Jands@gmail

    Quem não tem facebook…

  31. Avatar de Israel
    Israel

    A pouco tempo deletei minha conta do Face pois não suporto censura (tive duas publicações sobre política deletadas pelo Face) e agora fatalmente ocorrerá com o Zap. É o fim da picada.

  32. Avatar de Otávio Goes
    Otávio Goes

    Tentei fazer, e consegui, vou esperar pra vê o que acontece

  33. Avatar de Igor
    Igor

    Estou testando o wowapp até agora tem sido satisfatório

  34. Avatar de Joao 2348
    Joao 2348

    Quem quiser saltar fora, antes de desinstalar a aplicação, vá às opções e procure na conta ou similar a opção para se remover do serviço e assim deixar de aparecer aos outros como estando na rede.

  35. Avatar de Janerson
    Janerson

    Eu ñ tenho facebook

  36. Avatar de Marcio
    Marcio

    To doidinho que isso aconteça. Pelo menos o whatsap deixa de estar em 1lugar. Tudo tem seu tempo de estar no topo e não vai ser diferente com o whatsap. Essas empresas ao invés de ser fiel aos usuários e continuar no topo preferem estragar tudo que estar de bom. No futuro espero uma nova rede social bombando pode ter certeza disso.

  37. Avatar de Elaine
    Elaine

    Eu não tenho facebook, como fico? Posso ser simplesmente usuaria do whatsapp? Não vai me prejudicar em nd?

  38. Avatar de Bruno Cerqueira
    Bruno Cerqueira

    Após ler vários comentários neste post e noutros relativos à privacidade e programas de “chat”… fico com a sensação que anda muita gente com sindrome de alarmismo e mania da perseguição. Tudo bem, a privacidade é importante, mas calma… não estamos a falar de informações pessoais às quais seremos lesados se esta for partilhada com uma multinacional e seus parceiros, estamos a falar de listas de contatos, hábitos, etc… e isto meus caros, não se passa apenas aqui, está embutido no nosso quotidiano e em todo o lado, seja online em sites de compras ou onde tenham registos, seja no mundo real, sempre que usam o vosso cartão de débito, ou nas operadoras de comunicações, nas finanças …hoje em dia tudo é monitorado, desengane-se quem pensa que não, ahhhh claro podem alguns dizer… mas podemos optar no que podermos para combater um pouco este cenário… sim… podem…. existem outros clientes de mensagens que em teoria, podem ser um pouco mais amigos da privacidade, o problema é que depois 90% da vossa lista de contatos não usa esses clientes e acabam por usar sempre os mesmos programas que tanto criticam… mas há que ter calma e acima de tudo bom senso …. nada de histerias com a partilha de contatos.. afinal de contas… estamos a usar um software de forma gratuita que nos permite comunicar com qualquer parte do mundo, achavam que isto vinha sem nenhuma contrapartida !?

    1. Avatar de Andre L
      Andre L

      O facto de saber o que sei e saber o que é recolhido ou não, Não é o mesmo que aceitar o que é feito. Há uma fronteira que é necessário separar águas.

      Aqui não há histerias, há sim precaução sobre o que andam esses tipos a fazer. O que dizem não corresponde 90% das vezes ao que fazem.

      “hoje em dia tudo é monitorado” só se tu efetivamente o continuares a permitir.
      Como nunca aceitei o TOS do faceshit, muito menos aceito o TOS e as renovações do whatapp bem como qualquer outra pseudo “rede social” que nada mais que é chamar “empresas de marketing” direcionado com recolha infame de cookies “os hábitos e constumes do utilizador” guardo-os bem para mim e só fica reservado a mim.

      O whatsapp que vá chupar bananas mais o Mark e sua bandalha.

  39. Avatar de vitor inacio
    vitor inacio

    Nao tenho facebook por nao concordar com a sua politica de privacidade. Que direito tem seja que progama for utilizar os meus contactos para fins nao autorizados por mim. o que posso fazer querendo utilizar o whatsapp ja que tenho diversos amigos que o utilizao mas nao quero autorizar o facebook a usar os meus contactos ninguem pára a continua intrumissao na vida privada de cada um desse site de espionagem