A Netflix vai começar a bloquear utilizadores que usam proxies

44 Comentários

Se a maior queixa dos utilizadores nacionais do Netflix é a falta de conteúdos, muitos conseguem dar a volta a este problema com a utilização de mecanismos que os colocam virtualmente fora de Portugal.

Mas dentro em breve estes artefactos vão deixar de poder ser usados. A Netflix vai procurar activamente os utilizadores que usam estas ferramentas e barrá-las.

netflix_proxy_1

Foi a própria Netflix que anunciou que muito em breve vai começar a barrar a utilização de proxies e de outros mecanismos que permitem que os utilizadores se apresentem perante este serviço vindos de outra localização geográfica que não a sua.

Estes proxies e outros desbloqueadores permitem que os utilizadores tenham acesso a conteúdos fornecidos pelo Netflix noutros países, que nos seus países de origem estão bloqueados. Esta não é uma prática que o Netflix aprove, até porque pode ter implicações legais para o serviço.

In coming weeks, those using proxies and unblockers will only be able to access the service in the country where they currently are

O que não foi anunciado foi a forma como essa detecção iria ser feita e nem qual a data certa em que iria começar a fazer esse bloqueio.

Esta medida não é uma boa notícia para os muitos utilizadores que recorriam a estas ferramentas para conseguirem ter acesso a todos os conteúdos do Netflix, de forma livre e sem as restrições geográficas.

Já com presença em 190 países, o Netflix é actualmente o maior serviço de streaming de conteúdos vídeo. Com produção própria consegue já libertar-se de alguns contractos que teria de firmar com as editoras.

Netflix

Comentários

44

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro Lino
    Pedro Lino

    Ahn… good luck?

    Acham mesmo que vão barrar alguma coisa? A única coisa que vão barrar vãos ser lucros provavelmente…

    Não percebo porque é que uma companhia como estas, não distribui simplesmente o conteúdo globalmente, mesmo que sem legendas… Eu mal sai um episódio, tenha legendas ou não, vejo. A não ser que seja uma serie com um inglês mais pesado/técnico, a maior parte dá para ver perfeitamente sem elas.

    Eu percebo que talvez seja um abuso de carga a nível de dados… Mas a nível de €€€ possivelmente também seria.

    1. Avatar de Pedro Lino
      Pedro Lino

      E sim, series e filmes que são propriedade de outros eu percebo, mas a netflix tem coisas próprias que não transmite por não ter legendas.

      1. Avatar de Ace
        Ace

        Mas isso devia de ser ao critério do utilizador, ou seja, haver por exemplo um botão nas settings “Show media without subtitles”.
        Para Anime tenho que ver legendas em PT ou ainda pior dobrado…
        Será que custa assim tanto ter audio em Japones e legendas em ingles?

      2. Avatar de Nuno José Almeida
        Nuno José Almeida

        Não. Porque tem os direitos vendidos para Portugal para outros canais ou seja
        não pode transmitir o que é seu pois está vendido.

      3. Avatar de somaisum
        somaisum

        Não é por não ter legendas, é por ter cedido os direitos de reprodução (ou visualizaçãou ou wtv) a outros canais portugueses. Legendas em 3 dias depois de sair estão na net em português, bastava 10 minutos de alguém bom, e ficavam com jeito)

    2. Avatar de jnvqc
      jnvqc

      A netflix tem de ter os direitos de transmissão do país. Se fosse por causa das legendas o netflix de Inglaterra e EUA tinham os mesmos filmes e series.

      A netflix só faz isto devido à pressão dos estúdios, se fosse por por eles, eles deixariam.

    3. Avatar de jnvqc
      jnvqc

      Não é por causa das legendas, mas sim dos direitos de transmissão. Se fosse esse o caso a netflix dos EUA não teria o dobro dos títulos da inglesa. Por exemplo o house of cards foi feito pela netflix, mas não está disponível em Portugal pois venderam os direitos de transmissão à SIC.

      Outra coisa, o bloqueio é prejudicial para a netflix, eles sabem isso, eles só o fazem por causa da pressão dos estúdios. A hulu (concorrente da netflix) já bloqueia VPNs à muito tempo.

      No entanto também à outra nova possibilidade, a netflix apartir do inicio do ano passou a estar disponível em quase todos os países do mundo, isso trás o problema dos câmbios, países com moeda mais fraca iriam subscrever com VPN noutro pais com cambio favorável, e aí sim a netflix iria perder dinheiro.
      Esses países vão ter um catalogo fraquíssimo, pois a netflix não tem capacidade para pagar direitos de transmissão individuais em cada um deles, o que tornaria o uso de VPNs muito tentador.

    4. Avatar de jnvqc
      jnvqc

      Não é por causa das legendas, mas sim dos direitos de transmissão. Se fosse esse o caso a netflix dos EUA não teria o dobro dos títulos da inglesa. Por exemplo o house of cards foi feito pela netflix, mas não está disponível em Portugal pois venderam os direitos de transmissão à SIC.

      Outra coisa, o bloqueio é prejudicial para a netflix, eles sabem isso, eles só o fazem por causa da pressão dos estúdios. A hulu (concorrente da netflix) já bloqueia VPNs à muito tempo.

      No entanto também à outra nova possibilidade, a netflix apartir do inicio do ano passou a estar disponível em quase todos os países do mundo, isso trás o problema dos câmbios, países com moeda mais fraca iriam subscrever com VPN noutro pais com cambio favorável, e aí sim a netflix iria perder dinheiro.
      Esses países vão ter um catalogo fraquíssimo, pois a netflix não tem capacidade para pagar direitos de transmissão individuais em cada um deles, o que tornaria o uso de VPNs muito tentador.

  2. Avatar de Marco B.
    Marco B.

    E VPN’s, nada?

    1. Avatar de Artur
      Artur

      Devem utilizar geolocalização para bloquear portanto acho que isso que dizes não vai ser possível

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Não sabes como geolocation funciona, pois não?

        1. Avatar de int3
          int3

          Parece que não sabe o que é geolocation por isso nem vale a pena depender tempo a “criticar” porque não vai dar em nada.

      2. Avatar de Pedro Lino
        Pedro Lino

        E não exitem vpn’s na murica?

    2. Avatar de rand
      rand

      Não sei como é o registo mas se eles pedirem a tua localização geográfica (ex: Portugal) mas o acesso aos conteúdos for através de uma VPN noutro sitio (Ex: EUA) o sistema pode identificar a conta como suspeita

    3. Avatar de jnvqc
      jnvqc

      Eles podem implementar o bloqueio de diversas formas. A hulu (uma concorrente da netflix), já à alguns tempos que faz o bloqueio de VPN’s, eles recolhem os IPs das VPN’s e depois bloqueiam os utilizadores que acedem através dos mesmos, no entanto esse método não é eficaz contra vpn’s que usam um sistema peer to peer tal como a HOLA.

      1. Avatar de Marco B.
        Marco B.

        No meu caso eu criei um VPN numa VPS na Filandia. Sendo uma vpn privada e só usada por mim, será que vão bloquear tbm?

  3. Avatar de Mylittlelife
    Mylittlelife

    La vai a Netflix perder clientes. Já experimentei a versão do uk e dos EUA e são uma miséria para aquilo que se espera (séries e filmes actualizados), com muitas falhas graves e temporadas às vezes em falta. A sorte foi que tive um mês de graça e a vpn solucionou-me o problema, mas eu à espera dum substituto dos canais pagos (onde tenho os filmes e séries pouco mais tarde que nos EUA), e fiquei desgostoso. A qualidade sim é óptima e não tive problemas de streaming em hd.

  4. Avatar de Angela Novo
    Angela Novo

    Adoro quando fazem estas ameaças como se fossem resolver alguma coisa. Ahhahahahaahahhahaha

  5. Avatar de jesus jones
    jesus jones

    acho bem e deviam começar por portugal

  6. Avatar de ....
    ….

    que chatice… são eles a bloquear o utilizador e o utilizador a cancelar o pagamento. Not a win win situation

  7. Avatar de Rafael
    Rafael

    E, segundo rumores, são eles que estão por detrás dos barramentos recentes de sites de partilha…
    Agora mais esta. Ok…

  8. Avatar de Hugo
    Hugo

    Sou cliente netflix (por enquanto) e não uso proxies no entanto acho este medida um abuso e mereciam que os cliente (talvez a começar por mim porque o conteúdo deixa muito a desejar, desistissem do serviço) !

    Se estou a pagar e uso proxies, o problema é meu e não deles e se tiver que ajustar contas, não deveria de ser com eles, nem têm nada haver com as configurações do meu sistema.

    Tornaram-se grande mas acho que mesmo assim, acabaram de dar um passo mais do que a perna. Vamos ver …

  9. Avatar de Pois
    Pois

    Por coisas destas é que eu não pago Netflix!

    Por mim, quem tudo quer ganhar, tudo perde… Não sou eu que irei pagar os milhões que essa gente + realizadores +atores ganham!

    Pago apenas uma ligação básica (que a ver bem, já não é assim tão básica e barata, pensando eu que já chega para pagar tudo) e depois, mais nada…

  10. Avatar de Tuga
    Tuga

    Netflix, Game over…

  11. Avatar de Bruno Costa
    Bruno Costa

    Eu acho que este tipo de decisões, se for cada vez mais comum, pode vir a ser benéfico para todos. Pois pode ajudar a estabelecer uma lesgilação comum a nível mundial de forma a que todos possam aceder ao mesmo conteúdo. Óbviamente, nesse caso, os serviços não deverão puder disponibilizar o conteúdo conforme o país.

  12. Avatar de José
    José

    prefiro Kodi

  13. Avatar de RF
    RF

    O princípio do fim do Netflix…

  14. Avatar de Sérgio C.
    Sérgio C.

    E eu que estava muito sériamente a pensar em voltar a usar o Netflix. Tive o mês de borla e cancelei o serviço após o final do periodo. No entanto, ainda vi alguma coisa uns quanto episódios na Netflix USA e qualidade era boa.
    Agora, se eles vão bloquear o acesso, passar bem muito obrigado.

  15. Avatar de piri_vm
    piri_vm

    Eu faço precisamente o contrário, estou fora do país, mas uso uma VPN para poder usufruir do Netflix Portugal.
    Em relação à VPN será difícil conseguirem bloquear. Mas estou apara ver como vai ser feito este processo.

    1. Avatar de JBM
      JBM

      Não será assim tão difícil na maioria dos casos pois muita gente está a usar VPNs que são conhecidos publicamente. Basta à NetFlix bloquear o acesso a partir de IPs desses VPNs, para ter um impacto considerável. Acaba por ser um jogo do gato e do rato, mas o + certo é ter o efeito pretendido.

  16. Avatar de Pedro
    Pedro

    E pronto, segunda acaba o meu mês grátis. Estava seriamente a pensar continuar a minha adesão (paga) e usar proxy’s que funcionavam na perfeição. Menos lucros para eles. Adeus.

  17. Avatar de Paulo
    Paulo

    Vão bloquear pagantes?Genial.

  18. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Alguém que tenha o serviço do Netflix sabe se está disponível a série The Amazing Race, e se sim quais as temporadas, adoro ver tenho acompanhado numa página da net, mas alguns episódios e temporadas não estão disponíveis.
    Obrigado
    Já tinha feito esta pergunta antes mas como ainda não obtive resposta voltei a carga, obrigado

    1. Avatar de Pedro Simões

      Acabo de pesquisar no Netflix e não achei essa série.

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        Obrigado

  19. Avatar de PEdro
    PEdro

    Eles vão conseguir barrar coisas que o governo de muitos países nao conseguem… lool

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Oh amigo, basta mesmo querer.

  20. Avatar de Knight
    Knight

    Tem coisas na vida que nem de graça é bom, essa é uma delas.

    Serio mesmo que vocês pagam para essa empresa para ver filmes/series catalogo?

    è por isso e por outras que o governo de cada país faz o que faz com a gente, vocês são altamente manipuláveis aceitam tudo e ainda pagam, tse tse tse.

  21. Avatar de Nunes
    Nunes

    Se me bloquearem o GetFlix, cancelo a subscrição do Netflix. É simples! Perdem eles, ganha a pirataria.

  22. Avatar de Berrio
    Berrio

    Tem piada que a minha smart tv samsung tem uma aplicação da netflix, dizem eles (netflix) que o primeiro mês é gratuito…porreiro vai dai para experimentar, meti-me a preencher o formulário com a ressalva que o cliente desiste se quiser ao fim dos trinta dias, e não é que tenho de lhes fornecer o n’ do cartão de crédito para usufruir do primeiro mês à borla… ainda agora chegaram e já aprenderam com as operadoras nacionais a enganar o povo.

    1. Avatar de silver_ryder
      silver_ryder

      Sabes que para ter direito ao primeiro mês gratuito tens que fazer uma subscrição!?
      Logo se é uma subscrição tens que ter forma de pagar.

      PS: Quase que aposto que 90% de quem aqui comentou nem subscrição Netflix activa possui…!

      De borla é sempre mais barato e depois culpam tudo e todos para se sentirem legitimados a “sacar” umas coisas…!

  23. Avatar de MadLane
    MadLane

    é isso mesmo Netflix a provar que pirataria é melhor

  24. Avatar de YaBa
    YaBa

    Gostava de ver o gráfico de clientes/lucro depois dessa medida entrar em vigor.

  25. Avatar de Lara
    Lara

    Unblock us já bloqueado… Alguma forma de ultrapassar situação?