Questão semanal: Qual a melhor marca de câmaras DSLR?

121 Comentários

Com o objectivo de recolhermos informações dos gostos e interesses dos nossos leitores, recorremos aos nossos grupos do Facebook onde colocamos semanalmente uma questão, variando de grupo, acerca de um tema pertinente.

Desta vez a questão foi colocada no Pplware @ Fotografia, onde ficámos a saber “Qual a melhor marca de câmaras DSLR?”.

Qual a melhor marca de camaras dslr


Obtivemos  251 votos válidos e, para os leitores, a melhor marca de câmaras DSLR é…

 

1. Canon (131 votos)

 

Canon

A maioria dos leitores que votaram nesta sondagem, elegeu a marca japonesa Canon como sendo a melhor para câmaras DSLR.

2. Nikon (90 votos)
3. Sony (10 votos)
4. Hasselblad (4 votos)
5. Leica (4 votos)
6. Olympus (4 votos)
7. Panasonic (3 votos)
8. Pentax (3 votos)
9. Rolleiflex (2 votos)

Concordam com estes resultados? E para vocês? Qual é a melhor marca de câmaras DSLR?

Questão desta semana [Pplware @ Programação]: Para que SO Mobile preferem desenvolver Apps?

Comentários

121

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Helder Correia
    Helder Correia

    Para mim a melhor câmera do mundo continua a ser a do meu iPhone…. Até hoje não vi nenhuma igual.

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Por acaso o seu iphone é alguma Dslr?
      Ou comentou só para dizer que tem um iphone.

      1. Avatar de Helder Correia
        Helder Correia

        Não é uma DSLR mas é como se fosse, aliás como vários artigos que já aqui li no pplware.

        1. Avatar de João MS
          João MS

          é o mesmo que dizer que uma pistola de ar comprimido é o mesmo que uma bazuca…

        2. Avatar de Miguel
          Miguel

          Tens razão. Até porque o Iphone desligado capta a mesma imagem que uma DSLR desligada..

          O iPhone nem chega para um Lumia 950 quanto mais para uma DSLR… LOL

        3. Avatar de Pedro
          Pedro

          Caro Rui,

          Que o iPhone 6s tem uma excelente câmera é verdade. Dizer que todos os iPhones tem uma excelente câmera é literalmente mentira. Comparar um iPhone ou qualquer sensor de câmera com uma dslr é uma barbaridade

        4. Avatar de Epah...Cenas!!
          Epah…Cenas!!

          Aconselho-te a procurar essas informações junto de especialistas… provavelmente vão-se rir da tua cara. A explicação para isso vem na minha resposta ao teu outro comentário.

        5. Avatar de joao
          joao

          comprar um iphone com uma dslr é o mais ridículo que pode haver loool
          acho que até uma canon 450d é bem melhor que um iphone…

    2. Avatar de Bruno M.
      Bruno M.

      O Sr Rui Damásio Silves calado é um autêntico poeta… 😀

    3. Avatar de Mario
      Mario

      Concordo contigo Rui.. sabes eu também acho que a camara do iPhone é a melhor camara e até hoje não vi nenhuma igual que possa chegar aos pés da CANON, nisso estamos de acordo a Apple têm das melhores camaras com má qualidade!

    4. Avatar de Mylittlelife
      Mylittlelife

      Sem dúvida que compete directamente com uma dSLR e serve o mesmo objectivo. Aliás com a (má) performance no escuro, a (não) estabilização óptica dos modelos não plus e a (não) troca de lentes e a (in)existência de zoom óptico fazem de certeza do teu iphone muito melhor para fotos que uma dslr

    5. Avatar de Miguel Nóbrega
      Miguel Nóbrega

      Telefonas com a Dslr?

    6. Avatar de Epah...Cenas!!
      Epah…Cenas!!

      Rui… porque não tentares fazer uma impressão de uma foto tirada por um Iphone e de uma foto tirada por uma DSLR??(Pode ser das mais fraquinhas até! Uma de 400€ chega bem para ver a diferença).
      Irás reparar que a camara do Iphone (ou de qualquer outro Smartphone com sensores nano) não é assim tão boa 😉

      1. Avatar de Epah...Cenas!!
        Epah…Cenas!!

        *600… enganei-me

        1. Avatar de Felipe Teixeira
          Felipe Teixeira

          de 400 chega igual.

          1. Avatar de Epah...Cenas!!
            Epah…Cenas!!

            só acrescentei 200 por causa da lente xD hehe

      2. Avatar de Helder Correia
        Helder Correia

        Mas então tenho andado este tempo todo enganado..! Quer dizer que com os 1000 euro que dei pelo iPhone podia ter comprado um smartphone equiparado e ainda comprar uma DSLR por 600 ?? 🙁

        1. Avatar de Marco Borges Neves
          Marco Borges Neves

          Rui, nem tudo está perdido!! Sem o teu iPhone como poderias aceder a aplicações como o Facebook? De certeza que a DSLR não faz isso

        2. Avatar de Epah...Cenas!!
          Epah…Cenas!!

          Rapaz… lê o post como deve de ser sff! “Qual a melhor marca de câmaras DSLR?”

          Leste nalgum lado a pergunta “Qual o melhor equipamento para fotografar/fazer chamadas/consultar o mail…entre 1000 outras funcionalidades?”?????

          As DSLR são equipamentos fotográficos criados para produzir imagens em grande escala… tudo o que é cartazes publicitários, grandes produções fotográficas como as que vês nas maiores praças mundiais como por exemplo a Times Square são produzidas com maquinas DSLR com sensores provavelmente milhares de vezes maiores (SIM, MILHARES) que o sensor do teu Iphone. É um mundo diferente percebes? o teu Iphone tira fotos excelentes para o facebook e para o instagram… agora quero-te ver a fazer manipulação cromática e transformação em PS com elas 😉

          1. Avatar de MLopes
            MLopes

            exatamente! convinha ler o artigo.
            mesmo que estivesse em causa o melhor equipamento para fotografar, comparar o iPhone com uma DSLR é uma patetice porque estamos a falar exclusivamente do equipamento. se estivéssemos a falar também do fotógrafo, aí…já era outra coisa.

    7. Avatar de João MS
      João MS

      Compara com as camaras do lumia 950…

    8. Avatar de Francisco Gomes
      Francisco Gomes

      Ou não percebe patavina de fotografia ou é mesmo doente por essa marca…

    9. Avatar de Artur
      Artur

      Não gozes que há muita gente aqui que não percebeu o teu sarcasmo

    10. Avatar de SóDePassagem
      SóDePassagem

      acho que esta nem o Steve Jobs te perdoava!!

    11. Avatar de David Ramos
      David Ramos

      Só pode estar a gozar. Se percebesse um pouco de fotografia claramente não iria dizer o mesmo

  2. Avatar de RuiP
    RuiP

    Eu acho que para o comum português, estudos de “qual é a melhor X?” são irrelevantes e subjectivos. É muito mais interessante um “qual é a melhor qualidade/preço Y no mercado?”.

    1. Avatar de Jorge H
      Jorge H

      Uma análise relação qualidade preço de determinados modelos/séries ou analise detalhada de determinados modelos. Este tipo de sondagem é realmente irrelevante e com pouca utilidade, a meu ver.

      1. Avatar de Marisa Pinto

        Mas Jorge, não significa que isso não possa (também) ser analisado… mas para já foi esta. Repito que ‘irrelevante’ é igualmente uma qualidade subjectiva 🙂

        Cumps

    2. Avatar de Marisa Pinto

      Olá. Claro que são subjectivos, tudo que que seja de opinião e não factual é subjectivo. Ser ou não irrelavente é igualmente subjectivo, assim como a sugestão que indicas como sendo mais interessantes (adjectivo também subjectivo) 🙂

      Cumps,

      1. Avatar de Não Interessa
        Não Interessa

        A meu ver trata-se apenas de uma questão a ver com o título, não deveria ser “qual a MELHOR”, mas sim “qual a PREFERIDA”. Dizer que é a melhor com base em opiniões não é correto, mas consigui perceber o ponto de vista do artigo, daí apenas ter falado na questão do título (naming is everything).

        Fica a recomendação.

        Cumprimentos.

        1. Avatar de Marisa Pinto

          A minha perspectiva consegue entender que melhor esteja ali pois é um votação, e preferida não é sinónimon de melhor eheh 🙂

          Obrigada pela recomendação.

          Cumprimentos,

          1. Avatar de Não Interessa
            Não Interessa

            Certo, mas lá por uma pessoa ou várias gostarem de um produto/marca, não quer dizer que seja o melhor. Ex: apple coff coff :P. Só para os fanboys, eu não estou a dizer que os produtos da apple não prestam, simplesmente estou a dizer que há demasiados fanboys que se recusam a testar outras alternativas e que fazem com que questionários deste género não sejam de “o melhor produto/marca” mas sim “o preferido”.

            Cumprimentos.

            PS: Só para dizer que eu até acho este tipo de questionários interessante e que vejo com bons olhos a sua continuidade, mas mudem lá o título sff para reflectir melhor a realidade do estudo.

    3. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      Vocês e relação qualidade/preço. Falar em relação qualidade/preço só faz sentido para produtos simulares.

      Queres comprar um carro todo XPTO. Andas a analisar um A6, um série 5 e um Classe E. Vês todos comparativos. Analisas todas as perspectivas. De repente vem um gajo e diz tenho um bolinhas aqui que te vendo pot 100€. Qual tem a melhor relação? Muito provavelmente é o Bolinhas, mas não era o segmento que tu querias comprar.

      Vejo muitas vezes aqui povo a dizer o telemovel com melhor relação qualidade/preço é o moto G. Para essas pessoas já não faz sentido falar nos telemoveis de gamas superiores porque esse é o melhor telemovel para comprar. Quem diz o Moto G, diz outro qualquer.

      O rácio qualidade/preço é um rácio, como o proprio nome diz. Quantificamos (mesmo que por vezes subjectivamente a qualidade e dividimos pelo preço. Uma coisa dada tem uma relação qualidade/preço de infinito, mesmo que seja a maior bosta do mundo. Qualidade/ZERO dá um r+acio de infinito. Bem é melhor colocar um bocadinho de qualidade , pois senão dava um indeterminação.

      Resumindo, a qualidade/preço faz sentido dentro dos mesmos segmentos, pois senão é um rácio inutil.

      Genero perguntar quantos cores tem o processador ou a velocidade de relógio sem saber qual a arquitectura subjacente.

      Relativamente às maquinas fotograficas é importante saber qual a finalidade, Fotografias casuais? Se calhar é como alguem acima diz, a maquina fotografica do iphone dele é mais que satisfatória? Fotos com alguma qualidade a coisa muda de figura. É tão subjectivo perguntar qual a melhor.

      A minha melhor camara foi uma Canon, mas gosto de fotografia. Não me importo de a carregar às costas. Mas quantas e quantas não foram tiradas com o iphone.

      Perguntar qual a melhor camara de telemovel é uma pergunta objectiva (normalmente aprox. 30mm f2/2). Mas quantos de nõs pode opinar se só tem experiencia em um ou dois equipamentos? Aprendi com o tempo que na opinião dos outros o que é importante são as criticas negativas, pois essas normalmente são objectivas. As opiniões positivas são apenas a opinião subjectiva de uma determinada pessoa. Prefiro ler 2 ou 3 reviews de alguem que mexe com muitos equipamentos.

      1. Avatar de RuiP
        RuiP

        Se não estava implicito, referia-me a qualidade/preço a diversos segmentos:

        * Até 250€
        * Até 350€
        * Até 500€

  3. Avatar de Luis
    Luis

    È melhor a canon porquê e em quê ? Provavelmente porque votaram mais possuidores de canon do que nikon .Ambas as marcas têm excelentes camaras ,é quase impossível dizer qual é a melhor .Isto é estar a discutir qual o sexo dos anjos.

    1. Avatar de Antonio
      Antonio

      Concordo Plenamente!

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      Vendo bem as coisas esse foi o objectivo da pergunta 🙂

    3. Avatar de Hugo
      Hugo

      Quem está no mundo da fotografia está habituado a ver esta perguntada desde sempre 🙂

    4. Avatar de Pedro Silva
      Pedro Silva

      Ainda há bem pouco tempo, estive indeciso entre uma Canon 70D e uma Nikon D7200, cada uma com as suas funcionalidades e características, sistemas diferentes. Optei pela Nikon, porquê? Não sei, gostei do modelo (talvez), do toque quando lhe peguei. Pormenores que para alguns não dizem nada e que para outros podem fazer a diferença. E isto porque apesar de não ser a minha primeira máquina fotográfica, foi a minha primeira DLSR e por essa razão, fiz a mesma questão a quem já andava no ramo. E a resposta foi sempre a mesma eu tenho Canon porque sim, mas se tivesse Nikon também ia bem servido e vice-versa. Por isso, acho irrelevante, qual a melhor ou a pior. Uma coisa é certa tanto a Canon, Nikon, Leica, Olimpus e mais algumas, já cá andam faz muito tempo, por isso sabem o que fazem e quando o fazem, fazem bem para alguns e para outros não.

    5. Avatar de vagueante
      vagueante

      Vais-me desculpar, mas o sexo dos anjos, já se sabe que é feminino

      Basta ver o desfile da Victoria Secret, para se confirmar 🙂

  4. Avatar de paulo teles
    paulo teles

    tenho uma canon 100d e já tive uma sony a100, até agora a sony bate a canon aos pontos apenas troquei pois a sony de tantos anos de vida entregou a alma ao criador, confesso que a facilidade de encontrar material em segunda mão para a canon tem muitas vantagens.

  5. Avatar de fotografo amador
    fotografo amador

    A melhor marca de câmaras DSLR é a Nikon, e o melhor modelo é o D3300, pois é simples, funcional e faz tudo o que é necessário. Quem manda é a objectiva.

    1. Avatar de tilt
      tilt

      Dizer que a melhor e’ a Nikon estou completamente de acordo , agora afirmar que o melhor modelo e’ o D3300 só, diz isso quem não conhece os outras acima ou porque defende o que tem.

  6. Avatar de Miguel Ascensão
    Miguel Ascensão

    Há pouco mais de um ano andava eu a ler muito sobre Canon e Nikon, que são inevitavelmente as duas melhores marcas de dSLR, porque estava na iminência de comprar uma nova. Tinha experiência de 1 ano com uma Canon mais antiga, que adquiri em segunda mão. Defini um orçamento, mas acabou por esticar porque queria comprar uma boa máquina, que me durasse uns valentes anos e para isso teria que ser um grande investimento. Cada marca tem as suas vantagens… há quem prefira Nikon porque tem maior retro-compatibilidade de objectivas ou porque trata melhor o ruído em valores ISO elevados (e eu até estava inclinado para esta marca devido a estes e outros aspectos) e há quem prefira Canon por outros motivos mais e menos técnicos. Eu preferi a Canon porque, tendo em conta o investimento que iria fazer (material fotográfico é todo muito caro), considero a Assistência Técnica oficial muito melhor que a (in)existente para a marca concorrente. Tive uma boa experiência com a Assistência Técnica da Canon quando precisei dela para a máquina anterior. Após ler que alguns utilizadores da Nikon tiveram que enviar o equipamento para Espanha para obterem serviço de assistência certificado, tomei a minha decisão. Não sei se actualmente já existe assistência técnica oficial da Nikon em Portugal, mas estou muito contente com a minha 70D.

  7. Avatar de Alberto Oliveira
    Alberto Oliveira

    Meus caros, este tipo de sondagens vão sempre obter como resultado a pior marca entre duas (Canon e Nikon) a sair vencedora. Isto porque o maior número de utilizadores acaba sempre por comprar a mais barata dentro destas marcas, no fundo é como no mundo Apple vs Android. Android existem milhões e vão ganhar por terem mais utilizadores que se recusam a admitir que outro produto é melhor que o deles.
    Neste caso e sem margem de dúvida que a melhor DSLR é a Nikon e quem já teve várias máquinas sabe que não existe comparação entre Canon e Nikon isto porque não são só especificações mas também a robustez, qualidade de lentes, rapidez de focagem e desempenho em ambientes de pouca luz, não é á toa que a maior parte dos produtos ópticos (incluindo instrumentação) de medicina são Nikon e Zeiss. A própria NASA utiliza Nikon desde o tempo de filme até agora. Tenho muita pena pelos Canonistas mas já tive os dois mundos e não há comparação possível.

  8. Avatar de António B.
    António B.

    é daquelas sondagens que vale o que vale, primeiro porque existem “Canonistas” (onde estou incluído) e “Nikonistas” e nesta “guerra” dificilmente se dá o braço a torcer. Depois porque, como alguém já disse, depende muito da lente que se utiliza. Ainda existe o aspecto técnico das máquinas em que umas marcas são melhores para um tipo de trabalho e outras para outro. Por fim o conhecimento técnico de quem utiliza, em que é de cortar a alma a quantidade de gente que já vi equipado com “maquinões” mas o selector na posição verde de automático! depois admiram-se que a máquina não faz fotos como a dos amigos

    1. Avatar de Vítor M.

      Embora tenho duas Canon apenas escolhi por influência, mas gosto igualmente da Nikon e até da Sony. Não há uma preferência. A última o factor em causa foi o preço, mais do resto a questão da qualidade nos pontos que pretendia estava presente em ambas as marcas. Muitas pessoas e são muitas mais as que estão indecisas do que aquelas que têm uma ideia definida, vão perceber com o argumentário aqui deixado por muitos que já se decidiram há anos, o porque da escolha de uma e não de outra, depois vão ponderar os argumentos de uns e de outros e onde se enquadra os seus próprios argumentos. Por isso estas sondagens são importantes. Trazem opinião, experiência de utilizadores e factos.

      Eu, que gosto mas ainda sou aprendiz de feiticeiro, gosto de ler o que os “doutorados” em fotografia têm a dizer sobre cada uma das especialidades de cada máquina, isso ajuda a criar argumentário. 🙂

      1. Avatar de António B.
        António B.

        Sim Vítor, a partilha de informação é um factor que pode ajudar a decidir, mas fotografia não é uma arte transversal, tens “n” nuances que te podem ajudar na escolha do equipamento. Como te disse sou “Canonista”, mas não nego as qualidades das outras marcas, posso-te dizer que para desporto por exemplo, utilizo uma Sony com estabilizador no corpo e não na lente. o importante é saber o que queres da fotografia, e de acordo com o que se pretende, validar os prós e contras dos equipamentos e escolher em consonância. não estou a dizer que a sondagem é inválida, estou a dizer apenas que no mundo que é a fotografia, a sondagem é muito vaga 😉

        1. Avatar de Vítor M.

          Espero alguns bons comentários com argumentos para valer a pena. Há muita gente que defende a sua escolha porque tem argumentos muito válidos.

          1. Avatar de MLopes
            MLopes

            o problema é que esperas esse comentários acerca de uma marca e isso não tem sentido nem te vai levar a lado algum.
            se esperasse isso em relação a modelos específicos para utilizações específicas talvez estivesses um pouco mais próximo de obter alguns argumentos aproveitáveis.
            ainda por cima a vastíssima maioria das pessoas nunca teve, não tem e não vai ter acesso a vários modelos da mesma marca simultâneamente e muito menos de marcas diferentes.

  9. Avatar de Miguel Nóbrega
    Miguel Nóbrega

    Tenho uma Canon e já experimentei brevemente uma Nikon.
    Em termos de usabilidade dos menus, bateria e objectivas prefiro a Canon
    Em termos de imagem já não consigo dar preferência a nenhuma das duas, a Canon é mais realista nas imagens e texturas a Nikon dá sempre um toquezinho de cor, isto pela minha experiência… gostava de ter uma Nikon por mais tempo para decidir melhor.
    Um conselho que dou sempre é, quem pensa utilizar mais funcionalidades de vídeo, juntamente com fotografia opte por Canon, quem dispensa vídeo ou dê mais importância a fotografia, talvez Nikon, mas a última já começa a melhorar neste aspecto também.
    Mas isto claro ignorando as outras marcas (erradamente) apenas porque não tenho experiência com elas.
    Outas coisas que desgosto são ecrãs touchscreen, GPS, WI-Fi e quando dão muita importância a modos automáticos..

    1. Avatar de MLopes
      MLopes

      poderá haver casos particulares em que tal não seja verdade, mas quanto ao vidro, em termos muito generalistas, o da Nikon é bastante melhor. sempre foi ao longo dos anos e continua a ser.
      tem ainda a vantagem de comprares hoje uma boa objetiva e poderes usá-la daqui a 20 anos. tal como usar hoje objetivas de há 30 anos. é uma garantia de que rentabilizamos o investimento em boas objetivas. mas isto sou eu a falar que acho que só vale a pena comprar vidro de primeira qualidade. quando não tenho dinheiro espero até ter mas só compro uma vez.

  10. Avatar de Boss
    Boss

    As guerras do costume 🙂
    Nunca há na verdade uma melhor… em cada segmento, em cada período a coisa vai mudando… Leica e Hasselblad também estão num campeonato ligeiramente diferente.

  11. Avatar de João MS
    João MS

    Não percebo o que fazem a HASSELBLAD e ROLLEIFLEX neste estudo. É como fazer um estudo sobre melhores PC’s desktops e meter lá a cisco.

    1. Avatar de wtf
      wtf

      não deves saber ao certo o que é uma HASSELBLAD para dizeres tal coisa! noob certo?

      1. Avatar de João MS
        João MS

        Sei, perfeitamente. Inclusivé já dei uns “tiros” com uma. E tu? Sabes o que é uma Hasslblad? Sabes diferenciar o mercado comsumer do mercado prosumer? Sabes o que são grande e médio formato?

  12. Avatar de RR
    RR

    De facto a pergunta colocada é verdadeiramente irrelevante.
    Independentemente das opiniões a pergunta é muito pouco pertinente, qualquer uma das marcas tem os seus pontos fortes e fracos. A melhor marca para uma DSLR, começa logo à partida por depender de três premissas:
    1 º Qual o formato de fotografia prentedido?
    2º Qual o budget?
    3º Qual a utilização que irá ter a máquina?

    A melhor marca a fazer APS-C não é necessariamente a melhor em FullFrame ou em Medium Format, ou outro qualquer formato.
    As respostas dos utilizadores depois acabam muitas vezes por depender da sua experiencia, considerando que as duas marcas mais vendidas são Nikon e Canon, uma delas seria logo à partida a vencedora, contudo isso não significa que façam as melhores DSLRs.

    Estas sondagens acabam por um falso proposito, porque a comparação não é feita em base de conhecimento mas sim de opinião (que deriva obrigatoriamente da experiencia do utilizador), quer isto dizer que habitualmente uma pessoa não tem uma maquina de cada uma das marcas apresentadas para poder formular uma opinião sobre a questão lançada e por fim acabam por não informar devidamente quem poderia porventura precisar de algum esclarecimento.

    1. Avatar de Vítor M.

      É totalmente relevante. Com esses requisitos todos (e com esses argumentos, óptimos só me dá razão), chega-se à melhor DSLR com base em factos. A questão aqui é simples. Nenhuma comparação do mundo poderá satisfazer todas as pessoas, até porque todas têm necessidades diferentes e até porque todas as máquinas têm especificações diferentes. Umas mais dedicadas a uma area e outras mais a outras área diferente e ambas são DSLR. Assim, faz todo o sentido as pessoas terem o ponto de partida a questão apresentada, e basear-se nos seis requisitos para escolherem a melhor. Faz todo o sentido, alias, é sempre com base nas suas necessidades, disponibilidades e conhecimentos que escolhem e nunca numa análise onde apenas estão apresentados os requisitos (alguns) que quem fez o comparativo entendeu como sendo os mais importantes.

      A sondagem tem o propósito correto, pois permite às pessoas partilharem a sua opinião e especificar perante as suas necessidades qual, para si, a melhor, abrindo um leque de requisitos e enquadrando a escolha nesses requisitos, podendo ajudar outros com requisitos similares. Basta pensarmos que uma medida não serve para todos.

      1. Avatar de RR
        RR

        A sondagem poderia dizer “Qual a marca de DSLRs mais popular” e isso seria aceitável … Contudo o inquérito é especulativo e com informação cuja relevância é questionável e duvidável.
        Eu não posso votar que a marca X é melhor só porque tenho uma maquina da marca X, sem nunca ter experimentado as restantes! Para uma pessoa poder votar num resultado tem que conhecer os restantes. Quantas das pessoas que votaram já experimentaram mais de 5 das 9 marcas apresentadas?

        Se eu for comprar uma DSLR amanhã, com que base posso dizer que as melhores maquinas são da Canon, considerando que a base de votação não tem qualquer critério!?!?

        Lamento, mas isto é denominado sensacionalismo.

        1. Avatar de Vítor M.

          Caro, é a tua opinião, pelo que vejo, o impacto é o que era esperado, pessoas a participar,Messias a opinar, pessoas a questionar, pessoas a partilhar conhecimento, diversidade de marcas, argumentário útil. O que achas é contigo. Respeito, mas não concordo. Vi que funcionou e é isso que me interessa.

          Argumentos, factos, conhecimentos, pessoas interessadas em ajudar…

          Agradeço, contudo, a tua opinião.

  13. Avatar de CapitaoLuso
    CapitaoLuso

    Para mim o mais importante é o FOTÓGRAFO através dos seus skills e da sua criatividade.
    A máquina é secundária!

    1. Avatar de Epah...Cenas!!
      Epah…Cenas!!

      O melhor comentário deste post… xD Embora a lente também tenha a sua importância… um bom fotografo com uma má lente também não pode fazer muito!

    2. Avatar de Daniel
      Daniel

      True fact, a máquina pode ser espectacular, se quem tira a foto não tem “olho” não serve de nada.

    3. Avatar de alex
      alex

      concordo mas para certos tipos de fotos e necessario umas boas lentes como para paisagens wide angle

  14. Avatar de Joel Henriques
    Joel Henriques

    pergunta errada o mais importante será mesmo o fotografo
    não é por se ter nas mão uma EOS 5DMKIII que se tira grandes fotos

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Isso é outra questão 🙂

      Cumps,

    2. Avatar de Epah...Cenas!!
      Epah…Cenas!!

      sonho todas as noites com essa maquina!!

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Queres comprar? Queria deitar a mão à nova Canon 5D 🙂
        5D Mark III com utilização razoável (salvo erro 15.000 fotos), 22,3 Megapíxeis (1ª geração da Mark III) e ainda ofereço 2 cartões que usa, Compactflash Lexar de 32Gb (160Mb/s) e SD Extremo Pro da Sandisk de 32Gb (95Mb/s). Utiliza os 2 cartões ao mesmo tempo.

        1. Avatar de SóDePassagem
          SóDePassagem

          Não sei caro Rui… a minha 7D está nova daí custar-me um bocado avançar com a compra (arrependo-me imenso de não ter deitado logo a mão à 5D), no entanto o upgrade para full frame seria extremamente interessante. Por isso!!! É caso para dizer que tudo depende do valor! 😉

          1. Avatar de Rui
            Rui

            Eu por acaso também hesitei ao comprar a 5D (estava à espera que saísse a 7D MarkII), mas é outro campeonato. A enorme vantagem é que uma Full Frame pode utilizar as objectivas das cropadas (excepto as objectivas que só funcionam nas cropadas), mas o contrário já não é possível, as objectivas Full Frame não funcionam nas cropadas.
            Mas a 7D tem a grande vantagem do zoom.
            Se estiver interessado, ofereço-lhe o pack corpo + cartões (SD + Compactflash) + Objectiva 24-105mm 4L IS USM (com estabilizador de imagem + servo-motor ultra-rápido e silencioso) + Filtro, por 2,5K.
            Não tem riscos nem poeira no sensor 🙂

          2. Avatar de MLopes
            MLopes

            as objetivas Fx não funcionam em Dx?! só se é memso uma idiossincrasia da Canon que me escapou… (só uso Nikon e Olympus)

          3. Avatar de SóDePassagem
            SóDePassagem

            A minha 7D é uma MarkII hehehe. Caro Rui para já não posso aceitar a oferta, porque lá esta… não me compensa visto que tenho a 7D à pouco tempo… de qualquer forma, gostaria de ficar com o seu contacto caso eu mude de ideias em breve… É um bom preço sem dúvida, mas tenho que analisar melhor e preciso de tempo.
            Se puder, mande-me o seu contacto da forma que for melhor para si! Obrigado.

          4. Avatar de Rui
            Rui

            MLopes, estou a falar da Canon, não da Nikon que mal conheço (só experimentei alguns dias).
            As objectivas canon de uma cropada (EF-S), são feitas apenas para as cropadas (se usares numa Full Frame, vai parecer que estás a espreitar pelo buraco da fechadura). Já as objectivas EF (Full Frame), podem ser usadas numa Full Frame ou cropada.
            Podes investigar e até experimentares tu próprio 🙂

  15. Avatar de Paulo Ribeiro
    Paulo Ribeiro

    A melhor marca de cameras DSLR será provavelmente aquela que tiver a melhor performance técnica, a que as suas características me permitam fazer com ela o que pretendo, a que tenha uma boa assistência pós-venda, e que não seja muito cara, o que complica um pouco a equação tendo em conta os requisitos que mencionei, e especialmente tendo em conta a qualidade das lentes. Para uns será a marca x e para outros a marca y. Para mim, a melhor é a que tenho (pelo menos por agora. 😉

  16. Avatar de MLopes
    MLopes

    desculpem-me mas a pergunta é desprovida de qualquer sentido porque se sabe que a resposta é impossível. quem respondeu, respondeu qual é a sua marca preferida e não qual a melhor porque isso não conseguiria responder nunca.
    não há uma marca melhor do que outra. há marcas, ou melhor modelos que para uma pessoa específica, num determinado momento e considerando determinadas limitações poder ser a melhor.

  17. Avatar de tilt
    tilt

    As minhas preferências e por ordem, Hasselblad, Leica e Nikon. quando ainda eram só SLR gostava também da Zenza Bronica infelizmente não conseguiu acompanhar a evolução e morreu , deixo aqui um reparo a lembrar a marca.

  18. Avatar de José Mourão
    José Mourão

    Eu tenho uma Nikon D7100. Nunca comparei com nenhuma Cannon… Mas parece-me ser superior em muitos sentidos, desde modos a profundidade de cor.
    Já que os smartphones vieram à baila, falo no meu Nokia 808 Pureview. Até hoje o melhor Camera Phone de sempre! Venha quem vier. Só não supera, de facto, a minha Nikon… 😉

    1. Avatar de SóDePassagem
      SóDePassagem

      Sim, a nível de profundidade de cor a Nikon produz imagens com cores mais vibrantes. Mas para quem tira as fotos em RAW (pessoal que trabalha a sério na fotografia) isso é irrelevante… aliás, é mesmo uma questão de gosto… há pessoal que não gosta de cores tão carregadas.
      Eu tenho 2 câmaras (uma Nikon e uma Canon) e sinceramente não consigo criar preferência…
      A Canon tem uma clara vantagem a nível de disponibilidade de material e na assistência.

  19. Avatar de Francisco Gomes
    Francisco Gomes

    Depende de QUEM utiliza a máquina e PARA que finalidade a tem. Se for pela óptica profissional, as marcas de referência são as Canon e Nikon; se for pela óptica amadora mesmo avançada, continuam a ser estas marcas embora com modelos mais económicos. Não esquecer que, acoplados aos corpos, existe uma bateria enorme de objectivas (macros, normais, teles, duplicadores, etc.). Uma Nikon D7200 Kit + 18-140mm VR (24,2MP) pode custar € 1.375,00; uma Nikon D4S – (16,2MP) (só corpo) € 5.995,00; uma Canon EOS 1DX – (18,1MP) (só corpo) € 5.698,00; uma Canon EOS 5Ds (50,6MP) – (só corpo) € 3.495,00… Uma tele para Nikon da Sigma 200-500mm F2.8/400-1000mm F5.6 APO EX DG – EOS, pode custar € 17.900,00; uma tele para Canon EF 800mm f/5.6L IS USM € 13.328,00 e por aí fora. As marcas, como as câmaras são focadas em fins específicos e existem profissionais que têm as duas marcas porque obtêm resultados diferentes de cada uma delas…

  20. Avatar de Francisco Gomes
    Francisco Gomes

    Não sei se vou repetir o meu post mas depois de publicar, ele não apareceu. Cá vai um paste:
    Depende de QUEM utiliza a máquina e PARA que finalidade a tem. Se for pela óptica profissional, as marcas de referência são as Canon e Nikon; se for pela óptica amadora mesmo avançada, continuam a ser estas marcas embora com modelos mais económicos. Não esquecer que, acoplados aos corpos, existe uma bateria enorme de objectivas (macros, normais, teles, duplicadores, etc.). Uma Nikon D7200 Kit + 18-140mm VR (24,2MP) pode custar € 1.375,00; uma Nikon D4S – (16,2MP) (só corpo) € 5.995,00; uma Canon EOS 1DX – (18,1MP) (só corpo) € 5.698,00; uma Canon EOS 5Ds (50,6MP) – (só corpo) € 3.495,00… Uma tele para Nikon da Sigma 200-500mm F2.8/400-1000mm F5.6 APO EX DG – EOS, pode custar € 17.900,00; uma tele para Canon EF 800mm f/5.6L IS USM € 13.328,00 e por aí fora. As marcas, como as câmaras são focadas em fins específicos e existem profissionais que têm as duas marcas porque obtêm resultados diferentes de cada uma delas…

  21. Avatar de LG
    LG

    Gostei muito da Canon mas ao longo do tempo apercebi me que a Nikon oferece maior qualidade/preço. Mas na minha sincera opinião, a Pentax ganha a ambos.

    1. Avatar de Carlos Roldão
      Carlos Roldão

      Gostei de ler a tua opinião até à parte da Pentax, depois disso ignorei :p
      Agora a sério, Canon e Nikon são equivalentes em quase tudo, há modelos melhores e piores, mas os topos das duas marcas têm ambos grande qualidade. Uma coisa que já reparei e que acho curioso é que os fotógrafos de estúdio e fotoreportagem usam quase todos Canon, e fotógrafos “no terreno”, de Wildlife e afins, usam quase todos Nikon.

  22. Avatar de darth
    darth

    panazonic, com linha GH nem um voto?!

    a GH4 mete no bolso qualquer outra DLSR em video

  23. Avatar de Alfredo
    Alfredo

    Meter Hasselblad e Leica nesta comparação é um crime.
    É como estar a comparar a Ferrari com a Ford ambas são marcas de automóveis mas só isso.

    1. Avatar de tilt
      tilt

      Mas não deixam de ser maquinas, e só as compra quem tem dinheiro e sabe as conduzir neste caso as maquinas.

  24. Avatar de Analberto Rocofino
    Analberto Rocofino

    A melhor camara DSLR para mim é aquela que me oferecerem, venham a mim as marcas queu lhe vendo o peixe enquanto impulsiono a economia dos idiotas!

  25. Avatar de Miguel
    Miguel

    Estou satisfeito com a minha nikon 5100d e gosto bastante da marca.
    Mas a Leica e a Hasselblad estão noutro campeonato.
    Só estas duas batem todas as outras aos pontos.

    1. Avatar de tilt
      tilt

      Aos pontos? Em tudo as outras ao pé destas passam vergonha . Mas sem duvida que das mais acessiveis, a Nikon é Nikon.

  26. Avatar de Joao Magalhaes
    Joao Magalhaes

    Mas existe melhor câmara? Não me parece, duvido que a melhor câmara da Canon seja melhor que a melhor câmara da Nikon e vice-versa, se falarem que por 500€ a melhor câmara é a máquina x ainda acredito, agora se compararmos a melhor câmara principalmente da Nikon e Canon acredito que não haja diferença.

  27. Avatar de Francisco Almeida
    Francisco Almeida

    Boa iniciativa. Adoro fotografia e ando mesmo a pensar perder a cabeça com uma DSLR decente.

    O que me sugerem?

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Para começares, aposta numa cropada, porque as Full Frame (sensor muitas vezes maior que o sensor dos telemóveis) custam pelo menos 1500 a 2000€ na gama de entrada e só a máquina.
      O teu grande investimento vai ser em objectivas e para isso uma cropada de 400€ serve perfeitamente. Vais fotografar natureza ou pessoas, desporto?
      Para quem começa, o ideal é comprar um Kit económico de máquina + objectiva, mesmo que a objectiva só faça 28 a 55mm. Depois vais comprando mais objectivas para fotografares os teus motivos de interesse. Aí é que podes gastar imenso dinheiro, porque quanto mais luminosa for a objectiva, mais cara é (a luminosidade é maior quanto mais baixo for o f: da objectiva). Por exemplo uma objectiva de 50mm com f1,8 custa uns 100€ para a Canon, mas se for uma 50mm com f1,2 já te custa + de 1.300€!!!!!
      Não é uma regra 100% fiável, porque depende da distorção e qualidade do vidro, mas quanto mais baixo for o f de uma objectiva, mais cara e luminosa ela é!
      Normalmente uma objectiva atravessa a vida de várias máquinas fotográficas, dificilmente acontece o oposto…….
      Podia dar-te muitas mais dicas (mas cada um tem os seus gostos), mas aconselho-te a que no caso de objectivas de mais de 100mm, compra com estabilizador de imagem, faz toda a diferença! A não ser que fotografes sempre de tripé montado!

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Ah e outra coisa, não caias no erro que eu caí no início de comprares uma objectiva com um leque tão alargado de zoom que quase nem precises de trocar de objectiva. É quase certo que a distorção da imagem é enorme, já para não falar na baixíssima luminosidade, normalmente f:4 a 6,3!!!!!! Uma objectiva versátil e excelente, abrange entre os 24 e os 100 a 120mm com f:4 ou mais baixo. Se queres mais zoom, compras depois uma 100-300 ou 100-400mm ou ainda 200-400mm (estou a falar de cropadas)……
        Se comprares logo uma objectiva 28-300mm, vais perceber da pior maneira, que ela não é boa em nenhuma gama.
        Para aprenderes a sério a fotografar….. compra uma 35mm e f:1,8 cropada (ou 50mm Full Frame), SEM QUALQUER ZOOM! O zoom são as tuas pernas 🙂
        Vais ver que passas a treinar muito melhor o teu olho, perspectiva, etc…

  28. Avatar de Luis Marçal
    Luis Marçal

    Não vi ninguém falar na Samsung mas se alguém quiser oferecer uma Samsung NX1…deve ser melhorzinha que muita Canon e Nikon que prai anda…digo eu!

    1. Avatar de SóDePassagem
      SóDePassagem

      pouco versátil… a oferta que tens para uma máquina dessas nunca se pode comparar com a Canon e com a Nikon….

  29. Avatar de rodrigo
    rodrigo

    Ora a Nikon tem as melhores cameras/sensors e a Canon tem as melhores lentes.
    Agora o que é mais importante – ter uma boa maquina/corpo ou ter uma boa lente?
    A resposta que tenho lido em inumeros sites é que a LENTE é sem duvida a que faz a maior diferenca.

  30. Avatar de Fjsousa
    Fjsousa

    Vocês não sabem o que são maquinas DLSR eu tenho uma Canon agora dizer que é a melhor, é boa mas não tão boa com a HASSELBLAD.
    Não devem de conhecer HASSELBLAD para apenas ter 4 votos.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      A Hasselblad é apenas para as elites ligadas ao mundo da fotografia, porque as Canon e Nikon, apesar de não terem a qualidade de construção da Hasselblad, são de longe muito mais versáteis e com um custo/qualidade excelente.

  31. Avatar de joao
    joao

    para mim a é nikon e canon, depois vai um pouco ao gosto de cada um e tambem aquela quem lhor acentar nas nossas maos…

  32. Avatar de Luis
    Luis

    Canon como a Nikon, são marcas de grande qualidade e com muita diversidade .
    No meu ponto de vista haverá alguns pontos de vantagem na Nikon, mas em relação “Qualidade/Preço” sem duvida irá para a Canon.

  33. Avatar de Raul
    Raul

    Eu uso Nikon, mas está visto que a maioria das pessoas que votou nunca usou uma Hasselblad. Já para não falar na Phase One…

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Não é possível comprar Hasselblad com as outras 🙂
      Também quem é o tuga que pode comprar uma hasselblad sem ser profissional de fotografia!?

      1. Avatar de Raul
        Raul

        Mas a Hasselblad está lá…

  34. Avatar de Raul
    Raul

    Já agora.. Quando me perguntam que material uso para tirar as minhas fotos, eu respondo sempre “Os meus olhos.”…

  35. Avatar de Limonada
    Limonada

    Não há uma máquina melhor que todas as outras. É tudo balelas. E só vai nesta conversa quem quer.
    Existe sempre uma tendência para dizer que a melhor é aquela que temos, e provavelmente a compramos no supermercado. Porque não sabem, ou não conheceram outras e não tem experiencia. Por isso as opiniões são todas tendenciosas.

    O que é ser a melhor e quem quê? tretas.

  36. Avatar de Wilson Santos
    Wilson Santos

    Não conheço nenhuma DSLR construída pela Rolleiflex….
    E Panasonic sinceramente também nunca ouvi falar de DSLR mas se estiver errado elucidem-me.

  37. Avatar de Sergio
    Sergio

    Bom dia! Enquanto fotografo profissional ja usei canon…durante cerca de 8 anos…e mudei para a sony que ainda uso e depois mais recentemente para a nikon (falamos de fullframe em todas) para vos dizer o que sinto e penso! A sony para mim é a nº1, capacidade de trabalho, lentes estabilizadas em corpo, velocidade etc etc. Só para se ter noção uma maquina sony alpha77 (nao fullframe) faz 12 fps, na canon/nikon a fazer os mesmos 12fps era preciso gastar quase 9 x mais…(quando saiu a sony, ha cerca de 6 anos). Relativamente a canon e nikon é uma questão de gosto, entre as duas eu prefiro a nikon…mas essas sao opiniões apenas pessoais…vou apenas enumerar 1 ponto do porquê! porque tem duas rodas de seleção que sao mais praticas para o uso manual da maquina ao inves da canon que apenas tem 1!

  38. Avatar de Sergio
    Sergio

    so mais um extra…a sony comprou a minolta o que faz com que as lentes desta marca funcionem as 1000 perfeições em corpos sony…e ha por ai lentes minolta ao preço da uva…por essa net…e boas…

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Nesse aspecto a Canon e a Nikon estão num outro patamar. Quase todas as marcas especializadas em objectivas, fazem-nas propositadamente para a Canon e Nikon, dou-te o exemplo da Sigma, Tamron, Samyang, Tokina, …..
      Todas estas marcas com objectivas muito razoáveis, até qualidade soberba. Nesse aspecto não há marcas tão universais como a Canon e a Nikon (arrisco a dizer ainda mais a Canon). Por esse motivo, quase todos os profissionais têem câmeras Canon e Nikon, porque são muito boas e material de “guerra”, que aguenta pó e chuva (vê as filmagens da natureza pela BBC ou Discovery e repara nas marcas da câmeras 🙂 e o outro motivo para serem muito disseminadas, é que tu encontras literalmente milhares de objectivas para essas marcas e de todos os preços possíveis e imaginários!

  39. Avatar de Peter Couple
    Peter Couple

    Eu não noto diferenças entre a NIKON e a CANON.
    Sou utilizador Sony Alpha.
    Segundo o DxOMark a melhor maquina é SONY, mas as melhores maquinas são NIKON, sem grandes duvidas.

  40. Avatar de Ricardo Grosso
    Ricardo Grosso

    Só um pormenor, a RolleiFlex era o nome de uma maquina da marca Rollei, tal como a a Rolleicord. A Rollei já faliu a alguns anos e não fabricava SLRs muito menos DSLR. Fabricou maquinas TLR, chegou a prever fazer também maquinas digitais (médio formato) mas nunca arrancou. A Hasselblad, não fabrica maquinas digitais sequer, faz um “rebrandig” da sony, e para as maquinas médio formato usa os sensores Leaf.
    Como perguntou o Wilson, pode ser incluido na gama das DSLR a panasonic, embora concorde que existe outra gama mais especifica não deixa de ser uma maquina equivalente a muitas nikon e canon.

  41. Avatar de Pedro
    Pedro

    Por acaso tenho duas Nikon que estou a vender para comprar a Nikon D5300.
    Para mim, quer na qualidade de construção quer na imagem, a NIKON é das melhores do mercado.
    Já tive Canon, gostei, mas na minha opinião não chega aos calcanhares das NIKON.
    A segunda melhor, que peca pelo o preço, é a Leica, quer a nível de construção e imagem limpa, bem definida.
    A canon para mim, ganha em todas as marcas a nível de peso, é mais leve, o que torna menos cansativo transporta-la.
    Mas não troco por nada, a NIKON.

  42. Avatar de Pedro
    Pedro

    Apesar de ter tido quase sempre as NIKON, para mim, são as melhores.
    A canon, ganha no peso, ou seja mais leve, mas não é mais rebusta
    As nikon, são rebustas, excelente construção e qualidade de imagem, estou actualmente a juntar dinheiro para comprar a D5300.
    A segunda melhor, é a LEICA, pela qualidade de imagem, limpa e cores muito naturais.
    As sony, ja tive duas, e não gostei, nenhuma delas, quer no peso, quer na imagem, quer até na rapidez de disparo.
    Preço, não discuto, pois são muitas variantes, e acho que devemos olhar para o material em si.
    Mas gosto da NIKON e acho que é claramente das melhores do mercado.

  43. Avatar de jose
    jose

    Fotografia=foto=luz.Sem luz não há fotografia.Melhor fotografia só com entrada de luz=mais vidro mais lente.Elementar meu caro Rui Damasio,não!!!…

  44. Avatar de Rui
    Rui

    Deixo uma dica, fazerem uma meia dúzia de artigos para os mais ou menos amadores, onde me enquadro, passarem a conhecer algumas técnicas, por exemplo:
    – Fotografar contra a luz;
    – Fotografar desporto;
    – Fotografar em sombras ou escuro;
    – Foto noturna;
    – Foto de nus;
    – Retrato.

    E outros exemplos. Tenho imensos livros de fotografia para explicar cada uma destas técnicas, mas e como eu deve haver muita gente com outras ocupações, que não estão para ler 500 páginas para dominarem minimamente cada uma das técnicas.

    1. Avatar de Andreia de Almeida

      Bom dia Rui,
      Estamos a preparar alguns artigos interessantes na mesma linha do Fotografia para totós: Conceitos Básicos (https://pplware.sitedev.pt/truques-dicas/fotografia-para-totos-conceitos-basicos/).

      E prometemos não ter 500 páginas para ler 🙂

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Cá espero pelos artigos 🙂