Facebook poderá ser proibido a menores de 16 anos

30 Comentários

O Facebook é indiscutivelmente a maior e mais popular rede social. Com um público que abrange as mais diversas faixas etárias, sabe-se agora que Comissão Europeia (CE) quer proibir (de forma directa) o Facebook a menores de 16 anos, passando estes a necessitar da permissão dos pais ou responsáveis legais ​​para abrir um perfil.

Tal “medida” poderá também ser aplicada ainda ao Instagram e Snapchat.

facebook-marketers


De acordo com a informação do Jornal Económico, com a nova legislação preparada pela Comissão Europeia (CE), que deverá ser adoptada ao longo deste ano, será ilegal as redes sociais manterem informações pessoais de crianças menores de 16 anos sem o consentimento explícito dos pais.

Girl-using-Facebook-014

Tal proposta está já a levantar críticas por parte das tecnológicas norte-americanas que dizem que tais limitações irão mais além da simples criação de um perfil. De acordo com o jornal “Expansion”, uma fonte próxima das tecnológicas norte-americanas referiu que:

… esta proibição vai afectar milhões de crianças e adolescentes que necessitam de obter permissão dos seus pais para usar os serviços de Internet. E não será apenas para abrir um perfil em redes sociais, mas também para utilizar os serviços, tais como e-mail e aplicações de download.

Por enquanto, é apenas uma proposta que está em cima da mesa que poderá muito bem a ser aplicada brevemente. Como referido, além do Facebook esta medida poderá ser aplicada a outros serviços online como é o caso do Instagram ou Snapchat.

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jc
    jc

    Concordo com a medida. Isto porque tenho dois primos com 9 anos (gémeos) que há uns tempos pediram-me para lhes criar uma conta de Facebook. Obviamente disse-lhes que a idade mínima para se ter uma conta de Facebook é 13. Eles prontamente responderam que havia colegas deles, da mesma idade, que já tinham conta no Facebook. Expliquei-lhes que para eles terem conseguido isso tiveram de mentir na idade, eles entenderam e vão esperar até aos 13 anos (ou, espero eu, até aos 16) para terem uma conta de Facebook.

    O que é grave aqui é os pais permitirem que miúdos com 9 anos criem contas em redes sociais. Pior, são eles próprios quem criam as contas porque muitas vezes os miúdos não tem conhecimentos informáticos suficientes para isso (como é o caso dos meus primos). Muitas vezes, tanto os pais como os próprios filhos não teem a mínima noção dos perigos da internet. Pior são os pais nem quererem saber o que os filhos fazem por lá, achando que eles tem maturidade suficiente para lidar com as redes sociais (e há vários exemplos pelo YouTube em como normalmente não teem).

    Acho que devia haver mais informação, não só para os miúdos, como também para os pais. As escolas deviam preocupar-se mais com estes assuntos da Internet e os seus perigos. Havendo mais conhecimento, a possibilidade de “erros” é menor.

    1. Avatar de Francisco
      Francisco

      O que há é gente como você, que tem idade a mais para poder dar opiniões. Tendo em conta que o mundo está uma porcaria e é governado por gente com mais de 16 anos, se calhar era altura de proibir certos mais velhos de darem opiniões.

      1. Avatar de João Baptista
        João Baptista

        concordo completamente

  2. Avatar de censo
    censo

    E de que forma querem implementar esta medida, se até os cãezinhos têm perfis ?? Estes tecnocratas desligados da vida real acham que tudo se resolve atirando com uma lei para cima do problema. Triste.

    1. Avatar de Limonada
      Limonada

      Não se resolve tudo, mas é um principio. E este assunto, ou seja esta lei, irá evitar muita coisa. Não pense em pequeno, pense em grande. E só para começar, o recrutamento jihadista poderá ser um exemplo forte e real, e acredito que fosse um dos grandes motivos de avançar com esta lei.
      No entanto nada é infalível.

      1. Avatar de RuiP
        RuiP

        Podem simplesmente pedir o BI como validação a quando da criação da conta.

        Depois uma medida em que caso mais tarde a conta venha a ser reportada, os pais podem se multados por permitirem os filhos terem a dita conta. Se alegarem q não sabem podem ser sempre acusados de negligenciarem os filhos.

        1. Avatar de censo
          censo

          Vives em que mundo?

          1. Avatar de RuiP
            RuiP

            Num mundo que é permitido que pessoas façam merda todos os dias e que não lhes aconteça nada.

            São todos uns irresponsáveis e depois acham-se no direito de apontar o dedo a seja quem for. Seja ao patrão, ao amigo do lado, aos políticos ou mesmo à familia. Quando essa pessoa que está a apontar o dedo é igualmente uma merda de pessoa.

        2. Avatar de Francisco
          Francisco

          Se começarem a pedir o BI para impedir imbecilidades na internet, Limonada é logo bloqueado.

      2. Avatar de censo
        censo

        Isso é tudo uma ilusão.

  3. Avatar de Daniel
    Daniel

    Acho muito bem que o façam, as crianças não deviam de se expor tantos sendo tão novas, mas esta geração está louca portanto…

    1. Avatar de João Baptista
      João Baptista

      louca? a geração esta moderna e o senhor é que ficou preso no passado!

  4. Avatar de Fred
    Fred

    Podem fazer medidas todas revolucionàrias para proibir os menores de criarem pàginas sem consentimento dos pais, mas, haverà sempre miudos a aprenderem a aldrabar os dados para criarem as pàginas, como é obvio!
    Nos sites pornograficos tambem pervuntam se tem mais de 18 anos e qualquer um pode meter “sim” -.-
    O controlo pertence aos pais, por exemplo, terem aceso ao FB dos filhos, passwords, etc, qualquer meio de vigilancia.

    1. Avatar de Ricardo Raimundo
      Ricardo Raimundo

      Acho que a ideia é impedir os pais de criarem contas para os filhos menores..

      1. Avatar de Goncalo
        Goncalo

        +1
        Pois sera assim que sao criadas uma grande parte das contas de crianca.

  5. Avatar de Ridiculo de Carvalho
    Ridiculo de Carvalho

    Uma palavra: Ridiculo!

  6. Avatar de Pedro
    Pedro

    exatamente Fred…basta meterem uma data falsa e ja esta…

    1. Avatar de MLopes
      MLopes

      não não basta e isso é claro no artigo. seria necessário o consentimento explicito dos pais e se este passar pelo modo de verificação de identidade idêntico ao da verificação do nome que por vezes o facebook exige, os filhos terão que ter acesso não só ao cartão de cidadão dos pais como às suas credênciais de acesso ao facebook. se a medida implicr que o perfl dos pais recebe um alerta das autorizações dadas então o controlo ainda é maior.
      será perfeito, claro que não mas será muito mais do que agora. atenção que nem estou a discutir o mérito da medida.

  7. Avatar de Ping
    Ping

    hahahahaha! é isso e o gasóleo ficar mais barato!

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      com o imposto de cerca de 80cents vai mesmo ficar mais barato neste país de chupistas

  8. Avatar de luis verdasca
    luis verdasca

    basicamente, querem proibir os utilizadores do facebook de o usarem. lol.
    na realidade, nos estados unidos já são poucos os adolescentes que o usam. para eles aquilo é “a rede dos velhos”. ainda assim, é ridiculo, tal como proibir o uso do instagram, q n é mais do q uma aplicação para meter filtros manhosos em fotos ou o snapchat, que serve para conversar e mandar fotos.
    enfim, quem se lembra da net nos anos 90 sabe que, se fosse assim nessa altura (e a regra fosse cumprida), hoje eramos quase todos uns analfabetos funcionais e as TI teriam metade das pessoas e da qualidade q têm hoje em dia.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Snapchat para conversar e mandar fotos Ahah diz antes 18+ fotos

      1. Avatar de luis verdasca
        luis verdasca

        o tipo de fotos enviadas é irrelevante. cada um usa a aplicação para o q lhe apetecer.

  9. Avatar de Miguel
    Miguel

    Porque escrever uma frase num papel resulta…

  10. Avatar de Homo Erectíssimo
    Homo Erectíssimo

    Malta,saiu ontem(Quarta-feira,13 de Janeiro),mais uma nova build do programa Windows Insider Pro(para PC’s),a build 11099.Infelizmente ainda não chegou ao meu PC via Windows Update(e estou no fast ring),que pena.Soube através da página do Twitter do Gabriel Aul,e também através do Hub Insider.Vamos a ver se amanhã já estará disponível.E espero também que venham mais novas builds com maior frequência. 🙂

  11. Avatar de Alex
    Alex

    Totalmente de acordo, os miúdos nestas idades só fazem asneiras!! mas a culpa é sempre dos pais por permitirem e por não imporem regras…

  12. Avatar de Presidente
    Presidente

    It makes sense…

  13. Avatar de João Sousa
    João Sousa

    para mim isto é a maior estupidez de inicio do ano..

    então hoje em dia, ao entrar no ensino básico (talvez até na primária), tem se cria logo um email, para enviar trabalhos, mensagens aos professores, etc..
    falo do email, como posso falar do Facebook, o Facebook para mim é o maior serviço de comunicação, falar com amigos, colegas, familiares, pedir informações de testes, apontamentos, etc (passado para o tema da escola)
    agora as escola, os professores tem de escrever na caderneta do aluno para pedir esta autorização?
    daqui a pouco os pais tem de dar autorização aos amigos que temos na vida real..

    querem um mundo interligado… mas com isto já estão a voltar atrás

    Nota: tenho 20 anos e criei email aos meus 11 anos, e acho que devem imaginar o porque, nem de propósito que é relacionado com este assunto

  14. Avatar de Telmo
    Telmo

    Não digo que a ideia não faça sentido. No entanto não terá qualquer repercussão prática. Quem faz estas leis acha que podem proibir o que quer que seja por decreto, mas a realidade é bastante distinta. Muito provavelmente, o que irá acontecer é um aumento do número de acessos “aldrabando” os dados, já que a proibição apenas gerará tentação, principalmente com os mais jovens.

  15. Avatar de Pinduim
    Pinduim

    Deviam éra de chipar os putos mal nascem. E serem perseguidos para toda a vida. Viva o futuro!
    Esta maltinha de ultima geração, já nascem com a cabeça bem lavada e encaram que tudo devia de ser mais cedo…
    Não teu neurónios, tem circuitos na mona.