Apple iOS 9.2 tem outra função super secreta

55 Comentários

O iOS 9.2 está a tornar-se uma caixinha de surpresas. Depois de termos descoberto que podemos “acelerar” de uma forma estranha alguns iPhones/iPads, usando uma funcionalidade nada comum, agora apresentamos outro truque super secreto e igualmente estranho.

Sabia que pode limpar do ecrã do seu iPhone qualquer ícone, até os das apps nativas?

pplware_pasta_icrap


Quase todas as pessoas têm no iPhone uma pasta onde escondem os ícones das apps “inúteis” que a Apple insiste em colocar e que as pessoas não usam. Depois ficam naquela pasta iNutil, verdade?

Bom, agora no iOS 9.2 a Apple escondeu uma funcionalidade que permite arrumar de vez com os ícones dessas aplicações que não queremos mais dentro do nosso iPhone ou iPad. Problema resolvido. Obrigado aí ó Tim!!!

 

Mas então e como fazemos isso?

Um YouTuber descobriu o truque e disponibilizou a fórmula. Basicamente o processo é o seguinte:

  • Mova as apps que não quer para uma nova pasta (não tem que ter o nome como está no vídeo)
  • Arraste cada app o máximo possível para a direita da pasta
  • Enquanto a app está ainda pendurada debaixo do seu dedo, prima o botão Home
  • Em breves segundos a app irá desaparecer

 

Vamos então ver em vídeo o processo

 

Mas este processo é definitivo?

Não, na verdade este “truque” pode ser apenas um processo em teste que a Apple decidiu incluir nesta versão, até porque quando o dispositivo é reiniciado, os ícones das aplicações voltam a aparecer. No entanto é também possível aceder as apps via spotlight.

No futuro, a Apple poderá disponibilizar um processo diferente para que os utilizadores possam decidir se querem ou não tudo o que a Apple lhes coloca à frente, mas… para já é apenas uma solução temporária.

Comentários

55

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de censo
    censo

    Então mas não foi o pplware que anunciou em tempos que o ios ia permitir desinstalar as apps nativas do sistema ?

    1. Avatar de Vítor M.

      Numa funcionalidade idêntica, lembras-te? Já falámos disto no passado sim senhor.

      Era um dos temas em destaque nas melhorias necessárias, quem sabe não será numa versão para breve 😉

  2. Avatar de David Silva
    David Silva

    A copiar a xiaomi…ahahahah

    1. Avatar de lol
      lol

      Nada disso, inovação Apple 🙂

    2. Avatar de Vítor M.

      A Xiaomi é que pode estar a copiar, isto já aconteceu há uns anos no iOS 😉 depois desapareceu e apareceu agora 😉 ou é um bug ou uma funcionalidade super mega secreta 😀

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Se calhar foi a Microsoft que copiou e implementou no Windows Mobile 5 antes do iOS ou Android serem comercializáveis.

        Ou então o Symbian.

        1. Avatar de Vítor M.

          Pode ser. Sou do tempo dos palmtop, com Windows CE, fantástico. Contudo, tive a oportunidade de usar algum tempo um Apple Newton, mas ainda muito arcaico, face ao Windows CE e ao Windows Mobile, que aparecem também mais tarde (os que usei).

          Para mim, as melhores ferramentas de trabalho, durante muitos anos, foram os PDAs com Windows mobile (saudades do meu qTek S200)

          1. Avatar de vmcb
            vmcb

            Uii podes crer…e ainda há meses tentei comprar um Qteck 9100, devido às saudades com que fiquei desse belo exemplar!

            Se não me falha a memória, foi algo entre 2006/2007!

  3. Avatar de Miguel
    Miguel

    Isto sao funcionalidades? Parecem mais bugs…

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Pxiuuu cala-te.

      REVOLUÇÃO!

    2. Avatar de Rogerio
      Rogerio

      Parecem! Mas a verdade é que não tem lag! A verdade é que é o sistema mais seguro e não é para quem quer é para quem pode!!! Lagdroid é o terror!!! Brraaaaahhh waaaahhhh ppppfffffff!!!

      1. Avatar de qwerty
        qwerty

        Seguro não, SEGURÍSSIMO

        http://dazeinfo.com/2016/01/06/apple-microsoft-adobe-mac-os-ios-flash-most-vulnerabie-apps-os/

        “Apple, one of the most admired and wanna be brands has always known for its quality products, consistency and the best user experience. The latest report, however, on software and app vulnerability portrays a bit different picture about the software products come out from the factory of the world’s most valuable tech brand of 2015. (…)”

    3. Avatar de lol
      lol

      Nada disso, inovação Apple 🙂

    4. Avatar de lol
      lol

      Bug não, iBug sff !!!

    5. Avatar de Vítor M.

      Hehehe. Em tempos já foi possível fazer algo idêntico. Pode ser um bug, e se o é, já vem de trás, ou algo que se pode fazer em termos apenas estéticos, nada mais.

  4. Avatar de Tony
    Tony

    Como? A Apple está a parar de produzir iPhones porque se amontoam stocks não vendidos?

    1. Avatar de troll2000
      troll2000

      Sério? onde está a fonte?

      1. Avatar de Vítor M.

        Até pode ser, mas tem de haver fonte, contudo acabamos de receber a seguinte informação no mail, vindo da Apple:

        CUPERTINO, California — January 6, 2016 — Apple today announced that customers around the world made this holiday season the biggest ever for the App Store, setting new records during the weeks of Christmas and New Year’s.

        In the two weeks ending January 3, customers spent over $1.1 billion on apps and in-app purchases, setting back-to-back weekly records for traffic and purchases. January 1, 2016 marked the biggest day in App Store history with customers spending over $144 million. It broke the previous single-day record set just a week earlier on Christmas Day.

        Parece que eles não estão assim tão preocupados, e quem vende apps tem de ter onde as instalar. Verdade?

  5. Avatar de daiquiri2
    daiquiri2

    é preciso estes truques todos para esconder uma app do launcher? lol

  6. Avatar de Vlad
    Vlad

    Não sabia que os bugs na Apple se chamavam funcionalidades super secretas.

    1. Avatar de Emanuel Vitorino
      Emanuel Vitorino

      Lema dos programadores: Se não consegues resolver um bug, é uma funcionalidade.

      1. Avatar de Helder Correia
        Helder Correia

        lol, concordo, por vezes os utilizadores tb encontram funcionalidades escondidas nas minhas aplicações ehehehehe . uma coisa é certa, a partir de hoje nunca mais vou deixar bugs, e sim funcionalidades escondidas 😀

    2. Avatar de Vítor M.

      Mega secreta 😀 e com técnica apurada.

      Este ‘truque’ já cá andou há uns anos. Depois ou desapareceu,meu ninguém deu com a forma de o fazer. Porque deve ser algo que existe desde sempre e apenas é escondido.

  7. Avatar de Toni
    Toni

    Inútil é não ter essa possibilidade de remover aplicações do launcher.

  8. Avatar de Joel Martins
    Joel Martins

    Todos os dias saem notícias do iphone, e todos os dias vem malta criticar o sistema, de isto e aquilo. Malta não gostam da apple e do iphone, façam um favor não leiam as notícias e de preferência não comentem, não estão a acrescentar nada de útil à sociedade.

    1. Avatar de Ricardo Santos
    2. Avatar de Marco
      Marco

      +1000000000000000000000000000000000000000000000000

    3. Avatar de Guilherme
      Guilherme

      Não gostas dos comentários do pessoal que critica o sistema, isto e aquilo, faz um favor e não leias os comentários. Não estás a acrescentar nada de útil à sociedade.

      1. Avatar de GiGa
        GiGa

        Apple não é para quem quer, é para quem pode. Não venhas criticar um SO que consegue ser mais optimizado do que o teu android ou wp

    4. Avatar de Vítor M.

      Joel, mas as pessoas gostam das notícias do iPhone, aliás, há dados estatísticos que nos dizem isso. Não gostam, dizem mal… e tal… mas no fundo, adoram. 😉

      O conhecimento não ocupa lugar.

      1. Avatar de vitor
        vitor

        Vitor, com essa interpretação das coisas deves ter alguma doença complexa, mas penso que os médicos ainda não a classificaram.
        Quando descobrirem é capaz de dar um nobel da medicina.

        1. Avatar de Sergio J
          Sergio J

          Deduzo que estejas a falar para ti mesmo. Sim é uma doença muito conhecida.

        2. Avatar de miguel
          miguel

          Por algum motivo as noticias da Apple são as mais vistas? Porque será?

        3. Avatar de Vítor M.

          🙂 não tenho não meu caro, tu é que te sentiste de alguma forma incomodado, olha que eu não 😉

          Hehehe lá está, tens aí alguma coisa que te impele a ter comentários deste nível, diz muito sobre ti.

      2. Avatar de Carlos Duarte
        Carlos Duarte

        Vitor, obrigado pela resposta aos meus comentários.

        1. Avatar de Vítor M.

          Não, eu vejo o teu comentário, pertinente, publicado meu caro..

          Cumps.

    5. Avatar de miguel
      miguel

      O problema deles não é não gostar, é não terem guita para comprar o produto.

  9. Avatar de Carlos Duarte
    Carlos Duarte

    Vitor, se tu próprio dizes “Pode ser um bug”, porque é que o título há-de ser ‘..funcao-super-secreta’?…. Mas percebo o teu ponto de vita.

    1. Avatar de Vítor M.

      Para destacar em termos jocosos o que a Apple desde há muito tempo sabe que existe, não é bug porque não o corrige, mas é uma funcionalidade que não assumem. Não faz sentido, só pode ser super, mega secreta. Não se percebe. O título é manifestamente a expressão daquilo que só pode ser.

      1. Avatar de Carlos Duarte
        Carlos Duarte

        Cito: “é uma funcionalidade que não assumem”… concordo.

        1. Avatar de Vítor M.

          Não estou a dizer que o é, estou a dizer que sendo algo que há há tanto tempo, sendo bug é estranho que não o tenham já corrigido, se é um funcionalidade que usam para algo “interno”… não se sabe, que poderá ser algo para uma futura versão, não se sabe, o que se sabe é que isto existe em várias versões e desde há muito tempo.

          Para bug é estranho verdade? Agora, isto, a ser uma funcionalidade… só pode ser mesmo secreto 😉 para ser bug… porra, tantos anos para o corrigir?

          Apenas um comentário para discussão sobre o assunto, não sei se estás a perceber o ponto de situação.

      2. Avatar de Vlad
        Vlad

        No entanto é reposto quando reinicias, ou seja, bug não resolvido! Isto para nem sequer falar da própria complexidade do procedimento que indica que é um bug.

        1. Avatar de Vítor M.

          Porque achas que é um bug, presente em várias versões e há tempo?

          Aliás, tu não sabes, nem sabes que este procedimento está disponível desde há várias versões para cá, nem sabes outras formas possíveis de o executar, que em tempos foram mostradas, portanto, não sabes do que falas. Vai pesquisar depois podemos avaliar se tem perfil de bug ou de um funcionalidade interna da Apple usada para qualquer função de teste. Sabes se é ou não?

          És bem capaz de dizer que sabes 😀

  10. Avatar de António Alves
    António Alves

    na versão 8.4.1 também funciona

    1. Avatar de Vítor M.

      Olha, boa info. Alias, no passado, já escrevemos sobre isso salvo erro na versão iOS 7. e quer-me parecer que isso nunca desaparecer, apenas a apple escondeu isso.

      Com que propósito? Pois, não se sabe.

      1. Avatar de eduardo
        eduardo

        Escondeu por que é um bug que eles não corrigiram desde o iOS 7.

        1. Avatar de Vítor M.

          Exacto, mas por isso é que pode não ser um bug. Se não já o tinham corrigido.

  11. Avatar de Gonçalo Pimenta
    Gonçalo Pimenta

    Se é bug ou não não sei.. nem me interessa.. que é útil é!
    Há aplicações de sistema que a mim não me dizem nada e só me estão a ocupar espaço no layout do ecrã.. portanto se não estiverem lá melhor.

    1. Avatar de Vítor M.

      Sem dúvida. Também é verdade que um iPhone raramente é reiniciado, portanto, se arrumarmos esse ícone (vários) de apps inúteis, podemos limpar algum espaço. Se é bur não se sabe, já antes apareceu, se é útil, parece ter a sua utilidade, mas poderia estar “à descoberta”.

      A app, contudo, não desaparece, está acessível via spotlight, por exemplo.

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Não sei para quê tanta cena por causa de apps que não se utilizam…eu simplesmente meto na pasta e pronto nunca mais mexo na pasta,nem sequer me atrapalha que ali está…acho que quanto mais tecnologia existe mais incomodadas ficam as pessoas por causa de ceninhas inúteis. Ainda se a Apple não desse a possibilidade de meter numa pasta pronto eu até percebia…mas dada essa possibilidade, o que que vocês iHaters e users de iDevices se chateiam tanto por “não” se poder desinstalar as apps nativas que não querem? Simples, pasta e metam na ultima página ponto.

  12. Avatar de Nuno Barbosa
    Nuno Barbosa

    Testei e fiz um reboot… Guess What?! As APPs regressam.

    iNutil mesmo

    1. Avatar de Lelam
      Lelam

      É sem margem de dúvidas um bug. Se fosse uma funcionalidade não seria super secreta, nem seria desactivada com um reboot.

  13. Avatar de Vianeq
    Vianeq

    A Apple insiste em por apps que muitas vezes os usuários não utilizam para testar novas APIs . A Apple não é como a Google que lança um novo recurso e disponibiliza já aos desenvolvedores terceiros.
    No iOS, os recursos inovadores vão primeiro para os apps NATIVOS . Depois dos desenvolvedores de apps tiverem uma noção do novo recurso, a Apple libera a API para constar na SDK daquela versão do iOS!!!

    E NÃO PRECISAS RECLAMAR NO PPLWARE, ENTRA NO SITE OFICIAL DA APPLE, NO RODAPÉ TEM UM LINK TAL DE “APPLE BETA SOFTWARE” para você deixar suas opiniões ou sugestões dos novos gadgets, apps ou sistemas operativos da Apple!

    Exemplos:
    •a Siri, a assistente pessoal, só está disponível para os apps nativos (principalmente os que vocês não usam)

  14. Avatar de fernanda
    fernanda

    caracaaa acabei de testar e deu SUPER certo achei ótimo pois odeio esses apps que não servem para nada!!!!!!!!!!!!!!!! VLW