Como partilhar uma pasta do Windows com o Android via LAN?

27 Comentários

Com a chegada dos serviços de armazenamento na cloud, outros serviços “mais rudimentares” perderam importância. No entanto, e para quem precisa de ter a informação sempre disponível (especialmente quando são ficheiros de grande dimensão), nada melhor que partilhar uma pasta na rede e aceder à mesma via LAN.

Hoje ensinamos como podem partilhar uma pasta do Windows e aceder-lhe via Android.

android_06


Partilhar uma pasta do Windows na rede é algo bastante simples. Aceder à mesma via Android é ainda mais simples e rápido.

Como partilhar uma pasta no Windows?

Para começar criamos uma pasta com um nome à escolha. Depois, com o botão do lado direito do rato, selecionamos a pasta e escolhemos a opção Propriedades.

Android_00

Em seguida vamos ao separador Partilhar e depois depois carregamos em Partilhar

android_02

O passo seguinte é escolher um utilizador local do sistema e definir o tipo de permissões. Pode definir apenas permissões de leitura ou leitura e escrita. Depois de escolherem o utilizador devem carrega em Partilhar.

android_03

Configuração do Android

Do lado do Android vamos instalar a aplicação ES File Explorer, ou outro explorador de ficheiros que tenha suporte para “network sharing”. Após a instalação da app escolhemos no menu lateral LAN e carregamos no ícone apresentado na imagem seguinte (ao carregar no ícone a app vai procurar todas as partilhas nas mesma rede.

Caso os utilizadores pretendam podem também indicar manualmente o nome do servidor e nome da partilha).

android_04

Como podem ver, na nossa rede a app descobriu duas máquinas. Vamos selecionar a 192.168.1.73, que é onde temos a partilha. E está feito!

Nota: Em vez de partilharem para todos os utilizadores é importante que indiquem ou criem, por questões de segurança, um utilizador para acesso à partilha.

android_05

Como viram partilhar conteúdos na rede entre diferentes sistemas e dispositivos é algo bastante simples. Não se esqueçam que devem ter os equipamentos ligados à mesma rede. Boas configurações!

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mota
    Mota

    Bom tutorial & artigo.
    Já uso à muito e recomendo.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Gostava de fazer ao contrário: partilhar uma pasta androide por LAN. É possível?

      1. Avatar de EC
        EC

        Sambadroid é a melhor app para o efeito. necessita ter root.

      2. Avatar de David
        David

        Esta aplicação da pa fazeres tudo. Já uso à muito é sempre assim que partilho tudo do PC para o telemóvel e do telemóvel po PC. Pões fotos pro pc, pões documentos importantes para o telemóvel. Óptimo

      3. Avatar de Miguel
        Miguel

        Para isso uso o Pushbullet

  2. Avatar de BlinZk
    BlinZk

    A mim, não deu.
    Pelo menos só com esses passos. o ES não encontra nada.
    Win7 Ultimate

    1. Avatar de BlinZk
      BlinZk

      Resolvido!
      Era a firewall do Kaspersky que estava a bloquear

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Pois! Não a desligues, cria antes uma excepção.

  3. Avatar de Daniel
    Daniel

    Eu uso como explorador o solid Explorer o melhor, mais rápido, mais bonito que já usei até hoje… Pena ser pago
    Mas tem a possibilidade de criar um servidor ftp com dois ou três clickes e penso que faça tudo o que vocês pretendem com essa pasta partilhada

  4. Avatar de Diogo
    Diogo

    Existe alguma forma de fazer o contrário? Ou seja, aceder a ficheiros/pastas do Android pelo Windows?

  5. Avatar de Manuel Silva
    Manuel Silva

    O ES Explorer é o meu programa favorito no Android… Mas nas últimas versões tenho que ir aos Temas e Editar o tema para Escolher Cor Texto para preto – senão não aparecem os itens … (Uso CM12.1 e CM13 como sistemas).

    Num desktop onde criei a pasta partilhada, uso endereço IP fixo (ex: 192.168.1.250). Desta forma não tenho problemas de troca de IP ao longo dos tempos…

    Também uso o Fing (no Android) para pesquisar uma rede e a ver os serviços disponíveis em cada máquina (ex: SMB; FTP; etc).

  6. Avatar de Marco B.
    Marco B.

    Sugestão: partilhar todo o android na lan com password de acesso. E aceder no pc pelo file explorer.

    1. Avatar de Marco B.
      Marco B.

      Na verdade é um desafio. :p

  7. Avatar de Kabuki@gmail.com
    Kabuki@gmail.com

    Qual a necessidade/vantagem nesta partilha de pasta quando se pode ter tudo numa claud?

    1. Avatar de Kanjy6
      Kanjy6

      E se for antes, qual a vantagem dr uma Claud quando se pode ter uma pasta partilhada?

  8. Avatar de Carlos Vieira
    Carlos Vieira

    Consigo ver a pasta que partilhei no PC.
    Como faço agora para ver o conteúdo do telemóvel no PC ?
    Até agora nem sequer o consigo ver na rede.

    1. Avatar de José Carlos Correia
      José Carlos Correia

      Se o PC tiver linux, qualquer explorador com interligação a um samba faz isso…. No Windows penso que tens de ativar o Samba na origem da partilha….

  9. Avatar de José Carlos
    José Carlos

    Excelente artigo.
    Eu sugiro um artigo semelhante mas apenas vocacionado para a partilha de música. E para isso utilizo a aplicação samba player (https://play.google.com/store/apps/details?id=com.threecats.sambaplayer&hl=pt-PT), sendo que tenho um share de rede com todos os meus mp3 e criei playlists (formato meu). Depois é só clicar no quero ouvir

  10. Avatar de Joao Golf
    Joao Golf

    Alguém conseguiu abrir uma pasta partilhada via vpn (openvpn) ? E algo que reparei é que a APP só funciona com wifi, com dados móveis acusa falta de ligação à internet.

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Também queria saber!

  11. Avatar de André Paulo
    André Paulo

    Não consigo partilhar a pasta, “Não é possível partilhar a pasta.”
    Tenho o w8.1

  12. Avatar de Redin
    Redin

    Coloco um desafio que não me parece estar aqui a ser equacionada.
    Isso funciona quando os dois equipamentos são distintos. Mas se for o caso de um hibrido, com Android e Windows. Se apenas se acede a um quando o outro está desligado, como fazer para aceder a outras pastas do sistema em off?

    1. Avatar de Redin
      Redin

      Sim, reparei agora que por não estar a referir-me a um acesso por LAN, possa não fazer parte deste artigo, mas se alguém poder responder, agradecia.

  13. Avatar de Rui D.
    Rui D.

    Boas,
    Apesar de estar ligado ao Wi-Fi e ter acesso a rede, quando quero aceder a maquina que partilhei, pede me pass e utilizador. Para a rede doméstica tenho uma pass mas não faço ideia qual o nome do utilizador.

  14. Avatar de Maximous
    Maximous

    Como crio uma regra no kaspersky para liberar o acesso do EsFileExplorer???

  15. Avatar de kilembue
    kilembue

    Muito bom. Funciona em pleno. Valeu.

  16. Avatar de João Grancho
    João Grancho

    Olá!
    Gostaria que me esclarecessem do seguinte; Tenho a app (File manager ) instalada no meu telemóvel, quando tento transferir ficheiros do telemóvel para o meu computador, clicando para o efeito no botão (transferências de ficheiros) a aplicação fecha e não se regista qualquer sequência.Li algures num video tutorial que a partir do momento que cliquemos no botão transferência de ficheiros, aparece no visor um nº- de IP que teremos que colocar na barra do Browser do computador mas como disse, atrás , quando clico no botão a aplicação fecha e reduz-se a um simples icone.
    Agradecendo desde já o vosso esclarecimento, agradeço a atenção dispensada e subscrevo-me com consideração.
    Atenciosamente
    João Grancho

    P.S. Deixo o meu mail, para uma eventual resposta da v/parte. Muito obrigado. ( jgrancho1@sapo.pt )