Trixbox – Já pensou ter em casa um servidor VoIP?

43 Comentários

Nova versão: trixbox CE 2.8.0.4 (BETA)

O projecto chama-se TrixBox  e permite aos utilizadores uma rápida instalação e configuração de um sistema VoIP Asterisk PBX (Private Branch Exchange).

Para quem não sabe o VoIP (Voice over Internet Protocol ou vulgarmente designado como Voz sobre IP) é uma das tecnologias de momento que permite aos utilizadores estabelecerem chamadas telefónicas através de uma rede de dados como por exemplo a Internet (convertendo um sinal de voz analógico num conjunto de sinais digitais).


O Trixbox possui uma série de versões sendo que a versão TrixBox CE é completamente gratuita e muito simples de instalar. Possui uma interface gráfica que permite ao utilizador uma fácil configuração e gestão de todo o servidor Asterisk , incluindo todos os utilizadores/telefones e respectivos recursos.

O projecto era anteriormente denominado de Asterisk@Home e após a aquisição do produto pela Fonality passou a ter o nome de Trixbox.

A instalação do trixbox é semelhante a qualquer instalação de Linux! Basta fazer boot com o CD, dar Enter, escolher teclado e fuso horário, definir partições…

O tempo de instalação é de 15 a 20 minutos.

trixbox-install-1

O que é instalado?

  • CentOS – SO Linux
  • Asterisk – o PABX IP de código livre;
  • freePBX – interface Web para configurar o Asterisk;
  • SugarCRM – para gestão de contactos, telefones,..
  • A2Billing – sistema de taxação
  • Flash Operator Panel (FOP) – painel de Gestão das ligações;
  • Web Meet Me Control – Gestão de conferências;
  • Asterisk-Stat – para gerir relatórios das ligações efectuadas (CDR);
  • MySQL, Apache, PHP e outras bibliotecas;
  • Diversas ferramentas de administração do servidor.

VoIP  – Cenário típico

voip

Para finalizar só deixar a ideia para quem não pretender instalar nativamente o sistema, pode recorrer à virtualização.

Novidades da Versão Trixbox CE 2.8.0.4

  • Novo Kernel 2.6.18-164.11.1
  • Asterisk 1.6.0.22
  • Backup manager

Artigos Relacionados

Licença: Freeware
Download: Trixbox CE 2.8.0.4 (Beta) [678 MB]
Homepage: TrixBox Wiki
Homepage: TrixBox

Partilhar:
Tags:

Comentários

43

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jorge Mendes
    Jorge Mendes

    Será que alguém me podia explicar qual a utilidade de ter um server VoIP em casa?

    Para usar VoIP não me basta um cliente?

    Cumprimentos

    1. Avatar de Filipe YaBa Polido
      Filipe YaBa Polido

      Em casa é um “luxo”, mas numa empresa……
      Configuras as extensões como e quantas quiseres, e se tiveres um escritório numa cidade remota, podes interligar ambos os escritórios sem pagares mais por isso… etc…. inúmeras possibilidades, a imaginação e o dinheiro para investir no equipamento são o limite.

      1. Avatar de Filipe YaBa Polido
        Filipe YaBa Polido

        Lembrei-me agora 😛 em casa, podes sempre configurar uma extensão para cada quarto, podendo também monitorar para onde vão os euros da factura telefónica 😉
        Isto para aquelas filhas que passam horassssssss ao telefone 😉
        Evitas dizer que para isso pedes a factura detalhada, com VoIP, além da vantagem do preço, podes sempre “brincar” e bloquear as chamadas daquele namorado irritante dela 😀 lol

        1. Avatar de zl
          zl

          E tem gravador de chamadas lol em mp3 , bla bla

    2. Avatar de Filipe YaBa Polido
      Filipe YaBa Polido

      Bah.. aprender… acho que já é motivo mais que suficiente 😉

    3. Avatar de Francisco Aragão
      Francisco Aragão

      Eu queria um servidor voip em casa, para ter chamadas de borla para a rede fixa através da minha linha em casa, mas infelizmente não tenho nenhum modem que seja um voice modem.
      =(

      cumprimentos

      1. Avatar de Filipe YaBa Polido
        Filipe YaBa Polido

        Não precisas de um voice modem.
        Se é apenas esse o caso, só precisas de ligação à net. E configurar a Trix para usar um VoIP provider que tenha chamadas À borla para rede fixa.

      2. Avatar de CC
        CC

        em vez de um servidor voip para casa, porque nao colocares um ATA. Tens o HT 503 em http://products.voip.pt. Comprei 1 ha dias, e tem cenas interessantes: 1 porta para ligares à rede fixa (FXO) + 2 portas para 2 telefones, 1 WAN e 1 LAN. custa uns modicos 62EUR e podes colocar até 2 contas do Voipbuster, 1 para cada telefone (ou apenas 1 conta para os 2).
        Ligas a WAN ao modem, a LAN ao router, e o ht503 trata do QoS.

  2. Avatar de diogoj95
    diogoj95

    Off topic:

    Reparei que, assim como eu, alguns leitores do pplware exprimentaram o Flocker, tendo manifestado um aparente descontentamento em relação à aplicação, que parecia não ter funcionado correctamente.
    Afinal, o que se passa, é que o .exe É de facto criado, mas no ambiente de trabalho, algo estúpido… ou talvez não, depende do ponto de vista…

    Fiquem bem

    P.S.:

    1st??

    1. Avatar de Bovidino
      Bovidino

      Realmente é estúpido. Por isso uso o AP FILE PROTECTOR.

  3. Avatar de Filipe YaBa Polido
    Filipe YaBa Polido

    Mt bom, recomendo vivamente.
    A nível nacional também temos o VCom 😉

  4. Avatar de Filipe YaBa Polido
    Filipe YaBa Polido

    Não referem no artigo, mas também permite que o utilizador, com o hardware necessário, ligue a TrixBox a uma linha telefónica convencional ou a gateways GSM, podendo assim decidir as rotas de encaminhamento consoante o destino da chamada, etc…

    1. Avatar de zl
      zl

      isso mesmo, fazendo uma triagem de número (indicativos)

  5. Avatar de Andre T.

    Deixo aqui algumas alternativas (talvez até melhores)

    http://www.elastix.org
    http://www.voiceroute.org

    1. Avatar de Anderson Gouveia

      Olá deixo informação da nossa lista de discussões em Português.

      Aproveito para mencionar que estamos a realizar certificações Elastix para o mês de Junho.

      Como administrador do Elastix em Português, gostaria de apresentar o contribuinte do mês.

      Elastix Projeto tem o prazer de apresentar Renato Espoz (ZeoNeo ) Como Membros da Comunidade do Mês Fevereiro 2010. Renato é relativamente novo na comunidade Elastix, no entanto, neste momento o suporte para o seu apoio nos fóruns tem sido muito útil para vários membros da comunidade.

      Renato, o Chile, dono da empresa Zeo Technologies entre outros serviços que fornece soluções de voz / IP baseada em Asterisk. Elastix é uma ferramenta essencial para suas implementações.

      Renato Obrigado por seu apoio à comunidade Elastix.

      http://www.elastix.org/index.php?lang=es

      Deixo o Link para download de algum material Elastix.

      Manual do Utilizador Elastix: http://sourceforge.net/projects/elastix/files/Tutorials_Docs_Manuals/User%20Manual%20Portuguese/Elasitx_User_Manual_Portuguese_0.9-alpha.pdf/download

      Cumprimentos,
      Anderson Gouveia.
      htt://www.anderson.com.pt

    2. Avatar de johnito
      johnito

      Já utilizei na empresa há uns anos atrás o TrixBox, e só tenho a dizer o melhor deste programa, aliás ainda pouco se falava de Voip em portugal, e na empresa implantou-se uma solução destas. Neste momento, por vários motivos, não estou a utiliza-lo, tenho feito umas experiências com o Elastik e sinceramente gosto muito deste software, é fácil de instalar reconhece as placas “BRI-PRI” que tenho.. resumindo é muito bom.
      Um aparte: na altura quem nos propôs e instalou esta solução VOIP foi uma empresa em Santa Maria da Feira: http://www.itcententer.com.pt, que pessoalmente recomendo.

  6. Avatar de ZiLOG
    ZiLOG

    Com este sistema podemos fazer chamadas para números fixos à borlix?

  7. Avatar de kekes
    kekes

    Eu vou aproveitar o tema e fazer uma pergunta. Eu tenho internet e telefone que por usa vez é por VOIP, estando o telefone ligado ao router. Existe alguma maneira de “multiplicar” esse serviço de modo a por exemplo, poder usufruir de VOIP a partir do computador?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, usa o Xlite. O teu serviço é MEO?

      PPinto

      1. Avatar de Alexandre Pinto
        Alexandre Pinto

        Eu sou MEO e tb tou interessado em saber.
        Podes explicar melhor?
        Obrigado

        1. Avatar de zl
          zl

          Xlite e esta feito

          1. Avatar de Francisco Melo
            Francisco Melo

            também gostaria de saber

          2. Avatar de Ricardo Carvalho
            Ricardo Carvalho

            Só o MEO Fibra é que tem voip, MEO cobre tem linha analógica.

        2. Avatar de Focus
          Focus

          A meo disponibiliza-te pelo menos um numero voip. mas para isso tens que ter net! ou seja, o meo satélite não funciona. mas se tiveres adsl podes atribuir um numero voip. que inclusive podes configurar no teu telemóvel. no nokia chama-se SIP!
          abraço

      2. Avatar de kekes
        kekes

        Neps tenho Sapo…

        1. Avatar de kekes
          kekes

          Bem já recebo as chamadas no PC agora tenho de explorar a coisa 😛 thnkx

  8. Avatar de Denis Pereira
    Denis Pereira

    Engraçado tive a oportunidade de testar a trixbox a cerca de 2 anos num projecto.
    Recomendo ao inicio foi um bocado difícil configurar mas depois com o hábito parece manteiga.

    Recomendo para quem queira utilizar.

  9. Avatar de okapi ( Uk )
    okapi ( Uk )

    Nisto eu sou um ZERO .Foi assunto que nunca me despertou mas onde trabalho começa-se a falar neste assunto e gosto de pelo menos quando os meus colegas desse departamento falarem comigo eu entender alguma coisa no minimo que seja. Por curiosidade alguem sabe me dizer onde posso ler algo ( Teorico ) do genro mas da Cisco só para ter umas noções sobre a matéria. E ja agora este na prática da´para ter uma ideia de como funciona o da Cisco ou sao coisas completamente diferentes.

    1. Avatar de YoungMaster
      YoungMaster

      Fabio,

      Obrigado pela partilha (muito bom artigo!), explica exactamente como configurar e não fala apenas das caracteristicas.

  10. Avatar de francisco
    francisco

    e isto ja para ligar a borlix?

  11. Avatar de Arnaldo
    Arnaldo

    Boas pessoal,

    Queria ter um telefone Voip mas adicionar-lhe um numero que conseguissem me contactar de uma linha telefónica, é possível?

    1. Avatar de Richard Aguiar
      Richard Aguiar

      Existe o Azzu. Mas acho que só funciona no Brasil.
      Da uma conferida: http://www.azzu.com.br

  12. Avatar de Ricardo Leal
    Ricardo Leal

    Alguem poderia explicar minimamente como usar este sistema em termos de virtualização, na medida em que é necessário um IP para aceder à interface web.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      @Ricardo

      Quando virtualizas um sistema ele fico como se fosse um sistema real. Podes colocar um IP na máquina virtual e esta pode ser alcançada das maquinas na rede física. Deves ter é atenção que a rede na máquina virtual deve estar configurada como bridge.

      PPinto

      1. Avatar de Ricardo Leal
        Ricardo Leal

        Acho que o problema está mesmo ai, na configuraçao do Virtualbox por exemplo, devo escolher a opção Bridged Adapter e no SO base efectuar a ligaçao bridge entre as 2 interfaces?

        1. Avatar de Ricardo Leal
          Ricardo Leal

          EDIT: Já consegui…fiz uma ligaçao bridge entre as duas interfaces (virtual e real) e na configuraça do virtualbox escolhi a opçao de bridge. Vou exprimentar!

  13. Avatar de Ricardo Leal
    Ricardo Leal

    Já so falta o pessoal da especialidadde vir ai partilhar a forma de configurar o Sapo/Telepac Voip! Está complicado…

    1. Avatar de Anderson Gouveia

      #nat=yes

      canreinvite=yes

      context=from-trunk

      from=+351302#####

      fromdomain=voip.telepac.pt

      host=proxy.voip.sapo.pt

      insecure=port,invite

      outboundproxy=proxy.voip.telepac.pt

      port=5070

      qualify=yes

      secret=#####

      type=friend

      username=+351302####

      authname=+351302####

      fromuser=+35130###

      dtmfmode=rfc2833

      disallow=all

      allow=ulaw&alaw

      registername=+351302####

      call-limit=2

      t38pt_udptl=yes
      não esquecer o reg string:

      +35130####@voip.sapo.pt:password:+35130####@proxy.voip.sapo.pt:5070/+351302######

      om o comando sip show peers verifique qual o ip que esta a ser atribuido ao host :

      namexpto/+35130#### 213.13.89.67 N 5070 OK (21 ms)

      se nao tiver esse, verifiqeu o campo host,,,,

      configs do xlite.

      +351num

      +351num

      senha

      +351num

      voip.telepac.pt:5060

      (proxy)

      proxy.voip.telepac.pt:5070

  14. Avatar de kasper
    kasper

    Boas camaradas!
    Entendo muito pouco desta matéria. Gostaria que me pudessem orientar/ajudar no sentido de tentar reduzir a facturação de uma associação sem fins lucrativos, onde um amigo meu trabalha…
    Necessitam reduzir custos rapidamente. Têm fixo da PT (2 linhas RDIS). Liga-se indescriminadamente para qualquer rede movel desde o fixo PT. Cada minuto são 0,11€ p/ movel.
    Eles têm uma central OXO alcatel de 50 posições.
    Gostariam de saber que procedimentos tomar de forma a baixar os gastos.
    Necessitamos orientação urgente
    OBRIGADO

  15. Avatar de Kingster
    Kingster

    boas pessoal eu se comprar a net da sapo e instalar e usar isto em vez de um telefone fixo funciona, espero resposta?

  16. Avatar de manueldimitri
    manueldimitri

    Boas pessoal,

    Usando um sistema destes numa empresa, será que haverá algum programa a parte (or something) que capture as o trace SIP das chamadas para cada cliente?

    Abraço
    ManuelDimitri