Apple acusada de fugir aos impostos, mais uma vez

19 Comentários

Os lucros da Apple são elevados como todos sabem. A cada ano fiscal a empresa acumula valroes cada vez mais altos, fruto de números de vendas condizentes.

Mas isso não tem impedido a Apple de se ver envolvida em escândalos relacionados com a fuga aos impostos. O caso mais recente vem de Itália e mostra que a Apple voltou a tentar enganar o sistema.

apple_impostos_1

De acordo com a imprensa italiana, a Apple estava a ser investigada por fuga ao fisco durante vários anos. Entre 2008 e 2013, a empresa de Cupertino terá declarado valores mais baixos do que os que realmente recebeu, conseguindo assim pagar valores mais baixos de impostos.

Ao todo a Apple deveria ter pago em impostos a quantia de 880 milhões de euros, algo que não aconteceu.

Para resolver esta questão e assim evitar que os processos normais avancem de forma rápida, a Apple concordou pagar já a quantia de 318 milhões de euros.

Ao usar a Irlanda como sede fiscal da empresa na Europa a Apple consegue garantir um valor muito mais baixo de impostos, algo que a beneficia face a outros países, onde estes são muito mais elevados.

Esta não é a primeira vez que a Apple é acusada de ter este comportamento face aos impostos que deve sobre os seus lucros. Já este ano a empresa se viu obrigada a pagar uma multa elevada na China, também para conseguir evitar que um processo semelhante avançasse para os tribunais.

apple_impostos_2

Recentemente, Tim Cook falou sobre os impostos que a Apple paga, referindo que a empresa cumpre todas as suas obrigações nos países onde tem presença.

We pay more taxes in this country than anyone. It would cost me 40% [taxes] to bring it home. And I don’t think that’s a reasonable thing to do. This is a tax code that was made for the industrial age, not the digital age. It’s backwards. It’s awful for America. It should have been fixed many years ago. It’s past time to get it done.

A verdade é que estes casos surgem frequentemente e mostram que também esta gigante da indústria tenta a todo o custo evitar o pagamento de impostos.

Várias investigações estão a decorrer na Europa, procurando saber se várias empresas, e entre elas a Apple, estão a usar de forma ilegal a Irlanda como sede fiscal para beneficiar dos impostos mais baixos ali praticados.

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Aj
    Aj

    Pagam 300 e tal de multa mas já não pagam os 800 e tal que deviam de ter pago. No final de contas ainda devem de poupar uns tostões.

  2. Avatar de me and me
    me and me

    se eu nao pagar impostos tb enriqueço depressa…

    1. Avatar de Tiago Sousa
      Tiago Sousa

      +1

      Ele está essencialmente a falar do Design dos UI’s dos Smartphones a única menção à Apple é quando ele refere o momento de cristalização. Mas todos sabemos o que a casa gasta não é?

    2. Avatar de Miguel Nóbrega
      Miguel Nóbrega

      Acho que os impostos são uma coisa antiquada, não é nada século XXI…

  3. Avatar de sergio matos
    sergio matos

    A culpa é de quem anda a comprar os produtos destes tipos.
    Eu não consigo entender como é possível em Portugal onde a massa de gente recebe no máximo 800€ e compram telefones e tablets desta empresa.

    -Hoje em dia há um grande problema das “modinhas”,mas isso não é só de Portugal.A diferença é que lá fora as pessoas têm mais dinheiro.

    1. Avatar de rui
      rui

      E a melhor é que compram um novo mal sai, quando o modelo que possuem ainda está perfeitamente funcional e em perfeitas condições.

  4. Avatar de Oscar
    Oscar

    Todos admiramos estas empresas contudo são pouco éticas (a nível fiscal, a nível de criação de valor para as economias locais, Emprego, etc).
    Ganham milhões e pouco contribuem, a distribuição é muito injusta nas empresas tecnológicas, o valor é demasiadamente distribuído para os accionistas, assim, os consumidores e os governos deveriam expor e “bloquear” estas práticas.

  5. Avatar de Gabriel
    Gabriel

    Sem pagar imposto qualquer um lucra…

  6. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    O melhor negócio continua a ser a fuga aos impostos, seja aqui seja na China.
    O que eu não compreendo é que eu tenho rendimentos prediais e sou perseguido pelas finanças como se fosse um criminoso, e a Apple passa pelos pingos da chuva e paga uma pequena parte e prontos, afinal o crime compensa.

  7. Avatar de JJ
    JJ

    Isto acontece com todas as empresas.

    O que me admira é ela dever mais de 800 milhões e acordar pagar menos de metade…

  8. Avatar de Renato
    Renato

    Pagar já? Foi o que foi decidido em tribunal!

    Itália é um país de mafiosos, e alguém queria que a Apple lá pagasse 1000 milhões…

    Resolve-se em tribunal!

  9. Avatar de Ftp
    Ftp

    É uma fábrica de dinheiro, esperam o que?

  10. Avatar de Phil
    Phil

    Tudo falsidades, difamação… A Apple é uma grande empresa, séria e honesta.

    As outras empresas é que são aldrabonas… É só inveja da Apple, por esta criar produtos inovadores e únicos, vale tudo para mandar abaixo…

    1. Avatar de Vítor M.

      Estas empresas grandes são como polvos…. se puderem é sempre a desviar com quantos braços puderem. Mas a lei, segundo uma entrevista há dias, favorece estes amigos, permite que possam desviar as receitas para várias dependências noutros países. Se fosse um “pequeno” que o fizesse… enfim!

    2. Avatar de RenatoNismo
      RenatoNismo

      phil, deixa de sonhar. até o messi foge dos impostos e dizem que ele é um anjinho.

      1. Avatar de Tico
        Tico

        até o ronaldo a mãe já foi apanhada várias vezes com malas cheias de dinheiro e não o queria declarar segundo as autoridades.

    3. Avatar de Tico
      Tico

      Se a apple tiver como objetivo investigar novas soluções, novos produtos… que o faça… mas se o objetivo da empresa for vender tem de pagar os impostos e respeitar a legislação existente, não é burlar os estados (impostos) e os consumidores com garantias de um ano, quando a lei determina que o mínimo são dois anos… Se não consegue respeitar as regras da modalidade, mude de modalidade…