Vodafone testa UMTS 900 em Penamacor

5 Comentários

É a próxima geração de 3G e acaba de ser testada pela primeira vez em Portugal: a Vodafone informou, em comunicado, que começou a testar o UMTS 900 no território português. Os testes, que estão a ser levados a cabo no concelho de Penamacor, têm por objectivo avaliar o potencial das comunicações nas frequências de 900MHz. A Vodafone considera este teste como o primeiro passo para a entrada numa nova fase das comunicações móveis de terceira geração (3G ou UMTS).



Durante os testes foram utilizados equipamentos de rede Nortel Networks, terminais Qualcomm e placas de dados Option. Segundo a Vodafone, as comunicações nas frequências de 900MHz têm a vantagem de facilitar a cobertura de redes 3G em zonas suburbanas e rurais. Melhoria das comunicações 3G dentro de edifícios é outra das vantagens.

Os testes foram autorizados pela Anacom. A Vodafone sublinha que pretende utilizar o UMTS 900 em Portugal assim que as condições técnicas e reguladoras o permitam.

Fonte: Exame Informática

Partilhar:
Tags:

Comentários

5

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de dc
    dc

    Os testes foram autorizados pela Anacom. A Vodafone sublinha que pretende utilizar o UMTS 900 em Portugal assim que as condições técnicas e reguladoras o permitam.

    Basicamente isto quer dizer que enquanto a “Autoridade da Concorrência” não dar luz verde não á UMTS 900 para ninguém, concluindo… enquanto a TMN ou a Optimus não fizerem os seus testes e lançarem a tecnologia a Vodafone também não o poderá fazer porque senão é desleal, blá blá blá… e este é o nosso País e o badocha do Durão Barroso e da Comissão Europeia que insistem nestas tretas.

    CUMPS

  2. Avatar de Carlos
    Carlos

    Este é um campo em que uma operadora só está 2 ou 3 dias em vantagem sobe as outras
    Bem Haja
    Carlos

  3. Avatar de Anibal Ferreira
    Anibal Ferreira

    Se as outras operadores quiserem seguir o mesmo caminho nós (consumidores) agradecemos.

  4. Avatar de CHAGAS

    @dc
    Concordo contigo! A Anacom nestas sitações parece-me funcionar mal pois está a bloquiar o desenvolvimento de novos projectos e técnologias!

    @Carlos
    Quanto á questão dos avanços muitas vezes não sei se são 2 ou 3 dias ou de 2 ou 3 meses! Não nos podemos esquecer que a Vodafone se trata de uma das maiores empresas (se não mesmo a maior) a nivel Europeu e tem das melhores tecnologias a seu dispor, enquanto a TMN e Optimus demoram algum tempo para as adquirir!

    Um abraço,
    CHAGAS.

  5. Avatar de Carlos
    Carlos

    @Chagas
    A Optimus ao contrario do que muita gente pensa não pertence em exclusivo ao Tio Belmiro, tem o Grupo Orange por trás que tem tido lucros maiores que a Vodafone a nivel internacional, a Vodafone está em muitos paises a ceder a licença a outras operadoras por má gestão financeira. Vê por exemplo no mercado da Internet portátil a pioneira foi a Kanguru logo seguida pela TMN e depois pela Vodafone, Telemoveis e tecnologia 3G a pioneira em Portugal foi a TMN, assim como também foi a primeira operadora a ter serviço de telemoveis primeiro com a rede analógica e a parir de 90 com a digital, assim como foi a criadora do 1º cartão pré pago do Mundo o Mimo, como vês as três são grandes e tem € que bastem para adquirir e criar tecnologia, Quando uma inova passado uma semana as outras já possuem também o produto.

    Bem Haja
    e
    Abraço
    Carlos