Tem estas apps no seu Android? Considere desinstalá-las!

86 Comentários

Os nossos smartphones estão carregados de aplicações. Aplicações úteis, que utilizamos diariamente, e aplicações que só servem para piorar o desempenho e a autonomia do smartphone.

São essas que deve considerar desinstalar do seu Android!

Samsung Galaxy S6 edge+ - Aplicações


 

1. Qualquer aplicação de previsão do tempo

As aplicações e widgets de previsão do tempo consomem dados com grande frequência ao longo do dia, ocupam espaço e, na verdade, nem são nada úteis na maioria dos dias. Saber a previsão do tempo não é algo que precise com frequência, a não ser que tenha de arranjar tema para o típico “desbloqueador de conversa”.

A grande maioria dos Android têm disponível o Google Now, que lhe mostra o tempo sempre que o abre, ou uma simples pesquisa no browser dar-lhe-à a resposta que pretende.

meteorologia

 

2. Aplicações de limpeza, tipo Clean Master

Para que necessita de uma aplicação extra a trabalhar no seu Android se o pode limpar sozinho?

Muitas das aplicações que utiliza diariamente fazem uma utilização abusiva da memória interna no smartphone a guardar dados em cache e são esses dados que a maioria das aplicações de limpeza removem.

limpeza

Manualmente, poderá aceder às configurações do seu Android e em Armazenamento, fazer uma limpeza da cache.

Leia ainda: Limpe a Cache e liberte espaço no seu smartphone Android

 

3. Facebook

O consumo excessivo de bateria, de RAM e até de dados móveis (quando necessário) são os principais problemas da aplicação do Facebook. A aplicação está desenvolvida de uma forma exemplar, com a qual se podem executar todas e mais algumas funções, mas isso acaba por ser prejudicial para o smartphone.

Uma das soluções é optar pela utilização do Facebook através do browser ou pelo Facebook Lite.

facebook_lite_2

Leia ainda: Facebook Lite: usar ou não usar, eis a questão

 

4. Antivírus

Existem algumas regras básicas que deve ter em consideração no momento de instalar novas aplicações no seu Android. Deverá instalar apenas aplicações da Play Store, à partida foram criteriosamente avaliadas pela equipa da Google para lá poderem estar disponíveis, ou instalar APK de empresas/sites/serviços de “confiança”.

antivirus_android

Tendo este aspecto em consideração, as aplicações deste género acabam por ser completamente inúteis. Além do mais, o Android e a PlayStore já dispõem de serviços nativos que o alertam para o perigo da instalação de vírus e malware.
 

Que outras aplicações considera desnecessárias no Android?

Comentários

86

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de David
    David

    Fogo, não devia ter comprado um xiaomi, que tirando o fb já trás isso tudo no sistema. O que faço agora à minha vida?

      1. Avatar de Dinis
        Dinis

        O meu Redmi 2 não é preciso fazer root nenhuma. Tem uma ferramenta em que posso dar permissões root a aplicação que quiser, como por exemplo o Root App Deleter. Por isso não sei qual é a complicação… mal chegou a casa desinstalei tudo o que não queria (por ex: a mi store)

    1. Avatar de Leonardo
      Leonardo

      instale uma customROM! :v

    2. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Nunca tive um xiaomi, tive sim uma rom portada para outro telemóvel e gostei bastante, e pelo que sempre ouvi dizer o sistema é estavel e otimizado nos telemóveis da sua linha!

      1. Avatar de David
        David

        Eu já tive vários telemóveis, opo, g flex, alguns nexus 5, mi3,mi4 etc. E nenhum bate o meu mi4, era só ter um ecrã amoled e uma câmara superior e não é superior. Só há dois telemóveis que me satisfazem as minhas preces, xiaomi mi4 e o nexus 5,pars mim o nexus também é dos melhor telemóveis que já fizeram…

    3. Avatar de RATAX
      RATAX

      Se for um Xiaomi MI 4 LTE, podes instalar a rom Windows 10 Mobile e ficas com o problema resolvido.

      1. Avatar de ....
        ….

        Esse já tem W10 sem que tenhamos de fazer nada? Em sites tipo o geekvida já se vende?

        1. Avatar de RATAX
          RATAX

          Não! Compras com android e instalas a rom Windows 10 Mobile.

    4. Avatar de Mota
      Mota

      Drama total..

      Desativas. Senão bota root nisso, qual é o problema? Não te vai drenar assim tanto a bateria, usares estas apps todas. Excepto talvez o fb

    5. Avatar de tiago
      tiago

      Gostei da tua ironia.. MIUI rulz

    6. Avatar de Ribeiro e CastroRicardoGuilhas9920
      Ribeiro e CastroRicardoGuilhas9920

      tenho um galaxy s6 edge plus…e digo sem duvida o melhor tlm que ja alguma vez vi

    7. Avatar de Ribeiro e Castro
      Ribeiro e Castro

      eheh

    8. Avatar de Hugo
      Hugo

      Penso que todos os android (nos que tenho tido Sony todos dão) podem ir a definições, aplicações e depois carregar na aplicação que não pretende usar e ou desinstalar quando não são do sistema ou então desativar aplicação quando são do sistema. Assim deixa de a aplicação correr.

    9. Avatar de k
      k

      Nada.
      Se compraste um xiaomi tipo o Mi4, o teu telemóvel dá perfeitamente conta do recado e não é pelo que eles trazem que vai ficar lento.
      Quando eles falam em antivirus, falam nos AVG, etc que são pesados. As apps integradas da miui parecem-me bastante optimizadas e nunca notei que ele ficasse lento de alguma maneira. As apps de limpeza e protecção deles são 5 estrelas, desde que tenhas o cuidado de ver o que é que limpas (para não apagar nada que não queiras), embora ele tenha sempre feito uma boa selecção no meu caso.

  2. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Para mim até utilizo muito a apps do tempo, quanto ao FB, como não tenho interesse nenhum em saber o que os meus amigos almoçaram ou jantaram não utilizo aliás só só utilizo quando estou de viagem ou tenho algum familiar no estrangeiro, de resto não veja e tenho alguma dificuldade de compreender às pessoas que passam horas no FB, respeito são opções, eu ainda sou do tempo de brincar na rua.

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Vamos jogar ao berlinde ?
      Saudades !!

  3. Avatar de LoadinG
    LoadinG

    eu tb tenho um xiaomi, e apaguei o que quis!
    (podes desconsiderar qq coisa q pensas-te em fazer a tua vida) ✌

  4. Avatar de Petro makulu
    Petro makulu

    Faz o Root… procura no site xda

  5. Avatar de Rita
    Rita

    Também as aplicações para envio de SMS como a “go sms pro” são desnecessárias, visto que o próprio smartphone já traz essa funcionalidade.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Isso ja é uma questão de opinião.
      Eu pessoalmente uso o Textra, porque tem opções que a nativa não tem, que eu gosto (por exemplo, a caixinha de resposta rápida e modo de privacidade configuravel).

    2. Avatar de artnerfy
      artnerfy

      Não exactamente. Aplicações SMS de terceiros normalmente existem porque têm mais funcionalidade e personalização, como o Textra, que eu uso. Prefiro o Textra à aplicação por defeito de SMS da Alcatel.

    3. Avatar de Pedro Leal
      Pedro Leal

      A aplicação de SMS de alguns fabricantes que vem de fábrica é simplesmente intragavel, por exemplo a da Samsung.

  6. Avatar de ZarkBit
    ZarkBit

    Os belos antivirus android que não fazem rigorosamente nada, lol

    1. Avatar de Mota
      Mota

      Não é verdade!

      Gastam bateria, dão a falsa sensação de segurança, deixam o S.O. lento..

      😀

  7. Avatar de RATAX
    RATAX

    No Windows Phone:
    1 – Aplicações de previsão do tempo podem estar permanentemente ativas, com live tile ativa e com atualizações permanentes que a máquina continua a funcionar na perfeição e a bateria não se queixa;
    2 – Aplicações de limpeza? O que é isso? Não precisa…;
    3 – Facebook se tivermos muitos amigos, as notificações tornam-se um bocado chatas, de resto nem se dá por conta;
    4 – Antivírus? O que é um vírus? O que é um maleware?

    1. Avatar de ZarkBit
    2. Avatar de wolf
      wolf

      Agora fizeste lembrar aqueles que ainda à pouco tempo diziam o mesmo dos sistemas da Apple, já ouviste dizer que não existe sistemas operativos sem falhas nem vírus?

      1. Avatar de RATAX
        RATAX

        Arranja lá um vírus ou maleware para o Windows Phone. Vá lá, só um…
        E já agora podes arranjar uma única falha de segurança? Mas daquelas a sério em que não é necessário ter acesso físico ao equipamento. Pode ser?…

    3. Avatar de Boss
      Boss

      Aplicações para Windows Phone? O que é isso? E o que é o Windows Phone?

      1. Avatar de Artur
        Artur

        Quais é que precisas?

      2. Avatar de RATAX
        RATAX

        Quem não sabe é como quem não vê…
        Mas há quem não sabe e há quem não queira saber. Há quem não veja e há quem não queria ver!
        É a vida…

      3. Avatar de Marco
        Marco

        Há um ano mudei de Android para Windows Phone, ao início fiquei reticente, devido às poucas aplicações existentes, que era o que as pessoas mais se queixavam pela internet, mas depois de o comprar e explorar vi que muitas das aplicações que utilizava no Android não me faziam falta nenhuma. Agora recebi um tablet Android pelo Natal e muito sinceramente cada dia louvo a minha decisão de comprar Windows Phone; já nem me lembrava da quantidade de tralha que o Android trazia instalado, nem da lentidão acrescentada!

        As pessoas sentem a necessidade de negar a evolução e o futuro, mesmo sem sequer experimentarem. Mas o ser humano é mesmo assim, sempre com medo de sair da sua zona de conforto!!!

        Bom Ano Novo 🙂

        1. Avatar de Jorge Santos
          Jorge Santos

          Bem…
          O meu primeiro smartphone (eu considero como tal) foi o TMN Bluebelt 2 com o Windows Mobile 6 e usei durante 2 anos depois comprei o TMN A60 com o Android 4 e usei durante 2 anos.
          Agora uso recentemente o Microsoft Lumia 640XL 3G ainda com o Windows 8 mas estou à espera que saia o upgrade Windows 10.
          Ora eu não sou fanático por uma marca ou sistema operativo mas me importo com a resolução da camera que fica nas costas do telemóvel e até gosto no fundo de variar de smartphones.
          Contudo, na minha modesta opinião, eu não fazia uma loucura de comprar um ou outro com uma camera superior ao que tenho agora por uma pequena fortuna.

    4. Avatar de Ricardo Raimundo
      Ricardo Raimundo

      True story!

    5. Avatar de Jack
      Jack

      100% de acordo

    6. Avatar de Nitroglycerine
      Nitroglycerine

      Oh Ratax! Entao como posso instalar o W10M num Xiaomi M4? E da comparibilidade com o hardware? E da funcionalidade da maquina depois da instalacao?

    7. Avatar de Alexandre_40
      Alexandre_40

      Pois é RataX, há decisões de difícil explicação para muito consumidor, é o impulso e a publicidade …. mas o tema é ‘apps no seu android’ 😉

    8. Avatar de MJSantosLx
      MJSantosLx

      Tenho um telemovel com 3 anos (um Lumia 920) e não quero outra coisa, pois ponho as apps que quiser e ele não se nega. Porta-se muito melhor que o xperia Z que tive antes!!!

  8. Avatar de Rui Fernandes
    Rui Fernandes

    Eu uso o clean master como uma maneira mais rápida de libertar espaço em RAM, mas nunca tive preocupação de saber se realmente resulta XD

  9. Avatar de kekes
    kekes

    Eu em vez do FB uso o Metal, usa muito menos recursos e funciona 5*

    1. Avatar de João Silva
      João Silva

      Não conhecia o “METAL”, experimentei e recomendo, experiência muito agradável.

    2. Avatar de jango
      jango

      Isso dá acesso ao messenger também?

  10. Avatar de José Gomes
    José Gomes

    programas otimizadores de bateria etc

  11. Avatar de joao
    joao

    Aplicações de tempo gastam bateria, o facebook idem… e o google now não? é um derretes baterias….

    1. Avatar de wolf
      wolf

      Já muito que desativei o meu, eram mais bugs que utilidade.

  12. Avatar de irlm
    irlm

    dá para desinstalar tudo da Google, como o chrome, por ex.?

    1. Avatar de Roberto
      Roberto

      Algumas podem não dar para desinstalar mas podemos sempre desactivar através das definições.

    2. Avatar de Manuel Silva
      Manuel Silva

      Com root sim! Mas cuidado… Antes de remover, o melhor é fazer um Nandroid Backup.

      Ou instalar uma ROM personalizada (ex: cyanogenmod) e instalar nano gapps!

  13. Avatar de Android 1
    Android 1

    “Que outras aplicações considera desnecessárias no Android?” Candy Crush e derivados.

  14. Avatar de R!cardo
    R!cardo

    Vou comprar um iPhone porque não traz nada disso

  15. Avatar de Rogerio
    Rogerio

    Eu uso o SlimFacebook. Foi uma app que encontrei no xda e é basicamente uma app com a pagina web do facebook. Não preciso de abrir o browser assim.
    Nao uso antivirus, previsoes de tempo, apps de limpeza nem nada e o meu tlm encontra-se limpo, sem virus e rapido 🙂 cortesia Huawei.

  16. Avatar de alisson
    alisson

    Tenho um s6 edge, e foi só remover o facebook e sua tralha de processos que o consumo de dados e principal: bateria, aumentaram de autonomia.

    Instalei o package disabler e desabilitei TUDO que foi me mostrado em magenta, e agora teho das 8h as 20h30 12% de bateria…antes com facebook/whatsapp se seeeeeeeeeee eu mexesse só , sem ver qq video as 17h ja tinha 20% de bateria, e olha que a sincronia estava desabilitada.

    Não uso nunca mais o cleanmaster porque ele danificou fazendo me ter que resetar o aparelho as configuraçoes de fabrica, ai nunca mais instalei.

    Poderiam depois mostrar a economia do package disabler para samsung, que ajudou me e muito.

  17. Avatar de Pedro
    Pedro

    Wileyfox Swift com Cyanomod OS. You mad bro?

  18. Avatar de Jango
    Jango

    WTF… Gastamos uma pipa de massa em smartphones XPTO com não sei quantos gigas de RAM e processadores hitech etc etc e não podemos instalar o queremos???

  19. Avatar de joao pires
    joao pires

    Não Comprem o Smartphone XPERIA M4 AQUA tem problemas de SOM graves ,só substituindo a coluna fica bom por uns tempos

  20. Avatar de Realista
    Realista

    Se desse para remover desinstalava era o Android mesmo e metia Windows Phone… hehehe

  21. Avatar de wolf
    wolf

    Não sou da mesma opinião em particular o antivírus, uso o zoner e recomendo pois é muito completo e evita o uso de outras apps, já me “safou” da instalação de adware ou malware, a app da Google de gestão de dispositivos é muito insuficiente e como todas as apps da Google vem cheia de bugs às vezes pergunto como é possível depois de anos de programação e apps tão básicas terem tantas falhas. Facebook não tenho, apps de meteorologia uso mas concordo com vocês, outra que acho não valer a pena o uso são os homescreen animados.

  22. Avatar de Boss
    Boss

    Para poupar combustivel no vosso automovel, deixem-no na garagem e andem a pé…

    1. Avatar de Jango
      Jango

      Concordo plenamente

    2. Avatar de RATAX
      RATAX

      Errado!
      Compras um automóvel mais económico, compras um hibrido ou um elétrico…
      Se não puderes trocar, tens de fazer uma condução mais económica…
      Mau exemplo!

      1. Avatar de Boss
        Boss

        Para economizar, troca-se de carro? Isso é que é economia! E logo um elétrico, que é baratinho! 😀
        Condução económica, andar a pé ou de transportes públicos… economiza combustivel sem se tirar todo o rendimento do automovel, tal como deixar de usar aplicações num smartphone para não gastar bateria.

        1. Avatar de RATAX
          RATAX

          Tu é que fizeste a analogia dos smartphones com os automóveis.
          A poupança começa no momento da compra.
          Há que diferenciar entre investimento e desperdício.
          Mas há coisas que não são para todas as cabeças…

          1. Avatar de Boss
            Boss

            Se é uma analogia, a tua solução seria comprar um telemóvel novo, que gaste menos bateria ou que tenha uma capacidade maior… faz todo o sentido no contexto do artigo! Nessas tais “cabeças”, talvez…
            Comprar um Ferrari e “fazer uma condução económica” é investimento ou desperdício, na tua cabeça?

          2. Avatar de RATAX
            RATAX

            Devo ter um português complicado!…
            Definitivamente não é mesmo para todas as cabeças…
            Bom Ano Novo!

          3. Avatar de Gata Pinky
            Gata Pinky

            +1

      2. Avatar de Gusmão
        Gusmão

        @RATAX… e depois perdes a diversão toda… LOL!!!

  23. Avatar de Sakamoto
    Sakamoto

    Eu todos os dias uso a aplicação de previsão de tempo. Aliás, quando pego no smartphone de manhã é a app que vejo primeiro, para ter noção de como vai estar o tempo durante o dia.

  24. Avatar de omega
    omega

    remover tudo isto e avaliar os resultados consome tanto ou mais tempo que simplesmente aproveitar a vida.

  25. Avatar de RJCA
    RJCA

    Se efectivamente o Clean Master é um avido sugador de bateria pergunto-me como fazer para limpar a cache do “espertofone” então e se essa limpeza manual faz a limpeza total ou se limpa apenas superficialmente a cache das aplicações entretanto usadas…

  26. Avatar de Gata Pinky
    Gata Pinky

    Nunca devem ter tido um Nexus… Não trazem lixo nenhum…

  27. Avatar de random
    random

    Apesar de interessante e correto, há alguma informação relevante em falta, na minha opinião.

    Por exemplo, existem várias empresas, sendo a mais conhecida a Cheetah Mobile, cuja grande parte das aplicações apesar de terem algumas funcionalidades “reais” têm como principal objetivo a publicidade agressiva e a recolha de informação do utilizador.

    Creio que mais importante que sabes que aplicações não instalar, existem algumas orientações gerais que devem ser seguidas por todos.

    1. Instalar apenas aplicações via playstore ou outra store oficial
    2. Ler os comentários da aplicação e ter muita atenção às permissões pedidas, muitas aplicações têm por objetivo a recolha de informação pessoal, portanto há que ter bom senso, por exemplo se numa aplicação de streaming de música faz sentido pedir autorização para ver as chamadas, de forma a suspender a reprodução quando recebe um telefonema, o mesmo não se justifica para uma simples lanterna ou uma aplicação para visualização de fotos.
    3. Verificar que aplicações correm em background e/ou são iniciadas automaticamente com o sistema e decidir se efetivamente necessitamos delas, caso não sejam necessárias é desinstalar, o matar a aplicação poderá não ser suficiente e pouco tempo depois voltam a executar.
    4. Desinstalar aplicações que não são usadas/úteis
    5. A não ser que haja funcionalidades extra que o considere úteis, tentar manter-se com as aplicações padrão do telemóvel, ou seja não ter várias aplicações para fazer a mesma coisa.
    6. Ter em consideração que aplicações que têm publicidade gastam mais dados e bateria, caso use bastante essa aplicação e exista uma versão paga sem anúncios considere comprar, grande parte das aplicações custa pouco menos de 1€

  28. Avatar de Jppc9817
    Jppc9817

    Tenho um alcatel pop c7 e ja tive outros telemoveis que eu mesmo modificai, mas sem duvida alguma o pop c7 é um dos melhores em termos de cosumo o meu aguenta 3 semanas sem carregar e para alem disso tenho 16gb de capacidade interna sem usar o micro sd

  29. Avatar de jaquim
    jaquim

    Olá

    depois de desinstalar algumas app voltam a ser instaladas automáticamente mais tarde, não consigo retirar da minha conta google play. Como modificar isto? Tanks

  30. Avatar de jaquim
    jaquim

    Olá

    depois de desinstalar algumas app voltam a ser instaladas automáticamente mais tarde, não consigo retirar da minha conta google play. Como modificar isto? Tanks

  31. Avatar de Fernanda Cordeiro
    Fernanda Cordeiro

    Não gosto do Textra. Como posso desinstalá-lo?

  32. Avatar de Raimundo Queiroz
    Raimundo Queiroz

    Olá amigos. Tenho Xiaomi M1A1 que sempre tem trabalhado muito bem, mas desde o ontem, sem que eu tenha percebido a razão, começou a ter problemas, o que ocorreu quando me encontrava junto às antenas no Monte de S. Macário na Serra da Freita, e que são principalmente; a dificuldade de fazer o scroll do ecran, dificuldade em abrir programas e sobretudo aparece uma cercadura (caixa) verde à volta de cada programa que selecciono e também se ouve uma incómoda e persistente voz feminina, a dizer qual a função que acabou de ser seleccionada. Alguém terá uma dica para resolver o assunto? Obrigado pela atenção.