Será desta vez que o Winamp vai finalmente voltar?

29 Comentários

O mais famoso player de música da Internet tem passado os últimos anos adormecido e sem qualquer actualização. Depois de ter sido vendido pela AOL à Radionomy, chegou agora novamente a altura de mudar de mãos, tendo passado para o controlo da Vivendi.

Este grupo francês tem grandes planos para o Winamp e para o Shoutcast, devendo em breve surgir novidades.

winamp_1

Para o Winamp tem sido difícil manter-se activo. Foram várias as vezes que esteve para ser renovado, mas acabou sempre por ficar esquecido e sem novidades.

Quando a AOL passou o seu controlo para as mãos da Radionomy muitos acharam que seria o momento certo para o Winamp renascer e voltar a ter o sucesso que teve antes. Mas infelizmente isso não veio a acontecer.

Agora que o controlo da Radionomy passou para as mãos dos franceses da Vivendi, voltam a surgir ideias e rumores de que o Winamp vai ser revitalizado e que uma nova versão deverá surgir em breve.

O interesse é real e tal foi expresso no anúncio que a Vivendi fez com a aquisição de uma parte considerável da Radionomy.

Radionomy is best known as an Internet platform that allows digital radios to broadcast and monetize their programs on a global scale. The platform also offers FM radio stations unique tools to develop and monetize their digital presence. Today, over 57,000 radio stations are using these tools.

Radionomy Group owns the streaming technology SHOUTcast as well as the iconic Winamp audio player. It also controls TargetSpot, the first digital audio advertising network in the United States and in France.

Não se sabe ao certo o que estas palavras significam, mas a Vivendi deverá querer rentabilizar o seu investimento e isso poderá ser feito com o revitalizar do Winamp.

winamp_2

Sabe-se que a Radionomy estava a trabalhar em melhorar o Winamp e o Shoutcast, mas o ritmo imposto era lento e não estava a produzir resultados.

A última versão do Winamp que foi lançada data de 2013, quando este ainda fazia parte da AOL. Esta ainda pode ser obtida no site dedicado a este software.

Depois de vários anos longe do foco e de terem surgido novas aplicações no mercado, o Winamp tem novamente que conquistar o seu espaço, com uma interface única e com uma grande simplicidade de utilização.

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    Uso o Winamp desde a verso 0.19, nunca abandonei, para mim sempre foi o melhor player de áudio que já desenvolveram. Tomara que ele não mude muito do que ele já é, que venham recursos úteis, correção de bugs e uma interface sempre limpa.

    1. Avatar de Ciro Espítama
      Ciro Espítama

      Somos dois.

          1. Avatar de marcos
            marcos

            cinco

  2. Avatar de João Gabriel
    João Gabriel

    Testei vários players,depois que conheci o VLC nunca mais consegui usar outro :).

    1. Avatar de Jorge Rosa
      Jorge Rosa

      E vão 2 🙂

    2. Avatar de lo
      lo

      também uso, dá-me jeito para buscar legendas se ter que procurar em sites manualmente.
      Menu Ver – Download subtitles.

  3. Avatar de ZarkBit
    ZarkBit

    Não sei não, o maior interesse da Radionomy era mesmo o ShoutCast, por razões óbvias, já em relação ao Winamp tenho certas dúvidas que o mesmo consiga chegar onde chegou.

    antes era: Winamp, it really whips the Llamas ass
    neste momento para mim é: Foobar2000, it really whips Winamp’s ass

  4. Avatar de Francisco C.
    Francisco C.

    Uso o AIMP3 e gosto bastante

    1. Avatar de Simão
      Simão

      Ainda tenho o winamp, mas uso o AIMP3

  5. Avatar de Marco
    Marco

    Neste momento está a miudagem a dizer winquê? Fooquê?
    Venha ele desde que venha em bom, os maduros agradecem

    1. Avatar de ZarkBit
      ZarkBit

      Começa a mexer com o Foobar2000 e depois vem cá dizer qual é para a miudagem e qual é para os maduros. lol

      1. Avatar de Marco
        Marco

        miúdo, já mexo no foobar2000 desde o inicio por suportar flacs como deve de ser. O anterior player que usava era o winamp 2, deita o winamp 3 ao lixo. Se não percebeste a piada dos maduros não tenho culpa.

        1. Avatar de ZarkBit
          ZarkBit

          lol miúdo? velha guarda amigo.

          1. Avatar de Marco
            Marco

            na paz do senhor.

  6. Avatar de Jorge Rosa
    Jorge Rosa

    – O WINAMP era de facto uma “obra-de-arte”, o código do AIMP deixa-me muitas dúvidas (Posso estar errado, mas parece-me ter partes de código comuns a um trojan… Mas como disse, não tenho a certeza disso, apenas desconfio que sim, pois fiz alguns testes).
    – Se o WINAMP voltar à vida, espero que volte às origens, bonito prático e com muitos plug-ins, para melhorar bastante basta que o transformem em “multi-plataforma” e insiram os novos “codecs”, por aí… penso que voltará a ter sucesso. Por agora, utilizo o “poderoso” VLC. (Pode não ter a carinha de “playboy” do WINAMP, mas… é poderoso!) Boas Festas para Todos!

  7. Avatar de donkeykid
    donkeykid

    Ainda assim continuo com JetAudio…

  8. Avatar de Francisco
    Francisco

    Usei muito o Winamp na versão 3 e anteriores, depois perdi o interesse. Desde essa altura que uso o Foobar2000 e não quero outra coisa.

  9. Avatar de Callavero
    Callavero

    Musicbee e winamp são os meus players preferidos para windows …

  10. Avatar de rui
    rui

    Uso Winamp desde sempre que me lembre. Ainda tenho a versão 5.666 aqui (a última versão que saiu dele, penso eu. Se estiver errado alguém que me corrija). Para quem sugere muitas outras alternativas (também muito boas, pois já testei também), deixo a razão que faz o winamp dar “quinze a zero” à concorrência, na reprodução de músicas, que é o uso que lhe dou: gostava de ver algum dos outros players gastar-me 5 megas de ram ou menos enquanto reproduz um ficheiro e mesmo assim ter boa qualidade de som para os requisitos que gasta. (sim, tenho a versão lite, que para audio é mais que suficiente, pois para vídeo uso outro que me gasta pouquissima ram com excelentes resultados, um concorrente à altura do vlc: media player classic, já que vem incluido no pacote de codecs que uso).

  11. Avatar de Vitor Lima
    Vitor Lima

    O Winamp traz saudades, somos transportados a uma viagem nostálgica da internet. Sempre adorei o programa. Depois comecei a usar o Media Monkey para audio onde ainda me mantenho e VLC para video.

  12. Avatar de Xavier
    Xavier

    \o – iTunes

  13. Avatar de luis verdasca
    luis verdasca

    o winamp nunca foi grande coisa. o sonique, esse sim, era bom. o winamp era para meninos. infelizmente teve o mesmo destino do winamp, foi comprado por uns imbecis e desapareceu.

  14. Avatar de chrystoffer
    chrystoffer

    Faz tempo que não utilizo Winamp, apenas escuto música pelo YouTube mesmo… agora falando da foto, alguém além de mim conhece o Bersirc também??? lol xD

    1. Avatar de Marco
      Marco

      clientes de irc so mesmo o mirc, xchat e Irssi

  15. Avatar de Josué Faria
    Josué Faria

    Não.