Hacker do iPhone “cria” carro com sistema Linux

28 Comentários

Já foi há algum tempo que o jovem George Hotz (mais conhecido como GeoHot) passou a ficar mundialmente conhecido por ter conseguido fazer o primeiro jailbreak a um iPhone e também por ter conseguido quebrar as protecções da PS3 e colocado a correr nesta plataforma uma versão própria do seu firmware.

Hotz, que tem apenas 26 anos, voltou de novo a ser notícia e, agora, por ter criado uma plataforma inteligente, baseada em Linux, que pode ser adaptada em vários automóveis.

feat_hotz52__03


Hotz dedicou-se nos últimos anos à construção, na sua própria garagem, de um carro autónomo que teve como base o Acura ILX. Todos os detalhes de desenvolvimento foram apresentados em exclusivo numa entrevista que deu ao site Bloomberg.

http://videos.sapo.pt/K8MtenDswEl50tKzNFvL
 

Algumas curiosidades

Além de usar o sistema operativo GNU/Linux Ubuntu, este carro autónomo tem um radar, baseado em laser (lidar), no tecto e uma câmara montada junto do espelho retrovisor. A manete das mudanças é um joystick tradicional que passa a ser o “centro de consola” para controlar todo o sistema.

O ecrã é de 21,5” sendo ligeiramente maior do que o que vem com o Tesla Mostor que é “apenas” de 17”.

feat_georgehotz52_1280

Do lado direito existe ainda um compartimento onde está um mini PC, um switch e vários sensores de GPS.

feat_hotz52__06

Hotz revelou ainda que tem estado em contacto com Elon Musk da Tesla e até recebeu um convite para integrar a equipa da área responsável pela componente de inteligência artificial de todo o sistema. De acordo com o jovem, ao contrário dos sistemas actuais, a plataforma desenvolvida não depende de regras pré-programadas mas sim de inteligência artificial.
 

E quando será vendido este carro?

Hotz não tem planos para comercializar a plataforma criada mas refere que gostaria de a vender a um fabricante de automóveis. O preço poderá rondar os 1.000 dólares por kit.

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    A Telsa utiliza o LINUX como sistema operativo nos carros que produz .

    1. Avatar de ro301
      ro301

      Se usasse windows era complicado… quando ligassemos o carro “o windows está a actualizar…aguarde…aguarde…”

      1. Avatar de pintor
        pintor

        Acontece na mesma demora muito tempo a atualizar o firmware.

        1. Avatar de NT
          NT

          Mas o firmware actualizas quando queres, não é desligares o carro e começar a actualizar depois quando ligares aparece uma bolinhas a dizer aguarde… aguarde…

          1. Avatar de LG
            LG

            Se desativar as atualizações automáticas do Windows, tal não acontece. Mas pelos vistos isso é muito complicado para muitos utilizadores

  2. Avatar de Andr8
    Andr8

    O Elon Musk já treme, e já publicou no Twitter, que “não é bem assim”…

  3. Avatar de as13
    as13

    É com enorme satisfação que vejo este tipo na ribalta novamente.
    Pessoalmente acho este tipo o novo Steve Jobs.

    1. Avatar de Dedo Maroto
      Dedo Maroto

      Só que percebe de informatica…

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Tops !!! +1

        xD

    2. Avatar de Zaark
      Zaark

      O novo Steve Wozniak, convenhamos, com a única diferença de aparecer mais na “ribalta” que o Woz.

    3. Avatar de Narco
      Narco

      Novo Steve? anão entendo algumas pessoas, mas o que fez o Steve, inventou alguma coisa?
      Soube aproveitar as ideias brilhantes dos seus colaboradores, e dar-lhe projeções.

      Comparam alhos com bugalhos.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Pronto, agora o Steve Jobs era apenas um bom orador. Oh well.

        1. Avatar de Zaark
          Zaark

          E bom a elevar ideias ao patamar do consumo em massa. Está-se a falar, btw, de meter literalmente a mão na eletrónica e no software – o que fez o Jobs, mesmo?

          1. Avatar de JBM
            JBM

            Liderou equipas em diversos projectos marcantes e em áreas diferentes, soube ir buscar excelentes profissionais e tinha visão sobre o futuro e os produtos a criar como quase ninguém tinha – é preciso saber associar ideias díspares e ser exigente! Achas que é qualquer um que consegue inovar desta forma tantas vezes?

  4. Avatar de lmx
    lmx

    Aqui a inovação é mesmo o facto de ser autonomo..

    O SO já era suporto…claro que marcas de topo usam QNX, para o Linux é muito estavel e altamente adaptavel, e não depende de ninhuma empresa por baixo..

    O “nosso” veeco também usa linux 😛

    1. Avatar de Rafael
      Rafael

      Interessante, desconhecia… http://www.veeco.pt/ 😉 Boa sorte para este projecto.

      1. Avatar de lmx
        lmx

        Sim é verdade =)
        A interface de gestão, do carro, actualizações de software via OTA, Interface de voz para disponibilização de informação ao conductor, como autonomia, temperatura, pressão dos pneus, etc usa linux 😉

        Claro que a nivel de controlo, é utilizado firmware desenhado para soluções criticas, com altas velocidades de resposta, e rigor…é um carro, não se poderia esperar menos..

        Mas usa linux para o resto =)

  5. Avatar de Bruno Gouveia
    Bruno Gouveia

    Um verdadeiro génio =)

  6. Avatar de Zé Montanelas
    Zé Montanelas

    Este cromo é definitivamente 1 geniozinho
    É necessária uma certa capacidade para fazer isso tudo sozinho

    Já arranjava era ai 1 tempo livre para desbloquear a PS4 🙂 , porque se não for ele não se arranja mais ninguém

  7. Avatar de Santos
    Santos

    Por acaso a PS4 já esta praticamente desbloqueada.

    1. Avatar de antunesn
      antunesn

      Praticamente desbloqueada??? Onde?

  8. Avatar de BTN
    BTN

    Foi este “senhor” que crackou a protecção do DVD, quando tentou ver um filme no seu PC Linux e não era possível, logo andou e andou até que conseguiu 🙂 é um verdadeiro génio!

    1. Avatar de Carlos Duarte
      Carlos Duarte

      fonte?

  9. Avatar de Pedro
    Pedro

    Parabéns pela iniciativa.. Talvez criar mecanicamente um carro autónomo. Sem combustíveis fósseis…

  10. Avatar de pedro
    pedro

    Um douchebag de primeira. Não lhe falta aptidão técnica, mas faz tudo para chamar a atenção e dar a entender que faz tudo sozinho.