Facebook Lite: usar ou não usar, eis a questão

54 Comentários

A aplicação do Facebook é, frequentemente, apontada como a principal consumidora de energia num smartphone além de que necessita de bastante memória RAM. Estes dois factos juntos são os problemas de muitos utilizadores e por isso, muitos já optaram por abdicar dela, preferindo a versão Web ou mesmo a nova aplicação Lite.

Mas, na realidade, valerá a pena utilizar a aplicação Facebook Lite em detrimento da Facebook comum?

facebook_lite


Se há aplicação que “gosta” de consumir recursos de um smartphone, seja ele Android ou iOS, é o Facebook. Seja bateria, seja memória, sejam mesmo os dados móveis, quando necessário. Abdicar da aplicação tem vindo a ser uma opção para muitos utilizadores da rede social que, como alternativa, têm, por exemplo, a aplicação Facebook Lite.

Mas quais os argumentos para a sua utilização? Onde é que ela é realmente uma opção face à aplicação normal?

 

Facebook Lite consome menos dados móveis

Um dos argumentos do desenvolvimento desta app prende-se efectivamente com o consumo de dados mais reduzido. De uma forma geral, a versão Lite da aplicação da rede social consome quatro vezes menos dados de Internet que a versão normal.

Este facto torna-se uma vantagem tanto para os utilizadores que normalmente acedem ao Facebook fora de uma rede Wi-Fi e têm que utilizar o plano de dados móveis, quase sempre reduzido, como para os utilizadores que têm ligações mais fracas à Internet.

facebook_lite_1

 

O Facebook Lite não consome tanta bateria

Segundo um estudo desenvolvido pela M2 App Insight, o Facebook Lite consome menos 50% de bateria que a app standard do Facebook.

 

Não precisa de duas aplicações: uma para a rede social outra para as mensagens

Ao contrário da versão normal do Facebook, a Lite permite a comunicação com outros utilizadores através de mensagens privadas, sem ter que ser recorrer ao messenger.

facebook_lite_mensagem

 

Mais memória RAM disponível

Menos consumo de dados, menos consumo de bateria e menos consumo de recursos em segundo plano. Em média, quatro vezes menos do que a app comum, um facto relevante para quem tem um smartphone antigo ou de entrada de gama.

 

Layout mais simples e menos apelativo

A aplicação do Facebook, tal e qual como é conhecida, é bonita, está bem desenhada e é agradável de explorar. A versão Lite já não é tanto assim, está mais próxima daquilo que se pode encontrar na versão desenhada para o browser do smartphone. Ainda assim, é bastante simples de utilizar e, para quem apenas quer ver o feed de notícias e comunicar através do messenger, é suficiente.

facebook_lite_2

 

Está disponível apenas para Android

Apesar de os equipamentos iOS serem alvo de algum problemas acima mencionados, nomeadamente no que toca ao consumo excessivo de bateria, a aplicação Facebook Lite apenas está disponível para Android (de forma gratuita).

Facebook Lite

Sem dúvida que estes são argumentos de peso para começar a utilizar a aplicação Facebook Lite, principalmente para quem se preocupa com a autonomia do seu smartphone, tem uma ligação à Internet lenta ou tem um limite de dados móveis curto, e ainda para os utilizadores de smartphones com pouca memória RAM disponível.
 

Já utiliza o Facebook Lite? Qual a sua opinião em relação a esta aplicação?

Comentários

54

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Hugo
    Hugo

    Cheguei a usar e até gostava mas tinha algumas limitações ao nível das fotos que não dava para fazer zoom correctamente e eventualmente desinstalei porque ficava com 2 aplicações. Se corrigissem esse bug entre outros recomendaria.

    1. Avatar de Edvard
      Edvard

      Boas, eles corrigiram isso do zoom na atualização de hoje, também sentia falta, mas tenho um smartphone com 512MB de RAM (farto dele) e é IMPOSSÍVEL usar o normal, porque empanca por todos os lados e nem com o Greenify para essa app ajuda.
      Bem, agora só falta era melhorarem a aparência e principalmente nas mensagens.

    2. Avatar de Carolina
      Carolina

      Já dá para fazer zoom, de qualquer forma, como não carrega as fotos na sua resolução original para não gastar dados, não dá para ver as imagens com muito detalhe.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Podes dar um jeito nisso indo ao Facebook Lite – Definições – Qualidade da Imagem – Elevado.

  2. Avatar de gervasio
    gervasio

    eu utilizo há bastante tempo e está sempre a ser atualizado, já tendo melhorado muito do k era antes

  3. Avatar de Tiago
    Tiago

    Já o uso há muito tempo e aconselho!

  4. Avatar de Nuno Santos
    Nuno Santos

    Eu tenho um Nexus 5, e acho que a app do facebook standard consome mesmo muitos recursos. A aplicação do facebook lite quando a ligo aparece-me mensagens que já li na interface web. Estar a receber mensagens que já li é um pouco frustrante e não sei como é que não conseguiram resolver isso.
    O messenger nem o posso usar, gasta-me muita bateria mesmo e também tenho o problema das mensagens.
    Alguém conhece alguma alternstiva para enviar mensagens no facebook?

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      O que n falta aí é aplicações dessas, pes

      1. Avatar de Nuno Santos
        Nuno Santos

        Podes enumerar algumas então sff?

  5. Avatar de Rudolfo
    Rudolfo

    Se tivesse conta no Facebook era esta que eu usaria.

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      +1

      Desperdício de tempo 😀

  6. Avatar de Tiago
    Tiago

    Cheguei a usar mas odeio a interface do Lite, pra já é igualzinha à interface de um telemóvel que só suporta Java (eu tinha um LG Viewty), não dá pra ver vídeos, mal se vêm as fotos, etc.. Prefiro seriamente usar a versão Web do Facebook com as notificações ativas que faz o msm efeito e não consome quase nada de memória RAM.

    1. Avatar de Joao
      Joao

      Já está mais evoluída. já permite ver vídeos(pergunta se quer descarregar e visualizar), já permite também fazer zoom nas fotos e a qualidade da imagem é opcional entre fraca, média e elevada.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        o que mais uso no fb são as listas

        já dá para as ver, no lite?

  7. Avatar de KURT
    KURT

    É sem duvida uma alternativa bem viável. Só tenho pena que o suporte dado à aplicação seja relativamente fraco, ainda tem alguns bugs como por exemplo o refresh das mensagens e as notificações repetidas de coisas já vistas ou o facto de marcar as mensagens como não lidas e funcionalidades que poderiam ser melhor exploradas como é o caso do zoom ou o facto de quando se abre a foto de perfil não ir para o álbum da foto e em vez disso abrir apenas a foto.

  8. Avatar de Mota
    Mota

    Interface? Treta.
    Falta de zoom nas fotos? Treta.

    4/5
    Em tudo resto é ótima, até porque eu não grande uso ao facebook assim mantenho me em contacto e sem drenar a bateria.

    1. Avatar de byama
      byama

      Já foi actualizada e a cena do zoom nas fotos está resolvida.

      1. Avatar de Jocélio
        Jocélio

        Gosto da versão lite.
        Ja uso á meses e gosto por dois motivos:
        Não usa muita memoria e em acesso discado é perfeitamente leve.

  9. Avatar de pedrohex
    pedrohex

    Mudem para Windows Mobile… Não acontecem estas coisas parvas…

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Nobody cares.

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      Nem respondem a comentários, e também tem que levar sempre com um feed desatualizado, ver vídeos é um problema por ex do sapo não dá. Ou melhor. As poucas aplicações que há para WP são uma treta. Logo o revolucionário sistema operativo continuará condenado ao fracasso.

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      obrigado, muito bom sem duvidas, utiliza poucos recursos do tm. bem haja

  10. Avatar de Scheldon
    Scheldon

    A única coisa ruim do lite é a velocidade, o aplicativo é absurdamente lerdo para realizar todas as funções, até dar likes, tão devagar que eu desconfio que seja proposital.

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      usa no browser, funciona melhor e quando acabas de usar, fechas o tab.

  11. Avatar de Homo Erectíssimo
    Homo Erectíssimo

    WINDOWS 10 PRO INSIDER PREVIEW,BUILD 11082 IS OUT !! SINCE YESTERDAY !! 🙂

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Mais um beta…. Não era suposto ter saído o oficial a 1 de Dezembro?

      1. Avatar de fjcp
        fjcp

        era mas agora vieram dizer que só no inicio de 2016 (sem data marcada)

  12. Avatar de powerverde
    powerverde

    Eu sou dos que, pura e simplesmente, deixou de usar apps do FB.

  13. Avatar de Joaquim
    Joaquim

    Nunca usei. Tenho Galaxy s2 kk e um o “metal for facebook”.
    Muito bom, leve. è basicamente um browser “wrapped” em aplicação.
    https://play.google.com/store/apps/details?id=com.nam.fbwrapper&hl=pt_PT

    E não pede permissões de acesso ao sms, contactos e outras coisas que o lite pede. para quem se interessar.

  14. Avatar de Joana
    Joana

    Parece bom vou experimentar 😉

  15. Avatar de Paulo
    Paulo

    ja pensaram usar o Face no browser

    1. Avatar de David
      David

      haha só agora vi o teu post…disse exactamente o mesmo xD

  16. Avatar de troll2000
    troll2000

    Para IOS temos como alternativa o Friendly (gratuito com pub): https://itunes.apple.com/us/app/friendly-social-login-multiple/id400169658?mt=8 e o Friendly (pago sem pub e com block de anúncios do facebook): https://itunes.apple.com/us/app/friendly-plus-with-ad-blocker/id382011064?mt=8

    Experimentei a versão gratuita e acabei por comprar, é 5 estrelas. super leve e rápida, permite customizar muitas definições, o consumo de bateria nem se nota e não é necessário a app de mensagens pois esta tudo incluído na mesma app tal como se estivesse-mos no browser. Recomendo.

  17. Avatar de David
    David

    Esta app do Facebook Lite é linda! Não corre no background não te está sempre a bombardear com notificações e não consome tanta ram! E principalmente não te está a roubar os dados a cada segundo!

    E por vezes até já criei apenas um atalho do Facebook no Home Screen directamente to Chrome Browser e isso é ainda melhor…claro que consome mais dados…mas para quem não quer notificações a cada segundo é ótimo!

  18. Avatar de Jorge
    Jorge

    versao web e melhor que o lite sem duvida

  19. Avatar de RuiP
    RuiP

    Nao posso usar porque ha aplicacoes que pedem autenticaçao pela app do facebook normal e nao reconhecem o lite.

    Para nao falar que é melhor usar a versao do browser que a do lite.

  20. Avatar de Joana Aliseu
    Joana Aliseu

    o face vai acabar ?

  21. Avatar de censo
    censo

    No windows Phone não ha qualquer problema com a app do facebook.

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Não? Tente responder a um comentário. Assim como feed mostra sempre as mesmas coisas… Ou seja simplesmente não funciona. Mas pronto WP é uma cena “beta”

      1. Avatar de censo
        censo

        Deves ter windows Phone diferente do meu.

  22. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    Simples, venha para CLARO, facebook, Whatsapp e Twitter ilimitado mesmo fora da franquia..

  23. Avatar de David Esteves
    David Esteves

    Eu uso e até gosto. Apesar de o meu móvel suportar a vontade a aplicação normal escolhi usar a lite porque, o meu uso do facebook no móvel é muito básico e raro. Então para aquilo que necessito está bom, e tem vindo a receber melhorias o que é agradável para melhorar a utilização. Eu aprovo o lite para quem usa como eu ou mesmo numa utilização normal.

  24. Avatar de eduardo montes
    eduardo montes

    Bom dia, muito mais rápida e comoda para mim.

  25. Avatar de pssstee
    pssstee

    Curiosamente o little no meu telefone não é tão fluido. Uso a app normal e para o chat uso o Disa.

  26. Avatar de O Home Das Teorias
    O Home Das Teorias

    Pessoal, deixem a app do facebook de fora. até mesmo essa versão Lite. O melhor mesmo é terem uma aba no Chrome com o site mobile do Facebook e ativam as notificações. simple as that. Isto se não querem o facebook a chuchar bateria e a ocupar 500MB passado 1 mês. Experimentem a partir do Chromes com notifications do mesmo ON. Best way to keep your phone clean and durable 😀

    1. Avatar de Marco G. Silva
      Marco G. Silva

      Não esquecer que, desta forma, não é preciso dar 6500 ao Facebook. Não acedem aos contactos do telemóvel, etc…

  27. Avatar de Marco G. Silva
    Marco G. Silva

    Não esquecer que, desta forma, não é preciso dar 6500 ao Facebook. Não acedem aos contactos do telemóvel, etc…

  28. Avatar de betinho
    betinho

    vcs deveriam ter uma versao para o iphone né?

  29. Avatar de bruno santos
    bruno santos

    deixa-me mais espaço para outras aplicações que com a versão normal não dava

  30. Avatar de Paulo
    Paulo

    Todas as apps deviam ter uma versão lite

  31. Avatar de carlos
    carlos

    naõ consigo instalar quando intalo no meu tecno c9 vem alicativo naõ instalado

  32. Avatar de Violet Sion
    Violet Sion

    Quero mudar para o facebook normal no meu celular, mas parece impossível, nenhuma dica util de como fazer. O lite trava muito, meu celular é novo e não é problema de memória. O lite funcionava bem mas ultimamente não funciona mais no meu wifi, tenho que ficar conectando e desconectando o wifi para abrir o facebook lite.

  33. Avatar de Mario Queiroz
    Mario Queiroz

    Muito Bom parabens para quando o outro facebook?