Análise ao Lumia 950, a nova oferta da Microsoft

103 Comentários

A versão móvel do Windows 10 é uma promessa da Microsoft que está prestes a ser cumprida. Sendo um SO (quase) totalmente novo, a Microsoft precisava de telefones que conseguissem mostrar tudo o que tem para oferecer.

Foi por isso que lançou para o mercado os novo Lumia 950 e 950XL, os seus novos smartphones de topo. Mas será que estão à altura do que a Microsoft nos habituou? Vamos conhecer e descobrir o Lumia 950.

lumia_950_0

Os smartphones Lumia e o Windows Mobile não estão, por norma, no topo das preferências dos consumidores, que optam por dispositivos mais conhecidos e com mais nome no mercado. Na verdade, esta uma decisão que muitas vezes é errada e baseada em falsos pressupostos. Os smartphones da Microsoft são bons e o seu sistema operativo é também ele uma excelente escolha.

Por essa razão os novos Lumia criaram muito interesse no que poderiam oferecer, ainda para mais tendo consigo já o Windows 10 e um conjunto de funcionalidades únicas e muito interessantes para os utilizadores.

lumia_950_2

No geral, o novo Lumia 950, e também o 950XL, cumpre o que é esperado, sendo um bom telefone. O problema está nos pormenores que a Microsoft deveria ter acautelado, para um telefone deste patamar e com este preço.

O Windows 10 Mobile, devido à sua imaturidade, ainda não é um sistema perfeito e isso nota-se na utilização do Lumia 950. Há ainda espaço para crescer, mas esperava-se que já o tivesse feito no Lumia 950.
 

O que traz o Lumia 950

O Lumia 950 vem dentro de uma embalagem que segue a linha de vários outros equipamentos da Microsoft. Esta é a sua imagem de marca e faz questão de a seguir, em qualquer novo smartphone que lance.

Apesar de ser um telefone de topo, os extras do Lumia não existem. Apenas tem consigo o cabo de ligação ao PC e um transformador, para o alimentar. De notar que os novos Lumia já têm porta de ligação USB Tipo C, o que obriga a trocar de cabos e transformador, algo que a Microsoft conseguiu garantir.

lumia_950_caixa_1

Esperava-se que trouxesse um pouco mais de equipamento, com uns headphones a fazerem falta e até a tão falada doca para o Continuum.
 

O que o Lumia 950 tem para oferecer

Este não é claramente um smartphone que rompe com a tradição Lumia. Mantêm a mesma linha e a mesma estética que podemos encontrar em muitos outros modelos anteriores, o que não é negativo. É uma fórmula com provas dadas e que tanto sucesso tem tido.

Mas a Microsoft poderia ter aproveitado este momento de mudança e ter renovado não apenas a imagem dos Lumia mas também os materiais que usou na sua construção. É tempo de abandonar o plástico e evoluir para o metal, como tantas outras marcas o estão a fazer.

Em termos de especificações, mais uma vez, está patente que este é um smartphone capaz de dar ao utilizador o que ele pretende e de explorar o novo Windows 10.

lumia_950_4

Não são especificações de topo, mas têm pontualmente algumas características que se destacam. Muito do seu encanto está no que o Windows 10 consegue fazer em conjunto com o que a Microsoft colocou dentro do Lumia 950.

O seu ecrã de 5,2 polegadas permite uma utilização em ambientes com muita luz e é excelente, com detalhe e uma qualidade ímpar.

A sua câmara é algo que é naturalmente de destacar. Com 20MP consegue capturar muito boas imagens, especialmente em ambientes de pouca luminosidade.

Lumia 950 – Especificações técnicas

Sistema operativo Windows 10
Processador Qualcomm Snapdragon 808
Hexa-core 1,8 GHz
Frequência de relógio: 1800 MHz
Ecrã 5,2″ WQHD (2560 x 1440)
TrueColor (24 bits/16 M)
OLED, ClearBlack
564 ppp
Sensor de orientação, melhoramentos de legibilidade sob luz solar, fácil de limpar, modo de alta luminosidade, perfil de cor Lumia, ângulo de visualização amplo, Corning Gorilla Glass 4, controlo automático de brilho
Toque super sensível
Memória Memória em massa: 32 GB
RAM: 3 GB
Tamanho máximo do cartão de memória: 200 GB
Tipo de cartão de memória expansível: microSD
Até 30 GB de armazenamento grátis na nuvem no OneDrive
Bateria Bateria amovível
3000 mAh
3,8 V
Carregamento sem fios incorporado, carregamento rápido
Norma de carregamento sem fios: Qi
Tempo máximo em espera: Até 275 horas
Tempo máximo em conversação: Até 18 h
Tempo máximo de reprodução de música: 63 h
Tempo máximo de navegação com rede Wi-Fi: 11 h
Tempo máximo de reprodução de vídeo: 10 h
Redes Rede GSM: 850 MHz, 900 MHz, 1800 MHz, 1900 MHz
Velocidade máxima de transferência de dados em GSM: EGPRS 296,0 kbps
Velocidade máxima de envio de dados em GSM: EGPRS 236,8 kbps
Rede WCDMA: Banda 1 (2100 MHz), Banda 2 (1900 MHz), Banda 4 (1700/2100 MHz), Banda 5 (850 MHz), Banda 8 (900 MHz)
Velocidade máxima de transferência de dados em WCDMA: 42,2 Mbps (Cat. 24)
Velocidade máxima de envio de dados em WCDMA: 5,26 Mbps (Cat. 6)
Rede LTE FDD: Banda 1 (2100 MHz), Banda 17 (700 MHz), Banda 2 (1900 MHz), Banda 20 (800 MHz), Banda 3 (1800 MHz), Banda 4 (1700/2100 MHz), Banda 5 (850 MHz), Banda 7 (2600 MHz), Banda 8 (900 MHz), Banda 28 (700 MHz), Banda 12 (700 MHz)
Rede TD-LTE: Banda 38 (2570-2620 MHz), Banda 40 (2300-2400 MHz), Banda 41 parcialmente (2555-2575 MHz)
Velocidade máxima de transferência de dados em LTE: 300 Mbps (Cat. 6)
Velocidade máxima de envio de dados em LTE: 50 Mbps (Cat. 6)
Mapas e navegação Tecnologias de localização: A-GLONASS, A-GPS, barómetro, posicionamento por rede móvel e Wi-Fi, posicionamento melhorado por sensor, giroscópio, A-BeiDou
Mapas: Mapas grátis, favoritos online e offline, afixar locais ao ecrã Iniciar, informações de trânsito em tempo real, revelar locais próximos, instruções curva-a-curva para percursos pedestres, transportes públicos e instruções de condução, instruções de voz grátis para navegação de condução curva-a-curva global, mapas e navegação offline, informações de limite de velocidade, vistas do mapa: satélite, mapas de ruas, transportes públicos
Câmara principal 20 MP, focagem automática com botão de captura de duas fases
Zoom digital: 2x
6 lentes
Estabilização óptica da imagem
Tamanho do sensor: 1/2,4″
Número F/abertura: f/1,9
Distância focal: 26 mm
Tipo de flash: Flash natural
Características: Sensor de imagem com iluminação de fundo, Zoom de alta resolução 2x, PureView, Sensor 16:9 real, Focagem rápida
Distância mínima de focagem: 10 cm
Câmara frontal Grande angular Full HD 5 MP
Número F/abertura: f/2,4
Características: Captura de imagens imóveis, Chamada de vídeo, Gravação de vídeo
Resolução de vídeo da câmara frontal: 1080p (Full HD, 1920 x 1080)
Gravação de vídeo Resolução de vídeo da câmara principal: 4K (3840 x 2160)
Velocidade de fotogramas de vídeo: 30 fps
Zoom de vídeo: 3x
Características de gravação de vídeo: Zoom de vídeo, Estabilização ótica da imagem, Focagem automática contínua, Luz de vídeo, Lumia Rich Recording com quatro microfones, Aplicação Lumia Video Trimmer
Formatos de gravação de vídeo: MP4/H.264
Áudio Codecs de gravação: AAC LC, AMR-NB, GSM FR
Gravação: Lumia Rich Recording com quatro microfones
Reprodução: Equalizador gráfico, audição de altifalante virtualizado
Características de rádio: Rádio FM
Reprodução de vídeo 30 fps
Codecs: H.263, H.264/AVC, MPEG-4, VC-1, vídeo do Windows, H.265/HEVC
Transmissão de vídeo: Navegação no YouTube e transmissão de vídeo, transmissão a partir de serviços de vídeo e da Internet, transferência progressiva de vídeo, aplicação Video Upload
Design Detalhes de design: Capa traseira substituível
Outras características da interface de utilizador: Ecrã Relance, reação tátil, comandos de voz, ditado de voz em campos de edição
Botões e métodos de introdução Toque, botões de volume, botão de câmara, botão de energia/bloqueio
Sensores Sensor de luz ambiente, Acelerómetro, Sensor de proximidade, Barómetro, Giroscópio, Magnetómetro, SensorCore
Conectividade Dual Nano SIM
Conector de áudio de 3,5 mm, DisplayPort através de USB-C
Conectores de carregamento: USB-C
Conectores do sistema: USB-C
USB, USB 3.1
Bluetooth 4.1
Perfis Bluetooth: Perfil de Distribuição de Áudio Avançado (A2DP) 1.2, Perfil de Controlo Remoto de Áudio/Vídeo (AVRCP) 1.4, Perfil de Atributo Genérico (GATT), Perfil Mãos-livres (HFP) 1.6, Perfil de Dispositivo de Interface Humana (HID), Perfil Object Push (OPP) 1.1, Perfil de Rede Pessoal (PAN) 1.0, Perfil de Acesso à Lista Telefónica (PBAP) 1.1, Perfil HID através de GATT (HOGP) 1.0, Perfil de Acesso a Mensagens (MAP)
NFC: Emparelhamento, NFC seguro para pagamentos, partilha, etiquetas
Wi-Fi: WLAN IEEE 802.11 a/b/g/n/ac, Wi-Fi Direct, MIMO, chamada Wi-Fi
Ponto de acesso Wi-Fi: Até 8 dispositivos com Wi-Fi
Outras conectividades sem fios: Projeção do ecrã
Dimensões 145 x 73,2 x 8,2 mm (C x L x A)
Peso 150 gramas

 

Design

Em temos estéticos, e como foi dito antes, este é um smartphone igual a vários outros modelos Lumia. Com três botões dedicados e alojados no lado direito consegue-se aceder ao volume, ao ligar/desligar e à câmara. A presença de um botão dedicado à câmara é uma excelente opção e permite que a focagem seja feita aí também.

A parte traseira alberga a lente da câmara, que é ligeiramente saliente, mas que não incomoda na utilização ou no seu transporte. Ao lado podemos encontrar o flash com três LEDs.







anterior próxima

A bateria do Lumia 950 não difere do que é normal nesta linha. Consegue sem qualquer problema superar as 24 horas, mas sem que se lhe possa exigir muito mais.

O Lumia 950 conservou uma característica que muitos smartphones deste patamar começam a perder. A sua capa traseira pode ser removida e dá acesso directo à bateria, podendo ser removida e, se necessário, substituída.

É também aqui que podemos aceder ao slot do cartão SIM e do cartão de expansão de memória. Ao removermos a capa podemos ver os conectores para o carregamento por indução, algo que também está presente no Lumia 950 e que poucos têm.

lumia_950_caixa_2

 

O que distingue o Lumia 950

Muito do encanto deste novo Lumia está nos pormenores que não estão visíveis mas que podem ser de uma utilidade extrema para os utilizadores. Neste campo a Microsoft trabalhou muito e consegue oferecer algo que ainda nenhuma outra marca esta sequer perto de o conseguir.

Falamos da capacidade de transformar um Lumia 950 num PC e fazer dele uma máquina de trabalho, com acesso directo a um Windows 10. O Continuum é a característica que muitos vão procurar neste telefone que, para já, pode ser adquirido em conjunto com o Lumia 950 XL.

lumia_950_1

Mas há muito mais que o Continuum. Temos também o reconhecimento facial, que é idêntico ao Windows Hello, e a Cortana, que está mais madura e com ainda mais funcionalidades. Infelizmente ainda não é possível usá-la em Portugal.

É precisamente aqui que este Lumia deixa de ser apenas mais um e se torna único. Neste momento é nele que se concentram todas as novidades da Microsoft, e que são dignas de serem elemento diferenciador face a uma concorrência toda ela muito igual.

 

Conclusão

O Lumia 950 vale mais pelo que oferece do que pelo que ele realmente é. Esta pode ser uma frase que reduz as suas qualidades mas, a verdade, é que este é ainda um telefone que apenas promete, sem realmente cumprir. A base está lá, apenas precisa de ser trabalhada e melhorada.

Com o Windows 10 Mobile ainda a ser desenvolvido, os novos Lumia acabam por ter problemas de desempenho e alguns bugs que claramente se associam ao seu sistema operativo.

Há também uma falta de aplicações universais, que vão libertar o Windows Phone de todos os estigmas de falta de oferta de aplicações e trazê-lo para um patamar ainda maior de usabilidade.

lumia_950_3

O preço do Lumia 950 é de 599 euros (preço da Loja da Microsoft), um valor ligeiramente elevado face ao que ele na prática oferece.

Esperava-se um pouco mais deste primeiro telefone com Windows 10 Mobile. Sendo capaz de oferecer algumas funcionalidades únicas, o seu hardware não é de topo. Este é um ponto recorrente nos Lumia, mas que na verdade acaba por ser mascarado na utilização ao não se notar qualquer falha.

O Continuum, o Windows Hello e a Cortana são os seus pontos mais positivos, de longe. Quanto ao resto, sim, poderia ter surgido uma máquina com argumentos mais impressionantes, mas a verdade é que o que está presente é suficiente!

Comentários

103

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Daniel
    Daniel

    Bem, o preço é mesmo enorme, o hardware é quase o mesmo que o Xiaomi Mi4c (falta principalmente o gorila glass 4, mas facilmente reparado por um vidro temperado), que custa 290€… e que pelos vistos irá receber no próximo ano o Windows 10 juntando-se ao seu irmão Mi4…

    1. Avatar de E agora?
      E agora?

      Windows 10 não precisa de grande hardware para correr bem…
      Assim, comparações de hardware não são sequer relevantes.

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Tu deves ler só as partes que te convém, não tou a comparar que o hardware é melhor ou pior, tou a comparar dois telemóveis com um hardware semelhante (mesmo SoC, mesma RAM, mesma ROM)… preços muito distintos…

        1. Avatar de jonas
          jonas

          mas um eh xinoka e outro nao! entao sendo assim porque nao compares o xiaomi com muitos outros lg, htc, sony, Samsung, Huawei com android? eh a mesma coisa…mesmo hardware mas precos mais de 600 euros! e olha que nao eh o mesmo software e mesmo hardware, o 950 tem aquilo de se transformar em um pc ligando ao ecra, enquanto o xiaomi nao vai ter… portanto isto tambem deve se ter em conta

        2. Avatar de E agora?
          E agora?

          Hardware para processamento…

          Mas quanto a hardware para:
          – Scan à Iris,
          – Continuum,
          – Lente Carl Zeiss de 20mpx,
          – 3x LED flash;
          – Qi wireless charging;
          – NFC
          – LTE Cat6 (300/50 Mbps)
          – Ecrã 5.2;
          – Slot para SD Card;

          Já o Xinamau… Xioamau… Xinaumi… Xiomini… Telemóvel chines não tem este tipo de features.

          Logo o preço está justificado. Para além disso qualquer telemóvel que não tenha suporte SD está fora para muita gente.

          1. Avatar de gemario
            gemario

            Tudo embrulhado em plastico porque já não havia dinheiro para o resto.

          2. Avatar de Artur
            Artur

            O policarbonato é mais resistente, mais leve, dá uma maior segurança ao segurar pois agarra-se melhor e permite o carregamento sem fios… Diz que é para cortar custos diz

          3. Avatar de António
            António

            … e GPS, pode ter A-GPS, mas sem GPS e bateria substituível, para mim está fora.

      2. Avatar de Joao Magalhaes
        Joao Magalhaes

        Para o preço penso que o Hardware conta, não que agora seja necessário mas sim para um futuro próximo, onde a tecnologia avança rapidamente.

        1. Avatar de Artur
          Artur

          Diz-me o que não é hardware de ponta neste lumia

    2. Avatar de darksantacruz
      darksantacruz

      Concordo inteiramente Daniel acho o preço do 950 exagerado para a realidade do mercado em que Android e IOS dominam. E claramente esse equipamento da xiaomi será uma alternativa a ter em conta para os fans de WM.

      Uma nota em relação à análise nunca vi a pplware dar nota negativa aos designs repetitivos da Samsung (S3,S4, S5…).

      Em relação ao equipamento acho que tem umas boas specs, bom ecra, bom processador e ram.
      Peca sim por não estar na moda o plástico nos flagships mas para mim não me faz diferença.
      O preço é claramente um ponto muito negativo. Se estivesse na ordem dos 400€ acho que iria ter alguma adesão.

      1. Avatar de marco
        marco

        Aposto que qd as vendas não correrem cm esperam, os preços vem para baixo, cm no surface rt 1.

        1. Avatar de darksantacruz
          darksantacruz

          Sim será o cenário mais provável.

      2. Avatar de DIogo
        DIogo

        O preço do Lumia 950 desbloqueado na NOS é de 469 euros. Acho um bom preço para o telemóvel que é.

    3. Avatar de Balearic Soul
      Balearic Soul

      Falta-vos conhecer alguns pormenores deste Lumia que não vêm nas especificações técnicas, como o 4 microfones para gravação de áudio. Nenhum outro smartphone oferece a qualidade dos Lumia em gravação de vídeo~, mesmo em condições extremas, como festivais e clubs (mesmo encostados à coluna de som). 😉

      1. Avatar de Full
        Full

        Continuum Wireless ou via Dock. Um PC de bolso. Para quem ainda não testou, é algo de extraordinário.

  2. Avatar de Nuno Fernandes
    Nuno Fernandes

    Eu adquiri o meu por menos na fnac, e mesmo na worten está um preço mais em consideração. Adoro o telemóvel, mas tal como o Nadella disse, é para fans, o Windows 10 mobile ainda tem que passar por mais iterações para realmente aconselhar a todos a compra. Faz tudo o que se espera e em relação ao meu velhinho 920 não há comparação possível. Para quem já tem Windows Phones, aconselho a compra. Excepto se tiver um 1520, isso é um tanque de guerra.

    1. Avatar de JC
      JC

      Um tanque de guerra sem update confirmado para Windows 10, infelizmente…

      1. Avatar de E agora?
        E agora?

        Até parece que não está a ser desenvolvido o Windows 10 Mobile para o Lumia 1520 (e que não é possível testar)…

      2. Avatar de NewJ
        NewJ

        o 1520 já corre W10M à tanto tempo.. as versões insider como todos os outros

      3. Avatar de Delta
        Delta

        Todos os Lumias têm update confirmado, até o velhinho low-end Lumia 520. Só os Lumias com 4gb de rom é que poderão não vir a ter atualização, mas nem isso está garantido.

      4. Avatar de Jtg
        Jtg

        Vais sim receber o WM10, está descansado!

  3. Avatar de SpeedyAlmeida
    SpeedyAlmeida

    Bem, comprei o meu por 499€ na Worten com 20% desconto, portanto 399€.

    1. Avatar de Sérgio Oliveira
      Sérgio Oliveira

      Olá, Speedy. Como é que conseguiste esse desconto de 20%? Obrigado.

  4. Avatar de daiquiri2
    daiquiri2

    Design gasto? o que é isso?

    1. Avatar de Jose Maluco
      Jose Maluco

      Quer dizer que foi muito esfregado e agora está com aspeto gasto. Coisa de intelectuais.

      1. Avatar de E agora?
        E agora?

        *Ba*dum*tss

        Comentário da semana 😀

      2. Avatar de Kripper
        Kripper

        loool o que me ri a ler este comment xD

      3. Avatar de Luis Felix
        Luis Felix

        Muito bom!!!

    2. Avatar de Rui
      Rui

      eles dizem “ecra de qualidade impar” e dao 7..imagino o que n sera preciso para ter 10

      1. Avatar de Gaspar
        Gaspar

        Mesmo, se e de qualidade impar devia ter um 10, e a camara tambem com 7? Digam-me um com melhor camara por favor que eu estou curioso

    3. Avatar de Pedro Simões

      Design já muitas vezes visto e utilizado, sem qualquer evolução ou melhoria…

      1. Avatar de Manuel Pimenta
        Manuel Pimenta

        epah parece-me um comentário um pouco de quem está à pesca de falhas… a Samsung e a Apple reciclam o design há imenso tempo e não é costume vermos críticas negativas aqui nesse sentido… mas pronto, que seja das poucas coisas a apontar! 🙂 btw, se compararmos últimos Lumia com este até tem havido algumas diferenças de design ao longo dos tempos, basta ver com atenção 🙂
        quanto à recorrente comparação com os Xiaomi nos comentários, parece-me que é um pouco ingénuo comparar um com o outro só pq tem as mesmas capacidades teóricas… diria que aquelas specs numa máquina microsoft terão outra qualidade e durabilidade.

      2. Avatar de Artur
        Artur

        Porque mudar o que as pessoas gostam? Só um exemplo. Quando a Porsche tentou mudar a icónica parte frontal dos seus carros ninguém comprou – foi um falhanço!

      3. Avatar de daiquiri2
        daiquiri2

        mas exterior,físico ou interior do software?

  5. Avatar de Carlos
    Carlos

    É de policarbonato porque tem de ser permeável a campos eletromagnéticos, senão o carregamento sem fios não funcionaria.

    E a capa traseira pode ser mudada (à boa maneira da Nokia) e há umas da Mozo que mudam completamente o aspeto do utilitário policarbonato para o luxuoso couro verdadeiro.

    https://www.instagram.com/mozo_accessories/

    E sim, o preço está errado. Devia ser uns 100 euros mais barato, no mínimo. Por esse preço já devia vir com uma capa da Mozo à escolha. (E sim, eu sei que na FNAC estão a “oferecer” a Continuum Dock)

    1. Avatar de Jose
      Jose

      Black Friday, 400 na worten.pt :p

    2. Avatar de Dario Ferreira
      Dario Ferreira

      Só uma pequena correcção, não é na FNAC que estão a oferecer a dock, é a Microsoft que está a oferecer, eu comprei o Lumia 950XL e foi só ir à loja da Microsoft mandar vir a dock a custo ZERO, e passado 4 dias tinha a dock em casa.

      1. Avatar de JR
  6. Avatar de Andre Gomes
    Andre Gomes

    Bom equipamento, gosto do hardware..
    Tenho um Lumia 930, estou contente com ele.
    Sinceramente esperava algo mais robusto, moderno, irreverente!
    É muito plástico para um telefone desta categoria.

    Recuando um pouco, o meu Lumia 930 diz NOKIA.. é a diferença!

    1. Avatar de TMJ
      TMJ

      Completamente de acordo… Prefiro mil vezes que o meu Lumia 830 diga NOKIA! E o símbolo da Nokia no canto superior direito dá-lhe um ar demais! É uma auntêntica relíquia e muito mais belo que os novos Lumia… O único Microsoft Lumia que saiu com um bom design foi o 435, porque foi baseado no design da série Asha… A partir daí são todos um horror, microfone junto da câmara, câmara demasiado saliente, ecrã demasiado normal… Colocaram-se a despedir malta à parva e deu no que deu… Para além disso, muitos dos engenheiros e designers da antiga Nokia ficaram na Nokia Technologies a fazer sabe-se lá o quê, portanto não é de admirar que o estilo dos telemóveis se tenha vindo a perder…

    2. Avatar de TMJ
      TMJ

      O meu Lumia 830 que também diz Nokia, em conjunto com o teu 930, dão uma abada a nível de design a estes Microsoft Lumia… O único Lumia da Microsoft que teve um bom desgin foi o 435, que herdou o estilo da linha Asha… De resto, apenas têm saído cá para fora coisas pavorosas, horríveis a níveis de design, como estes… Aquela frente sem pitadinha se sal nenhum, não tem graça nenhuma, as colunas ao pé da câmara, que impossibilitam que a maquineta dê som quando está sob uma superfície, a câmara que sai demais da parte traseira… E eu aqui com o meu velhinho 830 que diz NOKIA no canto superior direito!!!!!! Dá-lhe um ar tão espectacular…É o que dá andarem a despedir à parva… Mas também, muitos dos grandes engenheiros e designers da Nokia ficaram na Nokia Tech a fazer sabe-se lá o quê… Por isso não é de admirar esta estagnação e até mesmo retrocesso…

  7. Avatar de censo
    censo

    E agora? O win 10 já é oficial, ou estes equipamentos são como que uma demonstração do mesmo? Ainda não percebi a estratégia de comunicação.

    1. Avatar de Pedro Simões

      Ainda não é oficial. Provavelmente no início do ano, mas sem qualquer certeza ou confirmação da Microsoft.

      1. Avatar de RF
        RF

        É o problema da MSFT… é sempre para depois em vez de ser agora! 1º era para setembro.. depois passou para início de dezembro.. agora já é para o início do ano que vem… em fim já ando um bocado farto de tanta espera, é que se ao menos fosse valer a pena, agora pelo que se vê no programa insider ehhhn…..

        1. Avatar de Jtg
          Jtg

          Não sei qual a versão que a PPlware testou, na ultima semana já saiu um update, o mesmo da versão pc. Neste momento mais estável e mais fluido. Pessoalmente estou adorar o WM10

          1. Avatar de Pedro Simões

            Testámos a última que saiu! Está boa, muito melhor que as primeiras, e repara que temos testado todas as que saem, sem excepção.

            Mas tens de convir que ainda há pequenos pormenores que não estão a 100%. Se o Windows 10 Mobile estivesse já a 100% já estava lançado e a correr em tudo o que é Lumia.

          2. Avatar de Artur
            Artur

            1. Dizem que as características não são de topo?! Apenas há o 810 e esse tem problemas de aquecimento, 3GB de RAM chega perfeitamente. Ainda para mais o SO não consume muitos recursos e o telemóvel tem, por exemplo, capa e bateria removíveis.
            2. Queriam metal. O policarbonato é mais resistente, permite agarrar melhor, é mais leve e deixa passar o sinal para o carregamento sem fios.
            3. O design. Cada um tem a sua preferência mas se o design é bom porquê mudar?
            4. Se alguém não gostar da parte de trás pode sempre mudar por uma capa feita em parceria com a Microsoft (ex. Mozo)
            5. De onde foram buscar esse preço? Já vi na worten a 499€ e até menos!
            6. Estes lumias são para os fans
            7. Justifiquem as vossas afirmações (ex. dizem que os novos lumias ficam aquém das expectativas)
            8. Façam um análise mais aprofundada
            9. Tentem analisar de forma mais transparente

          3. Avatar de Cristiano
            Cristiano

            Obrigado por salvares esta secção de comentários…

          4. Avatar de Artur
            Artur

            De nada. Acho que é meu dever informar as pessoas e tornar este mundo um pouco melhor (filosófico eu sei xD) Podemos sempre melhorar.
            Há sempre opiniões diferentes e gosto de perceber o porquê de serem diferentes da minha e se possível tentar convencer os outros do que defendo.

  8. Avatar de NewJ
    NewJ

    Dois erros claros na vossa análise.. os Lumia são de plástico e seria hora de mudar.. Bem, os dois anteriores topo de gama 925 e 930 eram com corpo de alumínio.. Andam a dormir?
    O outro erro; não têm um hardware de topo.. Então o que é para vocês o hardware de topo? conhecem ecrã com maior resolução em 5.2″? O iPhone tem hardware de topo, com máximo fhd e 2 GB de RAM, é isso?

    1. Avatar de Pedro Simões

      Respondendo…

      Se os anteriores são de metal mais razão temos, é mesmo hora de largar os plásticos e investir de vez no metal.

      Quando ao hardware, apontámos a qualidade excelente do ecrã, mas há muito mais para além disso. O processador é um 808, claramente que encontram melhor, só a título de exemplo.

      1. Avatar de NewJ
        NewJ

        É o 808 que é também o topo de gama dos LG, dos novos Nexus, dos oneplus..
        E como falam em geral dos novos topo de gama da Microsoft, a versão XL tem o 810.. Ou conhecem mais topo do que isto nos snapdragon?

      2. Avatar de Delta
        Delta

        Ok, o design é relativo, eu por exemplo, prefiro o atual plástico. Com o metal dos 920 e 930 era uma queda ficava logo marcado. Para hardware, claro que há melhor que o 808, chama-se 810 mas aquece muito e na prática não tem muita diferença, mesmo assim esse 810 está no Lumia 950 XL mas foi preciso adicionar-lhe refrigeramento líquido. 3Gb de ram é mais que suficiente mesmo até para um Android. Dá para trocar a bateria, pôr cartão SD e instalar apps nele. Por isso diga-me outra vez qual o problema no hardware deste Lumia, eu não encontro. Não é perfeito, mas os problemas ficam-se pelo SO e design (depende do gosto da pessoa).

        1. Avatar de Pedro Simões

          Se indica que não é perfeito, tem aí a sua resposta. Veja bem do seu lado as razões pela qual não é perfeito e vai chegar à mesma conclusão

          1. Avatar de Artur
            Artur

            Ele disse que os problemas estão no SO – gosto pessoal de cada um (um bocado incompleto mas ainda assim vão ter updates rápidos e sem passar pelas operadoras, ou quase, ainda não se sabe bem) e no design – sendo que o pôs o design pois o gosto varia de pessoa para pessoa

          2. Avatar de Delta
            Delta

            Vamos então utilizar cebolas para explicar batatas? Eu disse que não é perfeito e expliquei porquê, vocês (pplware) disseram que tinha mau hardware sem uma explicação válida. Já estão como aqueles tugas que passam a tarde no café a queixarem-se do governo sem saber nada de política

      3. Avatar de Dario Ferreira
        Dario Ferreira

        Isso de largar o plástico é muito subjectivo, não negando que o metal possa parecer mais premium, eu pessoalmente não gosto de telemóveis em metal, dos que tive em metal à mínima queda lá ficava mais uma marca impossível de eliminar. Ora se vou optar por um equipamento em metal por ter um ar mais premium mais top, e depois lá tenho de andar com um equipamento cheio de marcas ou então para evitar esses acidente lá tenho de andar com capas de proteção que tiram toda a estética ao equipamento? Para mim não faz qualquer sentido, até porque não é por ser em plástico que o equipamento vai deixar de ser bom ou ser menos bonito, claro isto é a minha opinião e vale o que vale, assim como as opiniões em contrário.

        1. Avatar de tavares
          tavares

          Eu,pessoalmente,também prefiro o “corpo” do smartphone em plástico e ainda por cima com a possibilidade de trocar as “capas”! Tive um lumia 920 e um 625 (troquei agora pelo 950) e ao fim de dois anos de utilização o 625 não tem uma única “marca” (nem de desgaste!) no “plástico”…e andava sempre no bolso traseiro da calça!! Os materiais compósitos de policarbonato são tão ou mais resistentes que o metal…e não deixam marcas!!

      4. Avatar de Artur
        Artur

        Talvez seja hora de tirar a venda dos olhos… o 808 deve ter sido utilizado porque o 810 tem problemas de aquecimento

        1. Avatar de Full
          Full

          O meu XL tem o 810 e não aquece NADINHA. Ganda MITO.
          Alias, a nível de arrefecimento está 10/10. Nunca tive um smartphone que aquecesse tão pouco. Já o meu iphone6 parecia uma torradeira eléctrica. Diferença abismal a nível de arrefecimento.

          1. Avatar de Artur
            Artur

            Eu sei xD Eu vi a apresentação da Microsoft em direto. Mas acho que decidiram não pôr o 810 no 950 porque o sistema de arrefecimento (que vem dos surfaces já agora) iria criar um problema de espaço sendo que eles teriam de se ver obrigados a aumentar a espessura

      5. Avatar de Ace
        Ace

        Exacto, metiam metal nas capas do 950 e depois como tinham wireless charging?
        De lembrar que a Qualcomm só teve sucesso nos TESTES de carregamento wireless em envolcros de metal no final de Julho.

      6. Avatar de Full
        Full

        E onde é que o policarbonato de alta qualidade seria hora de mudar?! Prefiro este policarbonato que metal. Hardware não é de topo? Mas a qual telemovel mesmo vocês fizeram a analise? Não foi ao lumia de certo lol ou então foi depois de acordar kkk

      7. Avatar de Zombie
        Zombie

        Qualidade excelente do ecarn…e vale 7!
        Vou ali beber um Dows Vintage e ja volto!

  9. Avatar de NewJ
    NewJ

    a transformação radical do Lumia 950 https://youtu.be/fBqDinx2V9c

  10. Avatar de Full
    Full

    Também foram analisar logo o modelo mais “feio”. O L950XL em branco é 100x mais bonito. Para mim o design do XL da 10/10. Qualidade do policarbonato, não deixa dedadas, não escorrega e sempre macio. Na realidade olhar o preto em comparação com o branco faz uma diferença enorme.
    Grande maquina, não me arrependo de ter trocado pelo meu Iphone 6. A falta de Apps está a torna-se relativo, até porque asa empresas já estão a olhar para este Windows10 com outro olhar. Contudo, as Apps de lojinhas e tudo que seja bijutaria não fazem falta nenhuma, só entulho.

    1. Avatar de Pedro Simões

      Não podemos andar a escolher qual é mais bonito ou mais feio e fazer análises em função disso. Até porque, para muitos o modelo mais bonito até é o preto.

  11. Avatar de Necroman
    Necroman

    Uma pequena observação, designs metálicos não permitem a flexibilidade que o design de plástico permite, como a personalização da capa traseira e uma bateria amovível, já para não falar no peso inferior e a maior robustez do plástico, o metal é forte mas dobra e risca facilmente.

    E algumas correções:
    “Temos também o reconhecimento facial, que é idêntico ao Windows Hello, e a Cortana, que está mais madura e com ainda mais funcionalidades. Infelizmente ainda não é possível usá-la em Portugal.”
    O reconhecimento não é facial mas sim da íris do olho e não é idêntico ao Windows Hello, faz parte do Windows Hello, mais info aqui: http://windows.microsoft.com/pt-pt/windows-10/getstarted-what-is-hello
    A Cortana pode ser usada em Portugal, mas não em Português! Basta mudar a língua e país do telefone para um qualquer onde esteja disponível.

    “O Continuum é a característica que muitos vão procurar neste telefone que, para já, pode ser adquirido em conjunto com o Lumia 950 XL.”
    Continuum é uma tecnologia que pode ser usada por qualquer Windows Mobile que tenha o hardware necessário, sendo disponibilizada a qualquer fabricante que a queira usar. Existe para já a Display Dock da Microsoft e da Acer e ainda Miracast que permite ter Continuum sem fios. Assim, a tecnologia Continuum está disponível para os Lumia 950 e 950XL (e do Acer que ainda não foi lançado) com a aquisição da dock ou Miracast. O Lumia 950XL tem a oferta da Display Dock da Microsoft ao ser adquirido na loja Microsoft.
    Mais info:
    http://windows.microsoft.com/pt-pt/windows-10/getstarted-continuum-mobile
    http://www.microsoftstore.com/store/mseea/pt_PT/pdp/Microsoft-Lumia-950-XL–Desbloqueado/productID.326668400

    1. Avatar de Pedro Simões

      É consenso geral que este design está gasto e que os testes anteriores da Microsoft com o metal correram bem e deveriam ser aceites.

      Quanto ao Continuum, é mesmo como dizemos, apenas os 950(XL) o suportam neste momento. Não existe outro fabricante a ter neste momento oferta que o possa usar. E mesmo dentro da Microsoft apenas estes dois modelos o conseguem explorar. Por isso mantemos o que dizemos, apenas nos 950(XL) pode ser usado.

      1. Avatar de Bruno Barros
        Bruno Barros

        Tanto o 950 como o 950XL suportam o Continuum. Tenho o 950 e utilizei-o logo no primeiro dia, sem recurso a nenhuma Dock ou qualquer outro aparelho. Apenas com a ligação wireless entre o lumia e a smarttv. Desta maneira, o ecrã transforma-se num touchpad que controla o cursor, sendo possível realizar todas as tarefas sem quebrar a ligação, tornando esta funcionalidade bastante versátil.

      2. Avatar de Penso Higiènico
        Penso Higiènico

        Escrito assim, dá para concluir quer só e apenas o 950XL se pode ligar ao monitor com uma dock. O que não é verdade, certo?

      3. Avatar de Necroman
        Necroman

        O consenso do design não é geral, estes telefones estão muito virados para empresas, como a Microsoft tem feito ultimamente, e esses utilizadores preferem flexibilidade e “dar menos nas vistas” que o típico consumidor.

        Em relação ao Continuum, da forma como está escrito no artigo, entende-se que só o Lumia 950 XL suporta, o que não é verdade. E continuo a afirmar: Continuum é uma tecnologia desenvolvida pela MS que pode ser usada por qualquer fabricante. A Acer já mostrou os seus equipamentos, apesar de ainda não terem sido lançados no mercado, mas pode ser usada de forma wireless, o que o artigo nem sequer refere.

        O Windows Hello e reconhecimento facial do Lumia 950, é claramente um erro. Reconhecimento da íris não é o mesmo que reconhecimento facial.

        E ficou a faltar falar nos muitos outros pormenores que se destacam neste smartphone, que é bastante completo:
        – Tamanho e peso reduzido para o tamanho de ecrã
        – Ecrã fantástico AMOLED 564ppi e otimização de cores de fábrica o que é raro algum fabricante fazer
        – Suporta cartões de memória 200GB+
        – Carregamento rápido
        – Carregamento sem fios incluído de origem (norma QI)
        – A-GLONASS, A-GPS e A-BeiDou
        – Câmara fotográfica 20Mpx excelente com flash triplo LED RGB, fotos excelentes em qualquer situação, dia ou noite e estabilização ótica que funciona (basta ver a qualidade e pormenor das pontas dos lápis coloridos aqui: http://www.gsmarena.com/piccmp.php3?idType=4&idPhone1=7262&idPhone2=7243&idPhone3=7467)
        – Câmara frontal muito boa
        – Vídeo 4K com rich áudio 4 microfones e gravação stéreo+
        – Câmara fotográfica excelente, já disse?
        – Glance Screen
        – SensorCore, que substitui a necessidade de muitos relógios menos inteligentes que há por aí
        – Boa qualidade de som na coluna
        – Excelente qualidade de som nas chamadas usado o auscultador, microfone ou altifalante, afinal também é um telefone…
        – Dual Sim
        – DLNA
        e podia continuar….

        Os pormenores fazem toda a diferença. Um smartphone bastante completo, com um design que pode não agradar a todos seria uma conclusão melhor.

  12. Avatar de Mylittlelife
    Mylittlelife

    não entendi muito bem a análise: não vejo quase nada referente ao sistema operativo, limitações, funcionamento ou mesmo o uso do Continuum … ou a página não me leu toda?

    Digo isto porque fala-se do Continuum, do W10 no 950 etc e não vejo nenhum vídeo ou rato/teclado/monitor ligados para se avaliar o Continuum… e a câmara? Fotos?

    1. Avatar de Pedro Simões

      Não vês o Continuum pq ainda não tivemos acesso a ele. Mas do que já vimos a funcionar, e acredita que já o estivemos a testar, esse vai ser o elemento diferenciado do Windows 10 Mobile.

      Não há no mercado qualquer alternativa a esta excelente nova funcionalidade do Windows 10 Mobile. É daqui que a Microsoft poderá conseguir conquistar o mercado.

      Temos prometido o acesso ao Continuum, e nesse altura vamos mostrá-lo a funcionar em pleno. Aguardem.

  13. Avatar de Full
    Full

    Ecrã 7/10 LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL
    Aih god não devem estar a ver o mesmo ecrã que eu kkk

  14. Avatar de Zelig
    Zelig

    Troco o 950 XL por um 950…. alguém quer?
    É muito grande para mim.

    1. Avatar de Bruno Barros
      Bruno Barros

      Troca por troca, e está feito.

  15. Avatar de vmcb
    vmcb

    Adquiri um Lumia 930 (laranja) já com o Windows 10 Mobile instalado e só tenho a dizer bem. Tem o necessário ao essencial!
    No geral, como foi referido aqui no pplware, faltam mais alguns pormenores para melhorar…de resto 5 estrelas

  16. Avatar de Tripax
    Tripax

    Eu nunca pensei que o Windows Phone fosse assim tão lento ou arrastão, agora já entendo o porque de dizerem aqui que o windows phone ainda iria desaparecer, depois de ver isto fiquei mas esclarecido.

    https://www.youtube.com/watch?v=-wne8m9qCFs

    1. Avatar de Artur
      Artur

      1. Tem software inacabado
      2. As apps não são atualizadas e otimizadas

    2. Avatar de NewJ
      NewJ

      oh já tinha visto esse comparativo.. que raio de maneira mais amadora de fazer comparativos.. como se pode comparar executando coisas tão diferentes..

  17. Avatar de FullMax
    FullMax

    Depois de ver isto desisti de pensar em comprar um windows phone no futuro, que arrastão.

    https://www.youtube.com/watch?v=-wne8m9qCFs

  18. Avatar de Vítor M.

    Muito pessoalmente gosto da fluidez do Windows 10 Mobile, acho-o sempre ágil. Nota-se que há cada vez menos empenho nos developers em criar apps bonitas, e por isso a Microsoft tenta trazer os outros sistemas para dentro do seu sistema.

    Este molde de smartphone é prático, embora que como funciona a Microsoft está a usa-lo até à exaustão, pode funcionar bem, como pode cansar, mas é um facto que é um modelo consensual.

    Em termos de especificações, o hardware tem sempre uma mais valia mas faltam também aplicações que puxem pelo hardware, pelo menos faltam aplicações tão ricas graficamente como os restantes sistemas operativos têm.

    Quanto ao resto, é como cada um quer avaliar, uns gostam, outros odeiam, outros são completamente indiferentes, mas de facto este modelo, como todos desta nomenclatura, acrescenta algo, mas não revoluciona.

    O poder, ou o que revoluciona será o sistema operativo que está a crescer e a amadurecer e a trazer recursos que podem, agora sim, ombrear e destacar estas máquinas. E vai ser interessante daqui em diante.

    O aspecto negativo, o design, quer queiramos quer não, faz falta a MS aparecer com algo lindo, um smartphone que deixo um WOW no mercado, faz falta e eles têm designers capazes disso e não deve tardar, este é, como o Pedro referiu, mais do mesmo, tradicional, sem comprometer, mas espera-se algo em breve WOW.

    Esta máquina, no segmento empresarial/comercial, tem um potencial muito interessante, outra área onde a MS está de novo a recolher louros do passado.

    Boa análise, sincera, sem receios da verdade e com confiança no que “sabemos” que estará para breve.

    1. Avatar de NewJ
      NewJ

      Concordo com a tua análise.. Não com a análise que vem no artigo.. hejeje

  19. Avatar de Ricardo Almeida
    Ricardo Almeida

    Atenção que o 950 NÃO tem o Gorilla Glass 4 mas sim o 3. O 950XL é que tem o Gorilla Glass 4.

      1. Avatar de lol
        lol

        nos dois links que deixaste estão de acordo com o que ele diz..

      2. Avatar de Ricardo Almeida
        Ricardo Almeida

        Já vi. Continuo errado?

  20. Avatar de Viciado
    Viciado

    Mas quando é que consigo jogar clash of clans nestes maquinões!?

  21. Avatar de Bruno
    Bruno

    O que se esta a tornar frustrante e que a Microsoft esta a demorar bastante para lancar o win10 para os modelos anteriores ao 950 e pelos vistos,mesmo dos modelos ja lançados, esta ainda longe de estar acabado.

  22. Avatar de irlm
    irlm

    Para que serviu os Insiders? sugestões e criticas por vezes ignoradas.

  23. Avatar de jesus jones
    jesus jones

    mais propaganda quando e sai a versão final do Windows 10 para smartphones o resto não importa e mais propaganda

  24. Avatar de João Cardoso
    João Cardoso

    Penso que já merece um review atualizado com os últimos updates. Entretanto já está anunciado mais um dispositivo com suporte continuum: http://m.windowscentral.com/acer-liquid-jade-primo-launched-alternative-lumia-950

  25. Avatar de André Gomes
    André Gomes

    Recebi um 950 da Vodafone e estou super satizfeito, excelente mesmo. Antes tinha um Lumia 930 e a evolução é fantástica. O único ponto negativo é que no 930 a estrutura em alumínio dava mais classe.
    – Alguém sabe como posso no Windows Phone 10 ir buscar a funcionalidade de reactivar com dois toques? Ou se há alguma app que me permita lá chegar?
    Dando dois toques na barra de menu ele desliga, agora reactivar com dois toques é que nada..

    1. Avatar de Sérgio Oliveira
      Sérgio Oliveira

      André, o Windows Mobile 10 não permite fazer isso, pelo menos nos 950. Por agora, porque em princípio está previsto ser disponibilizado no futuro.

      1. Avatar de Andre Gomes
        Andre Gomes

        Vou continuar a aguardar, tive um N9 com isso e no Lumia 930 também tinha essa opção.
        Vezes sem conta que no Lumia 950 faço isso, mas não faz nada 🙁

        1. Avatar de Artur
          Artur

          Fazendo dois toques não vai fazer nada. Vai procurando nas definições a ver se há essa opção

  26. Avatar de henry trinh
    henry trinh

    Concordo inteiramente Daniel acho o preço do 950 exagerado para a realidade do mercado em que Android e IOS dominam. E claramente esse equipamento da xiaomi será uma alternativa a ter em conta para os fans de WM.
    estámos a última que saiu! Está boa, muito melhor que as primeiras, e repara que temos testado todas as que saem, sem excepção.
    http://www.thitruongnhadatviet.com/2016/02/lien-ke-the-green-daisy-lien-ke-the-green-manor.html
    http://chungcuanbinh.com.vn/

  27. Avatar de MJ
    MJ

    Eu tenho um Lumia 950 e por mim, é melhor tlm que já alguma vez tive! Ecra 2K – TOP, Camera – TOP, Iris scannar – TOP e ÚNICO, Wireless QI charging – TOP, USB-C- TOP, Dual SIM – TOP, slot cartão SD – TOP. Só uma pessoa que não percebe nada de tecnologia é capaz de dizer que este tlm não é bom só porque não tem “Apps”. Ficam com os vossos Androids sem updates e os Iphones com 16 gigas a preço de ouro! Eu estou mais que contente!  Eu acho piada a alguns comentarios sobre o WM. “Não tem Apps”, “Não tem jogos”, “hardware fraco”. Tenho pena que ainda existe pessoas hoje em dia que são capazes de gastar um ordenado inteiro num smartphone só por causa de apss como o Snappchat e para jogar! Por isso compram um PSP!!! lol