Apricity OS – A distribuição GNU/Linux que procura

24 Comentários

Tem curiosidade em experimentar o Arch Linux mas já se apercebeu que não é propriamente fácil instalar esta distribuição? Não se preocupe, há várias distribuições que têm como base Arch Linux e que simplificam todo o processo de instalação e também gestão do próprio sistema.

Uma dessas distribuições é o Apricity OS.

apricity_01


Quando o assunto dos artigos é Linux, facilmente é perceptível que muitos dos nossos leitores usam e aconselham o Arch Linux .

O Arch é uma distribuição desenvolvida com o objectivo de ser o mais simples possível, dando ao utilizador o poder de tomar o maior numero de decisões possíveis quanto à sua configuração.

Por outro lado, os leitores que tentam pela primeira vez instalar o Arch queixam-se da complexidade do processo de instalação.

apricity_03

O Apricity OS é uma distribuição moderna, intuitiva e direccionada para a nova geração do cloud computing. Ao contrário do Arch Linux, esta distribuição é bastante simples de instalar e de usar.

apricity_02

Esta distribuição permite que os utilizadores disponham as web apps favoritas no desktop, usando o ICE.

Ao nível da performance o  Apricity OS tem como ambiente gráfico uma versão adaptada e fluída do Gnome e, segundo os responsáveis pelo projecto, esta distribuição consome apenas cerca de 500 MB de memória RAM (em modo idle) ao contrário de outros sistemas que consomem memória na ordem dos GBs.

apricity_05

Em termos de Artwork esta distribuição está também muito bem servida.

apricity_04

O Apricity OS é uma das distribuições mais bonitas que experimentámos nos últimos anos e uma das que ofereceu uma boa performance.

Esta distribuição vem ainda com o TLP instalado que garante a melhor gestão da energia da bateria, com o popular Pushbullet, com o Wine e PlayOnLinux, ferramentas de backups e muitas outras aplicações. Experimentem e digam-nos o que acharam.

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de irlm
    irlm

    Ainda está em fase beta. Alguém sabe quando sai a versão final?
    http://sourceforge.net/projects/apricityos/files/?source=navbar

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, mas está já com uma estabilidade impressionante 😀

      1. Avatar de ervilhoid
        ervilhoid

        Alguém me sabe dizer se tem sistema de upgrade da distribuição?

  2. Avatar de Emanuel Vitorino
    Emanuel Vitorino

    Está muito bom! E para instalar Software é super fácil porque tem um programa de instalação de software integrado com o AUR e tudo! Até compila sozinho o software!

  3. Avatar de joaquim
    joaquim

    Tal com o Antergos… desde que mudei para Arch (Antergos) nunca mais senti qualquer necessidade de mudar de distro!

  4. Avatar de RJCA
    RJCA

    Quando houver versão para 32 Bits eu experimento…

    1. Avatar de Rafael
      Rafael

      Se não há duvido que venham a desenvolver…
      Mas qual o teu problema para ter de ser a 32bits?

      1. Avatar de Monteiro
        Monteiro

        Mas que pergunta idiota.
        Ele pode nao ter pc que suporte 64 bits. Sera um hipotese assim tao remota?

  5. Avatar de jAugusto
    jAugusto

    Archbang para quem gosta do openbox tb é porreiro e leve. O yaourt e pacman são espetaculares, agora com o sucesso do manjaro o pessoal estava a precisar de desubuntar um bocado…

  6. Avatar de Yuji Mei
    Yuji Mei

    Tem versão live?

  7. Avatar de António Paulo
    António Paulo

    Boa noite,
    Só um reparo, aonde estão os habituais link’s para a página e para descarregar ?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Tens na parte final do artigo

      1. Avatar de António Paulo
        António Paulo

        Agradecido,
        Desejos de uma boa quadra natalícia para todos.

  8. Avatar de Amigo
    Amigo

    Gostei do que vi. Testei uns 10 min em live e não tive nenhum bug ou crash.

  9. Avatar de Jeff Andrew
    Jeff Andrew

    Aqui tentei colocar em pendrive e entra no menu inicial, escolho a primeira opção, ele vai passa duas etapas, inicia kernel em seguida trava e fica cursor na tela, diz que não achou a pasta APRICITY. Acho que o site devia indicar algo após estar finalizado (este é BETA), pois ficamos perdendo tempo. Aqui perdi uns 30 minutos testando algo que nem iniciou. :/

  10. Avatar de Crow-
    Crow-

    Não conhecia, vou testar.

    Sabem dizer se usa os repositórios oficiais do Arch ou tem repos próprios como o Manjaro?

    Para quem testou, como se compara com o Antergos?

  11. Avatar de alibaba
    alibaba

    já dá pra hibernar e suspender ou ainda não como todos os linuxs?

  12. Avatar de Felipe Rei
    Felipe Rei

    Vou tentar instalar em paralelo com o Windows 10 no meu netbook, em substituição ao Jolicloud que usava na época do Windows 7. Antes que perguntem: sim, é um netbook, mas suporta sistemas x64 (ASUS 1201T).

  13. Avatar de Rui Pereira
    Rui Pereira

    Tentei instalar este sistema operativo,pelo unebootin mas não consegui alguém que me ajude como se instala?

    1. Avatar de Thiago
      Thiago

      instala usando o rufus instalando por dd e não por iso

  14. Avatar de Shynkendo
    Shynkendo

    Boas, por aqui e agora, estou com xubuntu 15.10+compiz so far so good.

  15. Avatar de zeze
    zeze

    Gosto mais do VeltOs que também é baseado em arch https://velt.io/

  16. Avatar de Crow-
    Crow-

    Estive a testar esta distro e não me convenceu.
    Realmente é uma distro Arch muito fácil de instalar, mas isso também o é o Manjaro e o Antergos.

    Mal instalei fui fazer as atualizações, que eram imensas, e estourou logo aí. Ainda tenho as atualizações pendentes até agora..
    Alguma instabilidade no sistema e algumas apps.
    Mas o principal defeito para mim é o facto de vir carregada de lixo que não uso nem quero (STEAM, PlayOnLinux, etc). Seria muito melhor se fizessem uma distro um pouco mais clean com opção para instalar mais software através do instalador.