O meu Mac bloqueou a instalar uma actualização! E agora?

42 Comentários

Os sistemas operativos necessitam de serem actualizados, quer para a correcção de problemas quer para que novas funcionalidades sejam adicionadas.

São processos normais e que normalmente não apresentam problemas. Mas por vezes surgem situações estranhas que necessitam de uma atenção maior. Veja o que pode fazer caso o OSX do seu Mac bloqueie ao instalar uma actualização.

mac_update_0

A Apple tem um cuidado especial nestes processos, seja na instalação das novas versões dos sistemas, actualizações ou simples instalações de aplicações.

Os Mac estão preparados para serem reiniciados durante estes processos e recuperam de forma directa. Mas mesmo nestas situações existem problemas, que podem ser facilmente resolvidos.

É importante que tenham presente que não devem apressar a instalação de qualquer actualização ou estar constantemente a tentar recuperar o processo de instalação. Devem deixá-lo decorrer até ao fim, ao seu ritmo e no tempo que necessitar.

É normal que por vezes sejam processos mais demorados, mas que por norma terminam sempre com sucesso. Conhecem-se casos de Macs que demoraram 18 horas a instalar actualizações, muito por culpa da falta de espaço em disco.

Mas na eventualidade deste bloquear há alguns passos que podem ser tomados para que o processo seja retomado e termine com sucesso.

mac_update_2

 

Siga os passos abaixo e tente então recuperar a instalação. São passos cumulativo e que se vão complementando até que um deles consiga desbloquear o processo.

  1. Carregue em Cmd + L para chamar a janela de registo. Verifique que efectivamente não está a ser instalado qualquer ficheiro.
  2. Carregue no botão de energia do Mac para o desligar.
  3. Carregue novamente no botão de energia do Mac para o ligar.
  4. Espere para ver a barra de progressão. Carregue novamente em Cmd + L para verificar se os ficheiros estão a ser instalados.
  5. Caso o problema não fique resolvido deve novamente carregar no botão de energia do Mac para o desligar.
  6. Carregue depois no botão de energia para o acordar e na tecla Shift. O Mac vai agora iniciar em Modo Seguro. Abra a App Store e actualize as suas aplicações enquanto estiverem neste modo. De seguida reinicie o Mac.
  7. Se o Modo Seguro não resolver o problema, reinicie o Mac e carregue nas teclas Cmd, Options, P e R. Isto vai limpar a NVRAM. Espere até o Mac reiniciar e veja se a actualização é então realizada com sucesso.

A última medida passa por arrancar o Mac em modo de recuperação. Para isso ligue-o e pressione as teclas Cmd + R. Aqui será possível reinstalar o OSX de raiz e resolver os problemas que existam.

mac_update_3

Se ainda assim o problema persistir é hora de começar a pensar em medidas mais drásticas, como a recuperação a partir da Time Machine ou a verificação dos discos, pois poderá existir um problema grave de permissões ou mesmo uma falha de hardware.

O OSX não é propenso a ter estes problemas, mas por vezes acontecem, o que nos obriga a tomar acções que não contávamos. É nestes momentos que vamos ter de usar as cópias de segurança que tantas vezes questionámos se iríamos alguma vez usar.

Comentários

42

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jedi
    jedi

    Se for para instalar o novo SO somente atualizando, mais vale fazer uma instalação limpa. 😉

  2. Avatar de sakura
    sakura

    99.9% do ppl que tem mac usa windows.
    pq o windows é universal e mg usa osx ou ios .

    1. Avatar de Rafael
      Rafael

      Vá, agora em Português…

    2. Avatar de ÁRF
      ÁRF

      Isso, isso…. Santa ignorância !

  3. Avatar de Bossa Nova
    Bossa Nova

    E agora vou a correr enfiar-me num buraco, por me ter rido dos bugs/bloqueios do Windows! 🙁

    1. Avatar de Rafael
      Rafael

      O que é que este artigo tem a ver com o Windows?!

  4. Avatar de PSN
    PSN

    Pronto, lá vêm os fanboys do Windows…

    1. Avatar de Pedro rodrigues
      Pedro rodrigues

      Windows tem fanboys? Deviam chamar se bluescreen fans

      1. Avatar de iDroid
        iDroid

        Deves ter deixado de usar Windows por volta de 2008, só pode… 😀

        1. Avatar de dasd
          dasd

          Por acaso hoje aconteceu-me 1 no windows 8.1 O:

        2. Avatar de Danilo_RSC
          Danilo_RSC

          Por acaso por muito que goste do windows, no windows 10 com licença paga já tive 2 num espaço de 2 meses…

      2. Avatar de Renato
        Renato

        Agora tem um smile e tudo… Ahahah!

  5. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    18horas em uma atualização, sempre é menos que um dia!

    1. Avatar de miguel
      miguel

      adoro o teu positivismo…
      “desculpe chefe, mas não posso trabalhar durante pois o meu mac esta em actualizações”

  6. Avatar de daiquiri2
    daiquiri2

    Coitados daqueles executivos/profissionais TI todos que trocaram o PC por um Mac OSX, em que o Pedro Pinto não percebeu o porquê de meterem windows… 🙁

    1. Avatar de Renato
      Renato

      Mas quem é que é “profissional em informática”, e quer o Windows para alguma coisa?

      Aqueles “certeficados Microsoft”?

      1. Avatar de daiquiri2
        daiquiri2

        com esse comentário deu para perceber que não trabalhas na área 🙂

        1. Avatar de Pedro rodrigues
          Pedro rodrigues

          Eu so uso mac em casa e da para tudo. Trabalho com windows mas a nivel de software de bancos é o que se usa. Em casa jamais!

  7. Avatar de Manuel Azul
    Manuel Azul

    Uso MacOSX há pouco tempo (Mac Air). Fiquei surpreendido com o modo “modo de recuperação”, que para além de podermos repor um backup de uma time machine, podemos efectuar a instalação limpa do sistema directamente da internet! Muito bom para repor rápidamente um sistema que não arranque.

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Da internet? Como assim? Backup na cloud ou dos servidores da Apple.?

      1. Avatar de Espinafre
        Espinafre

        Da Internet vem o OSX, os ficheiros do utilizador são os locais

        1. Avatar de miguel
          miguel

          um toturial disso dava muito jeito, estou a tentar “formatar” um mac há messes…
          ja segui os passos todos, NADA.
          a única solução viável que vi era uma “penboot” mas é preciso outro mac para a criar, logo nada feito.

          aqui fica o que eu segui(que nao deu em nada):
          https://support.apple.com/en-us/HT201314

          nem mesmo vendo videos do amigo youtube.
          Ou tenho muito azar, ou é por estes motivos que nao gosto de Apple.
          Haa e numa loja para “formatar” pelo processo acima descrito são 80€. LOL

      2. Avatar de Renato
        Renato

        Não.

        Instalares o sistema operativo a partir dos servidores da Apple.

        A “BIOS” dos Macs consegue-se ligar ao WiFi/Ethernet, e sacar o ambiente de instalação e a versão do SO que escolheste instalar.

    2. Avatar de Filipe Coelho
      Filipe Coelho

      Sabes que isso já vem do tempo do Windows 8, certo?

      1. Avatar de Renato
        Renato

        Nem sequer tem isso!

      2. Avatar de Manuel Azul
        Manuel Azul

        Tenho Windows 7 e não tenciono actualizar.

    3. Avatar de Mikes
      Mikes

      Engraçado, eu faço isso no Windows também! 🙂

      1. Avatar de Manuel Azul
        Manuel Azul

        Podes-me indicar como fazer isso, sem fazer download de ISO’s.
        Porque é bastante útil (Windows 7).

  8. Avatar de Andre Gomes
    Andre Gomes

    Olha.. Bloqueou! ai ai

    1. Avatar de Pedro rodrigues
      Pedro rodrigues

      Tanta inveja por n teres um? Vai la concorrer a mais um concurso mac!

      1. Avatar de RenatoNismo
        RenatoNismo

        gostava de poder concorrer para receber um.. e vender a 1 iFan.

  9. Avatar de Carlos Duarte
    Carlos Duarte

    Eu adoro o meu Mac mas confesso que só uso Windows e Linux no mesmo 🙂

      1. Avatar de Carlos Duarte
        Carlos Duarte

        lol, porquê o espanto? 80% das pessoas que conheço fazem isso, à exceção do Linux

    1. Avatar de Pedro rodrigues
      Pedro rodrigues

      Quando dizes que so usas linux estragaste tudo, para isso o osx faz melhor lol

  10. Avatar de andre
    andre

    Nada que um CTRL+ALT+DEL resolva 😀

  11. Avatar de Rui LUX
    Rui LUX

    um mac nunca bloqueia.. 😀 não entendo a razão deste artigo (ironia) 😉

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Pensei exactamente o mesmo. Mas afinal o Mac bloqueia? Sempre ouvi dizer que não.
      Pior… Pode bloquear a fazer uma simples actualização e a penúltima sugestão do tutorial é reinstalar o sistema de raiz. Resumindo, se desligar e voltar a ligar a máquina e entrar em modo seguro não resolver o problema, resta reiniciar em modo de segurança e instalar tudo do zero.

  12. Avatar de Carlos Duarte
    Carlos Duarte

    viva a todos. eu comprei o meu macbook por 2000 € apenas pelo aspeto exterior, porque só uso windows na maquina

    1. Avatar de Pedro rodrigues
      Pedro rodrigues

      Amigo tens os novos asus que sao macbook airs com windows,e bateria dura 12h e tudo por 900euros ja com ssd e ecra 2k

      1. Avatar de Pedro rodrigues
        Pedro rodrigues

        Comprei nos estados unidos mas trouxe o na mao e n paguei taxas