TOP 10 – Distribuições GNU/Linux mais populares em 2015

100 Comentários

Em 2015 o Pplware voltou a ser o principal canal na análise a distribuições GNU/Linux. O ano de 2015 não trouxe assim tantas novidades ao mundo Linux, como seria de esperar, e o Windows 10 veio de certa forma também “mudar” alguns utilizadores.

Mesmo assim as principais distribuições GNU/Linux tiveram actualizações e hoje apresentamos as 10 distribuições mais populares em 2015.

linux


O TOP 10 apresentado neste artigo teve como base o site Distrowatch, tendo como base o parâmetro hits per day.

10 – Elementary OS

O elementary OS é uma distribuição baseada no Ubuntu, e direccionada para desktops. Apesar de pouco popular (apenas três versões até ao momento – Júpiter, Luna e agora Freya), esta distribuição tem um fantástico look and feel , garante um bom desempenho  e é bastante estável.

elementary14

9 – Arch Linux

O ArchLinux é uma distribuição Linux desenvolvida com o objectivo de ser o mais simples possível, dando ao utilizador o poder de tomar o maior numero de decisões possíveis quanto à sua configuração.

arch_015

8 – CentOS

O CentOS (Community enTerprise Operating System) é uma distribuição Linux de classe Enterprise, baseada em código fonte gratuitamente distribuídos pela Red Hat Enterprise Linux e mantida pelo CentOS Project. Para quem necessita de estabilidade, este é o sistema operativo ideal.

centos7_0013

7 – Manjaro

O Manjaro Linux é uma das distribuições mais bonitas, que facilita a “entrada” dos utilizadores no mundo do Arch Linux. É uma rolling distro  e tem total compatibilidade com os repositório do Arch (AUR – Arch User Repository).

majaro_03

6 – Mageia

O Mageia é uma distribuição baseada no Mandriva, que nasceu em 2010 e que tem passado despercebida em Portugal. Uma das características desta distribuição é o facto de estar disponível em DVD com uma variedade de ambientes gráficos pré-instalados.

mageia_000

5 – Fedora

O F edora é uma distribuição patrocinada pela RedHat e é muito popular por incluir funcionalidades e tecnologias que não se vêm em outras distribuições. O Fedora é sistema operativo rápido, estável e potente para uso diário, construído por uma comunidade ao nível mundial.

fedora22_05

4 – openSUSE

O projecto openSUSE é um projecto comunitário patrocinado pela Novell. Promovendo o uso de Linux por toda a parte, o openSUSE.org disponibiliza gratuitamente uma das versões Linux mais usadas o openSUSE. O projecto openSUSE tem como objectivo oferece aos programadores e entusiastas de Linux as melhores ferramentas de trabalho com uma interface bastante atractiva.

opensuse-leap (1)

3 – Ubuntu

Com mais de 25 milhões de utilizadores em todo o mundo, o Ubuntu é o terceiro sistema operativo mais popular do mundo. Esta distribuição GNU/Linux já foi a mais popular do mundo e tem ganho nos últimos anos algumas (pequenas) melhorias.

ub_12 (1)

2 – Debian

O Debian (base do Ubuntu e outras distribuições conhecidas) foi sem duvida um dos sistemas que marcou o ano de 2013 e que tem vindo a ganhar cada vez mais popularidade. Esta é uma distribuição muito estável, limpa e bastante fluída.

debian_000 (1)

1 – Linux Mint

O Linux Mint é uma das distribuições Linux preferidas dos utilizadores devido a sua usabilidade e simplicidade uma vez que há muitos pacotes que já vêm instalado por omissão: plugins do browser, codecs e players, entre outros.

mint_02_thumb

E são estas as 10 distribuições Linux mais populares do mundo. Grande parte delas é direccionada para Desktops, mas há algumas que muito populares no mundo dos servidores, como é o caso do CentOS.

Qual a sua distribuição favorita?

Comentários

100

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Steven
    Steven

    centOS é a melhor.

    1. Avatar de Androider
      Androider

      Para ti.

    2. Avatar de Robson Kramer
      Robson Kramer

      Nem de longe o CentOS é a melhor. O título poderia ser atribuído ao GNU/Debian Linux, devido sua abrangência, sendo eficiente e altamente estável e robusto, tanto para desktops, quanto para qualquer modalidade específica de Servidor, além de ter o segundo maior repositório de pacotes do Mundo Open Source ( o primeiro é do Linux Mint ).
      Outras Distros linha de frente são Slackware, Gentoo, ArchLinux, OpenSUSE, Springdale Linux, Scientific Linux (que já se provou ser mais rápido do que o CentOS), e Gentoo.
      O CentOS tem fama, mas nada de excepcional, em comparação com os mencionados nesta lista, basta recorrer à opinião dos usuários avançados e mais experientes do mundo UNIX/Linux, e você tirará suas próprias conclusões.

      1. Avatar de Donizetti
        Donizetti

        Parabéns, Robson Kramer. Conheço um profissional pelo que fala. Parabéns.

  2. Avatar de João Costa
    João Costa

    Gosto de andar sempre a brincar e experimentar vários distros em máquina virtual.
    Mas o Mint é aquele que, já desde a sua 10ª edição se não me engano, é a minha de eleição.

    1. Avatar de Emanuel Vitorino
      Emanuel Vitorino

      +1

  3. Avatar de Emanuel Vitorino
    Emanuel Vitorino

    Para mim o que gosto mais no Linux Mint é que como Programador estou a achar a interface do Cinnamon super rápida e não noto error nenhum no tema GTK do Mint, sem contar com a possibilidade de ter pacotes mais recentes que no ubuntu 14.04 no qual ele é baseado!

  4. Avatar de Luís
    Luís

    Linux Mint all the way. mais leve que windows e menos espaço ocupado.

  5. Avatar de Diogo
    Diogo

    Eu uso o elementary OS desde a versão Luna. É um sistema operativo excepcional! A versão atual, Freya, que é a que uso atualmente, é simplesmente simples e rápida.

    1. Avatar de Emanuel Vitorino
      Emanuel Vitorino

      O que não gosto no Elementary OS é que o sistema basta uma dependência e lá se foi o pantheon todo… Mas de resto em interface e rapidez é espetacular!

  6. Avatar de CC
    CC

    Uso o mint em casa e o ubuntu no trabalho, mas o majaro parece ser uma distro porreira tb.

  7. Avatar de Androider
    Androider

    Onde anda o Zorin OS? um excelente distribuição Linux..

    1. Avatar de Emanuel Vitorino
      Emanuel Vitorino

      Também! Por acaso já não me lembrava!

    2. Avatar de borderline
      borderline

      exactamente, tb estranhei.. As minhas distros de eleição são zorin mint(xfce) e elementary pra pc recentes, bohdi pra antiguinhos, debian e centos pra estabilidade, kali pra redes e ubuntu com gnome 3 pra touch.

    3. Avatar de Alexandre
      Alexandre

      Sim, excelente distribuição, gosto muito 🙂

    4. Avatar de Renan
      Renan

      O texto trata apenas das mais populares.

  8. Avatar de João C.
    João C.

    Atualmente estou a usar o Deepin 2014.3 e estou a gostar bastante!

  9. Avatar de Luis
    Luis

    Aqui CentOS… 🙂

  10. Avatar de Jorge Rodrigues
    Jorge Rodrigues

    O Mint por já vir prontinho a usar, e ser a meu ver simples de actualizar e manter. e as versões LTS .. hmmmm… descanso 🙂

  11. Avatar de Joaquim Azevedo
    Joaquim Azevedo

    Linux Mint ! Mas atenção ao Manjaro que está bastante bom !

    1. Avatar de reis
      reis

      O Manjaro no meu caso, tenho tido problemas de consumo de memoria e aquece bastante. Mas o meu Asu já tem uns 9 anos. Tive que optar por Arch, com o kernel-lts se porta muito bem . Mas aconselho vivamente a quem quiser utilizar um derivado Arch a experimentar o Antergos.

  12. Avatar de Filipe
    Filipe

    Boas,

    Tenho um portatil antigo com windows Xp e queria experimentar uma distro Linux (pela primeira vez) devido a lentidao do XP.

    O portatil é um Acer Aspire 2012WLMI com estas carateristicas:
    15.4 WXGA screen (1280 x 800)
    1.5 Ghz Pentium-M CPU (1Mb L2 Cache)
    1 GB PC2700 (333 Mhz DDR) Ram (2 x 512mb sticks of Kingston ValueRam)*
    60 GB 4200rpm HDD (Hitachi Travelstar 80GN)
    64 MB ATI Mobility Radeon 9700 GPU
    Intel 2200BG Pro Wireless
    DVD-Dual Drive
    Andei a ler muita coisa antes e fiquei interessado onde dizia que poderia experimentar a partir do dvd ou usb sem instalar no pc.
    Saquei o Lubuntu e o Zorin OS 10 Lite (esta ultima é mto mais bonito que os outros que vi…).

    Os problemas começaram agora e onde preciso da vossa ajuda:
    Nao consigo fazer boot a partir de USB (nao aparece nas opçoes no menu de Boot, apenas disco, cd/dvd, floppy drive, internet (qq coisa do genero nao me lembro ao certo))
    Boot pelo dvd entao:
    primeiro erro ao reiniciar com o dvd: non PAE error. Consegui ultrapassar esse erro
    segundo erro que nao consigo transpor: /casper/vmlinuz: file not found o ficheiro esta la, li na net que bastaria mudar a extensao vmlinuz –> vmlinuz.efi… mas sendo um dvd nao consigo alterar o ficheiro e nao consigo fazer mais nada tt com o Zorin como o Lubuntu… ajuda faz favor
    Acham as distros boas ou recomendam outras? Sou novo no mundo Linux..

    1. Avatar de Nuno Costa
      Nuno Costa

      Tenta usar o PLoP Boot Manager ( gravas num CD) e fazes o arranque pela porta USB.
      https://pplware.sitedev.pt/software/o-seu-computador-no-suporta-arranque-por-dispositivos-usb/

    2. Avatar de Vlad
      Vlad

      Estranho, fizeste alguma alteração à imagem?

      O melhor é tornar a descarregar a imagem.

      http://cdimage.ubuntu.com/lubuntu/releases/15.10/release/lubuntu-15.10-desktop-i386.iso

      Depois fazer a verificação do checksum para ver se está tudo bem com esta.

      https://help.ubuntu.com/community/HowToMD5SUM

      Depois de teres gravado a imagem para um DVD, arrancas o computador através deste. Quando te aparecer o menu de arranque do Lubuntu clicas na tecla F6 para ir às opções de arranque. Deve lá aparecer a opção Force PAE. Se não aparecer, clicas em Esc e em baixo tens uma linha de texto com as opções de arranque, basta adicionares ” — forcepae” no fim desta e clicares em Enter. O instalador deve de correr normalmente e instalar o SO com o Force PAE activo.

    3. Avatar de jAugusto
      jAugusto

      – Acer usb boot menu teclas: Esc ou F12 ou F9 (https://craftedflash.com/info/how-boot-computer-from-usb-flash-drive).
      – PAE error tenta usar mx14 ou mx15 linux baseado em debian com PAE e non-pae isos e bastante leve (http://mxrepo.com/snapshots//http://www.mepiscommunity.org/mx) um bocado feioso mas depois mudas os icons e os temas.
      – Fácil de instalar e testar com live iso, depois é só testar as ditro que quiseres.

    4. Avatar de Alfie
      Alfie

      Experimenta colocar a pen no Acer, fazer reboot de seguida e entrar na configuração da máquina. E nesse momento já deverás ver a tua pen como opção de arranque.

  13. Avatar de Alexandre Seugirdor Ohtten
    Alexandre Seugirdor Ohtten

    Todas são ótimas, não existe uma melhor ou pior e sim qual você mais se identifica para utilizar, eu utilizo o Debian, já trabalhei com todas as outras distros mas a que me identifiquei foi essa.

    1. Avatar de Marco
      Marco

      isto meus caros
      +1

    2. Avatar de okapi
      okapi

      +1
      Eu por mais que usa-se outras, voltava sempre ao SuSE e ainda hoje continua a ser a minha distro preferida.

    3. Avatar de Robson Kramer
      Robson Kramer

      Não há dúvidas de que você se identificou com o Debian, entre outros motivos, por um em especial:
      é uma Distribuição Singular, não há Projeto algum no Mundo do Software Livre que tenha produzido uma jóia rara tão completa e abrangente quanto o Debian.
      Simplesmente um relógio suiço, como diz um amigo meu: Debian é Ultra Estável, Robusto e Capaz, roda até em batata.

  14. Avatar de Andre viana
    Andre viana

    Já usei várias em desktop, Ubuntu, bigLinux, elementary os, mas agora no desktop estou em Windows

    Em servidor sem dúvida o Ubuntu server

    André Viana

  15. Avatar de Tiago Miguel P C Pereira
    Tiago Miguel P C Pereira

    Já tentei algumas das mencionadas, mas pela funcionalidade e simplicidade, e também pela quase total ausência de bugs… Linux Mint.

  16. Avatar de Joaquim
    Joaquim

    Gosto do manjaro que tira todo o trabalho de instalar do arch, mas usa repositórios similares aos arch linux, e ainda com acesso a aur.
    Coisa que não gosto do arch, é que “não dá” (dá mas é mais complicado) para ter varias versões de kernel, como no debian, ubuntu ou ate manjaro.
    Distros preferidas, eu fico pelo Xubuntu, Debian,Manjaro. Xfce gosto bue, e ubuntu com ppa para software mais recente, e o Debian ficava no testing, para pacotes atualizados. O Manjaro já vem com ferramentas para detecção de hardware muito bom, e a facilidade de ter múltiplas versões de kernel.

    Linux Mint bom para iniciantes, ou aqueles que querem ter “tudo” pronto após instalar, codecs e etc.

  17. Avatar de irlm
    irlm

    OpenSUSE, Manjaro, Fedora.

  18. Avatar de Blz
    Blz

    Adoro o Elementary mas nas 2 máquinas que usei, estavam bastante instaveis, e ainda por cima numa não funcionava o trackpad e na outra a a Grafica não debitava fps aceitáveis. Uso ubuntu mas estou um pouco cansado do seu peso. Prefiro portanto o lubuntu. O puppy é fabuloso para restaurar máquinas e o centos para servidor é o melhor (para mim). Neste artigo, fiquei curioso com o Manjaro. Alguém tem experiência nele? Vale apena? O uso será básico de office, browser e gestão de ficheiros.

  19. Avatar de lmx
    lmx

    hehehe,
    Mint lmde para o desktop
    Debian 7.9(wheezy) para server
    eventualemente algum centos para server também
    openwrt para routers caseiros e sistems embebidos

  20. Avatar de pedro
    pedro

    para mim atualmente linux mint com xfce all the way, embora goste muito do manjaro bem como o arch, o qual gosto muito embora a instalação seja a pain in the ass

  21. Avatar de Paulo
    Paulo

    -Discurso mais informal é bem vindo após anos e anos de ouvir o vómito politicamente correcto.(Já tiveram a oportunidade de visualizar os primeiros debates tanto republicanos como democráticos?… são robôs que dizem todos exactamente o mesmo que já foi dito milhares de vezes antes, é nauseante).

    -Relativamente a INTERNET, para quem viu o discurso em directo sem cortes e sem frases soltas, o que ele pretende não é BANIR A INTERNET, é uma reestruturação no sentido de impedir o recrutamento pelo estado islâmico, que é uma das maiores pragas deste século.

    Nunca gostei do Trump, mas em comparação com resto que é o mesmo status-quo do costume, tenham juízo pá. O Sr. que estava a dizer que ele representa aquele sonho americano hollywodesco, INFORME-SE. Até o slogan do Trump é “the American Dream is dead – but if I win, I will bring it back bigger and better and stronger than ever before”. Com 20 BILIÕES em dívida. Com o desemprego real a rondar 15-20%. Infraestruturas envelhecidas, Foreign Policy que é um desastre, com empresas nacionais como a Ford que querem construir fábricas bilionárias no México e vende-los de volta aos cidadãos dos EUA. Qual sonho americano? Mais do que nunca é preciso alguém que seja um “do’er” e não um “say’er”.

    Aos comentários, onde o único argumento é um ataque ad-hominem, só digo isto, não é um espanto termos o sistema que temos cá, vocês merecem.

  22. Avatar de MS
    MS

    Xubuntu forever, mas ubuntu e debian são brutais

  23. Avatar de sfsadf
    sfsadf

    quando aprenderem a deixar a máquina suspender e hibernar como no windows, eu mudo pró linux!

    1. Avatar de Vlad
      Vlad

      Como assim? O meu linux hiberna e suspende como o Windows.

      1. Avatar de Dominic Toretto
        Dominic Toretto

        A minha também

  24. Avatar de Bob
    Bob

    Ubuntu Mate é a minha eleição nas distros deb based. E o Manjaro em arch based.

  25. Avatar de Opdam
    Opdam

    Falta nessa lista aí o Antergos. Prefiro Antergos ao Manjaro porque no fundo, depois de instalar, fica-se com um Arch puro, apenas com um repositório extra. Além disso vem com o Cnchi, um instalador fácil de usar e ao mesmo tempo com opções avançadas (encriptação, RAID, pré-configuração do DE e outros pacotes).

    As minhas escolhas andam sempre à volta da família Debian e da família Arch.
    Escolho sempre o fiável Debian Stable para tudo o que não requer uma GUI.
    Para desktops e laptops, um qualquer Ubuntu quando preciso de algo pronto a servir, ou um Arch quando me apetece cozinhar ou simplesmente quero ter acesso a pacotes mais recentes.

    Quanto a DEs, em PCs mais antigos ou menos potentes claramente XFCE sai vencedor. Balanço perfeito entre leveza, funcionalidade e elegância. Xubuntu é sempre a minha escolha número 1 para esse tipo de máquinas. Para algo mais moderno e poderoso, sinceramente ainda não me consegui decidir entre GNOME, KDE, Unity e Cinnamon. Todos eles têm virtudes mas também defeitos, sobretudo na forma como tentam reinventar a roda.

  26. Avatar de Nuno Catarino
    Nuno Catarino

    Por aqui varios OpenSUSE server e desktop.
    Webserver, mariadb, PHP, samba server, plex, owncloud, transmissão daemon, Kodi, jdownloader, no-ip, backup server, entre outos.

  27. Avatar de g.
    g.

    o Apricity OS também é bastante interessante

  28. Avatar de Risca
    Risca

    Usava o mint, mas mesmo assim achava pesada na minha máquina (Samsung nc110),actualmente estou com o lubuntu e estou a adorar.

  29. Avatar de Jose
    Jose

    desde que seja linux, por mim está bom

  30. Avatar de Manuel Silva
    Manuel Silva

    Usei Ubuntu para servidores inicialmente e o CentOS até à versão 5.4… Depois muito mudou e a maioria dos serviços passou para a internet.

    Em destop também usei Ubuntu… Mas nunca consegui gostar do Unity…

    Ao nível dos sistemas para Desktop usei outro “nix” chamado OpenSolaris que era excelente em virtualização…

  31. Avatar de Jonathas
    Jonathas

    Tenho usado o Manjaro com muita satisfação, sistema rápido e totalmente estável.

  32. Avatar de Rui
    Rui

    Para quem vem de windows falta aqui o ChalletOs, gosto do Manjaro concordo que o Mint é muito bom, CentOs para estabilidade, falta-me experimentar o Opensuse.

  33. Avatar de J@fostes
    J@fostes

    para ja Ubuntu para me iniciar no Linux…depois queria ver o ArchLinux , Kali pois a area de segurança atrai me bastante.

  34. Avatar de Alexsandro
    Alexsandro

    Estou a utilizar o manjaro (fluxbox) e estou a gostar muito, num ssd isso voa, para não falar do pacman que é muito bom.

  35. Avatar de tiburscyo
    tiburscyo

    Para mim a melhor opção é linux mint 173. + cinnamon 2.8
    Essa nova versão do linux mint está fantástica, muito rápida e não trava. Falta apenas melhorar o visual, pois ele ainda parece antigo e ultrapassado.

    Outra distribuição que me chamou a atenção é o manjaro. Também está excelente e falta apenas algumas melhorias visuais. Acredito que em pouco tempo vou acabar mudando para o manjaro, por ser uma distribuição rolling release e ter updates mais rápido que o mint.

  36. Avatar de Pardinus'
    Pardinus’

    Estou a utilizar o Ubuntu Studio, mais pela simplicidade e funcionalidade.

  37. Avatar de João
    João

    Aqui VÁRIOS OpenSuse

  38. Avatar de PHomem
    PHomem

    E para servidores?

  39. Avatar de Kripper
    Kripper

    Um pouco offtopic… O Deepin OS para mim é o que tem o melhor ambiente gráfico sendo baseado em Ubuntu tona a coisa aidna mais interessante. Vem ainda com uma ferramenta chamada crossover já pré-intalada que é brutal (pelo menos comparando com o Wine). Alguém já experimentou? O que acham? Acham que tem risco o facto de ser uma distro chinesa? Eu acho que nem tudo o que é chines é mau, mas gostava de ter mais feedbacks de quem já tenha usado.

    1. Avatar de LP .be
      LP .be

      Concordo.
      Nice & clean.

  40. Avatar de Cláudio Barbeiro
    Cláudio Barbeiro

    Deviam fazer a distinção entre top de distribuições para uso pessoal e para servidores. Até porque existe uma discrepância depois nos resultados apresentadas e pode confundir os leitores.

    No meu caso, para uso pessoal Arch sem duvida. Para servidores já existem mais alternativas de acordo com o objectivo pretendido, mas no geral CentOS / RedHat estão excelentes.

  41. Avatar de Cosmin
    Cosmin

    Elementary meu caro…
    Bonito, fluido, personalizável…ideal para iniciantes e avançados

  42. Avatar de outeiro
    outeiro

    Não sei qual é a melhor, sei a que uso: ubuntu Mate.

    Como avaliam o ubuntu, só com unity, ou todos os ubuntus com outras interfaces gráficas: ubuntu gnome, ubuntu Mate, lubuntu, xubuntu, etc.etc.etc.?

    E aquelas distros que são ubuntu pintadas de fresco, com pequenas alterações, mas lá vão buscar tudo ao ubuntu: centro de software, repositórios, etc.?

    É preciso ser sério nas avaliações.

    Isto é tudo treta: a melhor é aquela de que gosto mais e melhor se adapta ás minhas necessidades.

  43. Avatar de jAugusto
    jAugusto

    Em casa basta para mim coisas leves: suse studio xfce e mx15 xfce da mepiscommunity. Iso de 700 mb trazem tudo o que é preciso e tem mais ferramentas proprias que distros com o dobro do tamanho, rock solid:suse e debian sempre actualizados e sem bugs de constantes rollings…após uns retoques pessoais ficam porreiros.

  44. Avatar de Rafael
    Rafael

    “O Debian (base do Ubuntu e outras distribuições conhecidas) foi sem duvida um dos sistemas que marcou o ano de 2013”.
    Oi…!!!! 2013 ?!?!

  45. Avatar de pedro silva
    pedro silva

    Arch Linux, Debian (e Ubuntu)

  46. Avatar de clau
    clau

    linux mint carago!

  47. Avatar de Guilherme
    Guilherme

    Eu acho que o “Top” depende das necessidades das pessoas. Também se deve ao facto do propósito da Distribuição

  48. Avatar de Hugo
    Hugo

    Para mim o melhor é o openSUSE 42.1 Leap. Tem uma integração com o KDE como nenhum outro! 🙂

  49. Avatar de Nuno
    Nuno

    Já utilizei algumas, ubuntu, mint e fedora, atualmente utilizo ubuntu em dual boot devido ao office mas tenho grande curiosidade em experimentar o manjaro. Concordo muito com o mint no pódio.

  50. Avatar de David
    David

    Discordo de toda a lista. As melhores distribuições não são as que mais usamos. São aquelas que cumprem as regras da fundação do nosso amigo chamado de “radical”.

  51. Avatar de Linux Descomplicado
    Linux Descomplicado

    Parabéns pelo artigo… como sugestão ao tema, deixo o link de uma ferramenta online de escolha de qual distro Linux usar: http://www.linuxdescomplicado.com.br/qual-distro-escolher/

    Projeto brasileiro, criado pelo Linux Descomplicado!

  52. Avatar de slblxs
    slblxs

    Para quem quer descobrir o mundo Arch e na instalaçao, next, next, next . Sem duvida Antergos, utiliza os repositorios oficiais de Arch e junta alguns pacotes do proprio repositorio.
    https://antergos.com/try-it/

    Ou entao um pouco mais trabalhoso ou nao, mas ficam com um sistema basico com ambiente de trabalho e os principais programas, tem Architect Linux.

    Forum http://architectlinux.boardhost.com/index.php
    Download http://sourceforge.net/projects/architect-linux/files/?source=navbar
    E um video com passo a passo https://www.youtube.com/watch?v=sWR4qWsudwg

    Por isso nao existe desculpa, para nao instalarem esta excelente distribuiçao linux.

  53. Avatar de Feymann
    Feymann

    O que significa uma distro ser baseada numa outra?

    1. Avatar de joao
      joao

      Simplificando a coisa ao publicares uma “aplicação” em open Soure estás a permitir que outros usem o teu código para fazer a sua própria App…
      Muitas distros suportam-se na parte técnica de um sistema operativo, e alteram/metem por cima outro código… No limite, e de novo Simplificando ao máximo, podes pegar num Ubuntu, mudar os ícones e dizer que é outra distribuição…

      1. Avatar de Feymann
        Feymann

        Então o Ubuntu não passa de um Debian com outra «pintura»?
        E se o Debian morrer, o desenvolvimento do Ubuntu fica parado? Isto porque teriam de fazer sempre versões novas do Ubuntu sempre baseadas numa versão Debian parada.

  54. Avatar de kadu
    kadu

    Ubuntu ou Fedora para mim (eu uso Ubuntu desde a versão 6.06 porque fiquei mais familiarizado com os pacotes .deb) e a minha preferência vai para um destes 2 porque, na minha opinião têm uma “identidade” própria ou seja: Ubuntu e Fedora (unity e Gnome3) tem uma UI característica e própria assim como o windows ou o osx. Todas as restantes distribuições parecem insistir num “look” mais aproximado do windows como por exemplo o linux mint e zorin ou aproximado ao osx como o elementary os… E não vale a pena irem cá com histórias tipo “ah e tal que ubuntu é para iniciantes” e cenas assim. Windows tem alguma versão diferente para leigos e outra para entendidos?! OSX tem também alguma versão diferente para leigos e entendidos?? Não, pois a malta simplesmente aprendeu ou “reaprendeu” a usar um SO diferente do que o do paradigma em que vivia… Ah e também porque a comunidade ubuntu é uma das maiores e melhores do munto linux.

    1. Avatar de joao
      joao

      Quando se diz “para iniciantes” é mais porque é fácil encontrares ajuda por essa nem fora, ou programas compilados para a arquitetura usada… Ou seja safas-te sem precisares tanto de usar o terminal…

  55. Avatar de Tico
    Tico

    Tenho gostado imenso do peppermint, embora tivesse preferido ficar com o lxle mas no meu pc no final da instalação dá um erro e não o consigo instalar (já tentei as versões de 32 e 64), já usei durante muito tempo o ubuntu, mas não gosto nada da barra lateral.

    1. Avatar de Sérgio Freire
      Sérgio Freire

      Sobre o LXLE 14.04.3: Foi reportado no forum desse OS que os instalador tem um bug quando é escolhido qualquer idioma que não seja o inglês. Depois de instalar em um velho notebook eu usei a ferramenta de alterar a linguagem e coloquei tudo em português. Fica a dica pra quem tem o mesmo problema.

      1. Avatar de Tico
        Tico

        Já está a bombar. Obrigado pela dica.

  56. Avatar de Helder
    Helder

    Ola,

    São todas muito boas, mas faltou a DeepinLinux: http://www.deepin.org/

    1. Avatar de Tesla
      Tesla

      Se não fosse chinês…
      Podiam fazer uma óptima distribuição portuguesa independente e patrocionada pelo estado se as principais universidades portuguesas se juntassem.
      A Caixa Mágica já está mais morta que viva!

  57. Avatar de Tesla
    Tesla

    Adoro o Manjaro e o openSUSE *.*

  58. Avatar de Rui Castro
    Rui Castro

    No Debian diz marcou o ano de 2013, será que queriam dizer 2015?

  59. Avatar de sakura
    sakura

    o importante é usar linux e windows.

    a MS tem “””quedaa para o openm s. “””

    windows + linux e uma dubla “”vencedora””
    em .net.

  60. Avatar de Arrhenius
    Arrhenius

    Um GNU/Linux pode ser uma distro independente, bonita e funcional.
    Um perfeito exemplo é o Solus OS!!

  61. Avatar de Carlos
    Carlos

    As que mais me atendem são Debian e Mageia.

    1. Avatar de macxi
      macxi

      +1 Mageia
      desde 2010, sempre
      para mim a comunidade de colaboradores e desenvolvedores é aberta/participativa/transparente e mantém Mageia sempre estável, com aplicativos atualizados e com a melhor tradução para o idioma português
      A Mageia foi um fork da distro Mandriva criado em 2010. O profissionalismos dos desenvolvedores da Mageia fizeram com que a Empresa Mandriva adotasse a Mageia (feita por seus ex-funcionários) como base de seu servidor comercial até antes de falir.
      Atualmente a empresa Siveo optou por trabalhar com a Mageia no desenvolvimento do Pulse (antigo softwre da Mandriva).

  62. Avatar de O Movimento Livre
    O Movimento Livre

    Manjaro, pois tem suporte da sua própria comunidade (não estou a falar do AUR) e é uma rolling release, não tendo muitos problemas quando há update/upgrade.

    Linux Mint não é mau, mas pelo que experimentei, “entrava” um pouco em placas integradas Intel (velhinhas, com 6 anos).

  63. Avatar de Nuno santos
    Nuno santos

    So nao mudo porque depois nao consigo usar os programas de instalaçao de firmware em 3 equipamentos que tenho

  64. Avatar de José
    José

    É tudo muito bonito, até que começa a entravar. Já instalei, o 17.3 Mate, e o cnnmanon, o Ubuntu, o xfce, o manjaro. Passado algum tempo, começam os problemas com os software , comtroladores, que é uma dor de cabeça. Omeu computador, é recente, com um bom procesador 3.20, placa grafica nvidia geforce 650 TI, motherboard Asus, H81-PLUS, enfim uma pequena bombinha, que com os Windows, é um FLASH. Realmente gosto muito mais, sobretudo, do LinuxMinte 17.3 Mate 64 Bits, o problema, mesmo são as cpmpatilidades , uma chatice, deveriam ter cuidado, em não só fazer os SO mandarem-nos cá para fora, e depois saõ chatices atras de chatices, bem podemos sempre, optar por “bifore”. Se eu estiver enganado, e haver alguma possibilidade de ultrapassar estas chetices, não hesitarim um segundo, em voltar a reinstalar, o LinuxMint 17.3 Mate.64 bits.

  65. Avatar de Joao
    Joao

    Mint com boot e skin do windows 7 !!!! People love it!!!!

  66. Avatar de José
    José

    Estes SO Linux, Ubuntu, etc, são sem duvida tão ou melhores que os Windows, no entanto não se percebe, porque não haverão de as Empresas de software hardware, fazerem os controladores para estes SO, é que nós instalamos, o SO, mas depois começam as chatices com as incompatibilidades de software/hardware. Assim, não dá.

  67. Avatar de SF
    SF

    Correcção: O OpenSUSE é um projecto comunitário patrocinado pela SUSE (www.suse.com) , sendo este a base para o enterprise class Linux – SUSE Linux Enterprise.

  68. Avatar de Jhones
    Jhones

    Uso o Ubuntu Gnome 14.04. Pra falar a verdade eu nunca testei nenhuma outra distro. Sempre instalo ubuntu, pacote restricted e dependendo de pra quem vai ser a máquina, escolho apenas a interface gráfica. Minha irmã gosta do cinnamon, eu simplesmente o instalo. Eu já instalo o Ubuntu Gnome de cara, e minha cunhada usa unity.

  69. Avatar de João Carlos
    João Carlos

    Ubuntu GNOME foi a minha escolhida..

  70. Avatar de Lucas Assunção
    Lucas Assunção

    As distros que mais utilizei, foi o Ubuntu e Mint, e com certeza a Mint foi a que mais se destacou, pela sua usabilidade e por vir com praticamente tudo já instalado.
    O Ubuntu e mais bonito mas tem que configurar ele todo, para rodar as coias mais básicas como MP3, MP4 etc.
    Para quem e mais leigo e precisa de um sistema para instalar e já sair rodando “Linux Mint”. 100%