Apple lança novo iOS 9.2 e outras grandes novidades

75 Comentários

A Apple acaba de renovar toda a sua linha de sistemas operativos.

Com frequência a Apple renova e optimiza estes sistemas, tendo nos últimos tempos lançado actualizações em paralelo para todas as plataformas. Hoje foi um desses dias, com novidades no iPhone, nos Mac, no Apple Watch e até na nova Apple TV.

iphone_1

Esta integração das actualizações permite à Apple sincronizar o lançamento de novas funcionalidades e de as disponibilizar de imediato por todas as suas plataformas, libertando dependências que existem.

A prova disso está nas quatro actualizações lançadas em simultâneo e que todos podem usufruir de imediato. Vamos então passar em revista cada uma e ver o que trazem de novo.

 

iOS 9.2

Como é normal nestas versões intermédias do iOS, a Apple focou-se em melhorar a estabilidade do seu sistema operativo móvel. São optimizações que são feitas para garantir uma estabilidade acrescida.

Para além da normal correcção de bugs e problemas, a Apple introduziu novos idiomas para a Siri (não, ainda não foi a vez do português de Portugal).

Veja abaixo a lista completa de problemas que esta atualização resolve e também as novidades.

Todas as novidades

  • Apple Music:
    • quando adiciona uma música a uma lista de reprodução, tem agora a possibilidade de criar uma nova;
    • a última lista de reprodução a ser alterada aparece agora no topo da lista;
    • possibilidade de descarregar álbuns ou listas de reprodução da biblioteca de música em iCloud tocando no botão de iCloud;
    • novo indicador de descargas em Músicas e Listas de reprodução permite ver as músicas que foram descarregadas;
    • obras, compositores e intérpretes visíveis enquanto percorre música clássica no catálogo de música de Apple Music.
    • nova secção Top Stories na aplicação News permite manter‑se a par das notícias mais importantes do dia (disponível nos Estados Unidos, Reino Unido e Austrália);
  • Mail Drop na aplicação Mail para enviar anexos de grandes dimensões.
  • o iBooks suporta agora toque 3D Touch com Peek e Pop, para ver excertos de páginas a partir do índice, das suas notas ou marcadores, ou a partir dos resultados de pesquisa dentro de um livro;
  • o iBooks permite agora ouvir um audiolivro enquanto percorre a biblioteca, lê outros livros ou explora a iBooks Store; possibilidade de importar fotografias e vídeos para o iPhone através do adaptador USB da câmara;
  • melhor estabilidade do Safari;
  • melhor estabilidade da aplicação Podcasts;
  • correção de um erro que fazia com que os anexos de correio ficassem inacessíveis a alguns utilizadores de contas de e‑mail POP;
  • resolução de um problema que podia fazer com que os anexos se sobrepusessem ao texto da mensagem;
  • correção de um erro que podia desativar as fotografias Live Photo depois de ser efetuado um restauro de uma cópia de segurança em iCloud;
  • solução de um problema que podia impedir a apresentação de resultados de uma pesquisa na aplicação Contactos;
  • correção de um erro que podia impedir a aplicação Calendário de apresentar os sete dias na vista semanal;
  • correção de um erro que podia fazer com que o ecrã da câmara no iPad ficasse escuro ao tentar filmar um vídeo;
  • resolução de um problema que podia causar instabilidade na aplicação Atividade durante o dia de transição para o horário de verão;
  • resolução de um problema que podia impedir dados de aparecerem na aplicação Saúde;
  • correção de um erro que podia impedir a apresentação das atualizações da aplicação Wallet e dos avisos no ecrã bloqueado;
  • solução de um problema que podia fazer com que atualizar o iOS impedisse alarmes de tocarem;
  • correção de um erro que podia impedir alguns utilizadores de iniciarem sessão em Encontrar iPhone;
  • correção de um erro que impedia a conclusão de algumas cópias de segurança em iCloud manuais;
  • resolução de um problema que podia fazer com que a utilização do teclado do iPad pudesse aleatoriamente ativar o modo de seleção de texto;
  • melhor resposta do teclado ao usar as respostas rápidas;
  • melhor introdução de pontuação através dos teclados chineses de 10 teclas (pinyin e stroke), com uma vista nova dos símbolos de pontuação e melhores sugestões;
  • correção de um problema com os teclados de caracteres cirílicos que fazia com que o bloqueio de maiúsculas fosse ativado ao escrever em campos de URL ou de endereços de e-mail;
  • Melhorias a nível da acessibilidade:
    • solução de problemas relacionados com a utilização do VoiceOver com a Câmara durante a deteção de rostos;
  • suporte para a ativação do ecrã através do VoiceOver;
  • suporte para a invocação do seletor de aplicações através do VoiceOver com gestos 3D Touch;
  • correção de um erro do acesso guiado que causava problemas ao tentar desligar chamadas telefónicas;
  • funcionalidade melhorada da utilização do controlo de manípulos para efetuar toques 3D Touch;
  • solução de um problema relacionado com a velocidade da enunciação do conteúdo do ecrã.
  • introdução de Siri em árabe (Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos).

Encontrará informação adicional acerca do conteúdo de segurança desta atualização aqui.

 

OSX 10.11.2

O OSX é o sistema operativo onde a Apple mais se foca e onde pretende introduzir melhorias. Esta é a nova versão, que estava já em testes há algum tempo.

Depois de 5 versões beta a Apple lançou esta nova versão, que está repleta de melhorias em várias aplicações do sistema operativo.

Eis a lista completa das melhorias introduzidas pela Apple no OSX 10.11.2:

  • melhoria da estabilidade da ligação por Wi‑Fi;
  • maior estabilidade das funcionalidades Handoff e AirDrop;
  • correção de um erro que podia fazer com que os dispositivos Bluetooth perdessem ligação;
  • correção de um erro que impedia que o Mail apagasse mensagens numa conta Exchange offline;
  • solução de um problema que impedia a importação de fotografias do iPhone para o Mac através de USB;
  • melhorias a nível da partilha de Live Photos através de iCloud.

 

osx_1

Estas melhorias incidem sobre o Wifi, o Mail, Calendário, Notas e muitos outros. Podem não ser melhorias de grande porte, mas garantem uma maior estabilidade na utilização destas aplicações.

 

Watch OS 2.1

O smartwatch da Apple tem gradualmente sido melhorado e o responsável é o seu sistema operativo. Esta nova versão não traz novidades visíveis, mas prepara a chegada destas e tem pequenas melhorias.

watchos_2_1

Para a versão 2.1 do watchOS a Apple focou-se na correcções de alguns erros que existiam e trouxe suporte para novos idiomas, preparando o Apple Watch para novos mercados.

O português é já um idioma que o Apple Watch suporta para o ditar de texto, algo que torna este smartwatch ainda mais interessante para o nosso mercado.

 

tvOS 9.1

Esta nova actualização da nova Apple TV traz algumas melhorias que eram esperadas e que tornam ainda mais integrados os serviços da Apple nesta sua “consola”.

A principal é a chegada do controlo da Siri na Apple Music, algo que ainda não podemos usar em Portugal. Mas há ainda a chegada do controlo da Apple TV quer pelos equipamentos com iOS e pelo Apple Watch.

apple_tv_1

São estas as novidades que a Apple hoje deixou para os utilizadores dos seus equipamentos. É uma ainda maior integração que foi feita e com todos os serviços.

Apressem-se a instalar estas novidades e a explorar tudo o que elas vêm trazer. Os processos vão ser automatizados, como é normal, mas todos podem apressar a sua chegada procurando por actualizações nos seus dispositivos.

Comentários

75

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Monica
    Monica

    Tanto erro corrigido!
    Engraçado, nao vi ninguém a queixar se.

    1. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Podiam ter corrigido mais erros!

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        A inveja é um erro difícil de corrigir 🙂

      2. Avatar de Pedro rodrigues
        Pedro rodrigues

        No android nao se corrige erros, criam se ainda mais virus para os totos geeks procurarrem roms

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Tanto erro? A maior parte são features novas, suporte ao 3D touch, Mail Drop…

    3. Avatar de Renato
      Renato

      Pois é tanto erro corrigido…

      Pelo menos não é como as aplicações da Google, que só dizem “correção de erros e melhoria de estabilidade”, e não dizem mais nada!

      1. Avatar de Monica
        Monica

        Não uso Google não sei.
        Só sei que vi muito erro, e queixas zero.

      2. Avatar de Joao Magalhaes
        Joao Magalhaes

        Looool, mas não era perfeito???? Sem erros??? Enfim, deixem-se de histórias entre Android e IPhones, são todos iguais a diferença é só o preço e estatuto. Pessoas a falarem de inveja quando qualquer um agora pode ter um Iphone, cada vez mais chego à conclusão que quem compra um produto I é mesmo para isso, dizer que tem e que é um ser superior, no meu ponto de vista é um burro, pois por metade do preço pode ter um produto tão bom ou melhor mas a diferença é que não dá para mostrar.

    4. Avatar de Gskill
      Gskill

      Novidades = Bug fixing!? Whaaaaat?

  2. Avatar de Manuel Silva
    Manuel Silva

    Offtopic: Nova atualização cumulativa para o Windows 10 Versão 1511 (KB3116900) saiu hoje!

    1. Avatar de Pedro rodrigues
      Pedro rodrigues

      Quem interessa o windows? Isso e um virus cheio de bugs

    2. Avatar de Fernando Tavares
      Fernando Tavares

      A sério? Não me digas não é no Windows que todos os dias tens actualizações disponíveis.

  3. Avatar de Pedro Soares
    Pedro Soares

    Erro no Artigo : OSX 10.11.2 e nao 10.1.2

    1. Avatar de Vítor M.

      Obrigado Pedro. Reposta a correcção.

  4. Avatar de Ronaldo
    Ronaldo

    No meu iphone 5 continuo a receber as mensagens com muito atraso, por vezes mais de 30 minutos.
    Quando recebe a notificação diz: recebido há x min

    Acontece a alguém?

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      A mim tambem desde o ios 7

    2. Avatar de Andr8
      Andr8

      Fala com a tua operadora duh

    3. Avatar de ai nao
      ai nao

      Aconselho te a fazer reset das definições de rede:
      ——–
      Passos para Verificar as definições de rede:

      Reponha as definições de rede. Toque em Definições > Geral > Repor > Repor as definições de rede. Este processo irá apagar todas as definições atuais, incluindo palavras-passe de Wi-Fi, redes preferidas e definições de VPN.
      Experimente efetuar ou receber chamadas noutro local.
      Mude para uma banda de rede diferente. Toque em Definições > Rede móvel e desative a opção Ativar LTE, 4G ou 3G (esta opção irá depender da sua operadora e do modelo do dispositivo).

      source: https://support.apple.com/pt-pt/HT204027

      Abraço

    4. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      A mim também me acontece bastante. Tenho rede e recebo as mensagens com atraso.

    5. Avatar de Alexandre
      Alexandre

      Eu hoje vou testar a solução do ‘ai nao’, vou ligar para a fodafone antes para eles la efeturem os testes. Eu com chamadas não tenho problemas com com as sms é uma chatice.

      Se resolver alguma coisa coloco aqui para os users

  5. Avatar de Wistfultale
    Wistfultale

    Não sei se me vão conseguir ajudar, mas cá vai a questão: possuo um Mac e tenho a necessidade de conectar um ecrã via thunderbolt para tocar o que escrevo no Logic Pro X em vez de estar a imprimir papel. Para além disso, tenho a necessidade de conectar uns auscultadores ao Mac para ter o metronome e outras utilidades de in ear monitoring… O que se sucede é que sempre que ligo a um ecrã HDMI através do Thunderbolt o som fica a dar nesse monitor em vez de estar a dar no auscultador… Existe alguma maneira de fazer com que o som saia no auscultador em vez de sair pela saída HDMI?

    1. Avatar de Andr8
      Andr8

      Sim, Preferências de Sistema -> Som -> Saída, e escolhes onde queres que saia o som.

    2. Avatar de Lucas
      Lucas

      Pressiona Alt e depois carrega no ícone de volume. Depois é só selecionares o output e input de áudio pretendido.

      1. Avatar de Andr8
        Andr8

        Nice! Não sabia que dava para ir por aí!

  6. Avatar de Nuno Mendes
    Nuno Mendes

    após o update fiquei com problemas de rede, o iPhone 6s passa a maior parte do tempo a dizer (sem rede) o icon da bateria aparece em fundo em preto como no YouTube…

  7. Avatar de Hugo
    Hugo

    Tenho um iPhone 5 acabei de restaurar e esta versão para alem de fluir muito melhor está também bastante mais rápida

    1. Avatar de Pedro rodrigues
      Pedro rodrigues

      Isto no ipad 3 voa…engracado que o galaxy tab s2 saiu este ano e ja anda em reboots e cheio de lag a la android

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        True Story xD

      2. Avatar de Sérgio Moura
        Sérgio Moura

        À la Samsung*

  8. Avatar de paulo
    paulo

    … Porque é que não actualizaram para marcação de chamada por T9? Sendo eu um novato na posse de um Iphone, esta “falha” é a que mais me custa comparativamente ao android…

    1. Avatar de Andr8
      Andr8

      Para que é que queres marcação “T9”, que nem existe, é speeddial num ecrã touch?

      Se usasses iOS, sabias que tens uma opção de “favoritos”, que faz o mesmo efeito.

      1. Avatar de PAULO
        PAULO

        … és o meu comentador “favorito”

      2. Avatar de eaglemnc
        eaglemnc

        Puxas a tela pra baixo e pesquisas o contacto…
        Vais ver que deixas de sentir a falta do T9

        1. Avatar de PAULO
          PAULO

          … não sabia… que mais é que eu não sei sobre o iphone … 🙂

          1. Avatar de ruim3406
            ruim3406

            Tanta coisa, mas podes aprender. “https://support.apple.com/pt_PT/manuals”

    2. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      Antes de ter iphone, pensava exatamente como tu e até creio que cheguei a ter um tweak para isso. Mas sinceramente quando começas a usar, sentes que não precisas do T9 para nada e que até o achas ridiculo. Eu tenho 411 contactos e faço muitos telefonemas.

      1. Avatar de PAULO
        PAULO

        … já tentei também uns diallers que, apesar de irem de encontra ao que procuro, ainda têm algo a desejar… tenho de me habituar! … mas são pontos a favor dos fãs do android.
        Como fazes? vais directo aos contactos? procuras no siri?

  9. Avatar de jedi
    jedi

    espero mesmo que tenham corrigido a maior dos problemas do el capitain por quero atualizar do 10.9 para este ultimo. Mas vamos ver no próximos dias o que dirão aqueles, na app store. Para ver se já é estável para atualizar. 😉

    1. Avatar de Douglas Ferreira
      Douglas Ferreira

      Tive alguns travamentos enquanto usava a versão 10.11, mas após a versão 10.11.1, que estou utilizando atualmente, grande parte dos problemas sumiram e não tive mais qualquer travamento que me obrigasse a reiniciar o Mac.

      O único problema que vem de irritando vez ou outra é um congelamento que ocorre na tela de login após despertar o MacBook, mas é um congelamento que passa em cinco segundos. Espero que seja corrigido nesta nova versão.

    2. Avatar de MLopes
      MLopes

      macbook pro late 2012. depois de muita ponderação fruto de algumas reviews muito más, atualizei ontem para o el capitan (ainda tinha o yosemite). resumindo: devia ter atualizado há mais tempo! fiquei com o computador mais rápido, substancialmente mais rápido. o photoshop está substancialmente mais rápido em tudo. a fluidez é ainda melhor, se é que se pode exigir muito mais nesta área. o wifi parece que ficou menos exigente e agora come muito bem qualquer canal e melhorou em performance. tudo funciona sem qualquer glitch.
      decisão: vou deixar de ler as reviews das novas versões do mac os!

  10. Avatar de Tiago
    Tiago

    Alguém do programa de testes beta conseguiu atualizar? Pelo que percebi a versão do beta 4 que saiu à mais de 2 semanas tem a mesma ID que a versão final do 9.2. Alguém sabe se é normal? Nada foi corrigido desde então?!

  11. Avatar de Jay
    Jay

    É pena que ainda não tenha sido desta que resolveram o problema da aplicação nativa do iOS não fazer o push mail correctamente!

    1. Avatar de Txob
      Txob

      Podes ser mais especifico no que não funciona ?

      1. Avatar de Jay
        Jay

        Tenho uma conta @icloud.com configurada na aplicação nativa de email, e com a opção de push mail activada nas definiçoes.
        Basicamente o push não está a ser feito correctamente, porque quando recebo a notificação de novos emails, vejo que existem mails de há muitas horas atrás (e muitas vezes enviados no dia anterior). O que acontece muitas vezes é que só sou notificado de novos email quando entro na própria aplicação de emails.
        Após uma pesquisa no Google, vejo que existem mais utilizadores do iOS 9 a queixarem-se do mesmo problema.
        O que eu fiz foi descarregar a aplicação do Gmail e usar a minha conta Gmail.

  12. Avatar de LM
    LM

    Já alguém notou que esta versão final é a mesma que a Beta 4 ? Pelo menos a versão da buid continua igual (13C75). Quem já tem/tinha a Beta 4 como eu, não é detectada a nova versão.

    1. Avatar de someone
      someone

      Same here!
      Sempre testei public betas…este foi algo estranho…
      Passaram um public beta logo para versão final….
      Sempre que vou ás actualizações de software diz-me que está actualizado…

    2. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Afirmativo, “iOS 9.2 Beta 4” instalado no meu iPhone 6 e mantenho a BUILD 13C75, não existem actualizações pendentes!!

  13. Avatar de raz0r24
    raz0r24

    Saiu para o 4S?
    Se sim, nota-se alguma melhoria?

    Obrigado.

  14. Avatar de Victor Pimentel
    Victor Pimentel

    Ainda tenho a versão 8 no meu 4s, será que devo actualizar? Têm tido algum problema com esta nova actualização?

  15. Avatar de Pedro Fernandes
    Pedro Fernandes

    Alguém conseguiu arranjar solução para o facto de o login na conta google não ficar guardado no Safari, no sistema iOS? Sempre que faço login, e posteriormente fecho a tab do browser, perco a sessão na conta google.

  16. Avatar de Jimbras
    Jimbras

    O meu iphone desde que foi actualizado para ios 9 ficou completamente doido. Desligava. ficava com a imagem suspensa em cima de outras. enfim cada dia tinha um novo problema até que o botão do centro avariou e fui à assistência receber um novo iphone que veio com 8.4.1. Não entendo estas tangas. Actualização 9 fica mais rápido fica com mais autonomia fica com mais não sei o quê…. quando lê-mos isto quero logo Actualizar claro e depois dá nisto. Acho que o ios 9 só para 6s porque já ouvi situações que até o 6 fica mais lento e marado….

    1. Avatar de Jimbras
      Jimbras

      Esqueci-me de mencionar que não actualizei o meu iphone e está fluido e sem quebras malucas por isso, para quem tem iphone 5 não aconselho actualização.

    2. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Tenho o 9.2 num 5 e num 6 e funciona sem problemas…

  17. Avatar de Carlos Duarte
    Carlos Duarte

    oi galera atualizei meu iPhone mas está lagueando por todos os lados, recebo msgs e tudo atrasado, alguem me explica???? abraco

  18. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Este fim de semana actualizei o 5C da minha ex-cunhada. Ainda estava com o iOS 7. A primeira coisa que tive “inveja” foi da largura de banda da casa da minha ex-sogra. Aquilo fez o download de 1,2 GB em menos de nada. Demorou bem mais a instalar, mas também não assim tanto. Enquanto esperei aqueles breves momentos pensei que ainda ia por um telemovel lento e ela cair-me em cima. Mas não. super fluido, impecável mesmo.

  19. Avatar de Christian Matias
    Christian Matias

    Com esta atualização deixa de ser possível selecionar manualmente as redes 2G, 3G e 4G?

    1. Avatar de PAULO
      PAULO

      no meu iphone 6 continuo a poder seleccionar manualmente as redes.

  20. Avatar de Rui C
    Rui C

    Actualizado num 5S e está impecável como sempre.

    Apple é Apple, o resto é paisagem. 🙂

    1. Avatar de Joab Pacheco
      Joab Pacheco

      Ao ligar meu telefone não aparece a imagem que escolhi.
      Aparece um controle de volume e a opção de arrastar para digita a senha de desbloqueio.
      Gostaria de continuar com minha foto ao ligar o cel.
      Como faço?

  21. Avatar de Tagus
    Tagus

    Não sei se alguém tem o mesmo problema do que eu… Mas desde que instalei o iOS 9.1 que a minha câmara rear e frontal deixou de funcionar (fica tudo preto) e o flash tb não funciona.
    Tenho o iPhone 5S e acabei de actualizar para o iOS 9.2 e continuo com o mesmo problema.
    Alguém me pode ajudar?

  22. Avatar de Nitroglycérine
    Nitroglycérine

    A nova atualização já corre às maravilhas nos meus dois Iphones 4S! Adiado ficou o up-grade para um Lumia ou para outro Iphone, pois a Maria Luis decidiu arrecadar tudo este verão e lá se foi a verba…! Miséria de vida.

    1. Avatar de raz0r24
      raz0r24

      Vou atualizar o meu 4S e ver. Seja o que Deus quiser lol

      1. Avatar de Nitroglycérine
        Nitroglycérine

        E vais ver que ficas satisfeito com o resultado! Já lá vai o tempo em que não conseguia fazer o up-grade a partir do IOS 7, porque os 8 Gigas da máquina não o permitiam por falta de espaço. Tive de apagar apps, mensagens, fotos etc… Agora já não é preciso inventar: está disponível e funciona, simplesmente…

      2. Avatar de Victor Pimentel
        Victor Pimentel

        Como ficou o teu 4s depois de actualizar?

      3. Avatar de Victor Pimentel
        Victor Pimentel

        Como ficou o teu 4s depois de actualizar raz0r24?

        1. Avatar de raz0r24
          raz0r24

          Não noto grandes diferenças a nível de performance. Nem melhor nem pior. Agora só vendo no dia-a-dia.

          Contudo reparei que agora o iMessage quando ativo, a Meo está-me a cobrar como MMS (não está incluído no meu plano). Aconteceu-me isto pela 1ª vez. Alguém pode ajudar?

          1. Avatar de Victor Pimentel
            Victor Pimentel

            Verifica as definições do imessage, deves ter uma opção que diga qualquer coisa, para não envia em formato mms

        2. Avatar de raz0r24
          raz0r24

          Boas Victor. Nas definições de mensagens, aparece-me para ativar ou desativar o iMessage, as mensagens MMS e etc. Assim que ligo o iMessage, aparece-me uma mensagem de aviso que vai-me ser cobrado um valor devido à “comunicação não fazer parte do meu plano”.
          Quanto à utilização do smartphone após a atualização, noto que está melhorzinho a nível de performance. Se ainda não fizeste o update, vai em frente x’D

          Obrigado desde já pela a ajuda na questão das iMessages.

          1. Avatar de Victor Pimentel
            Victor Pimentel

            Tenta fazer o seguinte: Quando ativas o imessage, mais a baixo tens um campo que diz SMS/MMS – Mengens MMS, seleciona off.

            Pode ser que resolva o teu problema!!!

            Tb acho que no ios mais avançado tens uma opção para não enviar com sms ou MMS verifica sff

  23. Avatar de João Santos
    João Santos

    “introdução de Siri em árabe” ? e em Português de Portugal não interessa ? bhaaaa
    Estou farto da Siri em Brasileiro, adoro o povo Brasileiro mas estou mesmo farto da Siri em Brasileiro não perceber o que digo em bom Português.

    “Apple” tenham um pouco de vergonha, paguei €700 por um telefone topo de gama e não fala comigo em Português. Acho que é a única falha deste aparelho. Sim a única !

  24. Avatar de Joab Pacheco
    Joab Pacheco

    Ao ligar meu telefone não aparece a imagem que escolhi.
    Aparece um controle de volume e a opção de arrastar para digita a senha de desbloqueio.
    Gostaria de continuar com minha foto ao ligar o cel.
    Como faço?