Decorar passwords? Experimente o novo KeePassX 2

48 Comentários

Para quem tem de gerir/decorar muitas passwords é extremamente importante que nenhuma seja esquecida. Apesar de não ser a solução perfeita, existem actualmente aplicações no mercado que permitem guardar de forma segura (uma vez que os dados são cifrados) informações sensíveis.

Hoje foi finalmente lançada a versão final do KeePassX 2.

keepassx


O KeePass é uma aplicação gratuita open-source que permite gerir as suas passwords de forma segura longe de olhares alheios. Hoje em dia tantos são os cartões, logins, palavras-chave e códigos de acesso que fica complicado gerir com lucidez todos estes aglomerados de letras, números e símbolos.

KeePassX_00

A equipa responsável pelo projecto lançou hoje a versão 2.0 final do KeepassX onde se destacam as seguintes novidades:

  • Melhorias na interface gráfica
  • Melhorias no algoritmo de pesquisa
  • Atalho Ctrl+M para minimiar a app
  • Várias melhorias para OSX
  • Possibilidade de ter vários anexos por registo
  • Possibilidade de abrir várias bases de dados em apenas uma janela

KeePassX_01

O KeePassX 2 está disponível gratuitamente para Linux, Windows e OSX. De salientar ainda que esta versão tem suporte para bases de dados criadas no KeePass.

Qual o vosso gestor de passwords favorito?

Comentários

48

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de daiquiri
    daiquiri

    KeePass, o úncio!
    Opensource, gratuito, não é na cloud, sem confianças cegas!

    1. Avatar de LG
      LG

      Qual a vantagem de não ser na cloud?

      1. Avatar de zé manel
        zé manel

        é menos uma porta de entrada prós ácaros! ainda não há muito tempo, o lastpass, por exemplo, foi alvo de um ataque!

  2. Avatar de daiquiri2
    daiquiri2

    KeePass, o úncio!
    Opensource, gratuito, não é na cloud, sem confianças cegas!

  3. Avatar de Steven
    Steven

    1Password FTW.

    1. Avatar de Mário Silva
      Mário Silva

      Não chega ao Nível do Keepass, por mais que digas.. O Keepass esta bem longe disso..
      Mas é outra alternativa, e gostos são gostos.

      1. Avatar de LordFeijoada
        LordFeijoada

        o Steganos Password Manager deixa qualquer um num canto

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      Sim, prefiro esse também

  4. Avatar de Carlos
    Carlos

    Uso já há bastante tempo e recomendo!

  5. Avatar de Schogetten
    Schogetten

    Qual a diferença entre este e o KeePass 2?

    1. Avatar de Jose
      Jose

      KeypassX não é oficial, é feito a partir do codigo fonte do Keypass.

      O KeypassX era um projecto para dar suporte ao Keypass, para MacOSX e Linux, tornou-se obsolento quando saiu o Keypass 2.

      Não há motivo nenhum para usar o KeypassX, fica-te pelo o Keypass 2, que é oficial.

      1. Avatar de Schogetten
        Schogetten

        Obrigado Jose, pelos screenshots, não aparenta ter diferença alguma.

  6. Avatar de NT
    NT

    Ainda estou com o velhinho mas fiável keepass. Por tempos usei o lastpass (e ainda não desativei tenho que tirar de lá algumas coisas) mas dado os últimos ‘hacks’ e o lastpass ter sido vendido ao logmein é o serviço para o qual perdi total confiança.
    Já agora porque não o ppl do pplware fazer um apanhado de “alternativas” e fazer um review?

    1. Avatar de JF
      JF

      Concordo. Uma análise a gestores de passwords seria interessante. Até porque o passwordbox está a pifar e preciso de alternativa. KeePass aqui vou eu.

    2. Avatar de N'uno
      N’uno

      O LastPass não foi comprometido com esses “hacks”. Pelo contrário, provou ser bastante seguro até agora. Utilizado com uma das opções “Multifactor” é do melhor. E para uso no Android é extremamente interessante, desde que tenhamos as devidas precauções no seu uso. O Keepass no móvel é demasiado limitado, mas é preferível para uma utilização offline e muito controlada.

  7. Avatar de ggtrooper
    ggtrooper

    Pode parecer parvo, mas onde está a pricipal diferenca entre o Keepass e o KeepassX?

    Por acaso uso o keepass

    1. Avatar de dajosova
      dajosova

      o KeepassX é baseado no Keepass mas é multiplataforma, salvo erro!

  8. Avatar de Tiago Leitão
    Tiago Leitão

    É mesmo seguro usar este tipo de programas?
    Eu estou tentado em testar, mas há sempre aquele medo de suceder algo ..

    1. Avatar de Schogetten
      Schogetten

      Sim é, desde que não seja na cloud. Se és alguém como eu que tem para aí 278 websites com logins dá muito geito, se és daqueles em que só tens 7 sites (facebook, etc..) deixa lá.

  9. Avatar de PedroT
    PedroT

    Respondendo só à questão: Enpass (https://enpass.io/)

    1. Avatar de Antunes
      Antunes

      Não conhecia… Parece bem fixe.

    2. Avatar de Carlos
      Carlos

      Não consigo instalar, ainda por cima o ficheiro é executável, dá erro.

  10. Avatar de censo
    censo

    Informação sensível não se guarda no pc ou em qualquer lugar virtual.

    1. Avatar de Joia
      Joia

      Finalmente alguém inteligente…Mas vá, continuem a confiar as vossas informações sensíveis em nuvens ou no pc que está constantemente ligado à net, e a pensar que estas aplicações são super seguras etc etc. Até ao dia em que aparece um afinal e depois já é tarde.

    2. Avatar de Xico
      Xico

      Aponta num papelinho que é mais seguro.
      Se for papel vegetal melhor ainda, passa mais despercebido.

    3. Avatar de Mário Silva
      Mário Silva

      That’s Right, no entanto o Keepass é mesmo seguro, é claro que quando se trata de dinheiro não o guardo no keepass, mas Emails.. Contas e jogos meto tudo ai.. se perder perdi.. não é o final do mundo.. sim fica complicado quando se perde algo, no entanto isso dificilmente irá acontecer..

      Nós temos que perceber o que se deve guardar nestes tipos de programas e o que não se deve guardar, por exemplo códigos de banco aponto num papel.. nunca no computador..

      Trata-se de bancos isso ai já não compreendo quem o faz.
      No entanto jogos,mail,serviços online menos bancos guardo tudo no Keepass.

      Essa teoria, esta correta mas não totalmente correta como afirmas.
      É como disse, precisas de “definir” o que é mais importante, não guardas nestes tipos de programas, o que é importante mas não importante ao ponto de fazer estragos guardas no keepass..

      Tudo la é Encryptado, por tanto seguro é.. não é 100% seguro.. mas seguro ao ponto de ser difícil conseguir ter acesso é.

  11. Avatar de Nuno
    Nuno

    já uso keepass à um ano e é um espectáculo. a ver se testo esta nova versão.

  12. Avatar de João
    João

    Uso o lastpass já a muito tempo mesmo. Apesar de tudo o interface e muito bom e preenche os campos dos sites automaticamente o que facilita bastante o login

  13. Avatar de Miguel
    Miguel

    O KeePass é bom, mas pessoalmente quero um serviço que sincronize com o smartphone. De momento uso o LastPass …

    1. Avatar de João
      João

      Eu tenho a base de dados no dropbox, depois acedo com windows, linux, ios e android.

  14. Avatar de KURT
    KURT

    É possível importar na aplicação um ficheiro XML com as passwords??

    1. Avatar de Schogetten
      Schogetten

      Sim é.

      1. Avatar de KURT
        KURT

        Thanks, já agora sabes-me dizer se faz preenchimento automático de formulários de login no browser?

  15. Avatar de Ru1Sous4
    Ru1Sous4

    Realmente é preciso uma versão mobile

  16. Avatar de Rui Silva
    Rui Silva

    Uso o LastPass, um descanso.

  17. Avatar de Tiago
    Tiago

    Eu uso um feito por mim

    1. Avatar de NT
      NT

      Se for um ficheiro txt ou uma folha de excel… lol
      Parem de reinventar a roda… porque se vão esquecer de algo. Já tens standards implantados e revistos como seguros. Se tens conhecimento em encriptação/programação faz é auditoria aos projetos (tipo o keepass/X) para ver se encontras algum furo.

  18. Avatar de João Coelho
    João Coelho

    Kepass

  19. Avatar de LordFeijoada
    LordFeijoada

    Meus meninos, se quiserem segurança usem as aplicações da Steganos. Nomeadamente o Steganos Password Manager e o Safe. Não há melhor no mercado e falo por experiência própria!

    1. Avatar de Hugo Marques
      Hugo Marques

      Melhor que o LastPass?

  20. Avatar de N'uno
    N’uno

    Keepass é bom. Também gosto do PasswordSafe, particularmente porque permite um segundo factor de autenticação baseado em chaves criptográficas externas. Mas o mais interessante de todos, para quem tem muitos logins web, é definitivamente o LastPass. Também tem vários mecanismos que aumentam significativamente a segurança. Entre os mais interessantes temos coisas como o Google Authenticator ou, para os mais desconfiados, Yubikeys. É na interacção com estas últimas que o Keepass fica aquém, infelizmente.

  21. Avatar de Bruno
    Bruno

    e dashlane ninguém usa? Eu uso desde os primórdios e estou relativamente satisfeito com o serviço.

  22. Avatar de Marques
    Marques

    um bom gratuito para android ?