DCIAP: Ferramenta informática vai controlar depósitos suspeitos

33 Comentários

As tecnologias são hoje um elemento fundamental no campo da investigação criminal. Nesse sentido, o departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) vai criar uma ferramenta informática que permite uma comunicação automática e em tempo real de depósitos bancários que levantem suspeitas de lavagem de dinheiro.

euros_00


A notícia foi avançada pelo Diário de Notícias e revela que já em 2016 o DCIAP irá ter uma ferramenta informática que ligará o Ministério Público (MP), bancos e seguradoras.

O que se pretende é a transmissão automatizada ao MP das comunicações de branqueamento. Ou seja, uma ferramenta informática que permita a comunicação – por parte das entidades financeiras e não financeiras e o registo automático dos dados no sistema informático do DCIAP

líder do DCIAP, Amadeu Guerra

O DCIAP não possui qualquer ferramenta do tipo, sendo que  actualmente apenas é uma obrigação por parte de entidades financeiras (como bancos, seguradoras ou fundos de capital de risco) ou não financeiras (como casinos, notários ou revisores oficiais de contas) de avisar a PGR ou a Polícia Judiciária de algum tipo de operação que se revele suspeita.

800

Medidas tomadas em março do ano passado para reforçar a prevenção da lavagem de dinheiro e de financiamento do terrorismo.

Actualmente, os depósitos sinalizados são apenas os superiores a cinco mil euros, mas em 2017, depois de transposta uma diretiva europeia, esse valor vai descer para mil euros.

Partilhar:
Tags:

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de cc
    cc

    O sistema informático em portugal parece que ainda não chegou ao século 21.

    1. Avatar de CC2
      CC2

      Sabes lá o que dizes.

    2. Avatar de M.Manuelito
      M.Manuelito

      Não digas isso, pois não corresponde à verdade.
      Se disseres que nas áreas da justiça e tributária estamos a regredir gravemente no respeito para com os cidadãos, aí já te posso dar razão. Estes mecanismos a que alude o artigo, são uma forma encapotada do estado ter acesso ao mais ínfimo pormenor, à vida dos cidadãos. Que eu saiba, o dinheiro não se “lava” em doses de 1000€, mas sim de centenas de milhar ou milhões! Mas esses continuarão a usar meios mais refinados para converterem dinheiro B em dinheiro A!!

    3. Avatar de Rui
      Rui

      Não sabes o que dizes!
      Então se soubesses as habilidades que faz o Ministério das Finanças para cobrar impostos…… e se te disser que as Finanças têem 1 “programinha” que avisa em tempo real quando é que entra dinheiro em contas penhoradas ou em contas normais mas de contribuintes com dívidas! Isto aplica-se a todos os bancos e a todas as contas bancárias abertas em Portugal!!!!
      E se lhe juntares o E-fatura, temos umas Finanças muito à frente de qualquer outro país (para o bem e para o mal, porque também cometem injustiças).

      1. Avatar de ZE TO KIM
        ZE TO KIM

        Eu nao diria em tempo real né?
        Quanto muito saberão ao final do dia quando os bancos fizerem o “report” dessas tais contas, ou no dia a seguir quando “loadarem” esse tal report na base de dados.

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Não meu caro, posso dizer-te que as finanças sabem “na hora”, apenas com um atraso de segundos.

  2. Avatar de rand
    rand

    Agora só falta saber o que é que eles consideram suspeito

    1. Avatar de Sérgio E.
      Sérgio E.

      Não falta não, está no artigo…

      “Actualmente, os depósitos sinalizados são apenas os superiores a cinco mil euros, mas em 2017, depois de transposta uma diretiva europeia, esse valor vai descer para mil euros.”

      1. Avatar de rand
        rand

        Isso não indica que tipo de movimentos serão suspeitos ou vão ser todos os movimentos acima de mil euros? Há-de muita gente ir parar a uma lista qualquer se for este o caso.

        1. Avatar de Sérgio E.
          Sérgio E.

          Caro rand, que tipo de movimentos serão suspeitos? Está bem explícito: todo e qualquer depósito, como aliás já acontece hoje em dia. Apenas o montante a partir do qual se vai reportar vai descer para mil euros (o que acho ridículo).

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Tens de ler o artigo:

      Actualmente, os depósitos sinalizados são apenas os superiores a cinco mil euros, mas em 2017, depois de transposta uma directiva europeia, esse valor vai descer para mil euros.

      1. Avatar de Mark
        Mark

        1000€ não é um valor elevado.
        Isso pode fazer com que pessoal que esteja no estrangeiro e que envie dinheiro para portugal com alguma frequência comece a ser vigiado.

      2. Avatar de Pedro
        Pedro

        Pedro Pinto se houvesse uma AR digna de seu nome ou deputados HOMENS não precisava de ser em 2017 era já!!!! Olha nos anos 90 era roubar vilanagem…. alguns ainda estão sentados ….

        1. Avatar de eleck
          eleck

          sim porque os que depositam 1000 euros são aqueles que realmente roubam,
          e aqueles que fazem transferencias bancarias de grandes quantias em que o banco ficam com 20% eles nao referem, agora digam lá quem rouba

      3. Avatar de rand
        rand

        Isso é o montante que eles consideram suspeito mas se for a minha entidade empregadora a fazer o depósito também é sinalizado? Então e se eu decidir todos os meses passar mil euros para outra conta em meu nome para pagar despesas, também é suspeito?

        Foi nestes termos que eu fiz o meu comentário.
        O montante ser tão pequeno leva-me a pensar que simplesmente querem por a maior quantidade de pessoas numa lista qualquer para nunca conseguirem utilizar os dados recolhidos de forma adequada.

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Não leste a notícia, o dinheiro que já está no sistema financeiro português só é filtrado à entrada ou saída para o exterior. Obviamente eles querem apanhar muitos xicos-espertos que declaram o salário mínimo mas transsaccionam muitos milhares de euros por mês sem qualquer controlo.

          1. Avatar de rand
            rand

            Aqui no artigo não especifica que é só à entrada e saída do país.

  3. Avatar de pedro
    pedro

    Isto já está pior do que no tempo do outro senhor ….. mas que raio de democracias são estas?

    1. Avatar de Rui Carriço

      Quem não deve não teme…

      1. Avatar de pedro
        pedro

        Então não tenho direito á privacidade ? Ou temos todos que viver num big brother ?

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Se a tua privacidade implica fugires a pagar impostos, ou receberes através de actividades ilicitas, não tenho dúvidas que a privacidade deve ser posta em causa sempre que houver razões para tal.
          Explica-me também como é que pensas apanhar corruptos sem violares a privacidade? (escutas telefónicas e contas bancárias)

          1. Avatar de Rui Carriço

            Totalmente de acordo, as fugas ao fisco são gigantescas.

      2. Avatar de Manel
        Manel

        Quem tem de temer são os grandes, mas eles arranja sempre maneira de fugir.

  4. Avatar de Rui Carriço

    Já vai tarde, mas mais vale tarde que nunca. A impunidade é absoluta.

  5. Avatar de Ze dos tomates
    Ze dos tomates

    Qualquer dia até por levantares dinheiro em demasia num curto espaço de tempo é sinalizado lool
    Quem quiser lavar dinheiro sempre pode fazer umas piscinas ao multibanco… Quem fica prejudicado é quem não tem nada a temer, assim sendo tem de andar com burocacias. Sempre que pretender passar dinheiro entre contas tem que ir a correr para o banco para avisa los…

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Não. Depois do dinheiro estar dentro do sistema financeiro, não tens de justificar nada. Caso contrário as empresas estavam tramadas com centenas ou milhares de transacções que fazem (basta ver o pagamento dos salários por transferência bancária).
      O que está em causa é o aparecimento de dinheiro vivo no sistema. Por exemplo, tentares fazer um depósito bancário num banco e entregas 50.000€ em notas! Vão perguntar-te a origem do dinheiro, seja no banco, numa seguradora (para fazeres uma aplicação financeira), etc.
      Depois do dinheiro ter entrado no “sistema” até podes fazer 1 transferência de 1 milhão de euros para a minha conta que ninguém te vai incomodar 🙂
      Podem é incomodar-me a mim para explicar porque é que foi parar 1 milhão de euros numa conta que movimenta trocos, mas isso é outra história 🙂

  6. Avatar de luis verdasca
    luis verdasca

    mais uma maneira de vigiar as transacções normais das pessoas comuns. acham mesmo que são os depósitos de 5000 ou 1000 euros em bancos que são suspeitos? o dinheiro que vai em malas diplomáticas, que vai metido nas viagens, nos porões, etc, etc, esse sim, pode ter algum fim menos próprio. ou os que vão, em largos milhões, para paraísos fiscais, etc. agora isto é apenas para controlar o cidadão e evitar que possa ter fundos que possam dar alguma liberdade às pessoas, evitando assim que as pessoas se possam mexer e prejudicar quem controla a coisa.

    1. Avatar de João Carvalho
      João Carvalho

      …e vai fazer com que muitas pessoas que vivem de pequenos “biscates” evitem depositar o dinheiro nos bancos e guardem o dinheiro em casa… boas notícias para os amigos do alheio, isto é mais um belo incentivo.
      Tendo em conta que todos temos de pagar impostos… esta medida é desajustada, pois vai servir única e simplesmente apertar ainda mais malha àqueles que já pouco têm.

  7. Avatar de sakura
    sakura

    a minha sede fiscal é nas ilhas ………. irlanda como a apple.

  8. Avatar de Jonas
    Jonas

    Os milhoes do socrates estao na suica… ninguem lava dinheiro em portugal

  9. Avatar de Diogo
    Diogo

    Não se pode pensar assim: “Quem não deve não teme”. Onde anda a liberdade, democracia, privacidade, justiça?
    Quem foge, vai continuar a fugir. isto não vai baixar a corrupção. infelizmente há muitos corruptos e eles sabem muito bem quem são, mas esses ninguém faz nada.
    Depois tens os grandes grupos económicos com sedes fiscais na holanda, luxemburgo, irlanda e outros paises para pagarem muito menos impostos, mas isso já é legal.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      O problema é como diz o Henrique Neto, candidato a Presidente da República: “Os corruptos não combatem a corrupção….”. Quem faz as leis não costumam ser das pessoas mais isentas ou imparciais que podíamos ter…..