Fim do suporte ao Internet Explorer deixará milhares vulneráveis

34 Comentários

O Internet Explorer foi durante muitos anos o browser de eleição para muitos utilizadores. Fieis ao que a Microsoft colocava no Windows, este foi o browser que mais quota de mercado acumulou e que ainda hoje é dos mais usados.

Mas o fim do suporte da Microsoft a este browser, vai deixar milhares expostos a problemas no futuro, caso decidam não actualizar a versão que têm instalada.

ie_1

É já no próximo dia 12 de Janeiro que a Microsoft vai terminar o suporte para as versões mais antigas do Internet Explorer.

A partir desse dia qualquer versão anterior ao IE 11 deixará de receber actualizações de segurança e o suporte técnico deixará também de ser prestado pela Microsoft.

Esta era uma data já conhecida há algum tempo, mas a Microsoft criou agora um site onde relembra aos utilizadores destas versões a necessidade de actualização e dá indicações precisas do que poderá acontecer caso não seja feita a instalação do IE 11.

As consequências dessa não actualização são óbvias e vão deixar expostos e vulneráveis os utilizadores e os seus dados, que ficam assim à mercê de qualquer atacante que descubra uma vulnerabilidade.

Apenas o IE 11, disponível no Windows 7, 8 e 10, vai continuar a ser suportado e a ter as necessárias actualizações de segurança que se tornam necessárias com alguma frequência.

ie_2

Para além da actualização para o IE 11, existe a possibilidade de ser realizado o upgrade do Windows para a nova versão 10, que dá acesso ao mais recente browser da Microsoft, o Edge.

Esta obrigação de actualização vai trazer problemas para muitos utilizadores nas empresas, que usam ainda aplicações com especificidades e requisitos específicos, mas a Microsoft tem já no IE 11 funções que emulam as versões anteriores do IE.

É então no dia 12 de Janeiro que as versões mais antigas do Internet Explorer deixam de ser suportadas e que vão perder as tantas vezes necessárias actualizações de segurança. Até essa data devem actualizar para o IE 11 ou para o Windows 10 com o Edge.

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Viktor
    Viktor

    Da para obter windows 10 a borla com aplicaçoes recentes e atualizadas. Quem nao aderiu o problema e dele. tamos em 2016 nao em 2000.

    1. Avatar de Danny
      Danny

      Muita gente tem computadores que não suportam o Windows 10, só eu tenho dois cá em casa, um com XP e outro com o W7 não os vou deitar fora se ainda funcionam e servem perfeitamente no que são necessários.

      1. Avatar de MarioM
        MarioM

        Usas o Firefox,ou Opera, ou chrone

      2. Avatar de Ricardo Santos
        Ricardo Santos

        Danny nesses PC’s antigos podes sempre meter uma distribuição Linux (Ubuntu, elementary OS, etc…).

        1. Avatar de Nuno Amaral
          Nuno Amaral

          Eu tb tenho um PC antigo e meti-lhe o Ubuntu Mate. Mas fica mais lento que o Windows XP. O XP continua a ser o melhor SO para Pcs mais antigos não hà volta a dar.

          1. Avatar de carlos fernandes
            carlos fernandes

            Gosto…… mas não é o melhor só para PC antigos

          2. Avatar de Luis Aguiar
            Luis Aguiar

            Há varias versões do ubuntu, para maquinas mais antigas, aconselho xubuntu, e pré históricas o Lubuntu. Uso ambas diariamente, sem problemas.
            https://wiki.ubuntu.com/UbuntuFlavors

          3. Avatar de Zaark
            Zaark

            Para PCs antigos é melhor o Lubuntu, é a versão mais leve. E há outras distros ainda mais leves e desenhadas especialmente para máquinas antigas.

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      E quem tem Windows Vista? Só há até o IE9, e não há upgrade para Windows 10. Há máquinas vendidas com Vista até meados de 2008.

      1. Avatar de Joao
        Joao

        Usa o Opera, Firefox, Google Chrome, entre outros… ainda tem muito por onde escolher.

    3. Avatar de Belmiro de Azevedo
      Belmiro de Azevedo

      Vê-se mesmo que não conheces a realidade das pme’s em Portugal! Além disso, existem muitas indústrias onde a maquinaria e software associado só corre em sistemas mais antigos como o XP! Como diz o ditado: Em equipa que ganha, não se mexe!

  2. Avatar de eu mesmo
    eu mesmo

    Tenho o windows 10, e supostamente se escrevesse “Internet Explorer”, aparecia a aplicação, mas no meu caso não aparece nada, alguma solução?

    É que aplicações da NOS/Meo só dão no internet explorer e como não consigo ter, não tenho as funcões online dessa aplicação, se alguém poder ajudar, agradecia. obrigado

    1. Avatar de PAULO SILVA
      PAULO SILVA

      Boas
      A iris online funciona com Microsoft Silverlight, que pode ser descarregada separadamente e instalada e funciona com o firefox pelo menos. assim não fica obrigado a usar o I.E. mas penso que trabalha com todos os browsers (mac incluido).
      Instale e vai ver que funciona – pelo menos com o Firefox que uso.

      1. Avatar de eu mesmo
        eu mesmo

        No meu caso não dá tenho Firefox com Microsoft Silverlight (Windows)

    2. Avatar de Tiago Sampaio
      Tiago Sampaio

      Tu com o MS Edge consegues simular o internet eplorer.
      Basta estares no site que queres clicas F12 ou inspecionas elemento e vais à tab “Emulação” e onde diz “Cadeia de user agent”, o Microsoft Edge está selecionado, carregas e aí tens todas as versões do Internet Explorer.
      É só carregares na que queres (basta ie 11) e ele simula o website que queres em Internet Explorer.
      Espero ter ajudado, e ter sido claro. 🙂

      1. Avatar de eu mesmo
        eu mesmo

        Desconhecia essa funcionalidade, tentei, mas não funciona, diz para instalar “Microsoft Silverlight,” que já se encontra instalado. E não consigo ver a iris online.

    3. Avatar de Tomaz
      Tomaz

      E se alargasses o espectro da tua busca?

    4. Avatar de eu mesmo
      eu mesmo

      No meu caso é a iris online, mas sei que a meo tem um idêntico que funciona da mesma forma. No site da iris online aparece que tenho que utilizar um browser (Microsoft internet explorer 10 ou superior (Windows). Tenho o Windows 10 com Microsoft Silverlight, Chrome (acho que já não suporta), Firefox e Edge. E não consigo encontrar solução para ver.

      1. Avatar de Sofia
        Sofia

        Se tem o windows 10, instale a aplicação iris online da windows 10 store, que consegue voltar a ver a iris online.

        1. Avatar de eu mesmo
          eu mesmo

          Muito obrigado 🙂 Sem duvida a melhor opcção, mas desconhecia que havia a aplicação na store. Obrigado e resolvido.

          1. Avatar de Zaark
            Zaark

            E a Meo tem o Meo Go para Windows 10, também. Portanto, no problema 😉

          2. Avatar de Sofia
            Sofia

            De nada 🙂

          3. Avatar de Imparcial
            Imparcial

            No Windows 10, para instalar o IE11 vais ao Painel de controlo > Adicionar programas e funcionalidades > Seleccionar Internet Explorer 11 > OK.

            Já está.

          4. Avatar de Imparcial
            Imparcial

            *No Windows 10, para instalar o IE11 vais ao Painel de controlo > Programas e funcionalidades > Activar ou desactivar funcionalidades > Seleccionar Internet Explorer 11 > OK.

            Já está.

      2. Avatar de carlos fernandes
        carlos fernandes

        Opera

  3. Avatar de Miguel Pestana Nóbrega
    Miguel Pestana Nóbrega

    E o Surface RT? vão arranjar alguma solução? o problema é que não há alternativas…

    1. Avatar de tekMan
      tekMan

      O IE11 funciona no Surface RT, e continua a ter suporte da MS por mais uns anos.

  4. Avatar de Aj
    Aj

    Para quem não conseguir instalar a atualização do windows KB3122947, faça o seguinte:

    Abra a linha de comandos (executar como administrador) e insira o seguinte comando:

    dism /online /add-package /packagepath:C:\Windows\SoftwareDistribution\Download\c4a1b8896ce9fbfea96c1ee6890d52a5\windows10.0-kb3122947-x64.cab

    1. Avatar de Aj
      Aj

      espero que possa ser útil a alguém.

  5. Avatar de RL
    RL

    Então e o java para o site do efatura por exemplo? O edge não suporta, o chrome também não, o firefox vai deixar de suportar o java e agora o IE a ficar sem suporte…

  6. Avatar de guerra soares
    guerra soares

    Não percebi bem qual é a dúvida. Windows 10 à borla? SIM! Mas nos PC’s antigos que não tiverem capacidade a opção é mesmo o UBUNTU.
    Há PC’s e Tablets com Windows 8.1 que não aceitam a actualização para o W10 mas a culpa é dos fabricantes (sempre à espera que se compre um novo!) mas esses aceitam o IE 11.
    Os serviços electrónicos portugueses não aceitam Chrome e não vejo ninguém a queixar-se…mas o IE 11 funciona perfeitamente.
    Em relação ao EDGE, não é aconselhável para já que seja usado em serviços que obriguem a validação (assinaturas, por exemplo) por ainda estar em fase de implementação e ser instável na compatibilidade.
    O JAVA está a caminho do funeral…e em Portugal vão ter de encontrar soluções porque o EDGE já não prevê utilização do JAVA. A própria ORACLE está a ser bombardeada por todos os lados e mais tarde ou mais cedo…ou muda de estratégia ou fecha as portas por ser um fonte de problemas.
    Uma achega: o OPERA passou a basear-se no Chrome depois do seu fundador ter criado o VIVALDI.
    Ou então usem o MAXTHON.

    1. Avatar de tekMan
      tekMan

      O fim do suporte ao IE10 só é um problema para quem usa as versões Vista, XP ou anteriores do Windows, mas mesmo assim é relativo porque podem usar alternativas ao IE para quase tudo.
      Quem tiver Windows 7, 8, 8.1, RT e 10, pode instalar o IE11, que terá suporte por mais uns anos.

  7. Avatar de sakura
    sakura

    Então e o java para o site do efatura por exemplo?

    nada melhor que entergar o saft em /dev/fd0 3.5.
    windows 10 novo e ter que instalar o
    “maldito” java (root)….. para o ie11…… faill….security== off.

    pq o estado não nuda para uma app universal? e que tenho wphone.

  8. Avatar de Adamastor
    Adamastor

    e porque é que não se pode desinstalar o IE?