Apple Pay: será mais um fracasso da Apple?

63 Comentários

Foi há sensivelmente um ano que a Apple colocou em funcionamento um novo serviço: o Apple Pay. Esta era a aposta da marca liderada por Tim Cook para um serviço de pagamentos simples e seguro.

A utilização do serviço foi recebida com entusiasmo pelos fãs da marca mas, um ano depois, o serviço está a revelar-se um verdadeiro fracasso, com uma utilização inferior à registada nos meses seguintes ao seu lançamento.

apple_pay_2


Todas as empresas colocam no mercado produtos ou serviços que surgem como inovadores mas que o mercado simplesmente não adere, acabando por se revelar um verdadeiro fracasso. Nem mesmo a mais inovadora das empresas de tecnologia foge a isso.

Depois do lançamento do Apple Pay, em Outubro de 2014, as expectativas para uma nova forma de pagamento revelavam-se altas, principalmente no caso da Apple, que conta com alguns dos clientes mais fiéis do mundo da tecnologia.

apple pay

Este facto, não foi suficiente para que, em Abril deste ano, não tivesse surgido a notícia de que o sistema de pagamentos da Apple estava a ser uma decepção para os utilizadores americanos.
 

O fracasso em dia de Black Friday

black_friday_2

O Apple Pay foi lançado no final de Outubro de 2014 e logo no final de Novembro, na Black Friday, registou-se uma utilização do serviço de pagamentos da Apple de 4,6%. Este não é um resultado oficial, mas surge num relatório da InfoScout, uma empresa especialista em análise de compras.

Do mesmo relatório surgem os dados relativos à passada Sexta-feira Negra, que revela que os pagamentos feitos através do Apple Pay foram inferiores, em quase metade, aos registados no ano anterior: apenas 2,7% dos pagamentos durante a Black Friday foram feitos através do Apple Pay.

apple pay utilizadores

 

O relatório será conclusivo quanto ao sucesso do Apple Pay?

A resposta não é exacta. Este relatório poderá apenas ser revelador de uma tendência.

Na verdade, ele foi elaborado com base numa análise a 300 mil clientes Apple compradores em dia de Black Friday. A amostra é grande mas obviamente tem uma margem de erro associada. Mas, ainda assim, é possível olhar para a tendência e perceber que este sistema de pagamentos ainda não conquistou a confiança dos consumidores.

Fonte: InfoScout
 

Será este um fracasso para a Apple, ou apenas chegou ao mercado cedo de mais?

Comentários

63

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    Acho que o fracasso não se deve à Apple.
    Este e outros sistemas de pagamento digital levam muito tempo a chegar a todo o lado.

    Os bancos levam tempo a aderir, depois os comerciantes levam mais tempo ainda..

  2. Avatar de Monica
    Monica

    Não é será.
    É um fracasso. Ao fim de um ano, com mais postos de utilização para o apple pay, como o uso pode ter diminuído? Só ha uma resposta para isso, fracasso.
    Se a apple tivesse criado um dispositivo para pagamentos, a conversa era outro, porque os fans iam comprar de qualquer maneira. Ou seja, nisso eles iam ter lucro. Assim não.

  3. Avatar de Flávio
    Flávio

    O sistema é bom, eu uso regularmente. No entanto não passa de um sistema semelhante aos cartōes payless, não trazendo “novidade” ao mercado.

    1. Avatar de Renato
      Renato

      Sim, é tu ficas com o historial dos sistemas desses cartões, autenticação por Touch ID, etc… Não é?

      1. Avatar de Ha cada um...
        Ha cada um…

        Por acaso ficas… no Cartao payless fica o registo dos pagamentos acessivel atraves de um equipamento com leitor NFC

  4. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    É tudo uma cabala, alguma coisa da Apple é insucesso?

    1. Avatar de joaquim
      joaquim

      +1 sem duvidas, a Aple criar fracassos nuuunnnncaaaaaa!!! perfeicao,…. concordo contigo e + uma cabala!!!

      1. Avatar de Maestro
        Maestro

        2 cavalinhos com palas nos olhos….apple inventou um ipiroca!! vou já experimentar! eu nem gostava gostava de levar na bolha mas sendo apple é óptimo!!

        1. Avatar de Andr8
          Andr8

          O da Microsoft e o da Google são melhores, não é?

          Coitados!

          1. Avatar de Pll
            Pll

            o samsung pay é sem qualquer sombra de duvida melhor.

          2. Avatar de Renato
            Renato

            Sim, sem dúvida que é melhor, isso só funciona nos UsA, e saiu numa altura que esses cartões saíram de circulação!

            Onde é que estão os dados?

        2. Avatar de alisson
          alisson

          kkkkkk

          eles devem gostar de ipiroca! kkkkk

  5. Avatar de Marcelo C
    Marcelo C

    O samsung pay ninguem fala, o galaxy gear..isso sao flops..o Apple pay é um sucesso nos estados unidos. Vivo em New york e quase todo o lado as pessoas usam o iphone para pagar. Ai em Portugal duvido pois é um pais bem atrasado nestas andancas.

    1. Avatar de Pedro Pedrosa
      Pedro Pedrosa

      Sabes que este estudo foi feito sobre consumidores americanos certo?

      1. Avatar de Renato
        Renato

        Compara os pagamentos com outros sistemas!
        Pois, não se atrevem!

    2. Avatar de marco chapita
      marco chapita

      ninguem fala?estas em que planeta?? tens acesso a internet?? entao vai ao youtube e mete reviews do samsung pay vais ver onde foram todas feitas e se quem usa os varios sistemas nao prefere sem sombra de duvidas o da samsung que é mais abrangente. Estas pessoas sao capazes de dizer que deus nao é deus lolol.

    3. Avatar de António
      António

      Ó menino, os estados avançado em pagamentos? Quando só este ano introduziram cartões de crédito com chip, deixa-me rir! Sabes o que é Multibanco, MBWay, Meo Wallet, Via Verde? Não então cala-te!

      1. Avatar de victor
        victor

        MBway é uma tentativa fracassada de aderir à tendencia de pagamentos sem cartão. So abrange grandes superficies. Quando começar a haver maquinas refrigerantes e afins que aceitem MBWay ai sim, poderá fazer sentido.

  6. Avatar de José Martins
    José Martins

    É evidente que não, vai ser o que vai fazer da Apple a empresa mais inovadora de 2016.

  7. Avatar de Daniel Pinto
    Daniel Pinto

    Uso diariamente e conheço quem use também. Se é um sucesso ou não isso já não sei 🙂

    1. Avatar de Monica
      Monica

      Pagas o café com o apple pay?
      Deve ser ultra fixe moderno.
      Nossa, que swag.

      1. Avatar de Pedro Pedrosa
        Pedro Pedrosa

        Hahaha

    2. Avatar de João MS
      João MS

      Diariamente? Como?

      1. Avatar de Francisco PInto
        Francisco PInto

        Salvo erro ele mora em Inglaterra!

  8. Avatar de Marcelo A
    Marcelo A

    O samsung pay ninguem fala, o galaxy gear..isso sao flops..o Apple pay é um sucesso nos estados unidos. Vivo em New york e quase todo o lado as pessoas usam o iphone para pagar. Ai em Portugal duvido pois é um pais bem atrasado nestas andancas.

    1. Avatar de Vlad
      Vlad

      Não sei se deste conta, mas estes resultados apenas reflectem o povo americano. Ou seja, até na América é um fracasso. Pode ser um sucesso mas apenas na tua mente distorcida pela tua adoração pela Apple.

    2. Avatar de Marco
      Marco

      Atrasado é um pais q so agora é que esta a colocar pin nos cartões e que não tem um rede multibanco universal (se ja tem erro meu).

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        E que é por culpa deles que temos ainda cartões completamente inseguros… mesmo os novos cartões tendo chip continuamos a ter a aberração da banda magnética que é uma falha de segurança brutal, e tudo por causa do atraso que é os EUA nisso (atraso e inércia).

        Mas o Marcelo A esqueceu-se dos serviços suportados na rede ATM, que coitadinho dos americanos que nem sonham o que isso é comparado com a rede multibanco e os serviços que temos num único terminal atm cá. Ou o MBNET, com cartões virtuais para segurança extra, ou via verde. É somos nós que estamos mesmo “atrasados”, não haja dúvida…

      2. Avatar de Renato
        Renato

        Cartões de crédito nos USA = 1958

        Cartões de crédito em Portugal = 1985

        1. Avatar de Daniel
          Daniel

          És capaz de estar a querer chegar a algum lado, mas não pareces estar a chegar a lado nenhum infelizmente. Isso era suposto ser argumento?

          É que ainda por cima falhas nas datas… Em ambos os países a história com os cartões de crédito começaram bem mais cedo… nos EUA em 1920
          (o que aconteceu em 1958 nos EUA foi ter surgido a rede American Express) e em Portugal na década de 50 com o Banco Pinto & Sotto Mayor. E há aqui um twist, na verdade em cartão (mesmo cartão pois antes era papel) surgiu em ambos os países basicamente ao mesmo tempo (EUA 1955 e Portugal).
          A Unicre só foi criada em 74 mas já existiam cartões em Portugal há 20 anos.

          1. Avatar de Daniel
            Daniel

            Esqueci-me de referir no meu comentário um parágrafo final: acho que te referias era à rede ATM Multibanco pois o que surgiu em Setembro de 85 foi a rede interbancária Caixa Automática Multibanco (vulgo Multibanco).

    3. Avatar de Demonoid
      Demonoid

      Deves viver tanto em NY como eu na China….

  9. Avatar de PorquinhoBranco
    PorquinhoBranco

    ó diabo…alguem se rebelou na equipa do pplware!

    1. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      Os artigos da Ines sempre foram assim. Pelo menos é coerente.

      Este tipo de serviços ou segmentos de mercado não se fazem de um dia para o outro. E muitas coisas que na vida aparentam ser um fracasso, revelam-se como plataformas de lançamento de novos produtos. Alguém precisa de desbravar o caminho. Por exemplo, o Windows 7 só foi o sucesso que foi porque houve um SO que foi um insucesso comercial, mas que permitiu desbravar todo um caminho por trás, que a maioria não vê.

      Relativamente ao Apple Pay, ele ainda só foi posto em poucos países, não foi por acaso. É preciso testar modelos, sejam de negócio l, sejam tecnológicos. Derrubar barreiras, alterar formas de consumo.

      Não sejam minimalistas. X

      Isto é válido para qualquer empresa visionária, não para meras empresas de produção de bens de consumo.

      1. Avatar de R o B
        R o B

        Querer ser visionária é bem diferente de o ser.

    2. Avatar de Pedro Pedrosa
      Pedro Pedrosa

      É melhor apagar o post antes que seja afastada 😀

  10. Avatar de miguel
    miguel

    Black Fridey???
    quem tem produtos da apple não vão a isso, isso é coisa de utilizador de android

    1. Avatar de Joao Magalhães
      Joao Magalhães

      Loooool, pelo contrário, quem tem apple depois não tem dinheiro para outras coisas.

  11. Avatar de Nardo
    Nardo

    “mais um fracasso”… quais foram os outros?!
    E este não é um fracasso… isto estava previsto pela Apple, digamos que é uma feature do serviço, em breve vai ter um aumento exponencial…

  12. Avatar de Andr8
    Andr8

    Então qual é o que tem sucesso????

    Gostava que o Pplware disse aquele que é o mais usado no mundo!

    Deve ser o Android Pay, não é?

    1. Avatar de Vlad
      Vlad

      Lá por ter sido usado ligeiramente mais que o Android Pay (2.0% vs 2.7%) não faz deste um sucesso.

      1. Avatar de Francisco PInto
        Francisco PInto

        Não faz. Só acentua o fracasso do android pay !Lol

        1. Avatar de Vlad
          Vlad

          São ambos um fracasso. Só um ignóbil como tu é que pensa que apenas por a Apple ter obtido um resultado ligeiramente superior que o Android faz disto um resultado positivo.

        2. Avatar de victor
          victor

          Ele foi lançado ha menos tempo e de forma discreta. So uma pessoa mt desesperada q iria comparar algo q n da.

  13. Avatar de Francisco C.
    Francisco C.

    Ah ah ah

  14. Avatar de Joaquim Pereira
    Joaquim Pereira

    Por aqui usa-se o MB WAY . É o mais prático.

    1. Avatar de marco chapita
      marco chapita

      como é que é pratico explica me la? eu vou ao continente as maquinas de self checkout encosto o telemovel com mbpay o que é que acontece la?hummm deixa ver nada.vou comprar uma camisola a uma loja qualquer chego la com mbway e faco o que?encosto o telemovel e o pagamento é efectuado de imediato ou necessito de dar o meu numero de telemovel para receber um pedido de pagamento?isso nao é rapido é lento por sinal,mais rapido e ires com o telemovel e encostares ao terminal de pagamento e pagares ponto final.

  15. Avatar de João Reis
    João Reis

    Só queria os fracassos da Apple, estava PT bem na vida. Só se falarmos da Apple antes de 2003 porque a partir daí fracassos não podemos chamar que tenham tido.

    1. Avatar de Nardo
      Nardo

      Não podemos ser fornos fãs da marca, de palas nos olhos, caso contrário podemos e devemos. Caso dúvidas hajam, não hesites em consultar o dicionário da língua portuguesa.

      1. Avatar de Nardo
    2. Avatar de Daniel
      Daniel

      Apple TV (de recordar que fará em Janeiro 9 anos que foi lançado);
      iPod Shuffle 3rd Gen;
      Mighty Mouse (não propriamente flop de vendas, mas o rato era mau… o scroll enchia-se de lixo e deixava de funcionar);
      iTunes Ping;
      MobileMe;
      iWork.com.

      Tudo produtos após 2003. Ainda podia incluir o iPod U2 Edition, o album dos U2 “dado à força”, etc.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Apple é grande, quem n gosta e porque nao pode usar

        1. Avatar de Nardo
          Nardo

          Vira o disco, toca o mesmo, não sai mais nada daí? Bem espremidinho?…

          1. Avatar de aaa
            aaa

            Nao consegue tirar mais nada.. Já tá sem saldo no apple pay…. XD

        2. Avatar de Joao Magalhães
          Joao Magalhães

          Ehehehehe, sem duvida, é uma coisa do outro mundo que só os limitados têm acesso, aposto que tu és um dos limitados com um contrato de 24 meses a pagar 40€ por mês só para o teres

  16. Avatar de Fragatas
    Fragatas

    O problema nem e Apple ou outra marca. O factor mercado financeiro (ver Bancos) tem uma certa responsabilidade nisso. Ora… como se sabe o mundo da banca a retalho nao anda nos melhores dias. Ja existem apps para smartphones e tablets e ajudar a festa com qualquer Apple, Samsung, LG, e outros Plays requer investimento nao apenas dos fabricantes mas dos bancos. Se a da Apple pegar os outros vao fazer o mesmo. O problema isto nao esta a pegar. Existe receio dos utlizadores e poucas garantias de quem fornece estes servicos.

  17. Avatar de Sandro
    Sandro

    Nao percebo esta noticia. Resido em Inglaterra, qualquer terminal que tenha contactless tem por defeito acesso a Apple Pay, portanto nao entendo a referencia a novos terminais para pagamentos da Apple. Existe outra situação/limite, onde resido só posso fazer pagamentos Apple Pay até £30 por questões de segurança. Do meu ponto de vista este pagamento é excelente, para pequenas compras do dia a dia, nao preciso de colocar pin (uso impressão digital) e quando esqueço a carteira

    1. Avatar de Joao Magalhães
      Joao Magalhães

      E quando esqueces o telemóvel? Enfim, coisas que não servem para nada, como se fosse muito trabalhoso pagar com um cartão ou ir ao multibanco levantar dinheiro, aqui na Polónia só preciso encostar o cartão no terminal se quiser, mas continuo a preferir colocar pin ou pagar com dinheiro.

  18. Avatar de Domingo Gomes
    Domingo Gomes

    Boas,

    A última vez que estive em São Francisco em todos os estabelecimentos tinhas a possibilidade de pagar com Apple Pay. E digo TODOS! Mas claro, uma coisa é ter acesso, e outro é utilizar. Eu utilizei e vi muitas pessoas que também o utilizaram.

    Cumps