Apple tornou a sua linguagem de programação Swift open source

20 Comentários

Quando a Apple apresentou o Swift, em 2014, pretendia trazer para os programadores uma linguagem de programação mais simples de usar e capaz de responder às necessidades destes.

Dois anos depois de a ter disponível para todos poderem usar, a Apple resolveu torná-la aberta a todos e o seu código é agora open source.

swift_1

Não é a primeira vez que a Apple revela as suas intenções de tornar o Swift uma linguagem de programação aberta à comunidade. Já na WWDC deste ano, durante a apresentação da segunda versão desta linguagem a Apple tinha revelado esse seu desejo.

Mas agora, seis meses depois de o ter anunciado, tomou finalmente as necessárias medidas e o Swift é open source. Na prática isto significa que o código por trás do Swift é aberto a todos os programadores que queiram contribuir para o melhorar e criar novas funcionalidades. Há ainda a possibilidade do Swift ser alargado a outras plataformas, tornando-o ainda mais universal.

O que é o Swift?

Lançado em 2014, pretendia ser uma linguagem mais acessível a novos developers de aplicações para iOS e OS X e que pretendia colmatar algumas limitações do C e do Objective C, nomeadamente as restrições de compatibilidade encontradas no C. Adoptou padrões seguros de programação e adicionou características modernas para tornar a programação mais fácil, mais flexível e mais divertida.

Sendo uma linguagem de programação mais eficiente, mais rápida que a antecessora e completamente interactiva, permite que o desenvolvimento seja avaliado constantemente. A sua adopção foi de tal forma grande que é actualmente uma das linguagens de programação que mais crescimento tem tido.

swift_2

Swift 2.2 disponível para Ubuntu 14.04 LTS e Ubuntu 15.10

Mas a Apple não se limitou a tornar o Swift uma linguagem aberta. Para além desse anúncio, comunicou também que este passa a estar disponível para o Ubuntu.

Ainda está numa fase muito inicial, com alguns problemas bem identificados, mas promete trazer para o Linux as ferramentas necessárias para que sejam produzidas as aplicações que depois vão correr dentro do ecossistema Apple.

Esta decisão da Apple não é única e já antes a empresa tinha tornado abertos outros dos seus projectos. No seu site dedicado ao Open Source pode ser consultada toda a informação. Se quiserem saber mais sobre o Swift, a Apple tem também um site dedicado.

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de JBM
    JBM

    Interessante também é a colaboração da IBM que lançou um site que permite experimentar programar com Swift directamente no browser.

    1. Avatar de Marco
      Marco

      cheira-me que esta colaboração com a IBM ainda vai dar muitos frutos para a Apple.

      1. Avatar de Nardo
        Nardo

        A Apple não dá ponto sem nó…

        1. Avatar de Marco
  2. Avatar de Marco
    Marco

    acho que está na hora de começar a brincar com o swift…. (se a minha mulher ouve isto ainda pensa que vou fazer limpezas)

  3. Avatar de Pedro Oli
    Pedro Oli

    Mais uma revolucao da apple, estou desejoso de experimentar o swift, para limpar o pó e programar finalmente uma lingua interessante e decente ao contrario do java

    1. Avatar de Reasonable
      Reasonable

      “revolução da apple”? Rapaz, a apple foi a última das 3 grandes empresas a fazer isto.

      1. Avatar de JBM
        JBM

        Não é bem assim. Em primeiro lugar a Apple já tinha sob sua alçada uma linguagem de desenvolvimento de aplicações. Segundo, das 3 grandes empresas só a Microsoft é que tinha desenvolvido nos últimos anos uma linguagem com o mesmo objectivo. A Google criou algumas linguagens mas a pensar noutros fins.

      2. Avatar de JBM
        JBM

        Não é bem assim. A Apple já tinha sob sua alçada uma linguagem para desenvolvimento de aplicações, e das 3 grandes só a Microsoft é que tinha desenvolvido nos últimos anos uma nova linguagem com objectivo idêntico. A Google criou outras linguagens, mas para outros fins.

      3. Avatar de Marco
        Marco

        humm, ora deixa ca ver:
        -NextStep (NEXT comprada pela Apple, e fundada pelo Jobs)
        – objective-C (upgrade do NextStep)
        diz-te alguma coisa?

  4. Avatar de Dev
    Dev

    Linguagem fraquinha, a anos de ser usável profissionalmente. É giro brincar com ela e tal, no entanto ainda tem falhas que fazem o programador pouco produtivo e quebram a linha de pensamento.

    1. Avatar de Marco
      Marco

      tem falhas, tais como? Era fixe já que conheces as falhas explicares ao pessoal, para estarmos cientes dessas falhas.

    2. Avatar de JBM
      JBM

      deve ser por isso que é uma das linguagens que mais cresce em utilização, porque não é utilizável profissionalmente.

  5. Avatar de rui
    rui

    Deve ter sido a única coisa de jeito que a apple fez em anos e anos. Isto é bom porque mais desenvolvedores podem pegar nela e aperfeiçoar conhecimentos, fazer novas aplicações, descobrir falhas, …

    1. Avatar de JBM
      JBM

      LLVM/Clang; Webkit; OpenCL; Metal
      só alguns exemplos de outras tecnologias

  6. Avatar de Andr8
    Andr8

    Já é a linguagem open source número 1 no GitHub!

    Da noite para o dia!

    1. Avatar de Vlad
      Vlad

      Onde é que viste tal informação?

  7. Avatar de hugo
    hugo

    Mas e a parte grafica com os botoes e o codigo assicado a esses botoes como se faz nesse site da ibm?
    http://swiftlang.ng.bluemix.net/?cm_mmc=developerWorks-_-dWdevcenter-_-swift-_-lp

    1. Avatar de JBM
      JBM

      não me parece que haja parte gráfica, é Swift para Linux e como tal não tem as bibliotecas para a framework Cocoa dos sistemas da Apple.