Alerta: GNR vai andar “à caça” de condutores ao telemóvel

59 Comentários

…já na próxima semana

Sabe-se hoje que usar o telemóvel, enquanto se conduz, multiplica o risco de acidente por vinte e três. A percentagem de portugueses que admitem enviar e ler SMS enquanto conduzem é de 31%, algo que será objecto de sensibilização pela GNR já durante a próxima semana em todo o território nacional.

A GNR vai também intensificar a fiscalização rodoviária com o objectivo de detectar e punir condutores que cometam infracções relacionadas com o uso de telemóveis enquanto conduzem.

gnr_00


Sob o lema “A sua prioridade é viver, não é atender!”esta campanha terá duas fases distintas:

  • 1ª Fase (30 de Novembro e 02 de Dezembro) em que serão realizadas diversas acções de sensibilização, através das Secções de Programas Especiais dos Comandos Territoriais, com especial incidência para o meio escolar;
  • 2ª Fase (03 e 04 de Dezembro) em que será intensificada a fiscalização rodoviária, através dos vários Comandos Territoriais e da Unidade Nacional de Trânsito, no sentido de detectar este tipo de infracções.

drive

A incorreta utilização e o manuseamento dos telemóveis ou dispositivos similares durante a condução, para a realização de chamadas, envio de mensagens ou consulta de redes sociais, limita as capacidades do condutor, provocando:

  • Distração visual (tirar os olhos da estrada);
  • Limitação motora (tirar as mãos do volante);
  • Condicionamento cognitivo (abstrai a mente da condução).

Desde o início do ano e até ao dia de ontem, 27 de Novembro, foram detectadas mais de 26 mil infracções por uso indevido do telemóvel durante a condução, distribuídas geograficamente conforme mostra a figura seguinte.

Telemóvel

Os estudos confirmam que é difícil para os condutores levarem a cabo as tarefas básicas e essenciais a uma condução segura, se estiverem a realizar uma outra tarefa secundária. O tempo de reação de um jovem que esteja a conduzir e a utilizar o telemóvel, é o mesmo que uma pessoa de 70 anos que esteja a conduzir sem estar ao telemóvel. Saber mais.

GNR

Comentários

59

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de YaBa
    YaBa

    Oh pá, se fizerem aqui na minha zona fartam-se de faturar. Já enjoa ter que redobrar a atenção porque a doutora da frente vai com uma chamada importantíssima na rotunda.

  2. Avatar de jafostes! :D
    jafostes! 😀

    Deviam era andar sempre…
    Além colocarem em perigo os outros utentes da via, muitas vezes congestionam o trânsito principalmente em cruzamentos, entroncamentos..

    1. Avatar de jafostes! :D
      jafostes! 😀

      além do mais existem auriculares..

      1. Avatar de ozie
        ozie

        Bluetooth

        existe muitos sistemas multimédia ( auto radio)

        1. Avatar de Blueparty
          Blueparty

          O pior é que para marcar o número também nos distraimos…

          1. Avatar de vimdaprovincia
            vimdaprovincia

            Por isso comprei um Kia Sportage com multimedia por voz…

  3. Avatar de carlos fernandes
    carlos fernandes

    Suportes e auriculares Bluetooth a 5€ era uma boa ajuda

    1. Avatar de vimdaprovincia
      vimdaprovincia

      e iphones a 20 paus…

  4. Avatar de carls
    carls

    O tempo de reação de um jovem que esteja a conduzir e a utilizar o telemóvel, é o mesmo que uma pessoa de 70 anos que esteja a conduzir sem estar ao telemóvel.

    Então se um velhote de 70 pode conduzir, um puto a conduzir com telemóvel não pode porque?

    1. Avatar de Vlad
      Vlad

      Onde é que está o estudo para provares o que dizes?

      1. Avatar de Zaark
        Zaark

        Onde é que está uma leitura do artigo para poderes fazer esse comentário?

    2. Avatar de BG
      BG

      Concordo….. e acrescento…. se o uso do telemóvel segundo os entendidos pode causar distracção, não entendo qual a diferença entre um telemóvel e um auricular…….

      1. Avatar de Zaark
        Zaark

        O telemóvel exige 1) algo para o segurar, como por exemplo uma mão, 2) controlo mecânico da mão e do braço por parte do córtex cerebral, 3) implica limitação de movimentos no geral (manipular volante e caixa de velocidades, rotação da cabeça, etc) e 4) tudo isto leva a uma diminuição brusca do tempo de reacção, o que dá jeito em situações de perigo repentino caso queiras ter uma alta celestial antecipada e talvez levar mais uma ou duas almas contigo. O problema não é, portanto, o acto de falar.

        1. Avatar de BG
          BG

          Isso é letra de musica…… se o carro tiver caixa automática a mão deixa de ser problema???e a capacidade de cada condutor????
          Se fizessem uma prova de perícia/condução defensiva/obstáculos, eu provava-lhe que eu a falar ao telefone, ficava à frente de 50% de homens e 90% das mulheres sem irem a falar ao telefone……. isto sem contar com a 3ª idade essa era 99,9%…….

          1. Avatar de Tffm
            Tffm

            Caro BG, uma coisa é o que achamos que podemos fazer, outra é o que podemos verdadeiramente fazer. Ficou comprovado cientificamente que não se consegue prestar atenção a duas “coisas” distintas ao mesmo tempo. Segundo, como é que iam controlar que o individuo BG tem autorização para conduzir a falar ao telemóvel e os restantes não?A lei tem de ser para todos…
            Concordo que seja controlado, agora não façam disto uma caça à multa.

          2. Avatar de Vlad
            Vlad

            Pois claro, tu és super-humano, um mutante, logo tens poderes que nós meros mortais não temos. Idiotice no seu melhor.

    3. Avatar de Daniel
      Daniel

      Este deve ser um dos com “kit unhas” e dos “aceleras”… os campeões que geralmente se chapam, está tudo bem….

      1. Avatar de BG
        BG

        Não, está enganado, eu sou daqueles que já passei por quase todas as situações, e não sou herói, a estrada merece me o maior respeito….. já os sabicholas, que sabem tudo, que tem cartas à 50 anos e nunca tiveram acidentes, esses eu tenho muito medo deles, e nem sequer no lugar do pendura me atrevo a sentar…….
        Os Kit de unhas aprende-se a ter, porque posso andar a 250 completamente à vontade e seguro, como posso andar a 30 e estar a correr um grande perigo…….essa é diferença dos sabichoes …… julgam que por cumprirem as regras à risca(que é mentira porque ninguém cumpre)são os verdadeiros ases do volante.

        1. Avatar de Andr8
          Andr8

          Deixa adivinhar… 10 mil kilometros de experiência?

          1. Avatar de Vlad
            Vlad

            Se tanto.

        2. Avatar de Rui
          Rui

          De “ases do volante” como tu, está o cemitério cheio!
          Só é pena. é que grande parte das vezes levam inocentes com eles.

    4. Avatar de Jota
      Jota

      então junta os dois e vê o resultado…

  5. Avatar de José
    José

    atender uma chamada com o telefone junto á boca não dá multa

    1. Avatar de Antonio
      Antonio

      Então experimenta e verás se não dá!

      1. Avatar de Antonio
        Antonio

        experimente, que não andamos juntos na escola 😛

  6. Avatar de _Cardoso_
    _Cardoso_

    Da sim. A infração refere-se ao manuseamento de aparelho radiotelefónico (telemóvel), durante o exercício da condução.
    Por isso atender um telemóvel junto à boca e ir com ele em alta voz na mão, dá multa igual.

    1. Avatar de Carlos Duarte
      Carlos Duarte

      Ah sim, e se eu estiver a ver as horas no telemóvel, também levo multa?

  7. Avatar de Hugo
    Hugo

    Além do Telemóvel, deviam de aplicar uma multa de 500€ a quem não usa as luzes de mudança de direção (piscas)..

    1. Avatar de Paulo Azevedo
      Paulo Azevedo

      Sem duvida, o telemovel é apenas a maneira facil da GNR mostrar trabalho.
      Quantos autos por falta de “piscas” são levantados pela GNR? Nao me façam rir….

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      É bem verdade. Pelo conhecimento que tenho, seremos dos paises europeus que menos usam o pisca. Basta ir a Espanha para ser diferente. Para quem anda de mota, um carro que não faça piscas é um perigo na estrada.

  8. Avatar de JMCS
    JMCS

    Se levassem isso a sério há muito que tínhamos saído da crise. Nem teria havido crise. Só tivemos cortes, sobretaxas e aumentos de IVA e restantes impostos porque ninguém levou este assunto a sério.

    1. Avatar de JMCS
      JMCS

      As 2220 multas do ano em Braga podiam perfeitamente ser alcançadas diariamente! Eu bem os vejo.

  9. Avatar de luis santos
    luis santos

    É vê-los ao telefone e a conduzir devagar , na faixa esquerda , param nas rotundas para falar …é engraçado

      1. Avatar de Marco Magalhães
        Marco Magalhães

        É impressionante a quantidade de gente que não sabe a diferença entre faixa de rodagem e via de trânsito, ver este teu comentário já me voltou a dar esperanças. 🙂

  10. Avatar de AguiaReal
    AguiaReal

    e já agora porque só a GNR a ter esta ação!?! A PSP que está instalada nomeadamente nos centros urbanos não lhe apetece fazer? ou deveria fazer?

  11. Avatar de Ribeiro
    Ribeiro

    Eu sou um condutor muito prudente… Antes de utilizar o telemóvel ou de fazer uma manobra mais arriscada verifico sempre se há algum polícia por perto.

  12. Avatar de Paulo Azevedo
    Paulo Azevedo

    Que tal proibir fumar? Provoca ocupação das maos (pegar no cigarro, no isqueiro e colocar no cinzeiro.
    Que tal proibir o auto-radio? A musica pode distrair!
    Que tal proibir o Gps? Provoca desatenção !
    Que tal proibir conversar com o eventual passageiro do lado?
    Que tal proibir namorar no carro?

    Trata-se apenas de faturar, se alguém quiser preocupar-se com os acidentes fiscalizaria o ensino e os exames de condução.
    Tem acidentes quem está mal preparado, quem é irresponsável e quem tem a mania que é esperto. Simples.

    1. Avatar de Bruno Miranda
      Bruno Miranda

      Já existe: artigo 4 do código da estrada…

    2. Avatar de k
      k

      Completamente de acordo.
      Não estou contra não se poder usar o telemóvel ao volante, mas isto é hipocrisia para sacar dinheiro as pessoas. Se vamos por aí há uma quantidade de coisas tão ou mais perigosas, como fumar a conduzir – é algo que vai a arder, se tiveres o azar de te cair numa perna, atrapalhar-te e carregar num pedal demasiado pode dar em acidente. Ou cair num tapete, estofos, etc e até pegar fogo. Ou qualquer outra coisa.
      Estou a favor da segurança mas este tipo de multas de transito são um assalto hipócrita com o efeito secundário de fazer com que as pessoas tenham mais cuidado em não usar o fone quando houver polícia por perto.
      Se fosse só este caso eu até podia dizer que alguém não pensou bem nisto ao criar a lei. Mas depois temos as multas por excesso de velocidade com radar móvel do colocado pelo moina escondido atrás do placar ali atrás antes ao fundo da descida quando o pessoal tem tendência a acelerar mais um bocado e a ser mandado parar 2km à frente. Isto não é controlo de velocidade. Isto é caça à multa, saque de dinheiro. Se fosse realmente acerca de controlo de velocidade, então era implementado um radar bem visível que especificasse a velocidade permitida. Funciona muito melhor para efeitos de controlo de velocidade e como consequência, maior segurança. Prevenir um problema é melhor do que puni-lo depois de acontecer.
      Isto é deliberado.

    3. Avatar de BG
      BG

      o melhor comentário……. concordo com tudo excepto a ultima frase…… ninguém está imune a acidentes, mesmo o melhor condutor do mundo…… mas a verdade é que 90% das pessoas não tem a mínima noção do que andam a fazer na estrada…… e não estou a falar de regras…… estou a falar de leis da física, aceleram onde não devem, travam 50 vezes por segundo ou travam a fundo até parecem que vão parar, reduzem de velocidade nem sabem muito bem pra quÊ???

    4. Avatar de Zaark
      Zaark

      Que o Código da Estrada está claramente incompleto, acho que todos concordamos. Mas há aí pontos que indicaste que são excessivos. Concordo com o fumar e a música demasiado alta, por exemplo. E os fabricantes de automóveis podiam começar a simplificar os habitáculos: o problema não é a existência de autorrádio ou GPS, mas sim o facto de as consolas parecerem cockpits de aviões…

  13. Avatar de GFCP
    GFCP

    E que tal os GNR conhecer a Lei que diz “forma continuada”

    Artigo 84.º
    Proibição de utilização de certos aparelhos
    1 – É proibida ao condutor, durante a marcha
    do veículo, a utilização ou o manuseamento
    de forma continuada de qualquer tipo de
    equipamento ou aparelho suscetível de prejudicar
    a condução, designadamente auscultadores
    sonoros e aparelhos radiotelefónicos.

    1. Avatar de Marco Magalhães
      Marco Magalhães

      E o que se entende de forma continuada? Não será isso muito ambíguo?

      3 segundos de manuseamento é forma continuada? E 5? 20? Ou serão precisos minutos? E no momento que os agentes da autoridade apanham alguém com tal manuseamento, como é que é aferido se a utilização era de forma continuada? Acho que não se vai a lado nenhum por esse ponto de vista.

      1. Avatar de Tiago Frutuoso
        Tiago Frutuoso

        Outra: Manusear define-se como Pegar com as mãos, trabalhar com as mãos. Se eu não tocar no telemóvel mas ele estiver activo, como o Android Auto, não posso ser multado porque não o estou a manusear! 🙂

      2. Avatar de GFCP
        GFCP

        E que tal tb te multarem por ligares e desligares o rádio do carro…..

  14. Avatar de vimdaprovincia
    vimdaprovincia

    A GNR em Portalegre parece so se preocupar com os radares…

  15. Avatar de José Loureiro
    José Loureiro

    Querem faturar? Andem na rua com carros descaraterizados e, quando virem um carro a impedir o transito e desalinhado na condução, é só mandar parar e faturar.

  16. Avatar de Amesterdão
    Amesterdão

    Aumentem as ciclovias e andem de bicicleta e aí podem fazer o que quiserem. De bicicleta em Amesterdão vale tudo. Poucos são os que não vão a escrever sms ou simplesmente ao telefone ou em sentido contrário. Peões deixam de ter prioridade e os automobilistas passam a ser formigas. Aumentem os horizontes malta… Um bem haja!

  17. Avatar de silva
    silva

    A desculpa caça há multa anda sempre na boca dos portugueses como desculpa para infrigir o codigo da estrada, seja multa por telemovel, seja operacao stop, o tuga tem sempre razao, principalmente quando lhe toca.
    So tenho pena que nao seja mais elevadas as multas…se tocar o telemovel encosto, se for na auto-estrada nao atendo, se me multarem porque olhei para o ecran do telemovel azar o meu.
    Vejam o programa GNR na +tvi, ou mesmo videos no youtube das estradas portuguesas para vermos que somos mesmo bons na estrada.

  18. Avatar de zezinho
    zezinho

    Eu como costumo ir a pé para o trabalho, era só a gnr fazer umas piscinas à pé aqui na zona enchia os bolsos..
    Sinceramente as pessoas que conduzem com o telemovel na mão não têm qualquer respeito pelos outras pessoas que andam na estrada… A multa havia de ser pesadota e eles deviam andar sempre a caça disso.. acho que é tao pior como andar em alta velocidade.

  19. Avatar de Joao
    Joao

    Andar atrás de quem rouba carros é que não convém muito… dá-lhes lucro… acab

  20. Avatar de Carlos Martins
    Carlos Martins

    É provável que, na grande maioria dos comentários aqui produzidos, haja aspetos a poderem ser considerados. No entanto, e isso não está na legislação nem, na grande maioria dos casos, na atuação das autoridades: é a existência do simples BOM SENSO.
    Mas que há um exagero na utilização dos equipamentos falantes, disso não restam as mínimas dúvidas, e não é só ao volante…

  21. Avatar de Tiago Frutuoso
    Tiago Frutuoso

    Ok, pergunta hipotética: Eu tenho o meu Android, preso num suporte no vidro do carro a correr o Sygic com o Spotify no background, e o Ulysse Speedometer a fazer de ponte entre os dois (Overlays com bússola e controlo de media.) Eu não lhe toco, tenho Car Kit Bluetooth, tá ali sossegado. Posso ser multado por ter o telemóvel com o ecrã ligado á vista? O Código da Estrada não é muito claro nesse aspecto.

  22. Avatar de armando
    armando

    ESPERO QUE NÃO FAÇAM O QUE ME FIZERAM A MIM MULTADO POR SUSPEITA DE UTILIZAÇÃO DE TLM SEM ME MANDAREM PARAR E QUANDO TENHO BLUETOOTH E MIRROR SCREEN….

  23. Avatar de Pedro
    Pedro

    Não me parece assim tão descabido o comportamento da GNR…

    É que, infelizmente, na grande maioria, os condutores apenas cumprem quando vêem as autoridades, e estas ações da GNR ou PSP, servem, a meu ver, apenas para relembrar os mais esquecidos das regras de trânsito.

    Se elas existem, pergunto, porque que será que parece que se faz tanto esforço para as quebrar?…