Google tinha razão, o USB Tipo-C do OnePlus 2 tem defeito

29 Comentários

O alerta do engenheiro da Google, Benson Leung, já havia sido dado. De facto, os cabos USB Tipo-C do OnePlus 2 podiam danificar os dispositivos.

Quase duas semanas após esta declaração polémica, onde pelo meio muitas trocas de informação confundiram os utilizadores, o fundador da OnePlus, Carl Pei, vem reconhecer o problema e dar a mão à palmatória.

OnePlus-2-Carregamento


Na semana passada, um relatório dava conta que o cabo que acompanha o OnePlus 2, o USB Tipo-C para USB Tipo-A falhava na conformidade do standard universal. Como resultado dessa falha, as fontes de alimentação ou os carregadores, poderiam sofrer danos quando ligados a dispositivos de carregamento rápido.

O fundador da empresa OnePlus, contudo, vem esclarecer esta “estratégia” da empresa. Num artigo no fórum da OnePlus, Carl Pei refere que os cabos, de facto, falham na especificação 1.1 e compromete-se a reembolsar e substituir os cabos que foram adquiridos de forma independente. Aqueles que foram fornecidos junto do equipamento OnePlus 2 não serão substituídos pois não afectam o desempenho do smartphone da empresa.

Recently it has come to our attention that two of our products, the OnePlus Type-C cable and the OnePlus USB Type-C adapter, are using a resistor that may not be fully compatible with some third-party devices.

[…]We owe it to you to deliver the best products possible – and to fix problems when we come across them. So we want to fix this.

Mas esta estratégia, se assim lhe podemos chamar, tem uma explicação e poderá ter a ver com uma questão de custo no fabrico do próprio cabo, na qualidade do mesmo e a explicação é dada pelo próprio CEO da empresa.

OnePlus-2-micro-USB-Tipo-C

Quer os cabos, quer o adaptador da OnePlus, usam uma resistência de 10 kΩ em vez de usarem uma resistência de 56 kΩ que é utilizada pelos cabos universais. Devido a isto, os dispositivos de carregamento rápido tentam extrair mais potência do que a fonte (o carregador) consegue fornecer. Os dispositivos que não suportam o carregamento rápido (que inclui os OnePlus 2) não são afectados pelo problema, pois como o consumo de energia é baixo o suficiente não há qualquer efeito na fonte de energia.

Os reembolsos estão agora a ser oferecidos aos clientes europeus e norte-americanos através do site da OnePlus, directamente através do PayPal. Aos clientes na Índia e na China é oferecida uma oportunidade semelhante, devolvendo o cabo defeituoso num centro de reparação OnePlus das proximidades.

O problema aqui vai mais além da utilização do cabo para comunicar e alimentar os OnePlus 2, onde os outros Android, incluindo os da Google, é que têm estado em causa e, nesse sentido, a Google viu-se na necessidade de “apertar” a OnePlus para resolver o problema.

Engadget

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo Carapito
    Ricardo Carapito

    O ridículo disto tudo é ter sido um empregado da Google a vir expor o defeito do cabo.

    Estas empresas chinesas ainda tem muito que evoluir..

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Tu é que tens muito de evoluir.

      A OnePlus tem engenheiros capazes de produzir os seus smartphones considerados dos melhores do mundo. Aliás, a maior parte dos consumireis que compras é desenhado e produzido na china. Ser feito na china não é sinonimo de má qualidade.

      Apenas aconteceu, como tudo na vida..

      1. Avatar de Mylittlelife
        Mylittlelife

        “Ser feito na china não é sinonimo de má qualidade”

        Ser feito não significa mau desde que planeado fora da china, agora o pouco que é planeado e produzido na china, já não apostava demasiado. Mas cada um é que sabe.

        1. Avatar de José António
          José António

          É uma questão de tempo. Há 30 anos atrás eram os Japoneses que copiavam e eram baratos. O conhecimento fixa no país e este evolui. Hoje às coisas japonesas são normalmente uma referência.

          1. Avatar de José António
            José António

            *fica

          2. Avatar de miguel
            miguel

            José António, calma aiii….
            Os japoneses ha 30 anos, copiavam o que sabiam que era fiável e melhoravam (não inventavam), sempre foram produtos de grande qualidade.
            hoje em dia ja inventam muitas coisas novas.

            A china por sua vez copia e aldraba, ou POUPA onde pode poupar, logo sei produtos com menos qualidade(eles projectam para ser mais económico no custo, a qualidade fica um bocado ha parte)
            Mas ja estão bem melhores

      2. Avatar de xi7
        xi7

        meu oneplus2 tem um botao/sensor que falha sempre, problema de temperatura da cpu, nao grava video em 60fps, a camera lenta de pessima qualidade e 4k apenas 9min de video, bateria acaba em uma tarde…. agora nem o cabo presta 🙁

        1. Avatar de José António
          José António

          O meu OP2 é excelente, não falha nem aquece. Quanto ao 4k já é entrar em mariquices… Para isso há câmaras de vídeo… Quanto ao cabo não tem nenhum problema quando usado com o OP2

          1. Avatar de xi7
            xi7

            serio ? pois aki consigo 68k antutu na 1x nas outras da tudo abaixo de 50k…. tenho ate medo de passar de 3 testes chega a virar na casa dos 30k. quanto a camera acha mesmo normal 64gb gravar so 9min ? se nao guenta pra que bota ? Ah sim… como o seu nao tem nenhum problema qual celular de ponta nao guenta gravar em 60fps ?…. sim sim sim… o seu tem todos esses problema, apenas aceite que doi menos.

        2. Avatar de David.pt
          David.pt

          ….e qu tal mandares para a garantia? O meu não tem nenhum desses problemas

          1. Avatar de Nardo
            Nardo

            Para isso era preciso que tivesse um…

          2. Avatar de xi7
            xi7

            todos tem problema de aquecimento, faca um teste simples, baixa o antutu faca 3 testes ligado a tomada, vai ta fedendo a queimado senao tiver queimado antes de terminar os 3 testes. apenas fale o score do ultimo teste se conseguiu terminar. O meu foi 64k, 51k e 37k.

      3. Avatar de Ricardo Carapito
        Ricardo Carapito

        Deves ser acionista da OnePlus para os defenderes dessa maneira.

        Essa afirmação que a OnePlus tem os engenheiros mais capazes do mundo deve ser para rir. Então nem uma norma standard conseguem seguir aquando do desenvolvimento do cabo ?

        Em relação ao resto, não me faz a mínima diferença que seja feito na china, desde que tenha qualidade. Alias, eu próprio vários produtos da Xiaomi.

        1. Avatar de Vlad
          Vlad

          “Essa afirmação que a OnePlus tem os engenheiros mais capazes do mundo deve ser para rir.”

          Presumo que seja para rir pois ele não disse esta afirmação em parte alguma.

      4. Avatar de SeuJorge
        SeuJorge

        O rapaz ainda n deu por ela mas se for a ver bem tudo que tem em casa metade diz Made in China…

    2. Avatar de Gerardo
      Gerardo

      O cabo não tem deferito se usares com o OnePlus. Foi desenhado assim, apenas se esqueceram que as pessoas podem dar outros usos ao mesmo. A falha foi vender em separado. Se não vendessem até nem tinham problema nenhum. Diziam aos clientes que o cabo era exclusivo para o dispositivo onde vinha…

      1. Avatar de José António
        José António

        Yep.
        E de qualquer das formas as nenhuma marca assume responsabilidade se surgirem problemas com acessórios de terceiros.

    3. Avatar de Carpints
      Carpints

      Não entendo o porque de ser ridículo,sendo alguém com competências para tal que detectou um erro e reportou o mesmo a empresa e que talvez até seja um possível consumidor da marca.E pasme-se os chineses os tais que tem tanto para evoluir arranjaram uma solução para o problema.Ao invés disso existem outras marcas as tais que são muito evoluídas onde trabalham os Cristianos Ronaldos e os Messi´s da tecnologia dão como soluções para determinados problemas bumpers e ainda dizem que outros tantos são derivados a má utilização dos clientes.Já para não mencionar a nível de actualizações onde as marcas com algum prestigio chinesas fornecem durante muito tempo e outras de prestigio mundial é o que se vê..

  2. Avatar de L. Kanbaru
    L. Kanbaru

    Isso nem é grande problema.
    Considero mais problema o Xperia Z3. Ter que abrir a tampa sempre que necessito do o carregar, tantas vezes que a mesma descolou.
    Até nem parece grave problema, até parece “solução”, mas sem essa tampa deixa de ser à prova de água.
    Felizmente no Z5, o USB é mesmo à prova de água, mesmo para deixar de ter tampa.

    1. Avatar de jaime
      jaime

      tive um Z1 compact e um Z3 compact. Este ultimo foi dos melhores telefones que ja tive. para evitar esse problema que referes, comprei um cabo com terminal magnetico e com um poico de bricolage fiz uma dock de carregamento. Basicamente devem ter sido meia duzia de vezes que tirei essa tampinha. Chegava a casa e colocava o nessa base. era super prático e funcional. e com 7 euros fiz a festa. A dock original custava 40! ja se encontram de marca branca a uns 20. Há que ser previdente…e criativo! 🙂

      1. Avatar de L. Kanbaru
        L. Kanbaru

        Claro que sim, mas eu não vivo em casa nem tenho sitios tão convenientes para usar uma base..

  3. Avatar de António José Campos
    António José Campos

    Falta ainda saber se o Powerbank deles poderá também ser afectado por essa deficiência no cabo. Ou o problema está unicamente nos aparelhos que se ligam ao conector tipo C e não ao outro lado do cabo (USB normal)?

  4. Avatar de NT
    NT

    A google tem que apertar MUITO mais com OEM’s. Porque a GRANDE parte de aparelhos não corresponde ás necessidades do sistema android e os que têm capacidade para correr o ultimo sistema por e simplesmente os fabricantes não atualizam metem é no mercado novos modelos, daí ter um mercado super fragmentado, com algumas ROMS meio manhosas pelo meio.
    Acho é que a google deveria exigir pelo menos dos grandes (tipo samsung, lg e afins) o update das roms dos produtos que têm no mercado pelo menos durante os 2 anos de garantia (Europa) ou 1 ano (Estados Unidos). Nem que fosse apenas os updates de segurança.

    Mas é bom saber que a google se “preocupam” com o que o consumidor diz. E que tem poder suficiente para ‘obrigar’ os OEM’s (neste caso a OnePlus) a assumir os seus erros e apresentar soluções.

    1. Avatar de David.pt
      David.pt

      O seu comentário de nada tem a ver com a notícia. A Google não obrigou ninguém a nada. A oneplus assumiu apenas

      1. Avatar de NT
        NT

        Daí o ‘obrigar’, não obrigou mas se estivesse calada se calhar nada feito.
        Neste caso foi por causa de um cabo. Mas continuo a achar que a google poderia fazer um pouco de pressão aos OEM’s para resolver a questão de fragmentação do android.

        Por exemplo o project zero (https://en.wikipedia.org/wiki/Project_Zero_%28Google%29) também não obriga ninguém a corrigir bugs. Porém os que têm sido encontrados têm sido resolvidos, obrigados ou não.

  5. Avatar de David.pt
    David.pt

    É uma falha que acontece. Eles fabricaram para o oneplus… Acho que a atitude da oneplus foi boa. Já é o segundo equipamento que tenho dessa marca e não tenho nada a reclamar (já tive HTC, iPhone, Nokia, Samsung e LG).

  6. Avatar de jaime
    jaime

    Estive quase a comprar um OP X, acho o telefone lindissimo, tamanho decente e adequado ao que gosto….ate ver um vizinho que o comprou antes e que uma semana depois teve que o vender. os bugs eram tantos que ficou passado. mesmo com atualizacoes, foi de longe o telefone que mais problemas lhe deu, infelizmente, como, entretanto, se pode constatar nos foruns. Essa do cabo tb nao ajuda…

  7. Avatar de Sodacni
    Sodacni

    Um amigo meu comprou o OP2, na camara tem um traço vertical de pixeis mortos, eu sei que qualquer grande marca tras equipamentos defeituosos, mas a têm de admitir que a OP tem tido mais que os outros, para nao falar que num caso de uso da garantia é uma complicação, no caso dos telemoveis que nao tem defeito, que sao muitos mesmo assim, sao smartphones geniais