RunAsTool: Correr apps no Windows com outro utilizador

11 Comentários

O Windows é um sistema no qual podemos ter vários utilizadores criados, com diferentes privilégios. Quando temos um utilizador com privilégios mínimos é comum que este necessite de uma conta com privilégios de administrador para poder correr determinadas aplicações.

Apesar do Windows trazer opção para executar uma app com outro utilizador, hoje damos a conhecer a ferramenta RunAsTool que inclui algumas opções interessantes.

windows8.1-command-prompt-1024x768


RunAsTool é uma ferramenta gratuita que na prática simplifica o processo de correr apps no Windows com outro utilizador. Ao contrário da funcionalidade nativa do Windows, a ferramenta RunAsTool não obriga a que o utilizador introduza com frequência a password de uma conta de administrador.

Como funciona?

Depois de descarregar a ferramenta, basta escolher qual a conta com privilégios de Administrador a usar e indicar a respectiva password.

runastool_passwordt

Depois basta arrastar para o lado esquerdo da ferramenta RunAsTool as app que pretendemos correr com privilégios de Administrador. Do lado direito podemos definir alguns parâmetros relativos às aplicações como podemos ver pela imagem seguinte.

runastool_admin_interface

A app permite também que os próprios administradores criem atalhos das aplicações nos perfis de outros utilizadores com menos privilégios.

right_click_create_a_shortcut

Outra das funcionalidades é a possibilidade de importar e exportar a lista de aplicações, sendo assim mais fácil ter esta solução num vasto número de PCs de um parque informático.

Runastool_export_import

O RunAsTool tem suporte para para Windows 10, Windows 8.1, Windows 8, Windows 7, Windows Vista e até para o velhinho Windows XP. Se precisavam de uma ferramenta deste tipo, então é hora de experimentarem a nossa sugestão.

Partilhar:
Tags:

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de E agora
    E agora

    Obrigado pela dica 🙂 Vai dar jeito

  2. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Entao quer dizer que posso por um utilizador a correr um programa com privilégios sem ele ter de por a password do administrador?

    1. Avatar de MANUEL
      MANUEL

      Se tiveres um server a correr basta uasr as gpos …

      1. Avatar de PhiLLiP0S
        PhiLLiP0S

        Em domínio? Como?

  3. Avatar de joao
    joao

    ola boa tarde alguem podiam me dizer se é possivel ter a conta de administrador oculta sem ser visível a outras pessoas , se alguem poder ajudar agradeço

    1. Avatar de censo
      censo

      Sim é possível. Já se falou disso na semana passada aqui no pplware. Procura nos artigos sobre o windows, que não te consigo por aqui o link.

  4. Avatar de Msdude
    Msdude

    Completamente desnecessário já incluído no sistema operativo !! LOL

      1. Avatar de Msdude
        Msdude

        nem por isso 🙂 mas pronto 🙂

  5. Avatar de Luis
    Luis

    Quando instalei o windows a conta ficou por omissão como administrador.
    Posso criar uma outra conta e coloca-la como administrador e passar a atual para utilizador sem previlégios, por uma questão de segurança?

    1. Avatar de Rafael
      Rafael

      Isso já te foi explicado num outro artigo…