Fraude: Falsificação de cartas de condução em Portugal

34 Comentários

A Polícia Judiciária, através da Unidade Nacional de Combate à Corrupção deteve doze homens e duas mulheres, dos quais oito examinadores e seis proprietários e funcionários de escolas de condução, pela prática de crimes de corrupção falsificação de documentos.

Este caso, contudo, tem contornos tecnológicos muito interessantes, haja criatividade e… dinheiro!!!

pplware_exames_codigo00



Até aqui o caso não seria novo, contudo, há uma nova abordagem, como relata a polícia judiciária: as práticas criminosas consistiam em fazer aprovar os candidatos em exames teóricos («Código»), com recurso à utilização de diversos equipamentos tecnológicos para registo de imagem e comunicação rádio com o objectivo de obtenção das respostas correctas.

 

Operação “Megahertz”

A Polícia Judiciária conseguiu desvendar um esquema que tinha contornos muito interessantes, dignos de um filme do James Bond. Após dois anos de investigação, as autoridades descobriram a fraude. Os alunos pagavam 5000 euros e eram preparados tecnologicamente para passar nos exames de código para obtenção de cartas de condução.

Conforme informação da Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC), com a colaboração da Directoria do Norte da PJ, foram detidas 14 pessoas numa operação de grande dimensão que decorreu na zona do Grande Porto, visando 20 escolas de condução.

 

Como funcionava o esquema tecnológico?

Os alunos, candidatos que se apresentavam aos testes de código, iam munidos com mini-câmaras, (provavelmente como as conhecemos em vários objectos, como óculos, anéis, canetas, etc…) que apontavam para as perguntas. Vindas de fora do edifício, com auriculares dissimulados, ouviam as respostas via rádio através dos cúmplices, que provavelmente estariam a poucos metros de distância.

Este tipo de equipamentos, como já demos a conhecer, é cada vez mais difícil de detectar, isto porque o seu tamanho tende a diminuir e a qualidade a aumentar. Depois, dado o avanço tecnológico, podem ser colocadas, as câmaras, em qualquer sítio, onde seja totalmente imperceptível a sua localização.

http://videos.sapo.pt/gylqwsFUNhez7iUE1f2q

 

Se neste caso terão sido detectados 200 candidatos beneficiados com este esquema fraudulento, certamente que as autoridades terão suspeitas que o número deva ser muito maior.

Os detidos serão presentes a tribunal para determinação das medidas de coação. A Polícia Judiciária indica ainda que a investigação vai prosseguir com vista à continuação de recolha de prova.

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de LG
    LG

    “Os alunos pagavam 5000 euros” 😮

    Dica para quem quiser carta fraudulenta:
    – Bilhete de avião Moscovo (ida e volta: 350€)
    – Inscrição escola de condução: 50€
    – Foto passe (opcional mas recomendado para os agentes não desconfiarem de ter cara do Vladimir): 2€
    – Comprar diretamente a carta sem ir às aulas/exames de código/exame de condução: uma garrafa de boa vodka.

    Total: 402€ (+5€ pela garrafa)

    a poupança paga hotel 5* durante a semana.

    1. Avatar de José carlos
      José carlos

      Mas como assim LG?
      Ligue-me preciso de falar consigo 935712133

  2. Avatar de Eric Mac Fadden
    Eric Mac Fadden

    Bem-vindos ao Brasil! Não, pera….

  3. Avatar de Fausto
    Fausto

    5000€?
    Não seria 500€?
    Por 5000€ mais vale ir a exame 10x…

    1. Avatar de Tiago Santos
      Tiago Santos

      indeed 😀

      1. Avatar de Rafael
        Rafael

        Tendo em conta que tive conhecimento de um caso que chumbou 17 vezes no código… Se calhar “compensa” pagar esses 5000€.

        1. Avatar de Flavio
          Flavio

          17 vezes?? Deve ser um autentico perigo…

          1. Avatar de Paulo Martins
            Paulo Martins

            Não propriamente, eu quando tirei a minha carta tinha uma senhora, já na casa dos 40, que já estava à uns três meses para tirar o código, ela basicamente era capaz de dar a aula na escola sozinha, tudo aquilo que lhe perguntasses ela respondia correctamente, mas ficava muito nervosa a realizar o exame e já tinha chumbado 13 vezes no exame.

            Agora se a mesma coisa acontecer na condução aí sim concordo contigo que mesmo quando conseguisse ser aprovada não deixaria de ser um perigo.

        2. Avatar de CMLS
          CMLS

          Espero bem que nunca tire a carta… que perigo 🙂

          1. Avatar de Rafael
            Rafael

            Pois, eu também espero… 😀

        3. Avatar de PSN
          PSN

          Por esta altura, já devia saber as perguntas de cor

    2. Avatar de Rafael
      Rafael

      Mais do que isso (500€) custa a carta na minha zona…
      Sendo assim, “compensa”… (ver a minha outra resposta ao Tiago)

  4. Avatar de darkvoid
    darkvoid

    Se pagavam 5.000€ não fazia qualquer sentido. Conheço gente muito “pouco esperta” que teve que passar à 4 ou 5 vez o exame. Mas nunca foi necessário gastarem nem sequer perto de 5.000€

  5. Avatar de censo
    censo

    Muita coisa se explica quanto ao que diariamente vejo na estrada.

  6. Avatar de Rui Costa
    Rui Costa

    A necessidade aguça o engenho.

    Oxalá a PJ não investigue só a ACP. Podem alargar também aos centros de inspeção automóvel.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Haahaha os centros de inspeção automóvel deixam passar carros que nem travam…. já vi isso acontecer

  7. Avatar de elias
    elias

    por mim uma pessoa que fosse reprovada mais de 4 vezes no exame quer de condução quer de código devia ser impedida de tentar novamente por um período de tempo, no fim das contas a pessoa de tanto repetir acaba passando mas sem reunir as condições para tal, isso é um perigo, mais vale um condutor sem carta mas responsável e conhecedor das regras de transito que um com carta e sem nenhuma noção de regras de transito ou responsabilidade. também por fim a obrigatoriedade de auto-escola colocaria fim a muitos destes problemas inclusive as muitas pessoas que preferem usar carta falsa ou ir a outros países com leis menos restritivas pra obtenção das mesmas

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Lá por não conseguirem passar no exame não significa que não saibam conduzir. Acontece de certo com qualquer um que está a ser avaliado ficar nervoso, pois a algumas pessoas o facto de estarem a ser avaliadas causam um tal nervoso que não conseguem fazer nada de jeito. É muito fácil mandar assim umas coisa para o ar e … ai que disse uma coisa inteligente.
      Eu felizmente não tive problemas, já faz uns anos que tenho carta, mas conheço pessoas que não é bem assim.

      1. Avatar de Pouco popular
        Pouco popular

        É suposto ficarem nervosas. É uma maneira de as testar em situações que a ponham à prova. A condução é isso mesmo. Quando tudo corre bem, toda a gente é um às a conduzir. Quando se têm de tomar decisões sobre pressão e essas mesmas decisões não correm bem, depois não vamos perguntar à pessoal culpada se estava nervosa para decidir se a devemos ou não imputar…
        Resumindo, conduzir não é algo que se deve tomar como garantido ou inofensivo.

  8. Avatar de helder
    helder

    Descobriram como e que os chineses que mal sabem falar portugues conseguiram todos ter carta de conduçao.
    Isso e obvio e ja e usado a anos e vai continuar a ser

  9. Avatar de str
    str

    só sei que estou a espera a + de um mês que a minha carta chegue e nada.. se fosse para esses fraudulentos era logo no dia praticamente

    1. Avatar de PSN
      PSN

      Não te dão uma guia em papel?

      1. Avatar de str
        str

        guia de 30 dias.. ando a arriscar a ir trabalhar “sem carta” , mas alguém tem que por o pão na mesa

        1. Avatar de miguel
          miguel

          tens de ir ao IMTT meter o carimbo… mas eu compreendo esse situação.
          no meu caso o IMTT mais proximo era o de Santarém, ficava a 80Km. Mas teve de ser.

          Alias tu nunca podes ser multado por falta de carta de condução, tu levas a multa por falta de decumentos Só

        2. Avatar de Hugo Ferreira
          Hugo Ferreira

          Vai renovar a guia, andei com a minha mais de meio ano e LEGAL. O único inconveniente é que só podemos conduzir em Portugal.

        3. Avatar de Hugo Ferreira
          Hugo Ferreira

          Vai renovar a guia, andei com a minha mais de meio ano e LEGAL. O único inconveniente é que só podemos conduzir em Portugal.

  10. Avatar de PoisSimClaro
    PoisSimClaro

    teve de ir a PJ de Lisboa investigar, porque no Norte parece estar tudo comprado….

    1. Avatar de Mais 1
      Mais 1

      estas enganado, a detenção foi feita pela pj do porto a investigação foi feita pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção

  11. Avatar de int3
    int3

    Então não de caduca as cartas de quem pagou? Ambas as partes devem ser punidas

  12. Avatar de Tiago Correia
    Tiago Correia

    Pagavam 5000€, mais 300€ pelo tal aparelho… Um absurdo -.-
    http://www.monorean.com/es/pinganillo/tiny

  13. Avatar de IR
    IR

    Qualquer dia as salas de exame passam a ter Jammers para interferir nas frequencias de radio.

  14. Avatar de AlexX
    AlexX

    Descobriram a pólvora. Há anos que mini auriculares e micro cameras são cábulas para alunos nos mais variados tipos de exame. Sem bloqueadores de gsm, os únicos requisitos são cabelo grande para disfarçar o auricular e alguém com conhecimentos do outro lado da linha.

  15. Avatar de Meo
    Meo

    ola, tenho uma denuncia a fazer,

  16. Avatar de Edgard
    Edgard

    Uma das principais empresas que criam câmeras penganillo está na Espanha https://www.camarapinganillo.com/