Chegou o OpenSSH 5.4 – Estabeleça ligações seguras

15 Comentários

A equipa de desenvolvimento do OpenSSH anunciou hoje a sua versão 5.4 do SSH(Secure Shell). O OpenSSH é uma versão gratuita da implementação do SSH. Para quem não sabe, o SSH também conhecido como Secure Socket Shell é um protocolo/aplicação que permite de forma segura aceder remotamente a uma máquina Linux. Normalmente quando instalo um Linux, o SSH é aquela ferramenta que tem de estar indiscutivelmente disponível na máquina para que eu possa aceder à mesma de qualquer lado. Esta nova versão traz novas funcionalidade e também a correcção de alguns bugs.

open_SSH

De uma forma mais geral, o SSH possibilita-nos por exemplo o acesso remoto a terminais Unix/Linux de forma segura.

Novidades:

  • Remoção, depois de 10 anos de compatibilidade, do protocolo SSH v1 que era usado por omissão no OpenSSH. Quem pretender activar de novo terá de o fazer no ficheiro de configuração sshd_config
  • Adicionado novo modo de funcionamento (modo netcat), por forma a que o SSH funcione de forma semelhante ao NETCAT (opção –w para switch.  ex: ssh -W host:port …)
  • Suporte para autenticação de utilizadores e máquinas com base num formato mínimo do certificado (Não é X.509)
  • Possibilidade de revogar as chaves
  • Melhorias no funcionamento do sftp
  • Mais novidades aqui

Artigos relacionados

Homepage: OpenSSH

Partilhar:
Tags:

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Guilherme de Sousa
    Guilherme de Sousa

    nao vivia sem isto:D!

    cumps!

  2. Avatar de André Gomes

    Boas notícias, mas não em português correcto:

    Esta nova versão *trás* novas funcionalidade e também a correcção de alguns bugs.

    Não seria *traz* do verbo trazer?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      eu trago
      tu trazes
      ele traz

      Correcto, obrigado 🙂

  3. Avatar de a Friend®

    É o que uso… 😀

    Como o computador de casa está sempre ligado, serve de terminal para quando ando na rua, em especialmente em redes wireless… proteger os meus “dados” e navegações, ou naquelas linhas que simplesmente temos montes de acessos bloqueados (ex. Messenger)

    Já agora vou deixar dois vídeos bastante interessantes sobre isso 😉

    http://www.youtube.com/watch?v=GH38WNcfegY

    e

    http://www.youtube.com/watch?v=RJ6jh34LctM

    1. Avatar de chicosoft

      Eu faço tipo isso, mas tenho mesmo um servidor Online para o efeito 100Mbs de ligação do servidor chegam e sobram…
      Uso sempre um tunnel SSH para proteger tudo o que é ligações, do outro lado do tunnel tenho um proxy :)… nunca se sabe… assim nem no trabalho sabem o que ando a fazer, a única coisa que vêm é uma ligação encriptada entre o meu servidor e o meu PC, nada mais.

  4. Avatar de Miguel
    Miguel

    É sempre estar actualizado… contudo como em muitos outros assuntos liga-se estas coisas ao ‘Linux’

    “OpenSSH is developed by the OpenBSD Project”

    Quem desenvolve isto até é a “malta” do Unix 🙂

    Anyway, lá em casa também tenho um “brinquedo” …. não Linux, mas Unix, mais concretamente NetBSD…

    Na empresa… há de tudo Linux, Unix… 😛

  5. Avatar de Miguel
    Miguel

    *É sempre estar actualizado…*

    *É Sempre BOM estar ….. 😛

    Sorry

  6. Avatar de PM

    De que forma poderemos utilizar SSH em Windows para acesso remoto? Alguém conhecimento de algo?

  7. Avatar de Pena
    Pena

    Desculpem a ignorância mas… onde posso fazer download? Tanto para Windows como linux?
    É que nem o source consigo encontrar e estou farto de navegar no site.

    1. Avatar de chicosoft

      Em Ubuntu: apt-get install openssh-server
      Em Fedora: yum install openssh-server
      Em Gentoo: emerge openssh

      Em Windows tens que ir ao amigo google, existem ai umas compilações para win(algumas a pagar), a uns tempos instalei em casa num windows para ter acesso remoto(tunnel) ao esse pc, mas acabei por desistir, alem de estar sempre a crashar pouco ou nada fazias. acabei por criar uma VMWare com linux e com os interfaces de rede em Bridge para poder aceder de fora a essa maquina, que tinha mesmo que ser em Win…

      1. Avatar de Pena
        Pena

        Obrigado pela ajuda acabei por ir para o freeSSH, precisava de um servidor SSH (free) para um servidor Windows, mas estabilidade daquilo ainda não me convenceu… Ideias?

    2. Avatar de Luis Marçal
      Luis Marçal

      Em windows o putty faz isso googla um pouco