Demonii: O maior tracker de torrents foi encerrado

49 Comentários

O torrent tracker Demonii foi este fim-de-semana encerrado após a acção imposta pelo MPAA (Motion Picture Association of America). Durante vários anos este foi o maior e mais popular tracker do mundo, tendo coordenado milhões de downloads.

torrent_01


O que é um tracker de torrents?

Na prática, um tracker é um servidor centralizado que mantém informação sobre a qual os peers que estão a partilhar/descarregar o ficheiro. Quando descarregamos um .torrent, este ficheiro inclui informações sobre o tracker, hash de cada bloco do ficheiro, etc. Um tracker tem um funcionamento semelhante ao de um serviço de DNS, onde os clientes fazem perguntas e os serviços dão a localização.

O Demonii foi criado em 2013 e, segundo dados públicos, tratava mais de 50 milhões de peers (clientes que acedem ao tracker para obter lista de outros peers e saberem onde podem descarregar os ficheiros), e recebia mais de 2 mil milhões de ligações por dia.
 

Crescimento do Tracker no último ano

torrents

Este fim-de-semana o tracker foi encerrado e ainda não há propriamente uma razão oficial conhecida. Segundo fonte do site TorrentFreak, o tracker não vai voltar e há que encontrar um servidor alternativo que esteja ao mesmo nível do Demonii.

Comentários

49

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de piri_vm
    piri_vm

    Tinha muito material alternativo, mais uma fonte de cultura encerrada 🙁

    1. Avatar de Wistfultale
      Wistfultale

      Acho que estás a confundir com “mais uma fonte que ROUBA”.

      1. Avatar de nikov
        nikov

        Wistfultale , permita-me discordar da sua opinião porque partilhar não é roubar .
        Alguém que PAGA por exemplo um filme e é solidário para com os que secalhar o valor
        desse filme é suficiente para alimentar-se por uma semana , acha mesmo que está a roubar? Ou para si os pobres não têm direito á cultura e diversão?
        Eu depois de comprar seja o que for, automáticamente tenho o direito de partilhar ou
        dividir com quem eu bem entender.

        1. Avatar de True
          True

          Não não tens,tens uma cópia privada que adquiriste legalmente ao proprietário da obra. Não tens o direito de copiar para os outros aquilo que adquiriste, pois estás a colocar em causa os produtores de conteúdos, cultura etc. imagina o teu trabalho, chegar lá um gajo melhor que tu e fazer aquilo que tu fazes à borla, despedias-te e imagina que em qualquer lugar era assim. Percebeste? se és mal pago, o gajo que faz o filme não tem culpa de não o podres ver porque não tens dinheiro. Cultura gratuita é insustentável.

          1. Avatar de Mota
            Mota

            True

            Isso é a lógica da batata.

            Então imagina, eu sou carpiteiro (exemplo) faço cadeiras para uma escola, e a escola paga-me de uma só vez.
            Então a escola devia me pagar por cada aluno que usar as minhas cadeiras.

        2. Avatar de Pedro Almeida
          Pedro Almeida

          Pois, mas uma coisa é emprestarmos a amigos e familiares e outra coisa é partilharmos com todo o mundo, ou seja, no limite uma compra seria suficiente para a população mundial ter acesso. Além disso não é verdade que quem “saca” são só pessoas sem capacidade financeira.

          1. Avatar de Mario
            Mario

            Tas enganado, saqyei muitos jogos e musicas quabdo era miudo, depois arrangei um emprego comprei um mac e compro as apps e programas. Dantes se nao fosse a pirataria nem conseguia tirar um curso e hj estou bem na vida e ajudo quem precisa. Mau seria recorrer a bancos endividar me so para ter acesso a software

          2. Avatar de Nuno
            Nuno

            Peço desculpa por me intrometer e desvirtuar um pouco o assunto, mas não me contive a dar uma risada ao ler a última frase que escreveu lembrando um célebre pedido, de um daqueles (deputados) mui nobres representantes do povo português na AR, para que dissessem o(s) link(s) para ver um jogo de futebol. A verdade, é que eu não sei se este é um exemplo que encaixa, mas julgo que aquele deputado não vive com um ordenado mínimo ou de um subsídio de desemprego. Mas, quero agora abordar esta info do jornalista Pedro Pinto, embora eu não perceber quase nada destas matérias, e viver no estrangeiro, o que me faz gostar ainda mais de ver as notícias do nosso País e aprender um pouco mais, não seria interessante quando se faz um artigo a explicar determinada e específica matéria usar uma nomenclatura e tópicos não eles próprios suscetíveis de também merecerem uma linguagem mais clara ou detalhe mais pormenorizado, não na medida exaustiva. Peço que não me interpretem mal.

        3. Avatar de Me and me
          Me and me

          Eu percebo-te perfeitamente, mas não tens razão.
          Ao comprares concordadas com o end user agreement que basicamente diz que não podes exibir publicamente e copiar sem autorização previa..

          1. Avatar de Glink
            Glink

            e diz-me qual é a legitimidade desse end user agreement?

          2. Avatar de Pedro Fonseca
            Pedro Fonseca

            Glink, a legitimidade do end user parte de quem é o detentor dos direitos legais. Tudo o que esse detentor de direitos decidir, dentro da lei existente no país onde é vendido, é válida. E se tu compras, estás a aceitar essas condições.
            É o mesmo que o Windows (ou era), tu não estás a comprar o direito de fazeres o que quiseres com o software, tu compras o direito de usar aquele software mediante as condições do EULA. Basicamente pagas (licença) para poder usar o software, não pagas para ser dono do software.

          3. Avatar de Mota
            Mota

            Então devias continuar a pagar à marca do teu smartphone. Afinal o telemóvel não é teu certo?

            Pagas-te por ele certo? Mas pertence à empresa certo? então pq não continuas a pagar por cada vez que pegas nele?

          4. Avatar de me ande me
            me ande me

            Mota,
            o hardware é teu sim, mas o software dele nao o é, e como aquele hardware so funciona com aquele tipo de software….

        4. Avatar de Wistfultale
          Wistfultale

          Estás completamente enganado e nota-se que nunca leste nenhum “acordo de copyright” de princípio ao fim. Alguém que compra e publica na internet sem qualquer autorização – até mesmo um vídeo com música de fundo de alguma banda – estás a infringir direitos de autor. Quer a pessoa que publica, quer a pessoa que descarrega o conteúdo.

          1. Avatar de Mota
            Mota

            É verdade o que disseste. Mas é uma estupidez.

            Senão fosse a pirataria eu nunca teria comprado álbuns originais das bandas que gosto. A pirataria deu-me a oportunidade de conhecer novas culturas, e dessa forma contribuí-se.
            A distribuição “ilegal” permitir fazer publicidade.

            Se eu ouvir musica em altos berros e na rua alguem ouvir.. sou criminoso tbm?!

        5. Avatar de LOL
          LOL

          TANTA ESTUPIDEZ JUNTA…

      2. Avatar de piri_vm
        piri_vm

        De certo deve ter mais material “roubado” que eu.
        Eu procuro material inexistente em Portugal e muitos países, e esse tracker continha imenso desse material. É uma fonte de cultura que encerrou.

        1. Avatar de Wistfultale
          Wistfultale

          Pode ser uma fonte de cultura para muitos, mas não deixa de ser roubar. Suportem os músicos, suportem os realizadores, desenvolvedores e por aí fora, se querem continuar a ter bom conteúdo. O que custa? 10€ ou 20€ ao lado dos custos deles é uma ninharia. De certeza que ninguém vai ao teu local de trabalho e obtém servicos da empresa sem pagar. Pensa que podia ser o teu salário em risco.

          1. Avatar de Mota
            Mota

            “obtém servicos da empresa sem pagar”

            E se ele for artista escultor?! As pessoas não podem exibir as obras dele pq é “roubar”?!. Se calhar graças à exibição “ilegal” dessas peças, é que ele irá receber mais clientes.

          2. Avatar de Vlad
            Vlad

            Quebrar os direitos de copyright não equivale a roubar.

            Vê-se que não deves conhecer muitos músicos. Se eles estivessem à espera de fazer bom dinheiro com a venda dos álbuns bem que passavam fome. O que realmente dá dinheiro é o merchandising e o concertos.

        2. Avatar de Cristiano Alves
          Cristiano Alves

          Sobre tudo livroS técnicos, cada vez é mais difícil…

      3. Avatar de Stormwatch
        Stormwatch

        O monopólio intelectual é um impedimento à disseminação da cultura.

      4. Avatar de Élvio
        Élvio

        Deverias era sim criticar os nossos governantes que nos roubam sistematicamente nos impostos e não quem queira partilhar pela plataforma torrent.

      5. Avatar de Mota
        Mota

        Wistfultale

        Claro.
        Vamos deixar de consumir cultura pq cultura é só pra ricos.

        Se quem de direito se mexe-se não tinham que andar atrás de trackers. Tens o quê? netflix? Pagas pra ver 5 ou 6 filmes.
        Poupa-me. Falso moralismos é que não.

  2. Avatar de ZarkBit
    ZarkBit

    Não faz mal, temos DHT e PEX

    1. Avatar de silverio
      silverio

      podes explicar?

      obrigado

      1. Avatar de alkjsdlkajsd
        alkjsdlkajsd

        são protocolos trackerless.

  3. Avatar de kirokun
    kirokun

    Never forget, 2015, the censor’s year

  4. Avatar de Demonoid
    Demonoid

    lol…. Este tracker era uma cópia do Demonoid, que continua bem activo (E Underground)…. E não tem apenas 2 anos……

    1. Avatar de Cristiano Alves
      Cristiano Alves

      Tens algum convite?

      1. Avatar de nikov
        nikov

        Cristiano Alves , penso que de mês a mês ou menos eles abrem as inscrições , passa por lá de semana a semana para veres quando abrem.

    2. Avatar de Alien69
      Alien69

      uso o demonoid deste 2006 ! 🙂

      1. Avatar de Cristiano
        Cristiano

        Algum convite que possam dar? :O

        1. Avatar de Jorge
          Jorge

          faz o que disse o nikovskie

  5. Avatar de zé manel
    zé manel

    não conhecia esse mas parece o simbolo do demonoid

  6. Avatar de rui
    rui

    Era tão grande que nenhum dos meus amigos conhece, nem eu.

  7. Avatar de Realista
    Realista

    Foi encerrado pela centésima vez?
    o demonoid continua up.

    1. Avatar de Zé

      Consegues arranjar um convite para o demonoid? ando à algum tempo a tentar arranjar.

  8. Avatar de luislelis
    luislelis

    Para que serve o Copyright? Gerar receita.
    Quem inventou o copyrig? Coincidencia, os Ingleses. Que tb sao o maior vendedor the musica, livros e arte do mundo.
    Quer dizer que esses ingleses/americanos, conseguiram por a maioria dos governos do mundo a trabalhar de borla para eles?

    Tem pai que e cego.
    Cont

  9. Avatar de rj45
    rj45

    Por aqui continua-se a confundir produção com distribuição e divulgação.
    Há muita gente sentada atrás de uma secretária que encher os bolsos à custa de quem produz uma obra.
    Por exemplo, se um grupo musical produz uma nova música, para a dar a conhecer tem que a divulgar através de diferentes plataformas. Mas se o grupo desejar ganhar uns tostões e não deixar o distribuidor encher os bolsos faz espectáculos ao vivo e quem gosta paga ao verdadeiro autor.
    Isto de estar deitado num sofá e ver a conta bancária aumentar acabou há muito tempo.

    1. Avatar de Tico
      Tico

      +1
      Basta ver vários exemplos como o dos Radiohead, que fartos de ser roubados pelas editoras, decidiram que as pessoas podiam ter acesso gratuito ás músicas e só pagavam o que queriam, ganharam mto mais, sugiro que se veja o seguinte site: http://www.dw.com/pt/f%C3%B3rmula-pague-quanto-quiser-ganha-espa%C3%A7o-e-pode-at%C3%A9-aumentar-lucros/a-16538788

  10. Avatar de Cristiano
    Cristiano

    Interessante, comentários meus com mais do que uma frase não passam aqui no pplware…

  11. Avatar de ricardo silva
    ricardo silva

    é pena, o que vale é que todos os meses uma associação lança uma lista de sites de pirataria para “bloquear” então vou conhecendo mais a onde ir XD.
    eu basicamente so consumo Jogos e animes, animes desafio qualquer pessoa a arranjar-me um site/loja que tenha animes para eu ver em pt(ja tenho uma subscrição do crunchyroll mas nao tem mt conteuo), por isso saco de sites brasileiros(muito obrigado meus irmãos, sao a maior fonte de anime legendado em pt ), se nao fosse a pirataria nem acesso tinha a muitos desse conteudos, que mesmo que quise-se pagar nao podia.
    quanto a jogos, a minha conta steam tem mais de 300 jogos, sem falar na do gog, battle.net e origin, nao compro um único jogo sem sacar a versão pirata e testar, acabei de fazer o mesmo com o Fallout4, saquei joguei durante 2 ou 3 dias, e achei que merecia o meu dinheiro, os jogos é um conteúdo que se leva mts banhadas e cada vez ha menos demos para se testar. por isso uso sempre esta logica.
    nao estou a dizer que o que faço é correcto, mas para os animes é a minha unica soluçao, para os jogos, ja comprei coisas que no fim senti-me roubado, pois dei dinheiro por uma coisa que nao corresponde as minhas expectativas(a steam hoje em dia tem a politica de refunds, mas da mais trabalho que sacar e ver se vale a pena e acaba por se a mesma coisa xD).

  12. Avatar de nikov
    nikov

    Sharing is caring. CopyLeft 🙂

  13. Avatar de tiago
    tiago

    O que não faltam são trackers…

  14. Avatar de A.
    A.

    há um que já esta na lista dos bloqueios que eu gosto muito, é só procuraram e graças ao underground, estas partilhas não correctas não vão acabar… e como se vê agora para quem estiver atento assim que a mapinet publicar a sua lista lá ficámos a saber de mais algum…
    Nunca se esqueçam de uma coisa Durante anos a Microsoft, estava-se nas tintas para a pirataria, pois esta era uma forma de aumentar a quota de mercado…
    E se não fosse isso provavelmente o OS2 não tinha acabado, (foi uma pena), e os MAC podiam hoje dominar o mercado de computadores pessoais…
    E a Intel não seria o que é…
    Quanto à MPAA e mapinet e etc, podem ter os seus direitos esqueçam é de algo é que eles são os maiores culpados pelo pessoal, andar constantemente a fazer download de filmes pela net… Porque encaminharam as pessoas para aí secando as boas alternativas no mercado legal… e fazendo com que fosse impossível haver uma resposta interessante para os tempos modernos, por exemplo um Videoclube que em troca de uma mensalidade acessível desse para fazer download de filmes legais…toda uma acção desendeia uma contra resposta…

  15. Avatar de 2 cents
    2 cents

    Compras um quadro e penduras na parede lá de casa. Quando tiveres visitas tens de o tapar para ninguém ver, ou então tens de cobrar à malta (para pagar ao artista)……
    As leis de propriedade intelectual são uma grande treta. Como já foi dito por aqui, o conhecimento devia ser TODO património da humanidade. Incluindo neste “conhecimento” toda a obra criada pelo Homem, seja música, filme, pintura ou até mesmo avanços tecnológicos, farmacêuticos, etc. Com estas parvoíces de propriedades intelectuais, amanhã vão descobrir a cura para o cancro ou para a Sida e só quem tiver comprado ou adquirido esses direitos é que vai poder utilizar e vender as tais ditas curas. Devíamos pagar direitos ao inventor da pólvora, da eletricidade, quem inventou novas técnicas e metodologias de operações cirúrgicas, também são artistas ou não?