HP Universal Print Driver – Acabe com o lixo dos drivers HP

60 Comentários

Resolvi instalar há dias uma impressora HP num PC que tinha lá por casa. Ver qual o modelo, achar o driver na net e qual não é o meu espanto quando descubro que tinha mais de 200 MB de driver à minha espera.

“Mas eu só quero imprimir, não quero um SO para a impressora!” pensei eu. Não haveria maneira de ter apenas um driver genérico que fizesse apenas a interface entre o Windows e a impressora? Para que preciso eu de ter software extra instalado?

Felizmente que achei uma solução dentro da própria HP e que aparentemente é pouco conhecida. Existe um driver genérico para as impressoras. Não para todas, mas de certeza que muitos de vós vão ficar agradecidos.


Este driver é a forma de substituírem todos os CD’s que têm das impressoras HP que têm lá por casa ou no trabalho.

Descobri mais tarde que o Pplware já tinha apresentado um driver igual, mas este é uma actualização do anterior. Por isso considerem actualizá-lo.

A lista é extensa, cobre impressoras de rede e ligadas directamente ao PC. Vejam a lista abaixo pois de certeza que acham alguma que seja a vossa.

HP LaserJet/Color LaserJet (Rede e ligações directas)

  • CM1015 MFP
  • série 1200
  • série 1300
  • série CM1312 MFP
  • série 1320
  • série CP1510
  • série M1522 MFP
  • série P2015
  • série CP2020
  • série P2030
  • série P2050
  • série 2100
  • série 2200
  • série 2300
  • série CM2320 MFP
  • série 2400
  • série 2500
  • série 2550
  • série 2605
  • série 2700
  • série M2727 MFP
  • série P3005
  • 3015 AiO
  • 3020 AiO
  • série M3027 MFP
  • série 3030 AiO
  • série M3035 MFP
  • 3050 AiO
  • 3052 AiO
  • 3055 AiO
  • série 3200 AiO
  • série 3300 MFP
  • 3390 AiO
  • 3392 AiO
  • série CP3505
  • série CP3520
  • série CM3530 MFP
  • série 3700
  • série 3800
  • série 4000
  • série CP4005
  • série P4014
  • série P4015
  • série 4050
  • série 4100
  • 4100mfp
  • série 4200
  • série 4240
  • série 4250
  • série 4300
  • série 4345mfp
  • série M4345 MFP
  • série M4349 MFP
  • série 4350
  • série 4500
  • série P4510
  • série 4550
  • série 4600
  • série 4610
  • série 4650
  • série 4700
  • série 4730 MFP
  • série CM4730 MFP
  • série 5000
  • série M5025 MFP
  • série M5035 MFP
  • série 5100
  • série 5200
  • série 5500
  • série 5550
  • série CP6015
  • série CM6030 MFP
  • série CM6040 MFP
  • série CM6049 MFP
  • série 8000
  • CM8050 Color MFP com Edgeline Technology
  • CM8060 Color MFP com Edgeline Technology
  • série 8100
  • série 8150
  • série 8150mfp
  • série 9000
  • série 9000mfp
  • série 9040
  • série 9040mfp
  • série M9040 MFP
  • série 9050
  • série 9050mfp
  • série M9050 MFP
  • série M9059 MFP
  • 9055mfp
  • 9065mfp
  • série 9500
  • série 9500mfp

HP Business Inkjet/Officejet (Rede apenas)

  • série 2250
  • série 2280
  • série 2300
  • série 2600
  • série 2800
  • série 3000
  • série 9100 all-in-one

Com esta alternativa podem deixar de fazer downloads da Internet a quantidade de “lixo” que vos é “imposto” quando apenas pretendem um driver.

Artigo relacionado:

Download: HP Universal Print Driver 5.0.3
Homepage: HP Universal Print Driver

Partilhar:
Tags:

Comentários

60

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de a Friend®

    Bem isto é o que eu precisava mas para uma Lexmark…

    Simplesmente enerva ser obrigado a ter o software extra… ainda por cima que fala… “A sua impressora está imprimindo…” .. lol..

    Se alguém tiver isto para Lexmark era uma grande ajuda! 😉

    1. Avatar de ITDept
      ITDept

      Podes desactivar esse software.
      Só NÃO podes desactivar o serviço LexBCE senão deixa de imprimir.
      Isto é outra Parvoíce da Lexmark, “agarrar” um serviço proprietário ao spooler 🙁

    2. Avatar de JGomes

      por acaso precisava de drivers para o linux da minha lexmark x1250, porque esta nao funciona com genericos nem com de outros modelos (para linux)

      1. Avatar de Nuno José
        Nuno José

        Mas quem é que compra lexmarks????? lol muitos poucos drivers para linux e em windows ter de gramar com o “a impressora está imprimindo”

        1. Avatar de Joca
          Joca

          tipo o gajo é burro.. que queres…

          1. Avatar de JGomes

            infelizmente ca em casa quem manda não sou eu, e a impressora ja não é velha. Mas na altura a impressora estava em promoção ao preço da chuva e com tinteiros (um tinteiro comprado a parte pagava a impressora).

            E o burro sou eu? o rrruim sou eu?

            ps: a impressora até agora não me deixou mal.

          2. Avatar de JGomes

            correcção:
            a impressora ja não é *nova*

        2. Avatar de a Friend®

          O Software da HP também é igualmente ridiculo e ainda mais pesado (na versão windows)

          E em termos de impressora, a HP é a marca do povo, são as “low cost”..

          Claro que tem a gama alta (E bastante boa, diga-se de passagem) mas a grande maioria é uma tanga de impressora.

          No topo estão as Lexmark e Epson.

          Esta ( Lexmark já tem 5 ou 6 anos e continua a funcionar 5 estrelas, nunca encravou, a qualidade é acima da média, e se trocava por alguma HP?… bem podes crer que não 😉

          1. Avatar de JGomes

            neste momento tenho 2 lexmarks multi-funções: uma x1250 e uma x1100 (a mais antiga).

            Digamos que pelo menos a x1100 tem mais de 5 anos e funciona correctamente segundo o meu pai (esta não está cá em casa). A outra de forma igual.

            Ambas foram baratas (principalmente a ultima que foi mais barata que um tinteiro na altura, e vinha com tinteiros lol), mas claramente tanto eu como o meus pais sabiam que estas são “presentes” envenenados, porque os tinteiros gastam-se muito depressa.

            Mas resolveu-se comprando tinteiros alternativos que vêm cheios e custam metade do preço.

          2. Avatar de a Friend®

            @Jgomes

            É verdade, come tinteiros! Mas também qual é a impressora que não come! 😀 ehehe…

            Sem duvida que vale sempre mais a recarga dos tinteiros, fica a metade do preço.. Não noto que dure mais.. mas também não note que dure menos… por isso vale sempre a pena 😉

      2. Avatar de R. Campachi

        Botei minha impressora Lexmark x1250 para funcionar, No debian 5, utilizando esses drivers, inclusive o scanner:

        http://www.indexdata.com.br/Linux/Drivers/Impressoras/LexMark/

        1. Avatar de JGomes

          obrigado, irei experimentar quando tiver tempo disponivel

    3. Avatar de Emannxx
      Emannxx

      Em sinceramente acho os drivers da Lexmark uma treta! Essa fala do “A sua impressora está imprimindo” é simplesmente ridiculo!

      É quase tão estranha como as falas do Avast 5 em brasileiro! Ridiculas! lol

      1. Avatar de viperbruno
        viperbruno

        No Avast dá para desactivar, aqui é que acho que não…

        Offtopic: A Avast não esta mesmo interessada em vender em Portugal…

    4. Avatar de d05
      d05

      Vai ver as ids do hardware compatíveis em windows. Não são as originais da lexmart.Estão logo no separador em baixo, penso eu.

      Talvez este driver funciona para ti, tenta instalar à força.

      O windows 7 tem um problema.

      A minha webcam não funciona bem com o driver de origem.

      Eu desistalava, fazia o reboot e o windows ía logo buscar o driver á net.

      Resultado vou desligar a net.

      Assim o fiz. Mas o windows instalava sempre o driver (deve ter um backup) e desta vez a instalação era mais rápida. lol

      Resultado instalei á força. No gestor de dispositivos.

      Está melhor a webcam já não fica toda preta, quando há pouca luz.
      Não é genérica a minha. Posso exprimentar outras, mas esta resolveu o problema.

      Drives genéricas costumam tirar as capacidades do hardware.
      Como é o caso de muitas drives para linux.

  2. Avatar de M.Manuelito
    M.Manuelito

    Já me deu jeito para instalar uma impressora HP num computador com windows 7 sendo que não havia drivers para aquele modelo. O driver genérico funcionou às mil maravilhas. É, de facto, uma excelente opção.

    1. Avatar de Joaquim Pedro Brettas
      Joaquim Pedro Brettas

      Manuelito, esse driver ganérico faz funcionar o scanner tambem?
      Minha psc 1315, só não scaneia.

  3. Avatar de João
    João

    O windows 7 se não estou em erro já trás um drive genérica para as impressoras a USB. Eu tenho uma que é das primeiras a ter usb e não precisa de drivers neste SO. Impressora Hp, mas nao sei o modelo. Já desapareceu :O

    1. Avatar de bigkax
      bigkax

      O mais provável é não ter, o que aconteceu é que ligaste a impressora e o Windows update tratou do resto.

  4. Avatar de M.Manuelito
    M.Manuelito

    OFF TOPIC
    Peço desculpa pelo off topic, mas li agora que a Google tinha lançado uma versão do Google reader mas em versão multimédia.
    Confesso que ainda não percebi muito bem o funcionamento, mas, para quem não conhece, aqui fica o link para testar:
    http://www.google.com/reader/play

  5. Avatar de JS
    JS

    Bom Trabalho e ja agora não havera um programa igual para Scans.
    Tenho um HP Scanjet 2200C e não trabalha no Vista,tenho procurado no site oficial e não há compativeis.
    Agradecia se houver alguma alternativa para mim e para muitos mais que têm o mesmo Problema.
    Obrigado e boa noite

    1. Avatar de M.Manuelito
      M.Manuelito

      Já vi algures um driver genérico para a maioria dos scanners, só que agora não consigo encontrar.
      Já tentas-te instalar o DriverMax, pode ser que ele encontre um driver que funcione.
      Cumps.

    2. Avatar de Rodrigues
      Rodrigues

      Resolves com este programa Vuecan(eu resolvi. Ficou o scanner a funcionar melhor que quando era novo.
      ….
      Utilizar o VueScan com vários escâners
      Atualizações gratuitas ilimitadas

      1. Avatar de M.Manuelito
        M.Manuelito

        Era mesmo isso Vuescan…esta cabeça 🙂

    3. Avatar de ac
      ac

      podes utilizar o vuescan (VueScan 8.5.03 Mar 10 2010 Windows Vista) que reconhece o teu scanjet 2200c no vista perfeitamente.

      1. Avatar de JS
        JS

        Obrigado a todos pela ajuda.
        Vou fazer Download e depois deixo feedback

  6. Avatar de wellen

    e drivers da HP para linux? era bom, não era?

    1. Avatar de a Friend®

      Nos computadores que instalei o Ubuntu, e que tinham impressoras HP, ele simplesmente detecta sem grandes problemas.

      Já vem com drivers genéricos 😉

    2. Avatar de FatGiant

      Basta procurares e instalares o HPlib, que é exactamente esse do artigo, mas para Linux.

      Tenho-o no meu Ubuntu e funciona maravilhosamente.

      1. Avatar de André Meireles
        André Meireles

        No ubuntu nem precisei de procurar, bastou ligar a impressora!!

        Abraço

  7. Avatar de FuhFuh MacMoragh
    FuhFuh MacMoragh

    é por estas razões que adoro Ubuntu, coloco o usb e é só imprimir xD (Impressoras HP)

    1. Avatar de coiso
      coiso

      ui!! o ubuntu é que é bom

  8. Avatar de Raicuparta
    Raicuparta

    Queria isto mesmo, andei tanto tempo à procura ontem de drivers, 350megas!!!!!!!!!
    Obrigado!

  9. Avatar de PCLIFTING.COM

    Excelente dica, vai ajudar imenso!
    Obrigado

  10. Avatar de Raicuparta
    Raicuparta

    Queria isto mesmo, andei tanto tempo à procura ontem de drivers, 350megas!!!!!!!!!
    Obrigado!

    O Ubuntu para isto é que é um espectáculo, ligar e imprimir. Quando tiver tempo vou voltar à minha semi migração para Ubuntu…

  11. Avatar de carlos suarez
    carlos suarez

    Bem que podia servir também pra psc 1315 all-in-one, me ajudaria muito.
    Belo post, valeu!

    1. Avatar de Raicuparta
      Raicuparta

      Isso faz parte da série 1300, que está contida na lista 😉
      Acho eu…

      1. Avatar de carlos suarez
        carlos suarez

        Ôpa, valeu pela dica vou testar!

        1. Avatar de GeoAir
          GeoAir

          Então depois deixe aqui o resultado pois também tenho a mesma multifunções 🙂
          Cumps

        2. Avatar de Raicuparta
          Raicuparta

          Eu próprio testei com exactamente esse modelo e funcionou 😉

  12. Avatar de Eduardo Silva
    Eduardo Silva

    Eu já migrei para Ubuntu e apaguei o Seven RC. Praticamente consigo fazer tudo o que fazia no Windows. Ou melhor, quase tudo, e o problema são sempre os drivers, e lá tenho eu que fazer reboot e entrar no XP. A placa de TV não funciona com o TV Time, a Webcam não funciona com nada e a Lexmark x3470 não está contemplada nas impressoras disponíveis para instalação. Só me safo mesmo com a velhinha HP 840C.

  13. Avatar de zéé
    zéé

    recentemente formatei o meu desktop (com já 5 anos) e meti-lhe o seven. Como o cd da minha PSC 2355 só tem drivers para WinXP, isso foi a solução. Imprime às mil maravilhas 😀

  14. Avatar de ......
    ……

    É razão para dizer…
    Há coisas fantásticas não há?

    É pena é eu ter comprado um HP Pro Book e vir cheio de “paneleirices”, podiam simplificar essas OEM também….
    (se bem que muito dele é bastante bom tendo em conta que é gama empresarial 🙂 )

    Ou então já que eu dispensava os SOs já que tenho montes de Windows de borla e ainda por cima uso quase 100% do tempo linux.

  15. Avatar de Roberto
    Roberto

    Oh amigos, quem tiver o Windows 7, já não e preciso de instalar nenhum driver de nenhuma impressora, o sistema operativo detecta os drivers para a impressora que ligaram ao PC. e vai buscar o software próprio para essa impressora, não tenham trabalho em ir buscar nada,ok

    1. Avatar de ALL
      ALL

      Como tal referido em cima, esse método n funciona para determinadas impressoras, ou pelo menos tirar partido das mais valias de determinadas impressoras.

    2. Avatar de Corrector Ortográfico
      Corrector Ortográfico

      “…,já não é preciso de instalar nenhum…” —> “…,já não é preciso instalar nenhum…”

  16. Avatar de dajosova
    dajosova

    Aqui:
    http://alturl.com/c2mf
    agora não sei qual hei-de usar ?!?!

    A minha impressora é uma C4280…

    Já escolhi o Win7 x64 e agora devo escolher qual dos 3?

    PCL5 ?
    PCL6 ?
    Postscript ?

    gracias pela ajuda 😉

    1. Avatar de dajosova
      dajosova

      Ninguém ajuda??

    2. Avatar de Pedro Simões

      Bastava teres perdido 5 minutos no Google e na Wikipedia e ficavas a saber o que te vou dizer.

      Tens de ver na tua impressora o que ela suporta. Provavelmente será PLC6.

      De qualquer modo fica aqui a descrição do que é PLC (Printer Command Language)=> http://en.wikipedia.org/wiki/Printer_Command_Language

  17. Avatar de Street Racer
    Street Racer

    É uma das merd@s que eu odeio na HP, qualquer coisa de drivers (impressoras, cameras, etc) instala logo um monte de programas e mais não sei o quê… para iniciar no arranque no Windows, etc. Ou seja uma inutilidade de programas para por o computador lento e só queremos os drivers, usando o NOSSO programa favorito e NÃO O DELES!

    É por isso e por outras razões (hardware) que NÃO compro NADA da HP. Eu até ODEIO a HP!

  18. Avatar de Jimmy Jazz

    Excelente dica!, obrigado.
    Há outra alternativa, não tão elegante é certo, para quando precisamos de instalar uma impressora e não temos o driver correcto (e isto é válido para quase todas e não apenas as HP), que consiste em usar os drivers que vêm no Windows. Basta procurar um de uma série que, numericamente, nos pareça próxima da que estamos a instalar. No caso da HP, em que já fiz isto várias vezes, funcionou sempre.
    @Street Racer: no caso da HP, existem (quase) sempre 2 drivers a descarregar – um que é apenas o driver, e outro que é o pacote completo. E mesmo neste caso basta usar a instalação “custom” para escolher o que instalar…

  19. Avatar de Jose Lindo
    Jose Lindo

    Ja utilizo a bastante tempo no parque de impressoras da minha firma.

    Posso dizer que foi uma brilhante ideia, e dá bastante jeito quando existe rotação de impressoras entre postos de trabalho.

    1. Avatar de Corrector Ortográfico
      Corrector Ortográfico

      “já utilizo a bastante tempo…” —> “Já utilizo há bastante tempo…”

  20. Avatar de Nuno
    Nuno

    Solução: Não comprar essa BOSTA que é a HP e comprar Epson que é muito melhor a todos os niveis

    1. Avatar de MySeLf
      MySeLf

      Comentário muito construtivo.

      Estás de parabéns!

    2. Avatar de Jimmy Jazz

      @Nuno, como deves compreender, cada um compra o que quer… Mas, já agora, conto-te a minha experiência com produtos Epson.
      Tive dois multifunções (um comprado, outro oferecido – é uma longa história); um de gama baixa, outro topo-de-gama. Em ambos os casos com tinteiros separados.
      A minha experiência não podia ser PIOR. Não sei como é com outros produtos Epson (lá está, ao contrário de ti, acho perigoso generalizarmos), mas a minha experiência *pessoal* foi simplesmente desastrosa.
      A digo desastrosa mas podia dizer *ruinosa*: é que num cenário sobretudo de impressão a preto-e-branco (facturas, documentos…), as Epson que tive gastavam tinta a uma velocidade alarmante.
      No último caso (uma Stylus Photo RX685) o gasto de tinta era tal que acabei por a oferecer. E comprei uma HP (uma L7480).
      Nada tenho quanto à qualidade de impressão da Epson. Aliás, neste momento, a qualidade de qualquer marca de impressoras é geralmente boa. Mas o gasto de tinta é simplesmente inaceitável.
      Uma das razões, penso eu, é que o modo draft destas impressoras é praticamente inusável (o texto aparece castanho e muito sumido) e temos sempre de usar o modo normal. A verdade é que estava a gastar conjuntos de tinteiros cada dois meses. E os tinteiros (de baixa capacidade) que vieram de origem com a minha nova L7480 duraram 6 (!) meses. Quanto aos novos que entretanto comprei, já lá vai quase um ano e estão a pouco menos de meio.

  21. Avatar de Hool72
    Hool72

    A Xerox já tem um driver identico á mais de 1 ano…. que funciona mesmo nos equipamentos de outros fabricantes.

    http://www.office.xerox.com/software-solutions/global-printer-driver/ptpt.html

  22. Avatar de rogerio silva
    rogerio silva

    Preciso instalar uma impressora HP LASER JET 3300 MULTIFUNCTION SERIES ALGUEM TEM O DOWNLOAD PARA ME FORNECER OU PODE ME INDICAR ONDE CONSIGO?

  23. Avatar de José Soares
    José Soares

    Tenho uma impressora HP laserjet 1000 series e não consigo encontrar drivers para trabalhar com o Windows 8.1 alguem me pode ajudar