BQ libertou-se do Android e estabeleceu parceria com a Cyanogen

85 Comentários

A Cyanogen tem tentado ocupar um lugar que tem sido da Google. Com a sua versão própria de Android, baseada na sua versão open-source, conseguem libertar os utilizadores de todas as imposições da Google e das suas aplicações.

Estando constantemente a procurar parceiros para lançar equipamentos baseados no seu sistema operativo, conseguiu agora estabelecer uma parceria com a BQ. A fabricante espanhola vai agora lançar, em conjunto com a Telefónica, modelos específicos, que correm o Cyanogen OS.

bq_0

As duas empresas espanholas, Telefónica e BQ começaram a colaborar há uns meses a para trazer para a Europa o primeiro terminal com Cyanogen OS, o sistema operativo baseado em Android que oferece uma interface mais personalizável e níveis mais elevados de privacidade e segurança.

Como fruto desta parceria foi possível à Telefónica ser o primeiro operador na Europa a lançar um dispositivo com Cyanogen OS: o novo Aquaris X5 com Cyanogen 12.1.

O primeiro smartphone com Cyanogen será o último modelo da BQ a ter sido lançado, o Aquaris X5. É um terminal construído em alumínio e com conectividade 4G e especificações de gama média.

Eis as suas especificações:

  • Ecrã: IPS 5 polgadas
  • Resolução: 720p
  • Processador: Snapdragon 412
  • GPU: Adreno 306
  • Memória RAM: 2 GB
  • Armazenamento: 16 GB + microSD
  • Conectividade: 4G
  • Câmara: 13 MP / 5 MP com flash frontal
  • Bateria: 2.900 mAh

bq_2

Os primeiros terminais com Cyanogen OS começam hoje mesmo a ser comercializados e chegam na próxima semana à Alemanha e Reino Unido. Durante o ano de 2016 a Telefónica levará este novo dispositivo aos restantes mercados onde opera. O BQ Aquaris X5, que poderá ser comprado nas lojas Movistar a partir de hoje, por 209 euros.

Comentários

85

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de RootMAXX
    RootMAXX

    Uma melhoria, mas CM ainda nem sequer tem Marshmallow!

    1. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      também não falta muito!

  2. Avatar de Ricardo Costa
    Ricardo Costa

    Oh PT deixaste-te ser ultrapassada pela telefonica.. bah.. meh… buh..

  3. Avatar de millers
    millers

    Última hora: Samsung marca o seu evento Unpacked 2016 para dia 21 de fevereiro

    1. Avatar de Tripax
      Tripax

      Por acas já tinha lido essa notícia, lá vem as novidades do novidade do novo Galaxy S7, isso quer dizer que o lançamento oficial não vai ser em Janeiro como muito falado por ai, mas sim é Março como sempre.

    2. Avatar de RootMAXX
      RootMAXX

      Achas mesmo que alguém quer saber?

      1. Avatar de Rocha
        Rocha

        quase todos menos tu, palhaço

        1. Avatar de ervilhoid
          ervilhoid

          vá não sejam agressivos… eu também não quero saber, a não ser que seja o anuncio do fim da Samsung Mobile

          1. Avatar de Imparcial
            Imparcial

            Ou que a Samsung passaria a lançar smartphones com Cyanogen ou Android clean (à la Motorola) e com updates tão rápidos com no iOS. Isso sim iria estremecer o mercado e a Apple já passaria ter concorrente a sério.

          2. Avatar de Off-topic
            Off-topic

            Ou com Windows Mobile 10

      2. Avatar de Bianca
        Bianca

        Eu por exemplo quero, gosto de tecnologia, acompanho tudo e experimento todos os dispositivos que posso não me limito.

      3. Avatar de Bianca
        Bianca

        Por falar nisso ontem dizias que não é possível mexer em dois programas ao mesmo tempo em ecrã divido no Windows e talvez por isso, por falta de experiência com os equipamentos de muitas marcas não tenhas reparado que realmente é possível, até é possível com 4.

        “Não sejas assim, já testaste? Aqui fica um vídeo caso o pplware deixe. https://youtu.be/P-530NXQmhM?t=355

        Minuto 5:55″

        1. Avatar de Mark
          Mark

          Ele vai saber essas coisas todas mas por enquanto ainda não acabou o curso de introdução à informática. Só depois disso é que poderá compreender o conceito de multitasking

  4. Avatar de joao
    joao

    isso comprem telemoveis SO’s alterados e todos abertos, depois chorem que são uma porta aberta para os hackers. todas as medidas de proteger uma app, num aparelho com root vão todas à vida. se é isso que querem, apps inseguras e faceis de alterar, força lá..vamos pra frente que os Sistemas fechados é que são maus e crueis…

    1. Avatar de Glink
      Glink

      volta la para a escola…

      1. Avatar de Joao
        Joao

        o rapaz, já saí da escola à 20 anos…e faço apps para os dos ecossistemas, sei bem do que falo. vive lá no teu mundo de fantasia que a ignorância é amiga da felicidade.

      2. Avatar de RootMINN
        RootMINN

        Para a escola? Ele tem é de voltar a nascer mesmo…este já não tem cura…

    2. Avatar de Mota
      Mota

      fazes apps?! Isso é pra rir?

      Com um comentário destes vê-se logo que tu de cm entendes 0.. não, -1 .
      CM é bem mais seguro que o stock android. Lê antes de escreveres asneiras sff.

  5. Avatar de Bruno
    Bruno

    E os antigos não vão ter direito ao Cyanogen?

  6. Avatar de Nuno Santos
    Nuno Santos

    Pode ser que a BQ ande mais atualizada daqui para a frente ja que as joias da coroa morreram

  7. Avatar de Alexsandro
    Alexsandro

    Olha, pode ser uma alternativa para ultrapassar a questão de suporte para o SO que é o calcanhar de aquiles para várias marcas com android…

  8. Avatar de José
    José

    preciso comprar um telemóvel. que aconselham?

    1. Avatar de Ed
      Ed

      Depende do teu orçamento e que tipo de telemóvel queres

      1. Avatar de José
        José

        300 paus no máximo

          1. Avatar de EC
            EC

            Tenho um convite mas não pretendo usar. Alguem quer?

          2. Avatar de Germano
            Germano

            Boas, eu tenho interesse no convite para o OnePlusX.
            Ainda tens disponivel?
            Cumps

          3. Avatar de Flip
            Flip

            Eu queria o convite para o OPX. Obrigado.

          4. Avatar de Dedo Maroto
            Dedo Maroto

            Pelo mesmo preço mi4c advanced edition.não é tão bonito e não tem cartão SD mas SD808 ftw . Ou mesmo Redmi note 2 por menos de 200€. Ou qualquer um dos modelos do Zenfone2 . Por acaso também ando a sondar o mercado. Há também o Lenovo k80 que tem uns truques engraçados na manga.

    2. Avatar de Daniel
      Daniel

      Tudo menos BQ. São equipamentos decentes, mas honrar garantia e serviço pós-venda se tiveres problemas é melhor rezares se fores crente.

      1. Avatar de Luis Lopes
        Luis Lopes

        A BQ funciona muito bem em garantia, até os novos A4.5 e M5 e M5.5 tem 5 anos lol, por algum motivo será material de mais qualidade ou não estariam com prazos desses e teriam sim apenas 1 dia de garantia. Tem o serviço BQ plus com seguros a partir de 19,90€ a BQ está é a porta-se muito bem e a evoluir trazer cyonagenmod é uma óptima notícia a meu ver. Deixamos de ter as “paneleirices” das ROM`s da samsung, LG etc cheias de APP´s das marcas que não servem para nada. a BQ não vem com lixo, só vem com a APP da BQ Plus para o seguro de resto vem clean.

        1. Avatar de Daniel
          Daniel

          Ter prazos de garantia alargados é uma coisa, realmente honrarem os compromissos de garantia e não alegarem que é uma situação que não é coberta pela garantia é outra.

          No meu caso um equipamento foi para RMA quando ainda tinha seguro (pago, o extra) da BQ e disseram que não tinha nada, foi a segunda vez para RMA pelo mesmo problema mas já sem seguro e aí disseram que encontraram realmente um problema, mas que não estava coberto pelo seguro pois “normal desgaste por uso não é coberto pela garantia”… erm… se não funciona correctamente ao fim de 10 meses e pára de funcionar pelo mesmo motivo ao fim de 14 é precisamente por isso que a garantia existe, para garantir que com o normal desgaste de uso o equipamento chega aos 24 meses ainda a funcionar!

          1. Avatar de RootMINN
            RootMINN

            Daniel, enviei o meu antigo BQ para a garantia, e veio com ecrã novo, pelicula e ainda um paninho para limpar o ecrã xD

          2. Avatar de Luís
            Luís

            Já tive de abrir um ticket com a BQ e numa semana resolveram-me o problema sem ter qualquer custo para mim.
            E mostraram-se sempre preocupados em dar-me toda a informação.
            Gostei

          3. Avatar de Daniel
            Daniel

            Bom para vocês. Eu depois dos problemas que tive e no qual nos foruns tenho encontrado mais eco do que com casos de sucesso, não voltarei a comprar BQ e aconselho vivamente a não comprarem. Contarei a história e mostarei as evidências (e os casos semelhantes que fui encontrando no desenrolar do pesadelo que foi lidar com a BQ) a quem tiver tempo a perder.

        2. Avatar de Gustavo Marques
      2. Avatar de Freestyle
        Freestyle

        Meu amigo, não deves saber minimamente do que estás a falar acerca da BQ!!
        Além de serem equipamentos de qualidade, a garantia pós-venda é das mais eficazes que conheço.

        1. Avatar de Daniel
          Daniel

          Deves ter sido tu a ter os problemas que eu tive para estares a falar como se tivesses conhecimento de causa, queres ver…

      3. Avatar de ervilhoid
        ervilhoid

        Quando vejo muita discussão acerca da garantia e assistência é melhor fugir dessa marca lol

  9. Avatar de Nand
    Nand

    O que é que alguém teria a ganhar com o fim da concorrência?

    1. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      isso era para quem?

      1. Avatar de Nand
        Nand

        Para quem enfiou a carapuça. Agora responde lá.

        1. Avatar de ervilhoid
          ervilhoid

          O fim de uma empresa não é o fim do mundo, se o Continente Pingo doce desistirem ou forem à falência outros crescerão, se a Samsung for desta para melhor nao terá grande impacto até porque não trouxe nada de jeito

          1. Avatar de Nand
            Nand

            Não sabes do que falas.

          2. Avatar de ervilhoid
            ervilhoid

            Nand, não sei o que falo.. Explica lá então

  10. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Podia era sair CM para o meu Aquaris 5. Isso é que era de valor

  11. Avatar de Caboca
    Caboca

    BQ libertou-se do Android? Então cyanogen é o quê?

    1. Avatar de Vítor M.

      Não sabe ler nas entrelinhas?

      1. Avatar de David Neto
        David Neto

        Sei que se quiserem acesso aos Play Services e à loja, têm que ter as apps da google na mesma. Ninguém mudou do Android, mudaram sim foi de terem uma distribuição própria para terem uma licenciada. Ou a distribuição deles já não era Android?

        E a parceria com a Google está mais que viva com o lançamento do telemóvel com Android One. Isto é uma notícia falsa com uma interpretação muito liberal dos factos.

      2. Avatar de Mota
        Mota

        Eu concordo qb
        Seria mais correto

        “Libertou-se da google”

    2. Avatar de Marco B.
      Marco B.

      Cyanogen e uma distribuição linux baseada no Android.
      Tal como Ubuntu e uma distribuição linux baseada no Debian.

      1. Avatar de Marco B.
        Marco B.

        *tanto android como debian são linux. Mas nada impede que existem distribuições baseadas nessas mesmas, mas com uma filosofia diferente.

        1. Avatar de Daniel
          Daniel

          Nim, o Cyanogen está para o Android como o Kubuntu ou Lubuntu ou Xubuntu estão para o Ubuntu, é um flavour, não deixa de ser Ubuntu (ou neste caso, Android).

    3. Avatar de unknown
      unknown

      Tiras-me a palavra da boca: é o quê, hein?!!

    4. Avatar de Mark
      Mark

      Basicamente Android com uns pozinhos.

  12. Avatar de Fox
    Fox

    “BQ libertou-se do Android e estabeleceu parceria com a Cyanogen”
    Cyanogen… é android!
    ლ(ಠ益ಠლ)

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Estava a pensar o mesmo! LOL
      Enfim mais um titulo sem pensar…

  13. Avatar de josmac1
    josmac1

    Desculpem o assunto ser off topic mas preciso mesmo de ajuda:
    Tenho um Wiko Lenny e, apesar de ter um cartão de memória de 16GB definido como sendo o disco “de escrita predefinido”, ao tentar instalar uma aplicação dá a mensagem de “armazenamento insuficiente”….
    Alguém pode ajudar, por favor?
    Obrigado

    1. Avatar de unknown
      unknown

      Deixa-me fazer-te uma sugestão: tens o disco cheio! É só apagares uma parte do lixo. e o problema fica resolvido..!

      1. Avatar de josmac1
        josmac1

        Não… está vazio. O problema é exactamente esse…

        1. Avatar de Rogério
          Rogério

          Há aplicações que não podem ser movidas ou instaladas no Cartão SD. Isso é Smartphone Usage 101.

          1. Avatar de josmac1
            josmac1

            Obrigado Rogério.
            Na verdade o telemóvel é do meu filho, e o que ele está a tentar instalar são jogos. Tem tentado, mas a verdade é que tudo o que passa da capacidade de memória nativa do telefone, é recusado com a msg de “armazenamento insuficiente”…
            Desculpa a ignorância mas, que significado prático tem o facto de ser um “smartphone Usage 101”?

          2. Avatar de MataRatos
            MataRatos

            Correcção: Android Usage 101. Windows Phone não se comporta assim, e no entanto também é um smartphone. Pode-se instalar aplicações no cartão SD à vontade.

        2. Avatar de MataRatos
          MataRatos

          Não consegui responder ao post seguinte, respondo neste.
          Há pessoal que tem a mania que sabe falar inglês e que toda a gente tem que saber e ainda tem que saber como funciona o sistema operativo de um smartphone, só não sabem o que é “civismo 101″….
          A principal limitação desse telemóvel, o Wiko Lenny, e também de grande número desses Wiko, é que a memória interna (ROM) é muito pequena, é só de 4 gigas… Vamos assumir que o sistema operativo ocupa cerca de 1,5 gigas, as aplicações mais umas centenas de megas… Algumas aplicações estão “integradas” no sistema operativo, e ao fazer-se actualização dessas aplicações vai acontecer que estas são feitas para o espaço livre para aplicações, ou seja ainda vai ocupar mais espaço livre… Depois o android ainda precisa de gastar mais memória com ficheiros tipo Dalvik Cache, Cache, etc… Pode dar-se o caso de mal se tira o telemóvel da caixa e actualiza-se as aplicações todas, ficar já sem espaço livre para se instalar o que se quiser.
          No mínimo hoje em dia um smartphone devia ter 8 gigas de ROM, ou até 16.
          Conforme o Android foi evoluindo também foi limitando a capacidade de se instalarem aplicações para cartões SD.
          O ideal, se ainda for possível, é devolver o telemóvel e trocar por um com o mínimo de 8 gigas de memória interna (mais caro). Não sendo possível, lamento dizer que não será possível instalar jogos nem muitas aplicações nesse telemóvel. Talvez com algumas modificações no telemóvel, que só quem está muito habituado e tem muitos conhecimentos disso poderá fazer, é que conseguirá instalar o que quer nele.

  14. Avatar de Rui
    Rui

    A cyanogen a médio prazo vai conseguir o que a Google não é capaz: de lançar updates para o maior número de dispositivos mais rapidamente e durante mais tempo.

    1. Avatar de Ha cada um...
      Ha cada um…

      A cyanogen a médio prazo vai conseguir o que a Google não é capaz
      Mas a Google e bem capaz de mandar e actualizar os dispositivos ate muito mais rapidamente do que a propria cyonogen, visto que o cyonogen e em base do trabalho da Google.
      Os fabricantes e que insistem em nao se basearem no android “puro e duro” como acontece com os Nexus, logo se com a cyonogen a politica dos fabricantes nao mudarem nao havera milagres.
      Agora me pergunto… Sera uma boa opcçao saltar de uma soluçao Google para uma versao do SO da Google, com mao da Microsoft e interesses comerciais? O Cyonogen ja foi bom , mas so na altura que nao tinha interesses comerciais e no lucro, como tem sido a filosofia da Cyonogen

    2. Avatar de Nand
      Nand

      E não lhe vai adiantar de nada.

    3. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      O problema são os maintainers, as pessoas responsáveis pelos equipamentos muitas vezes nem o equipamento têm e são pessoas que fazem com gosto de ajudar mas não são nenhuns experts

  15. Avatar de Gabriel Águas
    Gabriel Águas

    Cyanogen + 5″ 720p + 2.900mAh = Bateria Infinita
    Esta bq sim sabe como fazer smartphones de gama média

  16. Avatar de RJCA
    RJCA

    ” conseguem libertar os utilizadores de todas as imposições da Google e das suas aplicações”…

    E para quem já tiver terminais BQ? Será que podem mudar também?

  17. Avatar de sapo
    sapo

    Seus azelhas, libertou-se de android? LOOOL é android, é uma rom android!

  18. Avatar de R!cardo
    R!cardo

    “BQ libertou-se do Android e estabeleceu parceria com a Cyanogen”

    hmmm… Cyanogen é “android”

  19. Avatar de Carlos
    Carlos

    se a parceria da BQ com a Cyanogen tiver o mesmo êxito que teve com a OnePlus…

  20. Avatar de Ismael Guimarães AJ
    Ismael Guimarães AJ

    Só faltava esse smartphone ser dual sim para ser uma boa opção de compra neste Natal.

    1. Avatar de nuno_p
      nuno_p

      Todos os smartphones da bq são dual sim.

  21. Avatar de Pedro Oliveira
    Pedro Oliveira

    “BQ libertou-se do Android e estabeleceu parceria com a Cyanogen”

    Mas Cyanogen não é “android”?!

    Estou confuso 😉

  22. Avatar de Filipe L
    Filipe L

    Um bom smartphone e mais um claro sinal que a BQ se está a tornar um importante player neste mercado. Ainda assim não concordo que seja um smartphone de gama média, porque para isso não basta ter 2GB de ram e ecrã de 5”. Por exemplo, os processadores de gama média da Snapdragon são os 6xx e não os 4xx.

  23. Avatar de Diogo Alexandre
    Diogo Alexandre

    Cyanogen é uma versão linux android mas só com software open source. ao contrario do android que tem muito codigo fechado da google e dos fabricantes.

    1. Avatar de JV
      JV

      Lol. Quando não se sabe do que se está a falar mais vale estar calado!

  24. Avatar de O.Alves
    O.Alves

    Pois eu tenho um BQ aquaris E5 4G com CM 12.1(android 5.1.1) que está bem melhor que a rom oficial da BQ(android 5.0.2). Está muito estável, consumos muito bons, actualizações semanais para correções ou melhorias…

  25. Avatar de macgyver
    macgyver

    Boas… Querem um smartphone com updates? Simples…. Smartphones com Ubuntu touch. Já existem até tablets com o ubuntu a rolar nativamente. Comprem porque é mesmo bom!!!

  26. Avatar de CDias
    CDias

    Boas,

    Uma noticia que até pode ser bem interessante para todos os que adquiriram smartphones e tablets da BQ no pressuposto de um bom suporte e regular actualização dos firmwares.
    Talvez agora se possa vir a ter máquinas minimamente actualizadas pois, o que não falta, são pessoas que compraram smartphones e tablets à pouco mais de 1 ano e a BQ esqueceu-os por completo mantendo o Android 4.2 nesses aparelhos. Para mim, a BQ é uma desiluzão neste aspecto.
    Por isso, espero francamente que a Cyanogen venha com vontade de ainda pegar nessas “abandonadas” máquinas.
    Um Abraço a todos

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Agora que despachei o meu 5 HD… Mas a partida só novos modelos irão ter CM.