Nunca instalou um Linux? Aprenda a instalar o Linux Fedora 23

21 Comentários

Passados cinco meses do lançamento do Fedora 22, os responsáveis por esta distribuição lançaram o Linux Fedora 23. Esta versão está disponível em três edições distintas (Workstation, Sever e Cloud) e vem com um conjunto de melhorias significativas em cada uma delas.

Hoje vamos aprender como instalar o Fedora 23 Workstation.

fedora23_10


Como é hábito da nossa parte, costumamos marcar o lançamento de algumas distribuições Linux com um pequeno tutorial que ensina como podem instalar a mesma. Os instaladores usados no GNU/Linux, em geral, têm vindo a evoluir e simplificar todo o processo.

Quais as novidades do Linux Fedora 23?

  • Linux Kernel 4.2
  • GNOME 3.18
  • LibreOffice 5
  • Fedup substituído pelo DNF
  • Cinnamon spin
  • Actualizações de Firmware

Pré-Requisitos

Para a elaboração deste tutorial criarmos uma máquina Virtual no VirtualBox com as seguintes configurações:

  • Disco: 20GB
  • Memória RAM: 2 GB
  • Versão do Fedora 22: Workstation

Como instalar o Linux Fedora 23?

Tal como o Fedora 22, a instalação do Linux Fedora 23 é agora muito mais simples, tudo graças à nova interface do instalador Anaconda. Para a instalação da versão Workstation deveram seguir os seguintes passos:

Passo 1) Inicio

Escolher a opção Start Fedora Live

fedora23_00

Passo 2) Onde Instalar?

Escolher a opção Install to Hard Drive

fedora23_01

Passo 3) Definir o idioma de instalação

fedora23_02

Passo 4) Configurações da Data/hora, teclado

Procedemos às configurações da Data/hora, Layout do teclado, Destino da instalação e se possível indicar logo a configuração da rede. Feitas as configurações basta carregar em Begin Installation

fedora23_03

fedora23_04

Passo 5) Definir Credenciais para o utilizador root

Durante o processo de instalação é necessário definir a password para o utilizador ROOT, assim como podem criar um novo utilizador para o sistema.

fedora23_07

E está feito! Agora é só autenticarem-se e explorar a distribuição e todas as novidades desta versão.

fedora23_08

A versão instalada, como referido, é a  Workstation e é direccionada para desktops/portáteis. Incluiu várias ferramentas de desenvolvimento e está também mais fluído.

Se tiverem alguma duvida ou questão relativamente à instalação, deixem os vossos comentários.

fedora23_09

Partilhar:
Tags:

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de CC
    CC

    bem que podiam expandir o artigo com aperfeiçoamentos ao gnome3 para o tornar mais facil de usar, bem ao estilo de “10 coisas a fazer após instalar o fedora 23”

    1. Avatar de Assacrica
      Assacrica

      Ou mostrar os spins disponiveis

  2. Avatar de Joaquim ribeiro
    Joaquim ribeiro

    quais as vantagens para o utilizador comum face ao ubuntu?

    1. Avatar de jorge
      jorge

      Ubuntu ( e Mint),são mais adequados para o utilizador comum . O fedora é mais complicado de instalar e configurar , para um utilizador “básico em linux”, o melhor é o Mint.

    2. Avatar de Fox
      Fox

      É puramente uma questão de gosto.
      Normalmente o pessoal que gosta de Fedora usava antes o RedHat…
      O Ubuntu é o novato mais popular… que é derivado do debian… mas o utilizadores do debian ainda preferem debian 🙂

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Sim, puramente gosto 🙂

  3. Avatar de NT
    NT

    É a minha distro de eleição, mas admito que não é para todos… Vale a pena esperar mais um pouquito(talvez um mês) porque algumas coisas (por exemplo no meu caso drivers da nvidia) ainda não estão prontas para instalar.
    De resto é uma distro brutal. E sempre é um pé na porta para quem queira trabalhar no ramo (sendo a RedHat uma das gigantes da ‘industria do linux’) pois o fedora também é uma forma de testar tecnologias que serão depois implatadas no RedHat Linux.

  4. Avatar de João
    João

    Sou um utilizador Windows e sinto curiosidade de experimentar o Linux.
    De entre as muitas que existem apenas experimentei sem instalar. A parte de criar as partições é a que me deixa mais dúvidas.
    Já agora para quem se quer iniciar no linux qual a distro que recomendam? Já vi Kubunto, Xubunto e Mint (xfce).
    Obrigado

    1. Avatar de João C.
      João C.

      Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu, Mint… são todas simples. Testa todas pela pen e vez qual é a que mais te agrada tanto pelo visual como pela funcionalidade! Depois o processo de instalação é muito simples. Durante a instalação há a opção de instalar paralelamente ao SO que já tens instalado, de forma automática. Mas podes sempre seguir um tutorial para criares tu a partição para o Linux. É super simples, no youtube tens montes de tutoriais em português.

    2. Avatar de NT
      NT

      Posso recomendar o ubuntu mate. Simples, leve. E uma coisa porreira é o ‘Welcome Screen’ que permite instalar muita coisa (por exemplo chrome, steam, codecs, flash, etc) E tem lá um dos “temas” que mete o sistema parecido a Windows a nível de interface gráfica o que pode ajudar.
      (uma pesquisa rápida no youtube e https://www.youtube.com/watch?v=fICP_J8BMZw)
      Pessoalmente uso mais o Fedora porque já usava o redhat desde a versão 4 ou 5. De quando em vez dá-me a vontade de testar outras distros mas passa quase tudo pela virtualbox pois já tenho máquina para isso.

    3. Avatar de Rui
      Rui

      Quando me iniciei no Linux também tinha dúvidas com as partições mas não é difícil.

      Se optares pela instalação em paralelo com Windows, o Linux trata de tudo sozinho; se quiseres fazer partições manualmente podes fazer o seguinte:
      Nota: fiz isto em vários computadores mas todos já com alguns anos e com Windows 7, BIOS e MBR. Se tiveres UEFI ou GPT aconselho a procurares tutoriais na net.

      Primeiro tens de arranjar espaço no disco para o Linux.
      Podes usar o Easus Partition Master para Windows ou o GParted para Linux. Eu prefiro este último e o processo é simples: arrancas com o PC através da pen com o Linux, abres o GParted e encolhes a partição do Windows de forma a teres espaço suficiente para o Linux. Se tiveres MBR tens de ter atenção ao número limite de partições primárias que é 4. Para contornar isto é necessário criar uma partição extendida e dentro desta crias as partições para Linux.
      Em seguida crias uma partição para swap caso a tua RAM não abunde. Eu tenho 3Gb de RAM e criei uma partição swap desse tamanho. Depois, crias a partição para a distro que queres. Podes usar todo o espaço restante ou só uma parte dependendo do que pretendes fazer. Eu tenho várias distros instaladas e ainda espaço livre para experimentar uma ou outra de vez em quando.
      Durante a criação da partição tens de a montar como “/” (root) e com formato de ficheiros ext4. Também podes criar uma partição montada como /home caso queiras ter os ficheiros pessoais e as configurações separadas da distro. Isto é útil no caso da distro estoirar e precisares de instalar de novo ou caso uses mais do que uma distro. Neste último caso pode haver barraca com algumas configurações; já me aconteceu entre Ubuntu e Antergos..
      De forma a facilitar as coisas, e como estás a começar, usa só a partição “/” e podes guardar ficheiros mais importantes na partição do Windows pois consegues ter acesso a eles quer estejas em Linux ou em Windows.
      A partir daqui é só instalar o Linux pois ao indicar que uma determinada partição é “/” ele já sabe que é aí que tem de instalar.
      Resumindo: encolher partição Windows; criar partição Swap; criar partição “/”; instalar.

      De notar que ao usar o GParted para encolher o Windows este vai-se queixar da primeira vez que o iniciares depois deste processo; vai-te pedir um checkdisk. Deixa-o fazer pois, apesar de demorar algum tempo, só o faz uma vez.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Esqueci-me de referir duas coisas:

        1- O bootloader (grub), o programa que controla o arranque deve ser instalado em /dev/sda pois assim vai-te permitir escolher entre Linux e Windows.

        2- Para quem começa aconselho o Mint. Parecido com Windows para facilitar a adaptação, com muita coisa instalada e com muita informação disponível na net já que é das distros mais usadas.
        Pessoalmente prefiro o Mint Xfce mas o Cinnamon, Mate e KDE também são bons.

    4. Avatar de João
      João

      Obrigado aos três pela ajuda.

  5. Avatar de sakura
    sakura

    ontem instalei sobre (w10 e wmware) “mate” não tive mingum pb.
    era so para dar uma vista ao selinux, yum e mono.
    a parade do firefox estar desatualizado a distro é fantastica e tem uma configuraçao interessante. vou copiar alguas configuraçes para o meu archlinux…. so para ser == a apple.

    1. Avatar de Rafael
      Rafael

      Agora em Português…!

    2. Avatar de anubis
      anubis

      Ao menos com o fedora não partes o X dia sim, dia não.

  6. Avatar de Sergio
    Sergio

    Cria instalar num cartão SD é possivel?

    Obrigado

    1. Avatar de anubis
      anubis

      Não vejo porque não.. escolhes instalar no SD e não no outro disco. Verifica é se a tua BIOS consegue fazer boot do SD.

  7. Avatar de Alexsandro
    Alexsandro

    Reparei que está um pouco pesado, mas isso deve-se ao facto de estar a usar distro ambientes gráficos mais leves, outra coisa que não consigo me habituar é ao gnome 3, mas sim esteticamente está impecavel.

  8. Avatar de Jbaf
    Jbaf

    Fedora foi bom até a versão 21. Hoje está uma verdadeira mer*****. Ainda bem que conheci o CentOS, seu irmão mais velho de “responsa”. Isto sim é GNU/Linux hoje pra se usar junto com Slackware, Debian. Abraços!!