Unboxing Panasonic G7: O trunfo é o 4K

16 Comentários

A Panasonic DMC-G7K, lançada este ano, promete ser uma câmara com alta qualidade tanto em foto como em vídeo.

O 4K está agora ao alcance de todos de forma fácil com a nova Panasonic. Vamos conhecer o que podemos encontrar ao adquirir esta nova topo de gama?

PanasonicLumixG7


Esta é uma máquina que à primeira vista parece não se poder esperar muito dela. O seu pequeno corpo, leve e fácil de transportar pode fazer com que o utilizador não tenha uma grande expectativa. No entanto, não é de todo o que esta máquina é na realidade.

Nos primeiros momentos de utilização, principalmente para quem nunca pegou realmente numa máquina desta marca, pode parecer pouco ergonómica, confusa e, na verdade, os seus acabamentos não são de uma máquina de topo. A surpresa acontece primeiro na qualidade da imagem, mas isso veremos ainda em detalhe na análise, já que vamos andar com ela para todo o lado, até porque vamos ter também 4K para nos acompanhar!

Uma das primeiras sensações é de que alguns botões não são propriamente fáceis de mexer numa possível utilização mais rápida e intensiva. No entanto, todos estes pormenores poderão ser conhecidos brevemente na análise detalhada que iremos fazer deste mesmo artigo. Para já vamos conhecer o conteúdo da caixa e algumas das suas principais características.

 

Na Caixa
  • Panasonic Lumix G7
  • Objectiva 14-42mm F3.5-5.6 II ASPH Mega O.I.S.
  • Pára-sol
  • Bateria
  • Carregador de bateria
  • Cabo USB
  • Alça de ombro
  • Manuais e CD-Rom PHOTOfunStudio 9.7 PE

 
panasonicG7_box

 

Especificações:
  • 16 Megapíxeis
  • Vídeo e foto 4K
  • Ligação Wi-Fi
  • Velocidade de disparo: 1/16000 sec
  • Visor OLED
  • LCD dobrável
  • Contraste AF com Tecnologia DFD

panasonicG7-dimensões

 

Esta promete ser uma máquina de simples utilização mas com bastante potencial a nível de imagem. Apesar do seu valor, a captura de momentos em 4K é um dos principais atractivos para os futuros utilizadores desta Panasonic Lumix G7.

Será que esta câmara cumprirá o que promete? 

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de joão
    joão

    não percebo porque é que estas novas câmaras fotográficas não trazem a função de telefone :V #trolling

  2. Avatar de André
    André

    Comprei a minha na Satecnosol, e é impecável!

  3. Avatar de Joao Mota
    Joao Mota

    Não esquecer que é uma micro 4/3

    1. Avatar de dedro
      dedro

      JM, e há algum problema de ser micro 4/3? Não tira fotografias à mesma, mas num “pacotinho” mais leve e pequeno? 😉

      1. Avatar de Joao Mota
        Joao Mota

        dedro, pelo contrario, eu tenho uma, apenas não estava na descrição.

  4. Avatar de censo
    censo

    O problem maior é o sistema micro 4/3, que quanto a mim deixa algo a desejar para quem quer mais de uma máquina fotografica. O 4k acho que é um exagero.

    1. Avatar de Pedro Fonseca
      Pedro Fonseca

      Censo, desculpa-me mas não compreendo o teu comentário. Onde é que o sistema m4/3 “deixa algo a desejar para quem quer mais de uma máquina fotografica”?
      E sobre o 4K, se uma câmara com um sensor de 16Mpx que tem uma resolução de 4592 x 3448, porque é que não poderia fazer 4K (O padrão DCI 4K é de 4096 x 2160)? Para ti pode ser um exagero (também partilho da mesma opinião, por nem televisão em FHD termos) mas quem quiser usar 4K, já pode. E mesmo que não queiras 4K ela também filma noutros formatos mais pequenos. Mas se filmares em 4K e fizeres downsample para FHD costuma ficar com muito melhor qualidade em relação a filmares directamente em FHD. Já para não falar que podes usar a estabilização digital para teres uma imagem estável e sem soluços.

      1. Avatar de censo
        censo

        Tens alguma camara micro 4/3 ? A minha principal camara neste momento é uma micro 4/3 que uso desde 2012, e não estou inteiramente satisfeito com a sensibilidade a altos ISO (acima de 1600, esquece), não estou satisfeito com o autofocus, entre outros itens. Quanto ao 4K…..esquece a estabilização digital. Tens sempre imagem a soluçar. Para minimizares isso tens por exemplo um “steadydrive” que podes ver aqui, se não conheces : https://steadydrive.com/shop/

        1. Avatar de Pedro Fonseca
          Pedro Fonseca

          Por acaso tenho. Comecei com a OM-D E-M5, vendi-a à umas semanas porque entretanto comprei a E-M5 MKII. Ainda tive as duas durante umas semanas mas decidi vende-la para financiar a possível compra da E-M1 MKII. Estou em pulgas para saber o que é que a E-M1 MKII vai trazer.
          Eu aderi a este sistema mesmo sabendo bem quais as suas limitações em relação às DSLR (APS-C e FF). Preferi ter um pouco de “limitações” e poupar no peso e no volume a mais em cima dos meus ombros nas caminhadas que costumo fazer pela natureza.
          Sobre o ISO, tanto com a E-M5 como com a nova E-M5 MKII acho bem tolerável usar-se ISO 3200, a esses valores ainda temos detalhe definido. Tudo acima disso já começa a perder-se definição nos detalhes e o famigerado grão cromático que não é nada agradável. Mas com alguma paciência e tempo no Photoshop (Camera Raw)/Lightroom ou outro software (apesar de ser super lento, até mesmo o Olympus Viewer faz um excelente trabalho sobre o grão do ISO).
          Sobre o AF, quando bem configurado para o que vais fotografar, não tive problemas até hoje (Knock, Knock, Knock) com o AF por contraste. Se configurares o AF da câmara para o que vais fotografar o teu número de falhas de AF são mínimas ou mesmo nulas. Como é por contraste e não por fase tem que haver diferenças substanciais de contraste para ela ser rápida e certeira. Se não houver contraste, ela perde mais tempo à procurar e pode acabar por tirar algumas fotos desfocadas.
          Sobre vídeo, como não tenho muita experiência, não comento mais, acredito que possas saber mais do que eu. Terei que experimentar primeiro… mas pelo menos o “filtro” do Youtube funciona muito bem a estabilizar a imagem… pelo menos para os meus olhos. 😉

          1. Avatar de mc
            mc

            Há quem faça firmwares para estas câmaras que dizem que melhoram bastante algumas características (para além de acrescentar outras). Já há bastante tempo que li (para uma anterior modelo desta câmara), por isso não tenho o endereço.

  5. Avatar de iDroid
    iDroid

    O sistema micro 4/3, apesar de ter um sensor mais pequeno que o APS, é muito competitivo. Aqui, uma OM-D E-M10 vs Alpha Nex 6 mostra que os resultados são comparáveis em altos ISOs e, na minha opinião, melhores na oympus: http://www.dpreview.com/articles/4887393042/bang-for-the-buck-olympus-om-d-e-m10-ii-review/8

    Para além disso, o formato micro 4/3 tem um tamanho semelhante ao super 16mm, tendo vantagens na profundidade de campo (versátil o suficiente para desfocar o fundo, mas também não muito penalizador na hora de focar o sujeito) e na seleção alargada de lentes: http://www.bhphotovideo.com/explora/video/hands-review/micro-four-thirds-format-filmmakers

    1. Avatar de Pedro Fonseca
      Pedro Fonseca

      Pena não haver um botão de like. hehehe
      Concordo com tudo o que disseste.

  6. Avatar de iDroid
    iDroid

    No primeiro link é necessário selecionar a segunda câmara, mas pode ver-se que até se compara muito bem com a nikon D7200, topo na gama de APS.

    1. Avatar de Pedro Fonseca
      Pedro Fonseca

      O que muitas pessoas não entendem é que, apesar do sensor m4/3 ser mais pequeno em relação a APS-C e FF, etc… é um tamanho que ainda nos dá muito num “pacote” menor e mais leve (corpo + objectiva). E quem dá mais valor a isso não se deverá importar com a “menor qualidade” em relação à qualidade das outras câmaras com sensores maiores. Se não eu também poderia dizer que os sensores Full Frame são fracos porque têm dimensões menores que os sensores de formato médio.

  7. Avatar de Leonardo
    Leonardo

    olá , tenho uma lumix g7 gostaria de saber , quando filmo com ela no iso 200 granula?? eo iso dela granula d emais ja nos 800??? é nos vídeos do youtbe são uma perfeição.

  8. Avatar de Leonardo
    Leonardo

    olá , tenho uma lumix g7 gostaria de saber , quando filmo com ela no iso 200 granula?? eo iso dela granula d emais ja nos 800??? é nos vídeos do youtbe são uma perfeição.