Ahoy! – Desbloqueia todos os sites bloqueados em Portugal

111 Comentários

Há umas semanas saiu a notícia de mais sites bloqueados em Portugal, curiosamente poucos dias antes do lançamento da Netflix em Portugal. São mais 51 sites a adicionar à lista, depois do Pirate Bay também ter sido barrado no início deste ano.

Mais importante do que serem sites de pirataria bloqueados, é o facto de entidades privadas terem controlo sobre o que bloquear ou não na internet, sobre ordens de algum tribunal. São acções perigosas e que podem ter precedentes perigosos no futuro. Quem nos garante que não bloquearão outros sites que se tornem incómodos? Como podemos então, usando meios legais e disponíveis na internet, contornar estes bloqueios?

pplware_free_internet05

 


Pouco depois do bloqueio do Pirate Bay, foi lançada, como se lembram, uma extensão para o Chrome, o Ahoy!, pela mão de Rafael Almeida. Esta extensão permitia aceder ao Pirate Bay sem complicações de mudança de DNS ou do ficheiro de hosts.

Com o passar do tempo, a extensão deixou de funcionar correctamente o que motivou o nosso seguidor Henrique Mouta a agarrar na extensão e a alterar para funcionar com todos os sites que estão bloqueados.

pplware_free_internet01

De notar que esta é uma extensão para pessoas que não sabem/não querem ter o trabalho de mudar de DNS. Para muitos não é um processo simples, portanto esta extensão serve para simplificar ao máximo esse processo.

 

Como posso instalar o Ahoy! ?

É bastante simples, a extensão está disponível no marketplace do Google Chrome e pode ser descarregada seguindo este link.

pplware_free_internet02

Depois basta aceder ao site bloqueado, que deverá funcionar através de uma ligação proxy. Os sites que estão desbloqueados têm o símbolo do Ahoy! na barra de endereço.

 

Como funciona o Ahoy!?

O funcionamento é bastante simples. Originalmente, funcionava só com o thepiratebay.org com um único proxy. Numa tarde, foi rescrito completamente o plugin para funcionar com uma API que também foi desenvolvida de raiz.

A extensão pede à API a lista de todos os sites bloqueados e um proxy que esteja funcional periodicamente. Assim permite que mal um site esteja bloqueado o possa adicionar em menos de um minuto. Para além disso, existe um processo no servidor que procura novas proxies e que as testa, de modo a devolver uma proxy funcional e minimamente rápida.

 

A ligação está muito lenta! Como posso usar outro proxy?

Caso a ligação não esteja a funcionar ou esteja demasiado lenta, é possível forçar a utilização de um proxy novo. Para fazer isso, deves carregar no icon na barra de navegação, onde irá aparecer o seguinte menu:

pplware_free_internet04

O clique em “Forçar Novo Proxy” vai carregar um novo proxy. Ao terminar o processo, basta actualizar a página para funcionar correctamente.

 

Existe plugin para Firefox/Opera/…?

De momento não. No entanto, se quiser fazer esse plugin poderá entrar em contacto com o autor do plugin para o Crome que poderá facultar informação necessárias para também desenvolver para outros browsers.

 

OpenSource é uma condição

Este projecto é 100% OpenSource, em todos os componentes. O código da extensão está disponível em https://github.com/rafaelcpalmeida/ahoy. O código da API está disponível aqui.

 

DBD – DNS Block Dodge

http://videos.sapo.pt/EzYjb8tg94HhJJ4g6N4z

 

Este projecto não parou por aqui. Das sinergias do Rafael Almeida e do Tiago Sousa nasceu uma outra solução bastante interessante para ajudar a mudar os DNS. Chama-se DBD – DNS Block Dodge – e permite mudar os DNS para os da Google com apenas um clique. Funciona em Windows e MacOS, e é uma excelente solução a longo prazo. Instruções de funcionamento encontram-se neste link.

 

A VPN como alternativa

A par com a utilização de um proxy e a alteração de DNS, também a utilização de uma VPN é uma excelente solução para este tipo de questões.

Quer utilize Windows, MacOS, Android, iOS ou até mesmo recorrendo a extensões no Chrome, a grande versatilidade e os mais de 2000 servidores disponíveis por todo o mundo garantem uma grande disponibilidade do serviço.

 

Em resumo…

Estas dicas não têm como função promover de todo a pirataria, mas sim capacitar o utilizador a dominar as ferramentas que a Internet possui por forma a evitar um bloqueio a serviços que possam estar barrados por vários motivos. Entre esses motivos estão os ilegítimos que justificam usar qualquer meio que contorne esses bloqueios.

Comentários

111

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Sandro Garcia
    Sandro Garcia

    Ou então o Hola! que é melhor.

      1. Avatar de James
        James

        Há sempre esta hipótese: http://contraacensurana.net/ 😉

        1. Avatar de Ricardo
          Ricardo

          Esse site é bom mas não explica como alterar o IPV6 no router, mesmo que alteres o IPV4 ficará tudo igual

    1. Avatar de Ricardo Vieira
      Ricardo Vieira

      + 1

    2. Avatar de Sérgio Pimenta
      Sérgio Pimenta

      Off-topic : alguém ja tens os canais digitais da meo sem box? Eu tou a tentar sintonizar e nada… As minhas tvs descodificam TDT MPEG4

      1. Avatar de Técnico Meo
        Técnico Meo

        Eu que saiba os únicos canais que poderás sintonizar na tua tv são analógicos e saem directamente da ONT. Deverão ser 70 canais. E isto numa instalação com fibra com tv no pacote…

        1. Avatar de Sérgio Pimenta
          Sérgio Pimenta

          Sim tenho fibra e foi feita uma noticia que a meo a partir de Novembro iria ter canais digitais para quem não tem box

          1. Avatar de Técnico meo
            Técnico meo

            Tens razão, acabei de confirmar que sim!!!

      2. Avatar de rjSampaio
        rjSampaio

        Tanto quanto sei, apenas a Vodafone oferece TDT na sua rede

    3. Avatar de Bruno
      Bruno

      Solução mais simples é usar o browser Tor, qe esconde o ip e deixa uma pessoa aceder a qualquer site bloqueado…

    4. Avatar de ines
  2. Avatar de Nuno
    Nuno

    Uso e funciona 5*! Vamos apoiar os projectos tugas 🙂

  3. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    É mais fácil mudar os DNS…

    1. Avatar de tiago
      tiago

      Existe sempre pessoal que não sabe ou não quer mexer neles e este artigo é para eles… indica isso mesmo. É mais uma aplicação das boas… :p

    2. Avatar de Francisco
      Francisco

      Que faz o mesmo efeito, sim, mais fácil não me parece.

    3. Avatar de Rafael Almeida
      Rafael Almeida

      Na cabovisão, por exemplo, não basta mudar o DNS 🙂

        1. Avatar de Rafael Almeida
          Rafael Almeida

          Quando tento visitar algum dos sites bloqueados mandam me para http://bloqueado-igac.cabovisao.pt e tenho os DNS do Google

          1. Avatar de djx
            djx

            Tenho cabovisão e tenho o DNS alterado na one box e não tenho tido quaisquer problemas.

          2. Avatar de Rafael Almeida
            Rafael Almeida

            Estranho! Tenho o 8.8.8.8 tanto no Mac como no Router e tenho isso bloqueado.

    4. Avatar de Tipo
      1. Avatar de Krasy
        Krasy

        tb podes por o 8.8.4.4 que é o secundário

  4. Avatar de Paulo
    Paulo

    Não se entende isto tipo de bloqueio, ok é verdade não devemos ver filmes(sem os pagar), entre outra coisas, mas então a taxa de direitos de autor nos discos/pens/telemóveis etc serve para que? Visto que há isto.. Desde quando é que o site UBER é um site pirata? agora não usar o site ou ver o design do site só porque sim?
    Quem nunca cometeu um crime em direitos de autor? Que atire uma pedra.. (ATENÇÃO A FOTOCOPIA DE UM LIVRO E UM “Crime” DE DIREITOS DE AUTOR também).
    Agora essa tal entidade tem poder para bloquear o quiser e o que lhes der na cabeça e nós aceitamos? Desculpem lá mas não estamos na china onde não podemos usar a google entre muitas outras coisas certo?
    A pirataria é um crime, mas isto é um crime ainda maior.

    1. Avatar de Vítor M.

      Excelente o exemplo da fotocópia de um livro. Bem visto 😉

    2. Avatar de Henrique Mouta
      Henrique Mouta

      Boa, não me lembrei do Uber. Adicionado à lista 🙂

    3. Avatar de Jorge Rodrigues
      Jorge Rodrigues

      Não poderia concordar mais, a escumalha de gente que entende que pode bloquear um website esquece-se que neste pais a ditadura foi abolida em 25 de abril de 1974….

      1. Avatar de José Maria Oliveira Simões
        José Maria Oliveira Simões

        Aí foi ? Mas olha que não parece mesmo nada …

    4. Avatar de João Vicente
      João Vicente

      Dizes bem paulo, segundo o censos de 2011 é o nº de alojamentos em Portugal (não deve ficar muito longe do nº de consumidores EDP ) era de 5 878 756…… arredondando para 5.000.000 de pontos EDP e todos a pagarem 2.65€ dá 13.250.000 € que esses chulos recebem TODOS OS MESES e digo isto com conhecimento de causa pois estou a par destes valores……..é que ninguem se apercebe destas verbas gigantescas……….

    5. Avatar de LC
      LC

      Isto está a ter contornos absurdos. Que eu tenha conhecimento apenas se podem bloquear sites por decisão judicial (o que não houve) e o que fiquei a saber é que uma associação qualquer pode dar ordens a fornecedores de Internet. Afinal não sei quem é mais abusador se a entidade sem poderes judiciais que “manda” ou as empresas fornecedoras de internet que em vez de exigirem uma ordem suspensiva de um Tribunal acata caninamente esta suspensão de sites prejudicando quem devia proteger: os seus clientes. Esta história dos direitos de autor recorda-me que estamos pior que o “antigamente”, é que nunca vi o meu pai ser detido pela polícia por ouvir uma cassete (com músicas de discos emprestados pelos amigos) e hoje pode-se ser penalizado por levar um CD gravado (que logicamente estes CDs seriam os herdeiros das antigas K7 que se tinham no carro). Não há dúvida que o “Big Brother” anda por aí…

    6. Avatar de josy
      josy

      crime e comercializar , apenas assistir não é, antigamente gravavamos musisas em cassetes e e filmes tambem para ver depois e ainda fazemos na box ou cd/dvd agora para uso pessoal, crime esta nos roubos que nos fazem em impostos todos os dias.

  5. Avatar de bruno
    bruno

    gostei da parte para aqueles que nao querem ter trabalho acho que esses nem deviam ter direito a usar nada….

    1. Avatar de Jorge Rodrigues
      Jorge Rodrigues

      Nem toda a gente é entendida em informática….

      1. Avatar de Zaark
        Zaark

        Uma coisa é não se ser entendido em informática, outra é ter preguiça de fazer e, pior, aprender. Atenção: não sou contra o Ahoy! e acho muito bem que haja ferramentas simples.

        1. Avatar de Manuel Silva
          Manuel Silva

          Há vantagem no plugin para o Chrome para aqueles que não têm permissões para alterar os DNS.

          Já o Chrome pode ser “instalado” no perfil de um utilizador limitado.

  6. Avatar de AR
    AR

    Pois, a taxa de direitos de autor é outra aberração. Pagar uma taxa para encher os bolsos a “autores” de quem ninguém nunca ouviu falar… E pagamos esta taxa porque os dispositivos PODEM ser usados para infrigir os direitos de autor. Se comprar um faqueiro, será que tenho de ir preso porque POSSO usar as facas para matar alguém? Tenho de pagar uma taxa sobre as sapatilhas porque posso usá-las para fugir de um assalto? Não tarda nada e estamos mesmo como a china e a coreia do norte… Enfim

    1. Avatar de Francisco
      Francisco

      Óoooo pá, não dês ideias….

  7. Avatar de Alvega
    Alvega

    Pessoal, uma “forcinha” para que quem saiba desenvolva isto para Firefox…please.
    Eu conheço uma pessoa que ia agradecer…eu.

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Podes utilizar o zenmate, está disponível para Firefox é na mesma um proy e tens a vantagem de poder aceder a conteudos bloqueados nos Estados Unidos por exemplo.

    2. Avatar de Tiago Cardoso
      Tiago Cardoso

      Eles já estão a desenvolver 🙂

  8. Avatar de James
    James

    Pessoal, havia por aí um tutorial para mudar os DNS para os da google. Inclusive tinha prints dos routers da Vodafone e Meo. Penso que estava aqui no pplware, mas não tenho a certeza. Se alguém tiver o link disso agradeço, pois era bastante simples de partilhar com quem não entende muito da matéria! Obrigado!

    1. Avatar de Jorge Rodrigues
      Jorge Rodrigues

      Sim acho que havia isso…

    2. Avatar de bismarques
      bismarques

      Vê lá se isto ajuda?

      Como alterar os servidores de DNS no Router

      Se optar por fazer esta alteração ao nível do Router, todos os dispositivos ligados à sua rede de casa utilizarão automaticamente os novos servidores de DNS. Não sendo necessário, portanto, a confguração individual de cada um.

      MEO e Vodafone

      1-Através do seu navegador dirija-se à interface web do seu router, que deverá estar disponível no endereço IP 192.168.1.254, que deverá digitar na barra de endereços. Em alguns routers é necessário o acesso por cabo para aceder a esta. Caso lhe seja pedido login, deve proceder ao mesmo com o utilizador e password de administrador do router. Caso não saiba o login, é possível que o seu técnico o tenha escrito aquando da instalação. No caso de ser cliente MEO, o login tende a ser utilizador: Administrator e password: 3!play.

      2–No menu à esquerda dirija-se a Rede doméstica e em seguida a Interfaces.

      3-Siga para LocalNetwork.

      4-Em seguida clique em Configurar.

      5-Em Pools DHCP clique em editar na Pool LAN_private.

      6-Em DNS primário e DNS secundário, inscreva o DNS da sua escolha.

      7-Após clicar em Aplicar e reiniciar o router como indicado, estará a usar os seus novos servidores de DNS.

      Google Public DNS:

      Endereços IPv4:
      8.8.8.8
      8.8.4.4

      Endereços IPv6 5:
      2001:4860:4860::8888
      2001:4860:4860::8844

      OpenDNS

      Endereços IPv4:
      208.67.222.222 e 208.67.220.220
      2620:0:ccc::2 e 2620:0:ccd::2

      NOS

      O router ZonHub não permite a alteração dos servidores de DNS a contactar para a tradução de um dado domínio. No entanto, permite definir entradas estáticas de DNS (pares domínio -> IP) que são servidas pelo router, e que substituem as entradas dinâmicas provenientes dos servidores de DNS da NOS. Não é aconselhável que utilize este método, mas se for um utilizador experiente, deverá seguir os seguintes passos:

      1-Através do seu navegador dirija-se à interface web do seu router, que deverá estar disponível no endereço IP 192.168.1.1. Deverá efectuar login com o username: home e password: zonnet.

      2-Em seguida dirija-se à opção Serviços.

      3-Depois à opção Servidor DNS.

      4–Adicione ou remova as entradas que pretender, ficando estas instantaneamente activas.

      1. Avatar de James
        James

        A sério que te dignaste a ir fazer copy/paste daqui: http://contraacensurana.net/routers.html e não foste gajo para partilhar a página? -_-

        És um sábio….

        1. Avatar de bismarques
          bismarques

          És um gajo que deves de ser como o Bruxo de Fafe, falas muito e acertas poucos! Mandaram-me essas informações por email exactamente como coloquei aqui! Para a próxima agradece em vez de mandares bocas parvas!!! És um sábio…

      2. Avatar de luis
        luis

        e com esta opção que deixas aqui, quais os endereços que devo colocar?? nao sou grande conhecedor do assunto…

    3. Avatar de cm
      cm

      No youtube há um video a explicar como fazer. É muito simples e funciona a 100%.

    4. Avatar de Redin
      Redin

      No que diz respeito à Vodafone, nunca encontrei “as facilidades” encontradas nos routers de outras operadoras de modo a gerir as configurações em modo root Admin…
      Alguém sabe?

  9. Avatar de cra2sh
    cra2sh

    Só depois de ler este artigo é que percebi o porque dos sites nunca estarem bloqueados no meu PC… lol

  10. Avatar de Marco
    Marco

    basta ir aos routers e colocar os dns da google ou da opendns ou outro qualquer.

  11. Avatar de luis lopes
    luis lopes

    os meus sinceros agradecimentos ao rafael almeida!
    quero só declarar que acho a partilha de conteudos (stream) deve ser livre, e
    acessivel a todos.
    não há duvida que os “tuga” são os maiores.

  12. Avatar de PSNCTN
    PSNCTN

    Windows: Torbrowser
    Android:Orbot
    Orfox

    Descomplicado e anonimo ahah

  13. Avatar de Emanuel Lopes
    Emanuel Lopes

    mais uma aplicação para gastar memoria no browser, o que se pode facilmente alterar o dns na placa de rede ou no router

    1. Avatar de powerverde
      powerverde

      Lá porque tú sabes alterar os dns não quer dizer que os outros saibam…
      Já agora, tudo o que tú sabes, foi como auto-didacta ou tiveste professores e outros que te ensinaram coisas?
      É feio armares-te em esperto se nem sequer sabes ler:
      “De notar que esta é uma extensão para pessoas que não sabem/não querem ter o trabalho de mudar de DNS. Para muitos não é um processo simples, portanto esta extensão serve para simplificar ao máximo esse processo.”

      1. Avatar de Emanuel Lopes
        Emanuel Lopes

        deve ser muito dificil ver videos no youtube

  14. Avatar de André Alves
    André Alves

    Quando um fecha abrem 10, Quando um é bloqueado, abrem 5 e criam-se maneiras de contornal bloqueios.
    Ao fecharem/bloquearem vão estar a criar mais.

  15. Avatar de André Filipe
    André Filipe

    É só colocar o DNS 8.8.8.8 na placa de rede e consigo aceder a qualquer site bloqueado…

  16. Avatar de Mario Pereira
    Mario Pereira

    Sites bloqueados?
    O http://ontuga.com ainda não foi bloqueado o dono diz que se for bloqueado vai por o site no ONION.. isso é possivel?

  17. Avatar de Marco
    Marco

    Uma linha puxa outra e começa a censura da internet … é isto que move os políticos e as grandes entidades …

    As associações de direitos de autor são entidades criminosas, roubam-nos todos em taxas sendo que presumem desde logo que somos todos criminosos com as palmadinhas nas costas dos partidos …

  18. Avatar de ....
    ….

    Gostava de aceder a estes sites bloqueados mas tenho falta de conhecimento informático para alterar DNS e outras coisas que o pessoal refere por aqui. Este programa é 100 por cento seguro? É prático?

    1. Avatar de Johnny
      Johnny

      Não é programa nenhum, e sim é 100% seguro.

      1. Avatar de sa
        sa

        Seguro não sei… estás a fornecer a tua ligação para outros usarem… porque é que será que tem tantos proxies? Por isso mesmo: são outros utilizadores que estão ligados. Isto é tanto para o Ahoy como para outros semelhantes.

        1. Avatar de Rafael Almeida
          Rafael Almeida

          Não são outros utilizadores que estão ligados, é usada uma API que dá com uma lista de proxys, essa é a razão pela qual aparecem tantos proxys.

  19. Avatar de sa
    sa

    Basta mudar o DNS para o da Google ou outro e já está!

  20. Avatar de luis lopes
    luis lopes

    copia “pirata”:
    – a famosa K7 com musica da radio/vinil
    – os programas TV gravados em BETA/VHS
    – já dito e bem, as fotocopias
    – será que as copias de chaves de casa contam?…
    LOL

    1. Avatar de Vítor M.

      🙂 MAU… as chaves de casa não porra 😀

      1. Avatar de zappap
        zappap

        depende de quem seja a casa, oras!!
        se não for cópia das chaves da casa dele e se o dono não lhe tiver dado autorização, é óbvio que se trata de cópia pirata!!

    2. Avatar de Jorge Rodrigues
      Jorge Rodrigues

      Gostei da tua lógica, pena os pseudo entendidos que tomaram a decisão nã passarem disso mesmo pseudo entendidos…
      Caso contrário nunca teria proposto algo tão absurdo.

    3. Avatar de zappap
      zappap

      para não falar das cópias que tínhamos de fazer na escola primária!!
      já em pequeninos éramos incentivados à pirataria….

      1. Avatar de Marco
        Marco

        E contra a nossa vontade 😉

  21. Avatar de André Tiago
    André Tiago

    As extensões do Chrome funcionam no Opera

    1. Avatar de Fernando
      Fernando

      Acho que não no texto diz

      Existe plugin para Firefox/Opera/…

      De momento não. No entanto, se quiser fazer esse plugin poderá entrar em contacto com o autor do plugin para o Crome que poderá facultar informação necessárias para também desenvolver para outros browsers.

    2. Avatar de Henrique Mouta
      Henrique Mouta

      Sim verdade, vou submeter a extensão e nos próximos dias já deve estar disponível.

  22. Avatar de Marco
    Marco

    Alguém me pode explicar como mudar o dns no ubuntu 15.04
    Cumprimentos

  23. Avatar de irlm
    irlm

    Freemybrowser addon firefox

  24. Avatar de cvb333
    cvb333

    ha tanta maneia de dar a volta a esses bloqueios, que nem acredito que ainda haja pessoas que nao consigam aceder a esse ssites 😀

  25. Avatar de I T
    I T

    Mudei o meu DNSpara o do google, com as instruções que aqui encontrei. Tudo funcionou bem até agora!?
    Acaba de me aparecer uma nova mensagem a dizer que o site foi barrado…

    1. Avatar de alkjsdlkajsd
      alkjsdlkajsd

      usa o zenmate por exemplo

  26. Avatar de Marco
    Marco

    Agora testei o Rlslog.net com via http://www.hidebux.com/

    Até esse bloquearam. Isto vai contra a constituição, pois a maior parte das páginas não aloja conteudos nenhums.

    Piratas são as ACAPOR e afins que recebem dinheiro de todos sem fazer nenhum, sem justificação alguma. É só podridão nos meandros políticos.

  27. Avatar de George Orwell
    George Orwell

    Sou contra quem ilicitamente obtém proventos ao distribuir conteúdos protegidos por direitos de autor alheios. É pirataria e ponto final.

    Mas, certos sites que foram bloqueados, tanto quanto julgo saber ( desconhecia praticamente todos) nem sequer alojam conteúdos, apenas apontam caminhos ligados a determinadas obras circulando noutros lugares. Ora, se uma indicação rodoviária indicar o caminho “Síria”, “Bronx” ou “favela da Rocinha” não que dizer que quem circule nesse sentido seja um terrorista do EI, vulgar criminoso de rua ou traficante.
    Outros sites também bloqueados, tanto quanto julgo saber, mesmo alojando conteúdos, não obtêm proventos pelos mesmos na medida em que, até prova em contrário, se limitam à partilha gratuita.

    Desde o longínquo tempo dos gravadores de fita magnética que tantos discos e vídeos partilhados por um amigo(a) ou captados nas rádios, foram copiados para o gravador sem que tal causasse o menor calafrio das produtoras que ainda hoje apresentam lucros relevantes porque a partilha, a exemplo da publicidade, permitiu dar a conhecer um determinado músico, realizador ou actor(iz), criando mais um fiel “fan”, o qual, pelos serviços tipo Spotify ou iTunes ou, melhor ainda, recorrendo aos CDs, DVDs ou Vinis, algo corpóreo que um espírito coleccionista tanto aprecia, não vai deixar de adquirir a próxima obra da sua preferência.
    A internet, tal como as grandes companhias de eletrónica que produzem gravadores e media de gravação como cds, dvds, blu-rays vieram potenciar exponencialmente a partilha. Veja-se, como paradigmático, o caso da Sony que a par de constituir um dos grandes empórios produtores de conteúdos musicais e cinematográficos foi e é também o grande pioneiro nos aparelhos e media de gravação desde o tempo dos Walkman, passando pelas fitas Betamax, Dat, CD, Blu-Ray …“you name it”. Será esquizofrenia ou pensará a Sony que um blu-ray gravável de 50 GB serve para gravar ficheiros .odt do LibreOffice. E que dizer das pens e cartões de memória, dos terabytes discos portáteis da Samsung? Servirão para neles colocar … .txt. ?

    E as grandes autoestradas de informação por fibra óptica detidas pelas operadoras de internet, onde 100 megas/s até já parece uma velocidade de caracol ? Serão para mandar “likes” no Facebook ?

    Estas medidas de bloqueamento, que se saiba, não determinadas por decisão de um qualquer tribunal, bloqueiam o utilizador-navegador de internet e não os putativos infractores cujos sites se mantêm intactos. Em se tratando de droga, dir-se-ia que para os autores destas medidas, o criminoso a deter seria o consumidor e não o traficante que seria deixado em liberdade . Consumidor que já paga direitos de autor “genéricos” ao comprar, p.e. uma impressora ou um telemóvel.
    Para tornar as coisas ainda mais tortuosas, o consumidor ao querer acesso à internet confronta-se, na maioria dos casos, com uma obrigatoriedade de também ser obrigado a um serviço de telefone fixo e uma fidelização por dois anos que nem os casamentos de hoje com donzela virgem garantem, e, de um dia para o outro, por pura coincidência, chegando uma tal de NetFlix ( ou será NetFlex ? ) a colocar os tugas em Net flexão como se tivessem numa mesquita prostrados a Mafoma, e logo se determina uma “burka” a certos sites e tudo se põe a postos para exercitar a “sharia” ou ”jihad” declarando “fatwas” à liberdade individual de circulação na Internet que além de decapitar o princípio da “Net Neutrality”, dão os direitos de autor ínsitos nos preços dos telemóveis, impressoras e muitos outros medias como uma irrelevante impostura .

    Por alguma coisa, países como a Suécia, Suiça, Canadá e outros, ( como se nota, países ainda no megalítico e com um grau de desenvolvimento muito inferior ao nosso ) no âmbito das prioridades de política criminal deixaram de perseguir sites como os agora bloqueados, porque entenderem que existem fenómenos bem mais preocupantes a clamar pela sua atenção e actuação.

    1. Avatar de pmf
      pmf

      Muito bom!!! Parabéns pela escrita e exemplos.
      Mas… às 5 e 22 da manhã!!!! 🙂
      Obrigado!

      1. Avatar de Redin
        Redin

        Subscrevo na totalidade o George Orwell no seu texto que mais parece ser retirado de um grande e importante jornal de referência, de tão bem escrito e ponderado. Parabéns.
        Quanto às 5.22 da manhã.
        Caro amigo, quando a inspiração aperta, ou tens um guardanapo nessa hora para apontar as tuas ideias de modo a trabalhar mais tarde, ou então não deixas mesmo para amanhã o que podes fazer hoje.
        Parabéns mais uma vez.

    2. Avatar de nfu
      nfu

      Simplesmente fantástico!

      100% de acordo e não o poria melhor.

  28. Avatar de int3
    int3

    NÃO USEM PROXYS.
    Estão a ser infetados com JAVASCRIPTS BOTNETS.
    O Proxy pega em todos os ficheiros .js e injeta com outro código malicioso!
    Mudem simplesmente o DNS!!!
    Se querem usar um proxy então usem-no só para fazer o que pretendam: sem usar facebooks e info vossa! E desativem ou bloqueiem pro favor o javascript.
    https://www.youtube.com/watch?v=0QT4YJn7oVI
    Este video mostra Alonso a ter num dia uns milhares de bots só pelo facto de publicar na internet o seu servidor proxy… vocês não gostam muito de “contornar” mas acabam por ser ownados…

  29. Avatar de cm
    cm

    No youtube há um video a explicar como mudar o DNS. É muito simples e funciona a 100%. Já mudei desde a semana passada e funciona a 100%.

  30. Avatar de c007
  31. Avatar de Mota
    Mota

    Muito bem! Grande artigo!

    Eu pessoalmente prefiro mudar o DNS.

  32. Avatar de Ricardo Costa
    Ricardo Costa

    Mas porquê o pplware ainda não disse que o bloqueio a esses sites foi feito voluntáriamente pelos ISP’s, sem nenhum pedido de algum juiz com poder para tal.

    O bloqueio é ilegal..

    Olhem a PT já me desbloqueou os sites… agora orientem-se

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Como fizeste?

    2. Avatar de kaxa
      kaxa

      Pode explicar como fez?

  33. Avatar de rui
    rui

    Olá, desculpem a minha ignorância. Esta extensão é confiável??? Com este tipo de extensões não é possível “roubar” dados ao utilizador? Phishing ou outra coisa?

    1. Avatar de Rafael Almeida
      Rafael Almeida

      A extensão é confiável, sim. Quanto aos proxys usados não podemos garantir pois não são controlados por nós!

  34. Avatar de ElNunes
    ElNunes

    Basta ir ao google tradutor para desbloquear qualquer site 🙂

  35. Avatar de João Vicente
    João Vicente

    Boas para todos, independentemente do bloqueio/desbloqueio de alguns sites, os LOBIS dos direitos de autor enriquecem astronomicamente á conta dos produtores /trabalhadores que têm a sorte de conseguir que os seus trabalhos entrem nos circuitos comerciais. Em Portugal os músicos/escritores (e nem estou a falar do cinema) se tiverem a sorte de ver o seu trabalho distribuído pelos circuitos comerciais multimilionários, recebem á cabeça pelo seu trabalho, bem como maior parte dos cantores (se não fossem os concertos …muitos nem sobreviviam) ou seja apresentam um trabalho e são pagos LOGO por esse trabalho….independentemente das editoras dos SPA, dos MAPINET, IGAC e outros, receberem dinheiro de todo o lado possível e imaginário, muitas e muitas vezes milhares de vezes o valor que pagaram pela obra (ao trabalhador/musico/escritor), esses tais monstros -LOBIS- que alguns aqui defendem recebem os milhões dos pontos de venda e agora de milhões de suportes informáticos (cds/dvds/pens/d.rigidos etc) e recebem TODOS, TODOS os meses (2.65€0x6.000.000) 15.720.000 € FIXOS pagos pela EDP (ou seja por todas as nossas faturas)por direitos de áudio/visual….pois é …é por isso que os artistas são POUCO pagos pelos seus trabalhos e existem estas SPA, MAPINET, IGAC e agora NETFLIX, e os que aqui nestes comentários querem dar a entender que este dinheiro seria para quem faz musica, escreve um livro canta, ou faz uma pequeno filme…

  36. Avatar de borderline
    borderline

    supernet, zenmate, dbd, manual, tor, orbot,..whatever. Ainda bem que não faltam soluções. Mas as tugas são para apoiar!!!! Aloha!!!!

  37. Avatar de borderline
    borderline

    Aloha n..lol… *Ahoy. Espanholada a mais…

  38. Avatar de José Silva
    José Silva

    Para o iPad alguma configuração que se possa fazer ou só resolvemos o problema ao configurar o DNS no router ?

  39. Avatar de Manuel Soares
    Manuel Soares

    O que fiz foi mudar para o DNS publico da google no router assim está mudado para PC, consolas, telemóveis etc… Dá mais trabalho mas é útil 😀

  40. Avatar de luis lopes
    luis lopes

    apaguei a extensão, e voltei a liga-la, e voltou ao normal.

  41. Avatar de ziax782
    ziax782

    alterei o DNS apenas no PC para o da google tudo funcionava bem até que fiz um reset ao router (MEO) agora não consigo aceder a nenhuma pagina. Alguem pode ajudar? Obrigado

  42. Avatar de Cidadão Português
    Cidadão Português

    Por este meio se informa que o servidor de DNS privado da presidência da república não está a bloquear os sites que estão censurados para todos os demais cidadãos portugueses, nos DNS das suas operadoras. É mais um caso de “alguns podem, outros não”, à boa maneira portuguesa.

    Ora testem (é um servidor DNS pouco conhecido do público, por razões óbvias, mas basta configurá-lo no vosso PC ou router como qualquer outro):

    192.162.17.5 (ns1.presidencia.pt)

    Voilá… magicamente, todos os sites censurados já estão a funcionar outra vez.

    Por este meio se sugere aos caros amigos com contactos nos meios de comunicação e imprensa que começem a preparar a notícia, com um título do género “Censura da Internet em Portugal é Para os Cidadãos Mas Não Para os Governantes”, ou “Censura em Portugal Não se Aplica Ao Sr. Presidente da República”, por exemplo.

    Porque, sendo a censura uma coisa considerada feia em Portugal desde o 25 de Abril de 1974, e sendo portanto a questão da censura actual da Internet neste país já vergonhosa que chegue, esta pequena notícia que vos trago pode mesmo ser a tal gota de água que faz transbordar o caldo.

  43. Avatar de Sara98
    Sara98

    Tou com o mesmo problema de não conseguir aceder a certos sites por estarem bloqueados…ja tentei mudar o DNS mas não encontro no meu telemóvel como essa função! Já me disserem que não era possível modificar no meu que é um Nokia Lumia 630..se me podessem ajudar agradecia.

  44. Avatar de Diogo Filipe
    Diogo Filipe

    Tenho o win10. Tentei instalar o ahoy no chrome mas deu logo erro. Será por ser o sistema operativo?

    1. Avatar de Rafael Almeida
      Rafael Almeida

      https://www.facebook.com/revolucaodosbytes/

      Passa por aqui e pede ajuda 🙂