Engenheiro da Google dorme numa carrinha!

63 Comentários

Tem 23 anos e vive de uma forma peculiar, pelo menos aos nossos olhos. Brandon saiu da cidade de Massachusetts em Maio deste ano e começou uma nova aventura.

Este engenheiro da Google não quis ter uma vida num apartamento caro e decidiu fazer algo extremamente… diferente!

Google-Campus


Brandon tem, possivelmente, um dos trabalhos que muitos jovens da idade dele ambicionam. No entanto, na altura de escolher onde iria morar, fez as contas, estudou o assunto e decidiu… viver numa carrinha no parque de estacionamento do Campus da Google.

No Verão passado, ficou em regime de internato no Campus. Ele ficou alocado no alojamento mais barato possível que tinha dois quartos para 4 pessoas. Mas após algumas contas, Brandon percebeu que mesmo assim gastava cerca de 2 mil dólares por mês.

O jovem considera que este gasto é apenas um desperdício de dinheiro e que não o ajudará a construir um futuro e uma vida estável. Por esta e outras razões meteu mãos à obra. Sabendo que iria iniciar o seu trabalho a tempo inteiro em São Francisco após um ano de estudos, Brandon preparou tudo para que nessa altura pudesse adquirir uma carrinha.

2006Ford-Brandon

Após o custo inicial de cerca de 10 mil dólares pela carrinha, este engenheiro não necessitou de gastar muito mais. O espaço é extremamente minimalista e este jovem só está realmente em casa quando vai dormir. Dado que quer a sua higiene pessoal, quer as suas refeições são feitas no campus da Google, Brandon tem apenas um custo fixo mensal de 121 dólares. Este custo é simplesmente o seguro da sua carrinha.

Como é isto possível? Bem, o jovem explica que não usa electricidade pois não tem nenhum aparelho que necessite de ligar à corrente. A carrinha tem as luzes no tecto, por isso todas as tecnologias necessárias como telemóvel, computador portátil ou luzes extra são carregados entre o trabalho e a bateria que possui. Essa também é abastecida no trabalho.

brandon-room1

Esta forma de vida rende ao Brandon cerca do 90% de poupança mensal. O objectivo deste jovem trabalhador é pagar os seus empréstimos que contraiu para os estudos em cerca de 6 meses, poupando assim milhares de euros em relação aos colegas que pagaram em 10 ou 20 anos.

Todas estas poupanças, ajudaram este novo morador de São Francisco a fazer uma vida mais desafogada e a poder desfrutar da vida sem ter de contar as moedas na carteira.

Apesar de todas estas vantagens e pensando até no curto trajecto que este engenheiro faz de sua casa ao local de trabalho, também tem algumas desvantagens já sendo anteriormente abordado por um grupo de seguranças. Segundo o próprio, tudo foi resolvido mostrando o seu crachá de trabalhador Google.

 

O que acham do estilo de vida do Brandon, eram capazes de ter esta forma de viver?

Comentários

63

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jorge santos
    jorge santos

    Muito inteligente.

  2. Avatar de CC
    CC

    Este não é parvo n. Ele não trabalha na google pq tropeçou por lá.

    1. Avatar de EL GUAPO
      EL GUAPO

      com 23anos e ja a trabalhar para a google, embora nos US tenham oportunidades que em paises como Portugal sejam quase impossiveis. Eu trabalhei 3anos em Portugal a receber apenas 900euros por mes, emigrei para a Austria e recebo 6000..(as coisas sao um pouco mais caras mas consigo poupar mais de 2000 por mes)

      1. Avatar de Jack
        Jack

        Ninguém quer saber da tua vida, man! És o português mais feliz do mundo!

      2. Avatar de Nunorgp
        Nunorgp

        Acabei de imigrar para a Áustria e senti me um pouco desmotivado com o comentario, só vou bater 3000 🙁

      3. Avatar de claudio santos
        claudio santos

        conheco um gajo que desde que saiu da uniiversidade ja correu duas ou tres grandes empresas…e sempre a ganhar bem…a primeira foi a vodafone

  3. Avatar de Brasil
    Brasil

    Se fosse aqui no Brasil, quando ele fosse tomar banho na empresa (isso quando ele achasse uma empresa que oferecesse esse benefício) e voltasse para o caminhão, não acharia mais nada, só a vaga disponível para outro estacionar!!!

    1. Avatar de okapi
      okapi

      Então empresas desta dimensão no Brasil instalam-se em espaços que nem existe sistema de segurança e vigilança

      1. Avatar de okapi
        okapi

        vigilança = vigilância. Já agora para quando uma ferramenta de edição temporária aqui no ppl.

  4. Avatar de Hugo
    Hugo

    viver à cão é o que é. pensa demasiado no dinheiro mas se tiver sucesso na Google não tem que se preocupar muito com isso. o meu diagnóstico é que ele é doido chanfrado

    1. Avatar de ARIZEb
      ARIZEb

      Viver à cão vivem os colegas dele que irão pagar a Universidade até aos 50 anos.
      Como todos sabemos as Universidades de lá cobram muito dinheiro pelo ensino o que faz com que os estudantes tenham de recorrer a créditos. Ele não está a pensar no dinheiro como dizes, ele está a pensar no futuro dele, se ele em 5 anos conseguir pagar o crédito com este esforço está livre para depois viver de forma mais luxuosa. É um sacrifício que faz para não ter de ser um escravo dos bancos a vida inteira

      1. Avatar de Artur
        Artur

        Correção- diz no texto que ele quer pagar em seis meses

  5. Avatar de Sérgio. M
    Sérgio. M

    Não precisou de uma longa existência aos tropeções para desenvolver tal raciocínio. Não direi que seja um exemplo a seguir (pois não é capacidade de todos), mas um exemplo a levar em conta. Um rapaz inteligentissimo!

  6. Avatar de Manuel Silva
    Manuel Silva

    Tiro o chapéu a todos os que têm coragem de sair da “zona de conforto”… Ainda por cima por um motivo racional.

  7. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    pois e passado uns meses o trabalho rende menos porque anda deprimido.

    1. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      Ao menos uma autocaravana, com janelas. Viver numa caixa fechada é deprimente.

    2. Avatar de Ocg
      Ocg

      Se ele for só lá para dormir não precisa de janelas para nada

      1. Avatar de Sergio J
        Sergio J

        Sem casa e dormir numa solitária. Quanta tempo até dar o estoiro?

  8. Avatar de Miguel
    Miguel

    De esperto não tem nada! Uma autocaravana tem melhores comodidades e na USA são aos montes mais baratas que uma carrinha de transporte!

    1. Avatar de Zé Montanelas
      Zé Montanelas

      Mesmo..

  9. Avatar de Castlead
    Castlead

    Nada na vida se alcança sem sacrifícios pessoais, este sacrifício inicial na vida deste jovem poderá mais tarde dar-lhe uma vida mais desafogada pq em apenas 6 meses tem as dívidas pagas e poderá se concentrar noutros objectivos.

  10. Avatar de Jorge Rodrigues
    Jorge Rodrigues

    Um sujeito com objectivos e que se sacrifica para lá do extremo para pagar as suas dividas, no entanto acho o demasiado extremo.

    1. Avatar de EL GUAPO
      EL GUAPO

      Eu conheco quem tenha 30anos e ainda esteja a estudar sem nunca trabalhar. Outro extremo !

  11. Avatar de EL GUAPO
    EL GUAPO

    23anos e ja engenheiro? Tera um excelente futuro pela frente. Infelizmente em Portugal alguem so chega a uma boa empresa e posicao depois dos 30, e…..

    1. Avatar de Fernando
      Fernando

      Tenho 21 anos e já sou Eng.Informático…

      1. Avatar de Orlando
        Orlando

        Pôs Bolonha 😉

      2. Avatar de rfas
        rfas

        Engenheiro ou Licenciado?

        1. Avatar de Paulo Silva
          Paulo Silva

          +1!

          Portugal está cheio de “engenheiros” e “doutores”

        2. Avatar de Vitolas
          Vitolas

          Headshoot!

    2. Avatar de RaCcOn
      RaCcOn

      Se algum pessoal soubesse o que é que muitos “putos” fazem em alguns países da Europa…

      Conheço um que fundou uma empresa no ramo da informática em 1999 com 15 anos, em 2001 abriu a sua primeira loja e em 2003 expandiu a empresa e abriu mais 6 lojas.

      Em 2005 vendeu a empresa a outro grupo por uns bons milhares e fundou outra empresa no mesmo ramo mas virada para serviços a outras empresas…

      Hoje, com 30 anos continua a gerir a mesma empresa, tem mais de 200 funcionários e passa mais tempo da vida dele a viajar pelo mundo do que na empresa propriamente dita.

      Mas nisso o problema em Portugal está no facto de que nunca fomos educados para arriscar e construir enquanto somos novos e nos podemos dar a esse mesmo luxo.

      1. Avatar de Rui C
        Rui C

        Por acaso vi esse filme, foi no Hollywood??? 🙂

        1. Avatar de RaCcOn
          RaCcOn

          Não é filme, é mesmo uma verdade… e não é caso único…
          Basta pesquisares Online e vais encontrar vários casos pela Europa fora.

          Mas como tu não foste educado dessa forma, para ti é um filme 😉

      2. Avatar de redefoca
        redefoca

        “Mas nisso o problema em Portugal está no facto de que nunca fomos educados para arriscar e construir enquanto somos novos e nos podemos dar a esse mesmo luxo.” Grandes palavras. Revejo-me nelas. Mas tudo muda. Acreditar sempre!

  12. Avatar de João
    João

    Não é a primeira vez que se ouve falar de casos destes, há noticias de outros engenheiros que dormem nos escritórios da google à socapa.

  13. Avatar de Serafim do Brasil
    Serafim do Brasil

    Achei interessante a disposição de se livrar dos empréstimos, depois vai poder desfrutar com folga

  14. Avatar de yaclicka
    yaclicka

    100% ya, boa ideia, voltar ao tempo do penico, que saudades……..

    1. Avatar de Mondraker95
      Mondraker95

      O que eu me ri com este comentário!

    2. Avatar de ricardo
      ricardo

      🙂 🙂 🙂 🙂

  15. Avatar de leor
    leor

    Esse seria eu se tivesse a mesma carreira. Uma casa não faz muita falta quando se consegue gerir bem a vida de outras maneiras.

  16. Avatar de Jak
    Jak

    Também já pensei em fazer o mesmo.
    Mas houve uma noite quando estava em casa com uma gastroentrite que perdi rapidamente a vontade… 😉

    Mas a ideia é excelente, em 6 meses paga as dividas, depois pode comprar uma casa e voltar a endividar-se!!

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Pois é, isso tudo é muito bonito, mas se o gajo estiver a rasca para ir a casa de banho está tramado… Tipo gastro…

  17. Avatar de Joao
    Joao

    Se fosse em Portugal, pagava uma taxa por ter a carrinha no parque, vinha a Câmara e tinha de fazer um projecto de saneamento da carrinha, verificar se a carrinha tinha solidez para ser habitada, exigiam licença de utilização, arranjavam um IMI para carrinhas, taxa da EDP mesmo que não tivesse rede electrica, contador de agua, pre inspeçao de gaz, inspecçao extraodinaria para a carrinha poder ser habitada e no fim, em vez de pagar os estudos ficava a dever o dobro ao estado. Ate as ideias simples precisam de um pais que as permita por em pratica 🙂

    1. Avatar de gesse
      gesse

      Aqui no Brasil, país colonizado pelos portugueses, não seria diferente. A mesma cultura, a mesma mesquinharia.

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        Acho uma piada quando os Brasileiros falam sobre terem sido colonizados apesar de já terem passado mais de 200 anos.

        Que eu saiba a maioria dos Brasileiros têm DNA Europeu, com outras misturas.

        Mas falam todos como se fossem Indios da Amazónia.

        Façam pela vida!

        A presidenta não é de origem Polaca?

        No Brasil só existem 40 milhões de pessoas com DNA português.

        Cumprimentos

    2. Avatar de Olly
      Olly

      Estás a esquecer-te do facto de se o patrão descobrisse ainda lhe cobrava o uso da casa de banho, da luz que gasta para carregar a bateria e o telemóvel e algo mais que se pudesse lembrar.

  18. Avatar de LG
    LG

    Bem a minha empresa tem ginsáio com duches… Faltva aí uma maq. de lavar Roupa e poderia fazer o mesmo.

  19. Avatar de Francisco rodrigues
    Francisco rodrigues

    força e coragem para viver em tais condições mas ao mesmo tempo vontade enorme de pagar o que deve grande homem comprimentos

  20. Avatar de Nuno
    Nuno

    Muita gente aqui que escreve tem 30 anos e ainda vive debaixo do teto dos pais fazendo comentários como se soubesse a importância de pagar um empréstimo.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Desculpa-me mas que visão mais redutora… A pessoa pode muito bem ter a noção do que é pagar um empréstimo estando nessas condições.

    2. Avatar de redefoca
      redefoca

      Tu és o maior Nuno. Por não teres 30 anos e não precisares de ninguém. Dou-te os meus parabéns. Ou trabalhas para o governo ou para a NASA. Devias escrever um artigo para o Expresso a contar a tua história. É que como sabes o emprego jovem é bastante alto, e depois o trabalho é precário, não sei se já ouviste falar disso e das associações que foram criadas para defender os direitos dos jovens que tem 30 anos e que vivem na casa dos pais.

      Parabéns mais uma vez. És um grande ser humano.

      1. Avatar de Vitolas
        Vitolas

        A diferença é essa,o trabalho ainda existe agora emprego é que é mais difícil,se a maior parte precisa-se mesmo de dinheiro para sobreviver ou se quisessem realmente ser independentes seriam.E não conheço ninguém que trabalhe na nasa ou governo.

        “..associações que foram criadas para defender os direitos dos jovens que tem 30 anos e que vivem na casa dos pais.”

        Que direitos é que eles não tem que os outros tem já agora?

  21. Avatar de Débora
    Débora

    Nossa não e pra tanto, tudo bem que e necessário economizar mas essa vida e de se questionar mesmo

  22. Avatar de redefoca
    redefoca

    Nós temos a mania de julgar as pessoas e incluo-me. Se virmos um mendigo na rua dizemos todas as barbaridades antes de conhecer a sua história – drogado, bebado… Claro que nestes casos o mendigo não quer estar naquelas condições. Considerando que ele diz que não tem casa porque o banco ficou com ela e o estado não cumpriu o seu dever constituido na constituição.

    Há outros casos. De jovens que decidem viver como podem, neste caso em veiculos para atingir objetivos. E não se acham coitadinhos. Pelo contrário. Estão focados e sabem o que querem. Se fosse um jovem português chamavam ele de parvo. Como é um engenheiro da google já pensamos duas vezes. Afinal não deve ser nada fácil ser contratado pela google.

    Por outro lado choca-me saber que é difícil arrendar uma casa, é difícil ter uma vida com um mínimo de dignidade. Não devia de ser assim.

  23. Avatar de Lulu
    Lulu

    Já li aqui cada comentário que me deixa tolo! Eu concordo plenamente com o que o engenheiro está a fazer! Eu próprio passei cerca de 10 anos da minha vida a ter menos regalias e a viver sabe-se Deus como! Mas agora sou patrão e vivo bem!

    Reparem “senhores chicos espertos” que pensam que ele “vive mal”!

    Se vocês tivessem o azar de ficar sem casa por causa de um tufão e tivessem de se remediar ao certo dormir numa carrinha seria UM LUXO.

    Enfim, gente que não sabe o que é a vida…

  24. Avatar de Luis Maia
    Luis Maia

    E porque não? Sem objetivos nada se consegue na vida. Não está a cometer nenhum crime, portanto apenas lhe desejo boa sorte para atingir os objetivos que delineou. Obviamente é mais fácil o sacrifício agora, do que daqui a 10 ou 20 anos, aparentemente não tem filhos ou preocupações semelhantes que dificultariam esta atitude que do meu ponto de vista é válida.

  25. Avatar de joao domingos
    joao domingos

    Esse jovem Engenheiro merece o pleno respeito e deve ser um exemplo a seguir apesar de que há indivíduos como o hugo que diz que ele é doido e chanfrado.doido e chanfrado é quem diz e quem não tem a noção da vida esse rapaz vai muito longe.

  26. Avatar de Dinamo Faísca
    Dinamo Faísca

    Vida estúpida na força da vida!

  27. Avatar de Unknown
    Unknown

    Como já se sabe tudo é questionável …
    Eu questiono os Offsores , agências financeiras entre outras do ramo, como quem as utiliza .
    Afinal parece que todos concordam que uns ( os mais fracos ) paguem tudo e mais alguma coisa e outros não …
    Por cá só se conhece um caso em que a banca ofereceu casa … deve mesmo ser um caso de estudo … ou mesmo do Guinness Book .
    Alias , seguindo as ultimas noticias verificasse que empresas como a Porto Editora pagaram uma dada quantia multimilionária ao fisco para não ser penalizada por fugas ao fisco entre outros crimes fiscais . Mas só o fizeram porque mesmo assim continuam a ter lucro de milhões.
    Este tipo de “fenómeno” terá muito pouco de democrático , quer queiramos quer não, têm impacto nos impostos como na falada concorrência …
    Olhando ao lado “empreendedor” ( vamos lhe chamar assim ) do dito engº só falta subdividir o mesmo espaço e passar a alugar o mesmo a alguém que se encontre no mesmo “desespero” …
    Espero não ferir ou ter ferido nenhuma susceptibilidade .
    Cumprimentos .

  28. Avatar de Maxim
    Maxim

    uma caravana era bem melhor, e se não for motorizada acho que nem segura paga

  29. Avatar de Desconhecido
    Desconhecido

    O engenheiro esta de parabéns .

    Espero que aguente sem ficar com grandes mazelas .

    Mais tarde poderá fazer como o banco e como a google e movimentar o seu dinheiro num qualquer offshore .

  30. Avatar de borderline
    borderline

    identifico-m com este gajo. ag parece-m demasiado minimalista (um futuro Jobs na Google?). S tivesse uma Sprinter d 11 lugares arrancava-lhe tudo menos os acentos da frente e fazia uma campervan… básicos incluídos + kodi