Será a condução autónoma mais segura que a dos humanos?

41 Comentários

Os carros autónomos estão a ganhar uma importância estrondosa no mundo automóvel. São cada vez mais as marcas a investir em pesquisas relacionadas e são já vários os que percorrem estradas, ainda que em modo de teste.

Mas há uma questão fundamental: a segurança. Será que esta condução autónoma é mais segura que a humana? Os baixos números de acidentes registados, podem ser enganadores.

carro autonomo google


É verdade que o número de acidentes que envolve automóveis de condução autónoma é muito reduzido mas, esse facto talvez não deva ser encarado de forma despreocupada.

Num estudo preliminar do Instituto de Transportes da Universidade de Michigan foram contabilizados os acidentes com veículos autónomos da Google, Delphi e Audi com licença para circular nas estradas. Estes valores foram comparados, através de estatísticas ajustadas, aos acidentes que envolveram veículos comuns.

Através desta comparação, o Instituto pode concluir que ,em média, por mil milhas percorridas, os acidentes com carros autónomos foram, proporcionalmente, mais do que com carros conduzidos de forma convencional.

pplware_tesla-autopilot

Há que ter em conta que o número da amostra relativo aos carros autónomos é ainda muito reduzido em comparação com os carros comuns e, desse modo, não é possível avançar ainda uma conclusão concreta, facto para o qual os investigadores alertam.

Além do mais, a maioria dos acidentes que envolveram carros autónomos, foram provocados, ou tiveram envolvidos, carros conduzidos por pessoas, principalmente, quando estes carros autónomos estavam a circular a uma velocidade muito reduzida o mesmo parada (cerca de 73% dos acidentes).

É do senso comum que os veículos que conduzem devagar de mais também representam um perigo na estrada. Mas, também por este facto, os danos provocados pelos acidentes que envolveram estes carros autónomos tiveram uma menor gravidade do que nos outros casos, não foram registados ainda quaisquer danos fatais para as pessoas e os ferimentos foram de pouca gravidade.

acidentes_thumb.jpg

Numa fase em que o número de carros autónomos é muito reduzido nas estradas, é ainda cedo para concluir se esta é uma condução mais ou menos perigosa.

Via: ARS Technica
 

Na sua opinião, considera que este tipo de condução autónoma será mais segura?

Comentários

41

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Psicologica Mente
    Psicologica Mente

    A condução autónoma será a mais segura, pois a condição por humanos é lenta e irritante para os restantes condutores normais! Pelo que estes tentam ultrapassa-los com frequencia por todos os meios possíveis causando acidentes.

    1. Avatar de Abílio
      Abílio

      Logo os restantes condutores normais não são humanos.

  2. Avatar de Flavio
    Flavio

    Num caso limite, em que apenas existam duas possíveis hipóteses, imaginemos que são: 1 – ter um acidente e matar o condutor, 2 – ter um acidente e causar outras mortes que não o condutor. O que faria a IA?

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Também li essa questão no público do domingo passado. Lá punha-se ainda outra questão: de quem seria a responsabilidade: da IA ou da marca?

    2. Avatar de JJ
      JJ

      Se os dois carros forem automáticos, então dificilmente vão chocar, porque os dois vão evitar o acidente.

      1. Avatar de Psicologica Mente
        Psicologica Mente

        +1

      2. Avatar de Artur
        Artur

        E se evitarem chocar e forem para o mesmo lado? Chocam

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Se pensares assim, então coitados dos cães que andam na rua. Não existe agora o sistema de travagem automática quando se atravessa algo no caminho?

        2. Avatar de Mikes
          Mikes

          Eles não decidem aleatoriamente ou ao último segundo baseado em reflexos.
          Se o carro A vira para a direita, o B vira para o outro lado – eles comunicam um com o outro 😉

          1. Avatar de Artur
            Artur

            Se for assim será bem mais seguro que condução feita por humanos

          2. Avatar de Alfredo
            Alfredo

            Logicamente que ao haver comunicação entre os veiculos e após esta tecnologia estar a funcionar a 100%, muito dificilmente haverá acidentes…

    3. Avatar de André
      André

      A resposta parece-me simples: se eu tenho uma coisa (um carro), se uso dessa coisa (condução), coloca em perigo 2 vidas (a do condutor e a de um peão, por exemplo), só é possível optar por proteger a vida do outro e nunca do condutor. Se tens/usas uma coisa, tens de assumir os riscos desse uso/propriedade correrem mal.

    4. Avatar de Prim
      Prim

      A IA não saberá se o acidente vai matar alguém ou não, nem optará por ter um acidente, optará sempre por evitá-lo, se não for fisicamente possível vai ocorrer sem que isso seja uma decisão do sistema.

  3. Avatar de joão
    joão

    maioria dos acidentes é por erro humana .. maioria .. claro que a maquina também falha mas a condução autónoma é o futuro

  4. Avatar de Emanuel
    Emanuel

    Tudo o que é informatizado, tem falhas de segurança, que podem ser usadas deliberadamente contra o utilizador normal…

    1. Avatar de Prim
      Prim

      Tem sempre menos falhas que o ser humano.

    2. Avatar de Rio Dande
      Rio Dande

      Será necessário nunca esquecer este pormenor de segurança associado ao facto da maior discricionaridade da mente humana. A Mecânica deveria manter-se como um ótimo e importante ACESSÓRIO

  5. Avatar de Nuno Fernandes
    Nuno Fernandes

    A época de “mistura” entre tipologias de veículos é a que vai ser mais complicada. Quando passarmos TODOS os veículos em circulação para autónomos, e desde que comuniquem uns com os outros, avaliando distâncias, manobras planeadas e outros tipos de informações, aí sim, vamos ter estradas seguras. Até lá ainda temos muito tempo de evolução pela frente.. Secalhar daqui a uns 20 anitos tenhamos a tecnologia para isso?

  6. Avatar de Tiago
    Tiago

    Venham eles, não vejo o dia de fazer o ic19 em plena hora de ponta sem trânsito e a dormir

  7. Avatar de SSilva
    SSilva

    Acredito que seja mais seguro, mas num dia é que tudo seja autónomo. Enquanto existir pessoas que conduzam pode criar acidentes mesmo com carros autónomos. Os carros autónomos respeitarão o semáforo vermelho, o Stop, etc etc, os humanos nem sempre e aí está o problema. Agora.. para termos disto em Portugal …… É preciso muitas e muitas obras nas estradas portuguesas e melhorias na sinalização. Mas ao meu ver, tem muitas vantagens: por exemplo se alguém não estiver em condições de conduzir (sono, álcool, problemas físicos) não será problema. Já pensaram fazer uma viagem para o Algarve do norte ao sul durante a noite poderiam dormir 😀

    1. Avatar de MarioM
      MarioM

      Já podes fazer isso,dormir na viagem.
      vens ou vais de comboio.

      1. Avatar de SSilva
        SSilva

        Vais levar a tua família inteira no comboio e as bagagens também?

  8. Avatar de JJ
    JJ

    Quanto todos os carros a circular forem autónomos, então sim será mais seguro.

    Ter os dois sistemas a trabalhar ao mesmo tempo (uns manuais e outros automáticos), não vai criar “estradas” mais seguras.

    1. Avatar de Psicologica Mente
      Psicologica Mente

      Correcto. O mais provavel é começarmos a ter faixas para autonomos nas ae

  9. Avatar de Ismael Guimarães AJ
    Ismael Guimarães AJ

    Eu acredito que um veículo 100% autónomo é algo que não sou a favor que se possa colocar em prática porém um veículo que possa ter autonomia, por exemplo, ao nível de em condução em auto-estradas poder ajudar a compensar momentos de sono ou em condução sobre o efeito de álcool, seria algo muito bom, ou seja, o condutor tinha autonomia para decidir até determinado ponto pois o veículo se detetasse algum obstáculo próximo iria automaticamente reduzir velocidades bem como, tendo em conta o traçado do terreno, poderia corrigir a trajetoria do veículo em momentos de descontrole causados por adormecimento ao volante.

    Sempre pensei que a condução autónoma não seria mais do que uma ideia para poder utilizar este tipo de possibilidade. Mais, se fosse detetato um problema de doença súbita do condutor, o veículo passaria a ser controlado pelo sistema de condução autónoma e poderia fazer uma de duas coisas – parar ou encaminhar-se para uma zona onde o seu ocupante pudesse ser socorrido.

    1. Avatar de J T
      J T

      Isso já existe, já tens vários carros que travam sozinhos e que são autonomos em AE ou em qualquer estrada que seja só seguir em frente. E mesmo quando chegarem carros completamente autonomos vais ter sempre a possibilidade de ter modo manual e auto, e concerteza vai haver legislação a obrigar que exista sempre um condutor habilitado ao volante.

  10. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Ontem li um artigo que falava sobre a dobrar um esquina um carro com IA se deparar com um grupo de peões e a única hipotese de não os matar é despitar-se e matar os ocupantes do veiculo que são em menor numero. Quem toma essa decisão? Foi feito um estudo e verificou-se que a maior parte das pessoas respondeu que os do carro, mas quando perguntaram se fossemos nós o condutor a resposta já não foi tão conclusiva. Para mim o importante é que nessa fração de segundo a parte do nosso cerebro que age não é a da ética, é algo bem mais profundo, mais primário, algo no nosso cerebrelo e a nossa luta pela sobrevivencia. Se houvesse tempo para tomarmos uma decisão se calhar a nossa ética obrigava-nos a despistar, mas se se houvesse tempo o IA tb evitaria o acidente. Devemos colocar essa decisão numa máquina?

    1. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      E se os peoões forem assassinos e se os que vão dentro do carro podem salvar muito mais vidas? E se…

    2. Avatar de JJ
      JJ

      Espera-se que em cidade, ao virares uma esquina o carro vá a uma velocidade suficientemente baixa para parar. Alias, existe maior probabilidade de um carro automático ir a uma velocidade baixa nesse tipo de circulação, do que um humano que tem o habito de andar em velocidade bem acima do que a lei autoriza.

    3. Avatar de Bruno Martins
      Bruno Martins

      Segundo o que vi sobre os carros da Google, é usado um radar que identifica pessoas/animais a uma distância considerável, o carro esta sempre a determinar não só a rota dele mas a rota de tudo o que é encontrado pelo radar.

      Logo, o carro já sabe que no virar da esquina estão pessoas antes de chegar à esquina e pode evitar o acidente. Penso que com o devido esforço e dedicação, quando os carros com IA não se limitarem apenas a reagir e passarem a prever os acontecimentos, aí sim será bem mais seguro.

  11. Avatar de ricardo silva
    ricardo silva

    a condução autonoma será mais segura que a outra, num senário hipotético que não é o actual com sistemas autonomos aperfeiçoados, os carros nao correm riscos, reagem instantaneamente a problemas entre mts mais coisas, essas questões tipo “IA se deparar com um grupo de peões e a única hipotese de não os matar é despitar-se e matar os ocupantes do veiculo que são em menor numero. ” são enganadoras, num sitio onde por norma encontrarias um grupo de peões em media quanto é a velocidade maxima 50 40? as pessoas sim iriam andar por la a 80, os carros autonomos se diz que é 50 vão a 50 se diz 10 é 10 logo um acidente desse genero é mt enganador, para nao falar que uma pessoa nessa situação nao pensa, o normal seria vê os peoes, desvia-se automaticamente nao pensando nas consequencias, nao ia pensar atropelo ou nao, nunca atropela(supondo que toda a gente pensa como eu), nao adianta enganarem-se e pensar que são melhores que as maquinas.
    neste momento ainda é tudo mt novo e ha mt a ser melhorado, mas não vai tardar o dia em que os carros com condutor vão ser como os cavalos, mt gente ainda tem mas é por gosto, nao os usa para ir para o trabalho nem usar no dia a dia.

  12. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    Deveriam experimentar numa cidade cheia de carros autónomos, acho que seria 100% seguro, mas entre diferentes marcas tem que haver um padrão comum a todos

  13. Avatar de Paulo
    Paulo

    Sem querer complicar, sem querer entrar nessas discussões mais complexas de quem é a responsabilidade e por ai a fora deixo uma pequena dúvida.
    De tempos a tempos, há buracos na estrada. pode ser numa auto-estrada pode ser numa nacional, tanto faz, não importa, nem importa de quem é a culpa, mas vamos imaginar que há uma tampa levantada ou um grande buraco provocado por chuvas fortes. um humano provavelmente com relativa antecedencia antecipava a cena e dava uma guinada. a IA esta preparada para se desviar de tampas, pedras, neve (pneus a deslizar sem controlo numa subida com neve/gelo), buracos na estrada, etc ? nem falo de animais a atravessar porque isso está a cima do nivel do chão e provavelmente o carro trava.

  14. Avatar de Moreira
    Moreira

    O carro não bebe álcool logo será muito mais seguro, não tem emoções e possivelmente não deve exceder o limite de velocidade. logo desaparecem as maiores causas de morte na estrada. Possivelmente não se vai conseguir arrancar sem o sinto de segurança. Quando começarem a comunicar entre si ainda melhor.
    Futuramente os carros autónumos serão muito mais seguros.

  15. Avatar de Luís Lopes
    Luís Lopes

    E se um hacker entrar no sistema de um carro destes e o programar para a velocidade máxima contra uma parede ???

  16. Avatar de Paulo Falcao
    Paulo Falcao

    Se algum carro desse para entrar em modo “para arranca” já era brutal
    Um modo que seguisse o carro da frente para velocidades inferiores a 10km, ou seja “para arranca”.
    Alem dessa velocidade assinalava e entrava em modo manual.