A Google vai fundir o ChromeOS e o Android?

57 Comentários

A Google tem presença em várias áreas da tecnologia, com incidência especial na Internet. Os seus sistemas operativos ocupam um lugar também especial, mas tudo pode estar para mudar neste campo.

Segundo um rumor agora surgido, a Google pode estar a preparar-se para fundir os seus dois sistemas operativos, concentrando assim todos os seus esforços num único sistema.

chromeos_android_1

Esta informação não passa ainda de um rumor que está a ganhar forma, mas que muito provavelmente tem um grande fundo de verdade, sendo provável que venha a acontecer.

Os planos da Google para os seus sistemas operativos vão ser alterados drasticamente, passando a concentrar-se apenas no Android, sendo o Chrome OS absorvido por este.

A informação é avançada pelo Wall Street Journal, que refere fontes internas à Google. Este plano está já em marcha e as primeiras versões deste novo sistema deverão surgir já durante 2016, com o seu lançamento pensado para o ano seguinte, em 2017.

Alphabet Inc.’s Google plans to fold its Chrome operating system for personal computers into its Android mobile-operating system, according to people familiar with the matter, a sign of the growing dominance of mobile computing.

Google engineers have been working for roughly two years to combine the operating systems and have made progress recently, two of the people said. The company plans to unveil its new, single operating system in 2017, but expects to show off an early version next year, one of the people said

A vontade da Google não surge agora e segundo as fontes do WSJ a Google está já a trabalhar nesta fusão há cerca de 2 anos.

Com a fusão destes sistemas, com prevalência para o Android, os desenvolvimentos que vão ser feitos vão ser mais rápidos e mais directos, por haver uma equipa maior dedicada a eles.

chromeos_android_2

A escolha do Android não foi casual. Este é hoje em dia um sistema mais maduro que o ChromeOS e com muitos mais utilizadores. É por isso natural que seja ele a prevalecer face à versão para Desktop do Chrome.

Na verdade a Google já deu alguns passos bem visíveis no sentido de combinar estas duas plataformas. A capacidade de correr aplicações Android no ChromeOS pode bem ter sido a primeira prova de que algo mais se aproximava.

Por outro lado o lançamento do Pixel C com Android e não com ChromeOS pode também ser interpretado como um sinal da mudança que agora se anuncia.

A ascensão de Sundar Pichai ao cargo de CEO da Google pode também ter provocado alterações na orgânica da empresa, aproximando estes dois sistemas e as equipas que as desenvolvem.

Esta fusão vem diminuir o número de sistemas a que a Google precisa dar suporte e assim pode dirigir todo o seu esforço para uma única plataforma unificada para todos os dispositivos da Google e dos seus parceiros.

Comentários

57

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    É um bom passo, assim como a microsoft fez com os seus sistemas no windows 10.
    Estou é para ver quando a apple vai tomar uma decisão semelhante.

    1. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      Creio que o Kernel do iOS e do OSX já são o mesmo.

      1. Avatar de Assacrica
        Assacrica

        Acho que não. Isso até foi referido pelo Linus T. Nem a microsoft usa o mesmo sistema para multiplas plataformas, embora queiram fazer parecer. A kernel do linux é a unica que de momento corre em multiplas plataformas.

        1. Avatar de Ruben
          Ruben

          Achas ou tens a certeza?

          Por debaixo do iOS e OS X, tem o Darwin.

          O SO open source da Apple.

          A Apple não quer fazer parecer nada, o Tim Cook já disse que não vai misturar iOS e OS X, mas já disseram e demonstraram que as tecnologias de hardware e software vão entrelaçar todos os produtos.

        2. Avatar de Artur
          Artur

          Permite me que discorde. O windows 10 vai mudar isso tudo (e a prova tens por exemplo no continuum)

          1. Avatar de Joana Castro
            Joana Castro

            A Microsoft falhou com o Windows Phone, e com o Windows RT.

          2. Avatar de Rui Cardoso
            Rui Cardoso

            Pois falhou pois utilizavam uma base diferente, dai terem desistido dessaideia e lançado o Windows 10 que tenta unificar isso tudo.

      2. Avatar de Rui Carriço

        A Apple já disse que não o faria, que não faz sentido. Mas como empresa inovadora prevejo que daqui a um ano o farão com pompa a circunstância, aliás inventaram o tablet, depois adicionaram-lhe um teclado e uma caneta mais recentemente, sempre a inovar.

        1. Avatar de TKOmnia
          TKOmnia

          Permite-me que te corrija… quem apresentou pela primeira vez o conceito do tablet, foi a Microsoft, com o Tablet PC, em 2002 se não me falha a memória. A Apple apenas foi a primeira a integrar o conceito com sucesso.

          E isso de adicionar uma caneta e teclado recentemente, foi uma cópia à descarada do Surface, da Microsoft.

          Sim, Apple sempre a inovar… a copiar os outros…

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            nunca ouviste falar do Newton?

          2. Avatar de Rui Carriço

            Esqueci-me mencionar o modo irónico?

          3. Avatar de A.M.
            A.M.

            newton? isso é um PDA, ele falou de tablet pc, e sim, há diferenças, as 2 mais obvias são a interacção, e aí a caneta no PDA faz mais sentido, e o objectivo, PDA é mais para por exemplo um empregado de mesa, vendedor, etc, ou seja, é mais especifico, o tablet é mais geral, tal como o conhecemos, uso em casa para o que quiseres.
            Mas já sei, “ah e tal mas foi a apple”, e depois pergunto eu, não é o que faz a inovadora apple? pega num conceito e melhora-o? que rouba as melhores ideias? palavras do proprio S. Jobs.
            https://www.youtube.com/watch?v=CW0DUg63lqU
            portanto deixem os outros fazer o que fazem, e não olhem só para a apple, é doentio, tirem as palas.

          4. Avatar de TKOmnia
            TKOmnia

            @Ruben Isso é que é o Newton? Desculpa, mas isso não é um tablet, mas sim um PDA, até no proprio wiki assim o diz…

            Se esse é o vosso melhor argumento, então mantenho-me pelo meu…

          5. Avatar de Joana Castro
            Joana Castro

            O iPad, também se pode dizer que é um PDA.

            Aliás, se os PDA’s não falassem, em 2010, eram iPads!

        2. Avatar de vaderstarlight
          vaderstarlight

          Sempre a roubar queres tu dizer

      3. Avatar de Marco
        Marco

        Nops, mas por a correr aplicações de iOS em OSX não será difícil…

    2. Avatar de André
      André

      No dia 30 de Fevereiro!

  2. Avatar de André Luz
    André Luz

    Para começar não percebo é qual foi a necessidade de criarem o Chrome OS….

    1. Avatar de Tiburscyo
      Tiburscyo

      Concordo 100%. Até hoje não sei porque a criação do ChromeOS, poderiam ter disponibilizado o android para desktops há muito tempo. O android em desktops seria um forte concorrente para o windows 10.

      1. Avatar de André Luz
        André Luz

        Nem mais… mais valia terem feito logo uma adaptação do Android para desktop. Poupavam recursos, já tinham a “publicidade” mais que feita (toda a gente conhece o Android, ao passo que muitas das pessoas nem sabem o que é o Chrome OS), e para além disso ofereciam um produto com o qual a grande maioria das pessoas já está familiarizado.

      2. Avatar de Jorge
        Jorge

        Pesquisa por “Remix OS” , essa empresa ja se apercebeu disso, e aquilo por acaso esta com 1 aspecto brutal

        1. Avatar de Marco
          Marco

          desconhecia, obrigado.

      3. Avatar de Cenas
        Cenas

        Concorrente em que? Browser? oO

    2. Avatar de Ruben
      Ruben

      Para ser mais um flop na colecção, para chatear a Microsoft.

      1. Avatar de Psicologica Mente
        Psicologica Mente

        +1

      2. Avatar de Subzeropt
        Subzeropt

        Lá estão vocês com os “flops” da Google.
        Eles já colocaram milhões de Chromebooks nas escolas dos EU, com montes de putos a aprender a trabalhar com o Google Docs em vez do office, que é precisamente o que eles pretendem, “apanhá-los” cedo 🙂

        1. Avatar de Joana Castro
          Joana Castro

          Pois foi! Depois a Microsoft baixou os preços para zero, e apanhou a mosca da Google…

          Sinceramente, quem é que quer um PC que a única coisa que faz é… menos!

          1. Avatar de Subzeropt
            Subzeropt

            Para quem quer algo sem complicações e sem preocupações (como vírus) para navegar na net, pequenas tarefas de produtividade (e-mail, google docs, office online), streaming de vídeo (tipo Netflix) e não precisa de photoshop dá perfeitamente.

            Existem bastantes web apps que já permitem fazer muita coisa sem ser necessário instalar software tradicional.

            Pena os Chromebooks apenas estarem oficialmente disponíveis em meia dúzia de países.

  3. Avatar de rand
    rand

    Sinceramente não sei o que achar desta ideia.
    Por um lado o ChromeOS é bastante fluido em PCs com hardware modesto, o mesmo já não posso dizer do Android.
    Por outro lado um “chromebook” com Android dá-nos umas possibilidades porreiras.

    1. Avatar de Rui Carriço

      Juntar o pior de dois mundos?

      1. Avatar de David.pt
        David.pt

        Comentário idiota…

        1. Avatar de Marco
          Marco

          idiota ou não….

    2. Avatar de Filipe Cunha
      Filipe Cunha

      Concordo contigo. O ideal é ter o Android com mais valias do ChromeOS, nomeadamente a fluidez.

      1. Avatar de Ruben
        Ruben

        Google Chrome e fluidez não encaixam na mesma frase…

        1. Avatar de rand
          rand

          Tanto o Google Chrome como o ChromeOS são bastante fluidos

  4. Avatar de Psicologica Mente
    Psicologica Mente

    Mais uma vez, a Microsoft inova e o resto vai atrás….

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      nunca ouviste falar do Ubuntu?

      1. Avatar de Psicologica Mente
        Psicologica Mente

        Aquele SO que é preciso inserir as linhas de código para ele fazer alguma coisa?

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          claramente não sabes o que é

          1. Avatar de Psicologica Mente
            Psicologica Mente

            sudo apt-get…
            Dá mais trabalho a escrever e a decorar comandos do que a clicar next,next,next.

          2. Avatar de Psicologica Mente
            Psicologica Mente

            Sim, e já usei Ubuntu.
            E não, nunca vi uma app Universal para Ubuntu/Debian e para smartphone, fundida como fez a Microsoft.

            No fundo a Microsoft funde, já os outros ficam fundidos com a Microsoft hehehehe

          3. Avatar de Joana Castro
            Joana Castro

            Instalar o VLC no Ubuntu:

            sudo apt-get install vlc

            Instalar o VLC no Windows:

            1. Procurar VLC no Google
            2. Carregar num link com malware
            3. Instalar 300 barras, 400 adwares, 20 rootkits
            4. Telefonar ao amigo que “percebe de computadores, porque é que as pesquisas no Google dão todas coisas estranhas”
            5. Chatear o amigo
            6. Passar 20 horas em frente ao computador porque não se percebe o que se fez…

            Etc…

          4. Avatar de António Pinto
            António Pinto

            Joana, de facto instalar o VLC no Ubuntu é mais simples, CASO saibas fazer apt-get, as pessoas que te referes no Windows claramente não vão saber fazer apt-get, nem usar linha de comandos.

            E já agora, tenta instalar por ex o Google Drive Sync (como deve de ser e em tempo real)…. GL 😛

            PS: Uso e gosto de Ubuntu/Linux, mas reconheço as limitações para certos users.

  5. Avatar de DavidOff
    DavidOff

    Eu estive a pensar, porque é que o Google não compra uma companhia de telemóveis (a Motorola em tempos esteve em saldos), muda o nome para Nexus (por exemplo), e começa a fazer telemóveis próprios para finalmente concorrer com o iPhone?

    1. Avatar de Pedro Simões

      Já testaram e não funcionou lá muito bem! A Motorola antes de ser da Lenovo foi da Google.

      Sairam máquinas muito boas, mas a Google apressou-se a vendar a Motorola.

    2. Avatar de Ruben
      Ruben

      A Google já foi dona da motorola.

      Comprou-a para processar a Apple…

  6. Avatar de Nuno
    Nuno

    Vem ai o Google OS ehehe 🙂

  7. Avatar de Ismael Guimarães AJ
    Ismael Guimarães AJ

    Pessoalmente eu gostaria de ver serem disponibilizadas as APPS do Android no Google Chrome. Seria excelente se isso viesse acontecer pois permitiria que o Chrome passasse a ser o melhor e mais poderoso Browser à face da terra. Qualquer pessoa que quisesse poderia utilizar um qualquer SO base e depois correr sobre ele o Chrome que correria as APPS Android.

    Sem isso acontecer assim, tudo fica um pouco mais complicado pois, se o Windows não foi feito para Smartphones e Tablets, também o Android não foi feito para desktops e notebooks.

  8. Avatar de Melo
    Melo

    Mais um flop da Google: chrome os.

    Uma das vantagens do chrome os, praticamente a única vantagem, era que estava sempre atualizado, e era bom para escolas, empresas, etc… Porque era só um browser, dava para usar, mas era fácil de manter sem vírus, atualizado, etc… Com o Android, vai por água abaixo!

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      a única desvantagem
      é ser vendido em máquinas pobrezinhas

      que é muito fácil libertar-lhe todo o Ubuntu
      que ele tem ‘escondido’

  9. Avatar de A.M.
    A.M.

    por mim desde que saia coisa boa podem fundir os OS todos.

  10. Avatar de 2baba
    2baba

    se fizerem uma rom android ao estilo do remix os 2.0 tem a fusao feita, dividindo o android em 3 tipos de so (smarthphone, tablet e pc).

  11. Avatar de Cenas
    Cenas

    Já foi desmentido pela Google.