Conseguiu a Samsung reinventar o relógio com o Gear S2?

48 Comentários

O mercado dos smartwatches tem estado a crescer, adaptando-se finalmente ao que os utilizadores pediram. Cada vez mais parecidos com os relógios, estas verdadeiras máquinas de informação conseguem finalmente satisfazer os consumidores.

Se a linha da frente é comandada pela Apple e pela Google, com os seus sistemas operativos, chegou agora mais um concorrente ao mercado, com o seu sistema próprio. O Samsung Gear S2 chegou e tem argumentos para fazer tremer os lideres de vendas.

Estando já nas mãos, ou melhor, no pulso do Pplware, é hora de o conhecer e confirmar tudo o que este smartwatch promete!

gear_s2_0

Depois de vários modelos de smartwatches lançados ao longo dos últimos anos, a Samsung investiu muito na sua nova oferta. Quis criar um verdadeiro relógio, não apenas na forma mas também nas funcionalidades base.

Para isso apostou numa renovação completa quer da forma quer do software e o novo Gear S2 mostra-se como algo de diferente, pelo menos dentro da linha do que a Samsung nos habituou.

Ao criar o Gear S2 a Samsung teve de tomar algumas decisões de peso que acabaram por ditar o que Gear S2 é.

A primeira era qual o sistema operativo a usar. A escolha acabou por ser óbvia e este novo smartwatch da Samsung traz como base o Tizen, que a marca sul-coreana tem agora na sua posse. Adaptado a esta nova plataforma, o Tizen mostra-se simples e intuitivo de usar.

anterior próxima

A segunda decisão foi na forma a ser usada. Se cada vez mais utilizadores procuram um smartwatch que reproduza na íntegra o conceito do relógio tradicional, esse era o caminho a ser seguido. Mas a Samsung resolveu inovar na forma como interagimos com o Gear S2 e colocou na coroa rotativa um verdadeiro controlo para a maioria das funções do Gear S2.

É esta coroa, que está completamente integrada com o Gear S2, que se torna a sua imagem de marca. Para além de podermos usar o ecrã sensível ao toque, para controlarmos este smartwatch, temos também na coroa um auxiliar.

Samsung Gear S2: Especificações

Gear S2 Gear S2 Classic Gear S2 3G
Ecrã 1.2 polegadas, circular AMOLED, 360×360 1.2 polegadas, circular AMOLED, 360×360 1.2 polegadas, circular AMOLED, 360×360
Processador Dual-core 1GHz Dual-core 1GHz Dual-core 1GHz
Memoria 512MB 512MB 512MB
Armazenamento 4GB interna 4GB interna 4GB interna
Bateria 250 mAh Li-ion
2-3 dias
Carregamento wireless
250 mAh Li-ion
2-3 dias
Carregamento wireless
300 mAh Li-ion
2 dias
Carregamento wireless
Conectividade 802.11n Wifi, Bluetooth 4.1, NFC 802.11n Wifi, Bluetooth 4.1, NFC 802.11n Wifi, Bluetooth 4.1, NFC
SO Tizen Tizen Tizen
Sensores Acelerómetro, Giroscópio, Ritmo Cardiaco, Luz Ambiente, Barómetro Acelerómetro, Giroscópio, Ritmo Cardiaco, Luz Ambiente, Barómetro Acelerómetro, Giroscópio, Ritmo Cardiaco, Luz Ambiente, Barómetro
Dimensões 42.3 x 49.8 x 11.4mm
47g
39.9 x 43.6 x 11.4mm
42g
44.0 x 51.8 x 13.4mm
51g
Resistencia IP68 certificado com resistência ao pó e água
Áudio Codec: MP3/AAC/AAC+/eAAC+
Formato: MP3, M4A, AAC, OGG
Codec: MP3/AAC/AAC+/eAAC+
Formato: MP3, M4A, AAC, OGG
Codec: MP3/AAC/AAC+/eAAC+
Formato: MP3, M4A, AAC, OGG
Funcionalidades Contactos, notificações, mensagens, email, S Voice, S Health, Nike+ Running, leitor de música, galeria, mapas & navegação, tempo Contactos, notificações, mensagens, email, S Voice, S Health, Nike+ Running, leitor de música, galeria, mapas & navegação, tempo Contactos, notificações, mensagens, email, S Voice, S Health, Nike+ Running, leitor de música, galeria, mapas & navegação, tempo

É claro que para além desta coroa e do próprio ecrã, o Gear S2 tem mais formas de controlar. Também, como qualquer relógio tradicional, estão presentes 2 botões que podem ser usados para recuar e para voltar à interface principal do relógio.

O Gear S2, seguindo a linha do que tem sido a oferta nesta área, tem presente um leitor de batimentos cardíacos e vários sensores para controlarem os passos dados e o tempo de corrida.

O Tizen, que se esperava ser mais complicado de usar que o Android Wear ou o WatchOS, acaba por se revelar bastante simples e intuitivo. Basta rodar a coroa do relógio e vamos alternando entre funções e informações.

Também ao nível das aplicações está completo, tendo de raiz tudo o que é preciso para uma utilização diária intensiva.

anterior próxima

Algo que vai limitar a utilização do Samsung Gear S2 é a não existência de uma aplicação para iOS. Apenas os utilizadores de Android (4.4 ou superior) vão poder ligar este smartwatch ao seu smartphone e usá-lo de forma completa.

O Gear S2 apresenta-se como uma proposta muito interessante e que apenas após os primeiros momentos de utilização afasta o estigma do Tizen e da sua usabilidade. A coroa é também uma mais valia que dá a este smartwatch uma usabilidade superior.

Samsung Gear S2

Comentários

48

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de windows user
    windows user

    Os lucros não são os mesmo, ate porque são mais baratos. Mas parece ultrapassou nas vendas.
    Nenhuma referencia a isto Pplware?

    However, Samsung profits in the mobile phone business fell slightly from the previous quarter, after the company cut the price of the Galaxy S6 and S6 Edge to help boost sales. It also sold a higher percentage of cheaper, low- and mid-range phones.

    IDC said on Wednesday that it estimates Samsung shipped 84.5 million smartphones during the quarter. That put it far ahead of nearest rival Apple, which shipped 48 million iPhones, and third-placed Huawei with 26.5 million shipments.

    1. Avatar de Pedro Simões

      Estás um bocadinho fora de contexto, não?

      E sobre o Gear S2, o que tens a dizer?

      1. Avatar de windows user
        windows user

        Não tenho nada a dizer, nunca mexi em nenhum.
        Só dou a minha opinião sobre coisas que já experimentei ou usei. Quis só ajudar o site dando mais informação as pessoas que o visitam. As vezes não chega tudo, e atenção que não vos estou a culpar, porque era impossível para vocês também por todas as noticias tech do dia aqui. So estava tentando ajudar alguns leitores mais desinformados que costumam vir aqui comentar sem muitas vezes saberem o que estão a falar.

      2. Avatar de windows user
        windows user

        Eu sei, está fora do contexto, mas apresentam um post a falar das vendas e lucros da Apple, mas não falam de quem vendeu mais, um pouco injusto. E nem gosto da Samsung, em relação aos telemóveis.

    2. Avatar de RF
      RF

      shutdown -s Acho que estás a precisar…

    3. Avatar de Joana Castro
      Joana Castro

      Link para a página da Samsung que diz isso!

  2. Avatar de daiquiri
    daiquiri

    Parece-me mais interessante que o da Apple e do da Motorola

    1. Avatar de alkjsdlkajsd
      alkjsdlkajsd

      sim pelo menos visualmente, parece-me melhor. Quanto ao resto, só testando.

    2. Avatar de Melo
      Melo

      Então compra!

      1. Avatar de daiquiri
        daiquiri

        Comprei um há pouco tempo. Não pode ser assim de seguida. Alem disso ainda n está disponivel

        1. Avatar de Joana Castro
          Joana Castro

          É a desculpa?

      2. Avatar de A.M.
        A.M.

        só porque é interessante tenho de comprar? faz todo o sentido!!
        Se fosse o da isheep o mais interessante já aplaudias?
        Hoje não se pode gostar mais disto ou daquilo, há sempre quem venha por defeitos no que os outros querem/gostam, enfim.

    3. Avatar de Just Saying
      Just Saying

      Pessoalmente não gosto do aspecto dos relógios redondos fazem lembrar os relógios da cozinha.
      A parte de mudança de menus parece-me interessante, no entanto em termos de imagem, parece-me muito “simplista”

  3. Avatar de Zefra
    Zefra

    De todos os que apresentaram ate agora parece-me o melhorzinho mas falta mais qualquer coisa! .. venha o proximo

  4. Avatar de Angelo
    Angelo

    Os vídeos não estão a funcionar.

  5. Avatar de SSilva
    SSilva

    Se conseguiu ou não, não sei, mas dar 400€ por isso? Foge prefiro comprar outro iPad Air 2 e dar mais um X.

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      vais andar com o iPad Air2 no pulso???

      Não vale a pena discutir o preço e depois comparar com outra coisa qualquer, é uma questão de utilidade/funcionalidade, o maximo que podes dizer é, “eu ate comprava um, mas penso que a funcionalidade não justifica o preço, e existe mais barato”.

      Tipo, 80mil euros por um trator? mais vale dar mais 20mil e comprar um supercarro.
      “apples and oranges”

    2. Avatar de alkjsdlkajsd
      alkjsdlkajsd

      vai ser é complicado usa-lo no pulso 😀

    3. Avatar de Ragnar
      Ragnar

      500€ por um iPad Air 2? Foge, prefiro comprar um Ferrai e dar mais um X. Comparar alhos com bugalhos dá nisto.

  6. Avatar de RF
    RF

    A pergunta que fazem dependente muito da utilização, dos gostos, e da faixa etária de cada consumidor!
    Eu por exemplo nunca compraria este Gear S2… não gosto do design e não ter o sistema operativo Android Wear para mim colocam-no logo fora da lista!
    Para mim neste momento (já que o mercado não pára), apenas considero o Moto 360 e o Huawei Watch. Para mim tem um design clássico muito bonito, sistema operativo Android Wear com as imensas possibilidades que podemos retirar deste sistema operativo.
    O Sistema Operativo Tizen como por exemplo o Bada que também pertencia à Samsung, irá ser descontinuado por falta de utilizadores… então num smartwatch, que é algo não tão essencial como um telemóvel, pior ainda!

    1. Avatar de Ragnar
      Ragnar

      Estás desatualizado. O moto 360 é bastante fraco em specs. Se gostas de design mais clássico, aconselho-te a ver o Gear S 2 Clássico.

  7. Avatar de Ragnar
    Ragnar

    Gostei. Existe uma versão premium, com pulseira em couro, que me parece mais bonita.

  8. Avatar de manuel
    manuel

    Gosto muito. Não é “bruto”

  9. Avatar de João
    João

    Só acho que faz falta uma “camerazita” para mandar uma MMS… mesmo que a qualidade fosse fraca…

    de resto, 5 estrelas

  10. Avatar de Diogo Ferreira
    Diogo Ferreira

    Penso que em relação ao Gear S ficou um pouco a traz, porque não tem possibilidade do cartão SIM, devia der como o Gear S mas 100 % otomano.

    1. Avatar de Pedro Simões

      Diogo,

      Para além do Gear S2, apresentados aqui, e do Gear S2 Classic há um terceiro modelo, o Gear S2 3G que vai ter tudo isso que pedes.

      Não me parece é que vá chegar a PT e se chegar é mais tarde.

      1. Avatar de Blueparty
        Blueparty

        Eu queria esperar pelo 3G por causa do altifalante nas chamadas, como no Gear S, mas já estou a ver que talvez não chegue cá em Portugal…

  11. Avatar de Rui C
    Rui C

    Mais um para ficar esquecido nas prateleiras.
    Bem que a samsung se esforça, mas é mais do mesmo.

    1. Avatar de Ragnar
      Ragnar

      Diz-me uma marca que fabrique smartwatch que se destaque. A Samsung esforça-se tanto como as outras, inclusive a Apple.

  12. Avatar de Diogo Ferreira
    Diogo Ferreira

    Penso que em relação ao Gear S ficou um pouco a traz, porque não tem possibilidade do cartão SIM, devia der como o Gear S mas 100 % otomano.

  13. Avatar de [NITRO]FOX
    [NITRO]FOX

    Não é mau, mas falta design a nível dos relógios comuns do mercado, nomeadamente algum charme, parece um relógio da swatch, de criança.

    1. Avatar de Ragnar
      Ragnar

      Aconselho-te a ver o outro modelo com pulseira de couro antes de te precipitares a falar.

      1. Avatar de Melo
        Melo

        Também tem zero de charme.

        1. Avatar de windows user
          windows user

          Para o Melo só os produtos Apple tem charme. Verdade ou mentira?

    2. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      Vinha comentar o mesmo. Tem aspecto de relógio barato.

  14. Avatar de Paulo
    Paulo

    Continuo a gostar mais do meu RW.

  15. Avatar de Ines
    Ines

    Visualmente o melhor até agora, na pratica o Apple Watch arruma com as suas apps e SO de topo que a samsung nunca irá igualar, e a falta de gps faz com que seja mais um relógio inútil da samsung

  16. Avatar de Pedro
    Pedro

    reparei que o Gear S2 tem IP68 (na tabela) o Gear S2 classic não? estava a pensar comprar o classic pois parece um relógio “normal” mas assim fico reticente…

  17. Avatar de Miguel
    Miguel

    MOTO360 (y)

  18. Avatar de redefoca
    redefoca

    Um assunto que não tem nada haver: já viram o robot que vai ser lançado lá fora? – http://www.jn.pt/live/Atualidade/default.aspx?content_id=4846952

    Que ridiculo! Eles querem a toda a força vigiar a vida das pessoas. Como os oculos (até agora o mais invasivo) da google não vai ser aprovado usam mais tecnologia nos telemoveis e lançam relógios… agora este robot quer fazer o papel que os oculos fariam… ainda bem que o pplware fala sobre toda a tecnologia mas está sempre a alertar. Só é vigiado quem quer.

    1. Avatar de jafostes! :D
      jafostes! 😀

      big brother is watching you :p

  19. Avatar de alisson
    alisson

    só de nao ter qq tipo de encaixe para por para carregar é uma otima, meu galaxy gear s o encaixe dele abriu e a smasung disse q foi mal uso, ai na internet o tanto de gente q falou desse encaixe foi brincadeira, e ela nao assume o erro.

    mas vou pensar beeem e muito bem, e repensar se pego outro smartwatch da samsung.

  20. Avatar de A.M.
    A.M.

    por mim desde que saia coisa boa podem fundir os OS todos.

    1. Avatar de A.M.
      A.M.

      porra, página errada, podem apagar s.f.f?

  21. Avatar de Prim
    Prim

    Desculpem lá, mas isto é um clone do Apple Watch, uma bracelete, um mostrador e até uma coroa… sempre os imitadores do costume!

  22. Avatar de Giovane Augusto
    Giovane Augusto

    è um relogio muito lindo, inicialmente parece valer muito a pena, mas ao nao apresentar algumas funçoes junto ao smartphone torna-se apenas um relogio comum digital… nao possui conectividade com camera do telefone, nem possui auto falantes. Pelo preço praticado sem essas duas funçoes basicas, nao é tao atrativo…

  23. Avatar de Natan Gomes
    Natan Gomes

    Sou usuário de um Lumia 930, será que não dá para monitorar atividades físicas, ver o progresso do exercício e escultar musicas armazenada no próprio Gear S2 com fones sem fio tranquilamente só com ele, sem necessidade de levar o celular?? Se não, alguma previsão quando haverá compatibilidade com Windows Phone ou 10?