Navegação privada no Firefox não é privada

24 Comentários

E o histórico pode ser “vasculhado”. Este modo de navegação, que permite navegar sem deixar rasto no computador tem um problema no browser da Mozilla. Ao que parece, alguns add-ons agem normalmente na navegação privada, e continuam a registar o histórico como se nada fosse.

A Mozilla já está a par da situação e vai criar um controlo dos add-ons.

Assim sendo, não é a navegação privada em si, mas sim os add-ons que gravam os dados de navegação mesmo quando estamos em modo de navegação privada. Isto só acontece pelo simples facto de não existir nenhum controlo aos que estão disponíveis para download.

Relativamente às mudanças, a Mozilla já fez saber que irá mudar os requisitos dos add-ons para dois níveis:

  • Se utilizar dados de navegação, então terá de suportar a navegação privada;
  • Se não utilizar dados de navegação, então o suporte à navegação privada é facultativo.

Assim sendo, já podemos estar “descansados”, pois independentemente dos add-ons que utilizemos, os nossos dados não estão disponíveis de maneira nenhuma. Até esse requisito ser posto em prática, então o melhor é utilizar o modo de navegação com tudo desligado.

Fonte: Blog Mozilla

Autor: Pplware
Partilhar:

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Oh
    Oh

    Oh… Já está o Firefox a ficar como os outros browsers… Até agora era o único que tinha uma navegação privada que era realmente privada… Mas ainda é, se tivermos cuidado com os addons…

    1. Avatar de jmtdstoc
      jmtdstoc

      Ora nem mais…

    2. Avatar de Bónus

      Único?
      O Safari tem navegação privada desde 2005.

      1. Avatar de Que
        Que

        Que não funciona. É uma fartura!

        1. Avatar de a Friend®

          Se não funciona passa no Forum, talvez obtenhas ajuda 😉

        2. Avatar de Bónus

          Não funciona, como assim?
          Podes explicar melhor?

          1. Avatar de Bónus

            Pois, já vi que não.
            É o habitual dizer mal, por dizer…

          2. Avatar de a Friend®

            @bónus

            Por isso mesmo é que disse para ele passar no forum! lol…

            Só poderia ser um “problema”.

    3. Avatar de !
      !

      No Chrome, as extensões são desactivadas no modo privado.

      1. Avatar de Diogo
        Diogo

        O que também pode não ser bom…
        Por exemplo, o AdBlocker não convém ser desactivado em modo privado.

        Já estou a ver a malta a aceder a sites de adultos em modo privado mas sem o adblocker ou o NoJavascript…

  2. Avatar de Tiseac
    Tiseac

    É uma situação bastante chata mas eu acredito que a mozilla vai resolver em breve.
    O Chrome também utiliza extensões será que este problema não existe lá também?
    Fiz este offtopic ontem mas ninguém no pplware me respondeu queria-me inscrever no fórum a questão é que tenho apenas 14 anos.
    Já tive a ler as regras e não diz nada sobre idade mínima de inscrição mas nunca se sabe…
    Posso inscrever-me?
    Aguardo resposta e obrigado.

    1. Avatar de jrsa
      jrsa

      Isso é um bocado estranho, imagino lá dizer que a idade mínima é de 16 anos e, com isso, tu não te registares lá. Mas está bem, cada um faz como entende.
      Contudo, se nada no regulamento diz que te impede de te inscreveres com idade superior a X, é porque, provavelmente, não há impedimento a esse nível. Certamente que lá não diz se as grávidas se podem inscrever ou não, por isso se não existe proibição a esse nível…

    2. Avatar de Zé

      Não vale a pena registares-te… os conteúdos são impróprios para a tua idade…

    3. Avatar de Pedro Simões

      “Quem vier por bem que venha por bem…”

      Tiseac, por norma não fazemos esse controle de idade, mas é de louvar que um jovem como tu tenha essa preocupação. Por norma arromba-se a porta e depois logo se pensa nas consequências.

      A resposta à tua pergunta é “SIM, podes registar-te”.
      E se alguém disser alguma coisa diz-lhes que vais da minha parte!

      1. Avatar de a Friend®

        Pela atitude, com 14 anos tem mais personalidade que muitos mais velhos que por aqui passam.

        Tiseac, passa por lá e participa, o que não falta no forum são bons tópicos com os mais variados temas. E qualquer coisa que achares de errado é só expores o problema a um moderador. 😉

        1. Avatar de Tiseac
          Tiseac

          Muito obrigado pelas respostas vou já inscrever-me!

  3. Avatar de js
    js

    Bem, no chrome este problema não se põe porque, apesar de também ter extensões, estas ficam desactivadas quando se entra no modo incognito. Eu já vi alguns add-ons do firefox que “imitam” o incognito do chrome. Será que esses são mais “seguros”?

  4. Avatar de Bónus

    As extensões são muito bonitas, mas podem comprometer o bom funcionamento dos browsers.
    Noutro dia foi a questão do malware nos add-ons do Firefox, agora é a navegação privada…
    Na minha opinião, nada como ter um browser “limpo”, como vem de origem.

    1. Avatar de a Friend®

      Nesse aspecto o Safari e Chrome levam clara vantagem, porque os Addons não ficam integrados ao browser, e até existe sempre a vantagem que quando falham não levam o browser a “crashar”.

      Por exemplo, muita gente acha o Firefox mais “pesado” que o Chorme mas a realidade é que eles quase que consomem o mesmo, a desvantagem é que o Firefox carrega tudo na mesma tarefa, e se um addon falha, compromete o browser por completo.

  5. Avatar de BrunoG.
    BrunoG.

    OH NÃO!!
    Agora vão perceber que não passo de um tarado!!

  6. Avatar de Yuy
    Yuy

    Há muito que há conhecimento que por exemplo o Flash guarda tudo (flash cookies, etc.), mesmo no modo privado do Firefox. Solução? CCleaner.

  7. Avatar de Diogo
    Diogo

    Adorava fazer um título sensacionalista e depois um artigo que diz que não é bem assim…. Um pouco mais de seriedade, por favor!

    1. Avatar de eu mesmo
      eu mesmo

      isto é um bocado como as entrelinhas do sapo adsl, ilimitado com limites e ATÉ 8mb…
      😀

  8. Avatar de Baileys
    Baileys

    Quando estava a tentar efectuar o meu registo no forum recebo esta mensagem: “Your details match those of a known spammer, therefore you have been disallowed registration.”

    Gostaria de saber o porquê?
    Obrigado