Recorde! iOS 9 já corre em 61% dos iPhones

93 Comentários

A Apple lançou no passado dia 16 de Setembro o novo iOS 9. Esta nova versão da plataforma móvel da Apple trouxe um conjunto de novidades e como sempre, ao contrário do que se passa no mundo Android, rapidamente os utilizadores conseguiram actualizar os seus equipamentos.

Em apenas 24 horas o iOS 9 foi instalado em 12% dos equipamentos. Agora, passado um mês, o iOS 9 já corre em 61% dos iPhones/iPads.

ios9_02


De acordo com o site Cultofmac, o iOS 9 já está instalado em mais de 61% dos iPhones e esta parece ser a versão do iOS que mais rapidamente foi instalada pelos utilizadores. No passado, com o iOS 8, para alcançar a quota dos 50%, a Apple precisou de aproximadamente 6 semanas.

No geral, e segundo dados da própria Apple, 61% dos equipamentos que acedem à App Store têm instalado o iOS 9, 30% o iOS8 e os restantes 9% usam ainda versões anteriores. Este dados correspondem às estatísticas de 19 de Outubro.

ios9_03

Comparativamente ao Android, e tendo como referência o KitKat, os números indicam que esta versão apenas está instalada em  38.9% dos equipamentos. Não esquecer ainda que o Android KitKat foi lançado em Setembro de 2013, ou seja há dois anos.  A Apple anunciou recentemente o iOS 9.1 que se destaca por incluir algumas novidades como novos emoji, wallpapers, suporte para iPad Pro e Apple TV 4, etc.

Já tem o iOS 9 instalado no seu iPhone/iPad?

Partilhar:
Tags:

Comentários

93

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de int3
    int3

    Desde a primeira versão beta que tenho.
    Para mim está bom no 5S.
    Já as atualizações no meu archos … é que não recebe 1 atualização desde que o comprei …
    É isto que não entendo.

    1. Avatar de Prim
      Prim

      Compraste o Archos a pensar que ias receber atualizaçoes como no iPhone?? Foi pelas atualizaçoes que compraste o Archos?

    2. Avatar de Joana Castro
      Joana Castro

      You get what you pay for…

      Se quiseres fazer compras ou usares software empresarial, então, ainda te dá prejuízo o Android…

      1. Avatar de Ibend
        Ibend

        porque? Estas limitada no mundo da tecnologia my friend. Existem produtos da Google como os Nexus que também recebem actualizações constantes.

        1. Avatar de JBM
          JBM

          Os Nexus recebem actualizações até deixarem de receber. A média de tempo de suporte é significativamente inferior à do iPhone

          1. Avatar de Ricardo M.
            Ricardo M.

            2 anos e suficiente, ninguém agora fica com o mesmo telemóvel mais que 2 anos, não nesta atual sociedade que temos. Por isso chega bem, os 2 anos garantidos. De que vale dar 4 anos se depois perdem performance, se não chegam nem a receber metade das atualizações que o novo sistema trás?

          2. Avatar de JBM
            JBM

            isso é uma piada?
            Já viste o peso das versões com mais de 2 anos no Android? Quase 40%. Já leste algum artigo sobre os problemas de segurança no Android por causa deste nível de desactualização?
            As actualizações protegem as pessoas, e a perda de performance é muito debatível – performance não é só o tempo de abrir aplicações, que é o que basicamente toda gente anda a pegar para criticar.

          3. Avatar de Ruben
            Ruben

            Lol!

            É os nexus, nem 2 anos dão!

            Só 2 anos nao é nada, então para empresas, é inaceitável.

        2. Avatar de Ruben
          Ruben

          Mesmo os nexus têm graves delays a receber atualizações.

          É o tempo de suporte, é diminuto, a uma empresa, sai mais barato um iPhone, porque o tempo de suporte é o dobro de um nexus, sem delays, todos os bugs resolvidos, e o preço do nexus não é metade!

  2. Avatar de Pedro
    Pedro

    é isto que os androids nunca terao! inchem!

    1. Avatar de Fagl4
      Fagl4

      Tal não acontece porque o fato de ser open source, qualquer pessoa cria uma rom, etc…

      Mas támbém temos de ver o lado negativo, a apple ao “obrigar” a instalação do ios 9 está a prejudicar a perfomance de iphones mais antigos.

      Acho estúpido um utilizador ser obrigado a atualizar o iOs para poder aceder ao apple music, etc.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Este comentário foi removido.

      2. Avatar de Joana Castro
        Joana Castro

        Excepto que os iPhones mais antigos correm tão bem ou melhor com iOS 9 que com outros iOS anteriores…

        O iOS 9 está bem mais rápido, e aguenta ainda melhor multitasking e várias tabs no Safari, então com content blockers? A internet é outra!

          1. Avatar de Sergio J
            Sergio J

            sim, mais rápido.
            Acredito que haja pessoas pessoas com problemas, pois no 7 e 8 ora tive versões mais rapidas e versoes mais lentas.

            Neste momento tenho-o fluido.

          2. Avatar de Vlad
            Vlad

            No entanto os testes indicam exactamente o contrário.

          3. Avatar de Ruben
            Ruben

            Fostes buscar um posto de um site anti-apple, quando existem milhares deles que dizem o contrário, e centenas de milhões de pessoas satisfeitas

          4. Avatar de Joana Castro
            Joana Castro

            Que testes?

            Aqueles testes tirados ao olhómetro?

      3. Avatar de Wistfultale
        Wistfultale

        Obrigar? Que eu saiba a Apple não aponta uma arma à cabeça de ninguém é obriga a instalar.

      4. Avatar de JBM
        JBM

        O Apple Music já existe no iOS 8.4. Ninguém é obrigado a actualizar para o iOS9, a não ser claro que se deturpe completamente a lógica e se diga que se é obrigado a instalar o iOS9 para ter o iOS9.
        Quanto à teoria do Open Source não podias estar mais longe da verdade. Isto tem a ver com o licenciamento que permite aos fabricantes introduzir serviços e launchers proprietários no sistema licenciado pela Google que é por sua vez também em parte proprietário, quer pelos serviços da Google quer pelos drivers de algum do hardware dos aparelhos. E com a distribuição que dá aos fabricantes a responsabilidade de actualizarem os aparelhos. O mesmo efeito ocorreria com qualquer outro sistema com este tipo de licenciamento, mesmo não tendo código Open Source.

  3. Avatar de Mantex
    Mantex

    Não sei se será o lugar ideal mas, desde que atualizei o meu IPhone 6 para o ios9.1 que deixei de conseguir escrever o nome de utilizador no login da netfree da Meo. Aconteceu a mais alguém? Sabem-me dizer como contornar o problema? Obrigado.

    1. Avatar de FeMeireles
      FeMeireles

      Coloca a primeira letra do login em maiúscula.

  4. Avatar de Censo
    Censo

    Não comparem com android. Não é comparavel. São ecossitemas diferentes.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Quem acaba por “sofrer” são os utilizadores.

      1. Avatar de Carlos Duarte
        Carlos Duarte

        Pedro Pinto, o que entendes por “sofrer”? Eu cá por mim prefiro ter software que, apesar de menos atualizado, corra bem e rápido, do que atualizar para um todo XPTO mas que o telemovel não aguenta… Era fixe se os apple fanboys percebessem isso. Ponham esse iOS 9 no iPhone 4, e vão-se partir a rir. E nem é preciso ir tão longe, o 7 ou 8 também deve ser engraçado

        1. Avatar de Ruben
          Ruben

          Partir a rir é com a quantidade de vulnerabilidades que praticamente todos os Android têm!

          O iPhone 4 nem sequer teve iOS 8.

          O 4S corre bem com iOS 9, por muito que os fandroids digam o contrário!

          1. Avatar de Penso Higienico
            Penso Higienico

            Confirmo. Corre que nem uma chita nos meus 4s!

        2. Avatar de jmmso
          jmmso

          O iOS 9 corre que nem uma maravilha no iPhone 4S. Lamento desapontar-te.

          1. Avatar de Carlos Duarte
            Carlos Duarte

            Primeiro, eu estou a falar do iPhone 4.
            Segundo, a mim não me desapontas, quem paga € 1000 por um telemóvel não sou eu 🙂 Um abraço

          2. Avatar de JBM
            JBM

            terceiro, não há iOS 9 para o iPhone 4

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      tens android, ve se logo…so dor de corno

      1. Avatar de millers
        millers

        “so dor de corno”

        admira este tipo de frases passar por aqui.

      2. Avatar de censo
        censo

        Bem podes tentar, mas não te vou dizer o que tenho e quem sou…

        1. Avatar de Paulo P
          Paulo P

          N tinhas um lg g4 censo? Ele adivinhou. Os androids dao muito nas vistas por se sentirem inferiores aos ios users. Nunca entendi esse complexo..inveja ou avareza talvez

          1. Avatar de censo
            censo

            Mesmo que mudes de nick, não vais saber. Já em tempos aqui partilhei o que tenho. Não vou voltar a fazer o mesmo. Só demonstra a vossa mesquinhez. Eu quero lá saber o que é que vocês tem ou não. Partilhem de opiniões válidas e não ataques a tudo o que mexe!

  5. Avatar de Pedro
    Pedro

    Boas,

    Já é a 2ª ou 3ª vez que vejo a imagem de um iphone com o menu “de lado”, é possível? Ou é apenas uma montagem?

    Abraço

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Apenas no iPhone 6S e 6S plus. Não sei se no iPhone 6 também já permite. Isto é uma das novidades do iOS 9.

      1. Avatar de Joana Castro
        Joana Castro

        O iPhone 6 Plus já permite, e é do iOS 8.

        1. Avatar de Pedro Henriques
          Pedro Henriques

          Eu tenho o 6, se é que dá, como é que ativo?

          1. Avatar de Micael
            Micael

            no iOS 8 existia um tweak para isso, agora com este novo jailbreak não sei se já é compatível

          2. Avatar de Micael
            Micael

            no iOS 8 existia um tweak para isso, agora com este novo jailbreak não sei se já é compatível

          3. Avatar de Ruben
          4. Avatar de David
            David

            So funciona nos modelos Plus!

  6. Avatar de Prim
    Prim

    Porque é que os restantes 39% não atualizaram??

    1. Avatar de Joana Castro
      Joana Castro

      Porque é que 99% dos utilizadores Android não atualizam para Marshmallow?

      1. Avatar de Prim
        Prim

        Porque não está disponível. Agora tu, porquê os 39%?

          1. Avatar de Ricardo M.
            Ricardo M.

            39% das pessoas ainda usa iphone 4?

          2. Avatar de Prim
            Prim

            Tantos? Nao creio…

          3. Avatar de Rui
            Rui

            iPhone 4, eventualmente muitos com o 4S e iPad 2 que não quiseram actualizar, outros que esperam pelo 2º e 3º update, e os que têm jailbreak. Tudo junto dará os 39%. Não percebo o drama…

          4. Avatar de Prim
            Prim

            Qual drama?

          5. Avatar de Rui
            Rui

            @prim, drama de estares constantemente a perguntar a mesma coisa, os 39% que não actualizaram para o iOS9.

        1. Avatar de Ruben
          Ruben

          Porque não estão conscientes da importância de ter o SO atualizado, e da segurança.

          Mas ainda não fica assim…

    2. Avatar de JBM
      JBM

      probabilidade e estatística descreve muito bem este tipo de comportamento dependente de vários factores – conhecimento, disponibilidade, capacidade e interesse. O estranho seria todo o universo de aparelhos mudar ao mesmo tempo.

      1. Avatar de Prim
        Prim

        O conhecimento e capacidade nao se aplicam aqui, disponibilidade explica uma parte, o interesse é que é curioso, impõe-se a pergunta “porque não?”.

        1. Avatar de JBM
          JBM

          conhecimento aplica-se pois muita gente pode não se aperceber da existência dum update. Capacidade aplica-se pois nem todos os aparelhos em uso podem receber o update. Disponibilidade caracteriza a disponibilidade das pessoas para fazer o update em determinado período de tempo, mesmo tendo interesse.
          Isto tudo caracteriza a evolução da adopção do sistema. E é essa evolução da adopção que responde à tua pseudo-questão; as pessoas a seu tempo vão adoptando o sistema. E essa adopção é muito superior ao que se encontra noutras plataformas, e semelhante ao melhor “resultado” anterior do iOS

        2. Avatar de Ruben
          Ruben

          Se toda a gente estivesse consciente, ninguém comprava Android!!!

        3. Avatar de JBM
          JBM

          conhecimento aplica-se pois muita gente pode não se aperceber da existência dum update. Capacidade aplica-se pois nem todos os aparelhos em uso podem receber o update. Disponibilidade caracteriza a disponibilidade das pessoas para fazer o update em determinado período de tempo, mesmo tendo interesse.
          Isto tudo caracteriza a evolução da adopção do sistema. E é essa evolução da adopção que responde à tua pseudo-questão; as pessoas a seu tempo vão adoptando o sistema. E essa adopção é muito superior ao que se encontra noutras plataformas, e semelhante ao melhor “resultado” anterior do iOS

          1. Avatar de Prim
            Prim

            Não se aperceber? A não ser que a coisa tenha mudado recentemente, era impossível não se aperceberem. A capacidade é aquilo que eu interpretei como disponibilidade, a dita disponibilidade perde importância passado este tempo. O Rui respondeu de forma mais precisa e concisa à minha questão, que de pseudo nada tinha.

          2. Avatar de JBM
            JBM

            É uma pseudo questão. Se fizesses a pergunta há 1 semana atrás terias que perguntar por 50%, se fizeres daqui a umas semanas já será outro valor, e assim por diante como já foi tantas vezes mostrado com outros updates.
            Impossível? Até parece que as pessoas não têm vidas atarefadas ao ponto de se distraírem de coisas que passam. Vidas atarefadas levam também as pessoas a terem prioridades e a deixarem este tipo de coisa para outras alturas. Não és tu que sabes ou determinas a disponibilidade e a vida de todas as pessoas.

    3. Avatar de Gabriel
      Gabriel

      Eu não atualizei meu iPad para o iOS 9, pois estou esperando um app que eu utilizo dar suporte ao novo OS, assim que eles atualizarem eu atualizo também.

      PS: Meu iPhone 5 já está no iOS 9.1 e rodando sem problemas.

      1. Avatar de iDroid
        iDroid

        Gabriel, o iOS 9.1 no teu iPhone 5 não tornou o telemóvel mais lento? É que também tenho um iPhone 5, e tenho receio de o actualizar, pelas comparações que tenho visto na net…

        1. Avatar de Gabriel
          Gabriel

          Eu fiz uma instalação limpa, colocando ele em DFU mode, instalei o novo iOS e somente baixei o backup do iCloud.

  7. Avatar de Paulo
    Paulo

    Tenho um 4S que faz parte dos 9% (iOS 7)

    1. Avatar de Paulo P
      Paulo P

      Atualiza para o ios9, o 8 foi um downgradeas o 9 deixa a maquina bem mais rapida. O meu ipad 2 voa finalmente

  8. Avatar de sakura
    sakura

    “”Quem acaba por “sofrer” são os utilizadores.””
    já viram a factura dos dados WI-fi ?
    o bug é da apple……

    1. Avatar de Paulo P
      Paulo P

      Eu adoro ver os outros a falar mal da apple, valoriza ainda mais o que comprei. Nao é perfeita mas a fluidez n tem igual.

  9. Avatar de Bruno Gonçalves
    Bruno Gonçalves

    Continuo a achar a comparação deste tipo de coisas disparatada.
    A comparação deveria ser entre fabricantes, ora vejamos, os sistemas operativos android são diferentes entre si nos diversos fabricantes, como de sistemas operativos diferentes se tratassem. Uma comparação e algumas estatísticas seriam realmente relevantes feitas ao nível de:

    iOS
    Android Nexus
    Android Samsung
    Android HTC
    Android Motorola
    Android…
    Android…

    e nunca feita entre iOS vs Android. Não faz sequer sentido. A Google faz o seu papel de lançar actualizações e o fabricante faz o seu papel de querer actualizar ou não os equipamentos. É um nível de responsabilidade de fabricante e não tem a ver com o SO em si. Todos sabemos que os nexus são actualizados dentro do tempo de vida estipulado.

    Têm por base o Android mas acabam por ser sistemas operativos distintos. Colocar tudo no mesmo saco não serve de muito, apenas para alimentar guerras parvas entre crianças que gostam de medir o que têm entre as pernas, coisa que o pplware cada vez mais tem por aqui neste tipo de posts.

    O que realmente faz sentido saber é quantos Sony são actualizados, quantos Samsung, quantos Huawei, isso é que vai distinguir as marcas neste ponto e não um iOS vs Android.

    1. Avatar de JBM
      JBM

      A comparação é entre plataformas, é isso que define a sua evolução, sendo uma informação importante para quem trabalha e desenvolve em cada plataforma. É por isso que quer a Apple quer a Google colocam esta informação nas páginas para programadores. Isto tem consequências para os utilizadores via as aplicações que usam.
      E o que é certo é que por mais que vasculhes não vais encontrar nenhum fabricante Android que dê o mesmo tempo de suporte da Apple.

      1. Avatar de Bruno Gonçalves
        Bruno Gonçalves

        Verdade quando falamos de programadores, para o consumidor é irrelevante. Eu como consumidor apenas quero saber qual o fabricante que me dá mais suporte, e estes gráficos não me ajudam em nada. Uma coisa também é certa, muita gente também não quer saber das actualizações para nada, mas seria interessante a Google disponibilizar as percentagens por fabricante.

        Quanto ao encontrar um fabricante Android que dê mais tempo de suporte que a Apple também é natural, não percebo é os fabricantes de Android que vendem smartphones aos mesmos preços que um iphone e não igualam o suporte. Nesses casos compensa mais comprar um iphone.

        1. Avatar de JBM
          JBM

          Para o consumidor é relevante pela evolução das aplicações. Se a adopção dum novo sistema é lenta então muitas das aplicações também são lentas a adoptar as novidades da nova versão do sistema operativo.
          É também relevante pela segurança. O Android não é só um maior alvo de malware por causa do número de utilizadores, mas também pela sua enorme fragmentação e resposta lenta. Isso também tem um impacto nos utilizadores que até possam ter melhor suporte.

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      Concordo, também gostaria de ver uma comparação desse género

  10. Avatar de Realista
    Realista

    Vou já partilhar uma foto por Bluetooth do meu iPhone com iOS9 para o meu Lumia…

    Espera ai!

    1. Avatar de Muito realista
      Muito realista

      Vou já partilhar um foto por airdrop do meu Lumia para o meu Iphone com IOS9…

      Espera ai!

      1. Avatar de iDroid
        iDroid

        O protocolo bluetooth é usado para muitos fins (como partilha de imagens) e entre muitas marcas e dispositivos, ao contrário do airdrop e…não vou esperar.

        1. Avatar de Muito realista
          Muito realista

          Exacto para muitos fins e para os quais o iphone está preparado.
          Para partilha de imagens existe muitas formas de partilhar sem ser por bluetooth que actualmente deve ser a forma menos usada para partilha de imagens.
          Mas é tão bom poder dizer mal só por dizer não é?

          1. Avatar de iDroid
            iDroid

            Se a partilha de imagens for feita a partir das comunicações 3g/4g, isso vai tornar o processo restritivo, devido aos plafonds ridículos que temos. Se for por wifi, aí a conversa é outra.
            De qualquer forma não esou a dizer mal por mal, pois até tenho um iphone, mas sou realista.

        2. Avatar de Ruben
          Ruben

          Hoje em dia, as pessoas usam mais iMessage e Snapchat, e Hangouts, e…

    2. Avatar de Ruben
      Ruben

      Espera aí que vou começar um e-mail no meu iPhone, e depois vou continuar no meu iPad… Oh Wait…

      Ou AirDrop…

      O Office para Windows Phone permite-me escolher o serviço cloud para abrir/guardar (ex: iCloud, OneDrive, dropbox, etc?) não!

  11. Avatar de Filipe
    Filipe

    Bom dia a todos. Tenho um Iphone 4s 16 GB,e gostaria de saber se o IOS9 corre fluídamente neste aparelho, se vale apena atualizar ou não?

    Obrigado

    1. Avatar de João Reis
      João Reis

      Vale a pena usar, tenho 2 que usam e estão mais fluidos que o iOS8

      1. Avatar de Penso Higienico
        Penso Higienico

        Confirmo. Corre que nem uma chita nos meus 4s!u

    2. Avatar de Ruben
      Ruben

      Sim! Não ligues a fandroids!

  12. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Já tenho o aviso no Ipad 2, do 9.1, acho, é que ultimamente já são tantas que quase já cansa, quanto a fragmentação do Androide, eu volto a dizer que há muitas pessoas que não ligam patavina a isso, assim como utilizadores da Apple, se não aparecer lá que há uma atualização mais de metade das pessoas nem sabia que isso é possível, e depois nem todos gostam/podem/querem pagar 800€, por um tlf, que cai ao chão e parte-se ou avaria-se, temos de compreender que há carteiras para todos os gostos, eu prefiro gastar 5000€, em ferias como vou fazer agora mais a minha esposa na Indonésia no mês de Novembro, do que gastar novamente 800€, em tlf, seja ele Androide, Apple, ou outra coisa qualquer, são gostos e opções.
    Há gente que gasta centenas de € em Iphones e outros topos de gama e depois só cunhe-se até onde a vista alcança, se tudo correr como previsto leva o conhecimento e a experiência de viajar, até a cova e um tlf topo de gama mesmo da Apple, pelos visto o máximo de tempo atualizado de 4 anos, e a vida útil do mesmo acaba ai para muitos, porque deixa de receber atualizações então é lixo.

  13. Avatar de Filipe
    Filipe

    João Reis, obrigado pela resposta. Boa tarde.

  14. Avatar de Mylittlelife
    Mylittlelife

    É optimo ter updates a tempo e horas, mas parece-me que dao demasiada importância a tantos updates, quando o mais importante seria saber se as novas versoes trazem mais performance e bateria, porque senao é mais fogo-de-artifício do que algo de interesse.

  15. Avatar de David
    David

    Alguém.me explica pq é que tendo um adaptador micro usb lighting original da Apple não consigo carregar um iphone 6 e um iphone 6 Plus? E que ele diz que não é verdadeiro…foi comprado em representante oficial da marca e como sendo original…E ontem funcionava…Apenas hoje deixou de…alguém me consegue explicar???
    E que isto tira-me do sério…

    1. Avatar de Catarino
      Catarino

      experimenta limpar bem os contactos.

      1. Avatar de David
        David

        Contactos limpos, restore feito, 9.1 instalado…mas o adaptador continua a não funcionar… será que ele está a cheirar que vai encostar? o Nexus 6P nunca mais chega ao mercado :S

        A sério….é piada só pode…o adaptador tem estado a funcionar, funciona ha mais de 3 anos, funcionou ontem…mas agora deixou de funcionar…

        Não faz nenhum sentido…nem faz sentido haver esta birra da Apple por causa de manter o seu adaptador proprietário…ora imaginem quando tem por exemplo uma aparelhagem que ao colocarem o equipamento recebe a mensagem “este acessório pode não ser suportado”… agora tenho de andar com o cabo que é frágil atrás de mim, quando podia usar os inúmeros cabos(curtos ou longos) micro usb para carregar o equipamento… e agora não posso…porque o adaptador original não é reconhecido no iPhone original…

        ou será que o adaptador tem validade? tipo Mission Impossible…

      2. Avatar de David
        David

        PS.: nao funciona tb num iPad Air 2 com iOS 8.4…

        1. Avatar de Catarino
          Catarino

          Testa o seguinte.
          Quando aparecer a mensagem “este acessório pode não ser suportado” clica na mensagem e sem retirar o dedo (deixar a pressionar) retira o cabo e volta a colocar.
          Outra das razões é onde se liga o cabo, se for numa tomada eléctrica funciona correctamente se for a uma porta usb costuma dar esse aviso no entanto carrega na mesma.