Via Verde vai chegar aos transportes públicos, táxis e carsharing

19 Comentários

A Via Verde é o sistema de portagens electrónicas usado em Portugal e uma das principais invenções nacionais. Criado pela Brisa na década de 1990, a Via Verde assenta em tecnologia baseada em radiofrequência sendo que a ideia de ter uma antena e um identificador foi totalmente inovadora na altura.

Mas o sistema de Via Verde vai brevemente ser alargado a outros tipos de transportes.

LVF10BR12 NOVOS INDENTIFICADORES VIA VERDE



Com mais de de 3,4 milhões de identificadores (valores de 2014),  a via verde (empresa controlada pela Brisa) anunciou recentemente que o sistema vai chegar já em 2016 aos transportes públicos, táxis e até mesmo em serviços de “carsharing”.

Andamos a trabalhar muito para estendermos a Via Verde a todos os modos de transporte… Deixamos de estar focados no automóvel e acompanhamos as pessoas nas suas deslocações.

Luís d’Eça Pinheiro – Director de Marketing da Brisa

Via_Verde

Entretanto a empresa anunciou também um programa de “Viagens e Vantagens” com a oferta de descontos em portagens, combustíveis, inspeções, seguros, etc.  Os descontos podem rondar os 15% a 20%.

A Via Verde disponibiliza também uma app para Android e iOS que permite localizar os parques postos de abastecimento equipados com o serviço de pagamento Via Verde e disponibiliza também uma calculadora de portagens e percursos que reúne todas as concessionárias de auto-estradas e pontes com portagem. Mas as funcionalidades não se ficam por aqui – saber mais.

Partilhar:

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Marco
    Marco

    “Deixamos de estar focados no automóvel e acompanhamos as pessoas nas suas deslocações.”
    Quer dizer que vai se possível a mesma via verde andar a pular de carro em carro?

    1. Avatar de miguel
      miguel

      Pena já não dar para motos… podera, quando não é muito eficaz em motociclos,banese.

      1. Avatar de Tomás
        Tomás

        Fiz uma para a minha mota á duas semanas

        1. Avatar de miguel
          miguel

          realy?? é que toda gente sabe se uma mota passar colada a um camião, nem sempre conta..

          1. Avatar de Marco
            Marco

            assim como os carros….

  2. Avatar de Moses
  3. Avatar de miguel
    miguel

    Foi mesmo criado em Portugal? Ou pegaram numa ideia já existente, e posseram em pratica/implementaram?
    É que maneiras de cobrar dinheiro facilmente, com o mínimo custo acredito que Portugal seja pioneiro..

    1. Avatar de Modem
      Modem

      Foi mesmo criada em portugal, penso que foi em parceria com o ISEL se me lembro bem.

      1. Avatar de flavio
        flavio

        Sim ,foi criado em Portugal, mas na Universidade de Aveiro, e não no ISEL

        1. Avatar de miguel
          miguel

          hum, é que a pouco tempo lembro-me de me um professor meu referir que isso não foi um invenção portuguesa, que pegaram na tecnologia de outros e implementaram para servir para cobrar portagens.

        2. Avatar de miguel
          miguel

          e como eu confio mais nos meus profs que nos Sr. da ViaVerde, aqui esta uma referencia”a tecnologia foi desenvolvida pela empresa norueguesa Q-Freee instalada em 1988 emTrondheim”.

          Conclusão: tecnologia norueguesa, mas portugal Pioneiro a COBRAR de modo mais facil e com menos despesas.
          portugal na vanguarda na maneira mais cómoda da cobrar dinheiro ao zé povinho.

        3. Avatar de Joao
          Joao

          Não, foi criado por uma equipa de alunos do ISEl, tal com o sistema de MB! Em Aveiro foi o Sapo

          1. Avatar de flavio
            flavio

            “A Via Verde é um sistema de portagem electrónica utilizado em Portugal, desde 1991, criado na Universidade de Aveiro[2] e que se estendeu a todas as portagens de auto-estradas e pontes do país desde 1995”.

    2. Avatar de Nuno José Almeida
      Nuno José Almeida

      O sistema é português a tecnologia dos identificadores é dinamarquesa, mas sim o sistema é português.

  4. Avatar de irlm
    irlm

    Quando o assunto é roubar o povo nós somos os melhores em tudo incluindo portagens

  5. Avatar de Pedro J Duraes
    Pedro J Duraes

    País maravilhoso este
    Adoro esta discussão, paga, paga, ….

  6. Avatar de Joao
    Joao

    Recuso-me a pagar via-verde, eles é que poupam com os funcionários, devia ser grátis, para quem utilizasse regularmente ou fize-se um certo consumo anual.

    Ao não ter via verde é também uma motivação extra para ir pelas alternativas grátis.

    1. Avatar de Marco
      Marco

      Podes sempre comprar em vez de alugar. Compensa bem, e então nas antigas ui ui

  7. Avatar de Pt1000
    Pt1000

    Alguém sabe de que forma é que a Via Verde vai chegar aos transportes públicos e táxis? É que se for simplesmente colocar Via Verde em autocarros, então isso já existe há muito tempo, para colocar nos táxis tb não é difícil: basta o taxista aderir à Via Verde. Também não me parece que a intenção seja cada pessoa andar com um identificador Via Verde dos veículos nos transportes públicos, devido ao seu tamanho. Pagar com cartão de débito/crédito não sei se será porque há muitas empresas que podem implementar esse sistema, a Via Verde (Brisa) não é propriamente a empresa mais relacionada (acho eu) com esse assunto. No carsharing provavelmente será algo como colocar um identificador em cada carro e depois cobrar automaticamente ao condutor que estiver no carro nessa altura através do seu cartão/da sua conta. Sendo assim, não percebi a intenção de colocar Via Verde nos transportes públicos e táxis